Home Periféricos Zowie EC1 Black

A Zowie Gear, empresa de material Gaming, encontra-se em pleno crescimento. A sua capacidade de criação de novos produtos de alta qualidade e consequentemente a preços acessíveis ao comprador, reflecte-se num aumento elevado do número de utilizadores da marca Zowie Gear. Depois da análise do Zowie G-TF, chega agora até às nossas mãos o Zowie EC1 Black.

Antes de iniciarmos a análise ao Zowie EC1 Black, deixo-vos aqui uma breve apresentação da empresa Zowie Gear:

A ZOWIE GEAR é uma empresa inovadora de material destinado a jogos competitivos, fundada no final de 2008 com a missão de desenvolver os melhores produtos para jogos competitivos disponíveis no mercado. Não estamos limitados pelos accionistas a dizerem-nos o que podemos ou não fazer. Somos uma empresa livre de espírito, constituída por pessoas experientes e criativas, unidas sobre um terreno comum, a nossa paixão pelo jogo. Sem fronteiras. Sem compromissos. Só jogos. A ZOWIE GEAR não tem ambição de se tornar a maior fabricante de equipamentos para jogos competitivos. Nós apenas queremos ser os melhores. Se nós podemos desenvolver produtos que vão aumentar o desempenho dos jogadores por apenas 1%, nós vamos fazê-lo. Esta é a nossa mentalidade.

Trata-se de um dos produtos mais recentemente lançado pela Zowie, o seu novo rato gaming o EC1 “HeatoN”. Este rato foi desenvolvido por Emil “HeatoN” Christensen, um dos jogadores e-sports mais conhecido no mundo do gaming profissional, ele mesmo que agora trabalha juntamente com a Zowie.

Este rato da Zowie foi lançado em quatro versões diferentes: duas versões pretas com superfície de borracha (EC1 e EC2 Black) e duas versões brancas com uma superfície lisa (EC1 e Ec2 White). Vamos então iniciar análise ao Zowie EC1 “HeatoN”…

Embalagem, Conteúdo e Especificações

Esta é a embalagem onde o rato é transportado. Uma embalagem bastante simples de cartão, não se destacando assim dos restantes produtos do mercado, com as informação essenciais bem à vista de todos e com dois pormenores bastante interessantes: a possibilidade de se visualizar o rato através do plástico transparente que o envolve e também a possibilidade de podermos sentir a ergonomia do rato, com especial atenção da existência de uma abertura na parte de baixo da caixa para ao testar a ergonomia do mesmo seja bastante mais cómodo.

Na parte traseira e nas laterais podemos observar todas as características e especificações deste Zowie EC1, distribuídas em 13 linguas diferentes, incluindo português. Na parte inferior de trás podemos ver um pequeno testemunho de um dos mais famosos jogadores de e-sports no mundo, Emil “HeatoN” Christensen, ele mesmo que desenhou e projectou este rato, neste testemunho podemos ler o seguinte:

“As a pro gamer I prefer perfomance and stability over flashing LEDs and high DPI. I have developed the EC-Series to perform flawlessly on all surfaces and at all speeds.”

Como referi anteriormente na embalagem deste produto Zowie, é nos disponibilizada uma lista de características e especificações em diversas línguas, incluindo português, onde podemos ler as seguintes características e especificações:

Características do EC1:
– Desenvolvido por HeatoN
– Rato com design ergonómico para dextros
– Lente desenhada pela ZOWIE para melhorar performance
– 500/1000/2000 DPI Ajustável
– 1000Hz tempo de resposta
– Sistemas Operativos: Windows 2000/XP/Vista/7, Mac OS X v10.2 e mais recentes
Especificações:
– DPI (Pontos por Polegada): 500/1000/2000
– Ligação USB- Botões: 5
– Tamanho do cabo: 2metros

Lá dentro temos o nosso Zowie EC1 acompanhado de um autocolante da marca Zowie. Este produto não necessita da instalação de nenhum software, assim deve-se a ausência de um habitual CD com todo o software do produto.

Em detalhe


E aqui está ele. Este é o Zowie EC1, um rato grande e perfeitamente projectado para gamers, o seu tamanho leva-nos também a concluir que se trata de um rato para desktop. Um rato bastante confortável e bonito, linhas bastante simples e um preto brilhante a volta do mesmo, e já um preto baço na parte onde pousamos a nossa mão.

O EC1 é obviamente destinado para todos aqueles que gostam de ratos grandes e da sua mão bem apoiada e agarrada ao seu rato, isto claro devido ao seu tamanho. Como referi anteriormente a parte onde é colocada a palma da mão e os dedos controladores das teclas Mouse 1, Mouse 2 e Scroll apresenta uma cor preta baça e uma textura bastante aderente à mão.

Na parte onde colocamos a palma da nossa mão a marca teve o especial cuidado de colocar o seu logótipo bem definido e sem passar despercebido. Como referido nas características este rato dispõem de 5 botões, aqui podemos observar na lateral do rato dois deles, numa posição já habitual comparativamente com outros produtos da mesma linha. Este mesmo lado apresenta já um preto brilhante e com uma textura mais reflectora, na minha opinião esta textura não foi muito bem conseguida pois ficam os dedos marcados dando assim posteriormente um aspecto de alguma sujidade.


Aqui podemos ver o outro lado, o lado direito do rato, também com um preto brilhante. Também de destacar que a sua linha curva encaixa bastante bem na mão, o que dá um excelente conforto.


O scroll deste rato é feito de borracha, borracha essa bastante dura e aderente ao dedo. Como podemos ver nas características do EC1, este rato dispõem de um ajustamento fácil do número de DPI (500, 1000 ou 2000). Mais a frente veremos como se efectua esse ajuste, agora gostaria que observassem as imagens que se seguem e em seguida explicarei o significado de cada uma…


Aqui temos 3 cores diferentes que podemos utilizar no scroll do Zowie EC1. A cada cor está atribuído um valor de DPI, a cor vermelha significa que o rato está a 500 DPI, a cor lilás significa que está a 1000 DPI e a cor azul quer-nos dizer que o rato está a 2000 DPI. Em ambientes mais escuros a cor no scroll, dá um aspecto diferente ao produto, visto o mesmo não apresentar cores para além do preto e branco na sua constituição.

Um pormenor interessante também que pode recolher deste produto, foi que é possível carregar no mouse 1 e no mouse 2 até meio do rato, diria até, até à horizontal daquele inicio de linha para o scroll que podemos ver na imagem. A meu ver trata-se de uma finalidade interessante para aqueles que gostam de ter a sua mão mais apoiada no seu tapete, podendo ter os dedos mais recuados e fazer um uso perfeito do rato.

Vamos agora observar a parte de baixo deste rato da Zowie. Este rato apresenta dois skates compostos por um material sintético bastante grande e com possibilidade de substituição dos mesmos, que permitem diminuir o atrito permitindo um maior deslize do rato no tapete que esteja a utilizar. Ao olharmos para esta imagem salta-nos à vista de imediato o logótipo da marca, que a produção fez questão de o colocar bem visível.

Vamos agora observar com mais detalhe a parte central desta parte de baixo do Zowie EC1…

Podemos observar agora o botão onde podemos ajustar o número de DPI que queremos, para esse ajuste basta primir este botão e automaticamente a cor do scroll irá mudar (como referi anteriormente), bastando assim saber o significado de cada cor. No centro desta parte de baixo do EC1 temos o sensor óptica utilizado pela Zowie e também a assinatura do principal responsável pela projecção deste rato, falamos novamente de Emil “HeatoN” Christensen.

Conclusão

No momento que recebi o Zowie EC-1, confesso que achei que seria um produto mais fraco. Talvez devido as suas linhas simples e um design simples que o acompanha, levou-me a tirar essa conclusão precipitada. Este rato é sem dúvida um reflexo que o aspecto de um produto não reflecte a sua qualidade de utilização, ele é bastante cómodo e grande, o que para mim é uma vantagem pois gosto bastante de ratos grandes onde possa apoiar a mão na totalidade.

Após algumas horas de análise não encontrei nenhum problema a nível de desempenho. Na minha opinião o seu preço e o seu design colocam em causa o seu valor prático, deixando assim talvez de estar entre os melhores ratos do mundo. Apesar disso, com certeza será um rato que muitos gamers irão adquirir, é de referir também que este produto da Zowie apresenta muito poucos problemas de mouse-bug, eu diria quase nenhuns, vantagem está que agradará com certeza o utilizador.

O que mais gostei neste rato da Zowie, foi o pormenor da cor no scroll consoante o número de DPI, o próprio scroll bastante rígido, o excelente conforto que proporciona e também a elevada capacidade de resposta.

Pros (+)
+ Bom acompanhamento, DPI e precisão agradável
+ Nenhum software, design simples
+ Bom aspecto, limpo e profissional
+ 1.000 MHZ
+ Baixos problemas de mouse-bug

Contras (-)
– Preço um pouco desadequado
– Devia de ser todo de borracha macia, não brilhante nos lados

O Zowie EC-1 encontra-se disponível para compra em Portugal com um preço recomendado de 59,90€.
Para terminar deixo aqui um desafio a todos os leitores desta análise: Se tens um Zowie EC-1 deixa aqui a tua opinião sobre o mesmo, se não o tens diz-nos o que achas deste rato!

Resta-nos agradecer à Zowie Gear por nos ter cedido este exemplar. Fiquem com a LILIREVIEWS.com!

0 Comentários a este artigo
  1. Boa Review!

    É um rato com um design parecido ao do meu DeathAdder, por isso sei que ia gostar! Se tiver a mesma durabilidade, acredito que seja uma boa aposta!

    Cumprimentos.

  2. com tantas inovações a nível de ratos gaming, este parece-me fora de época. pra já ainda usa um sensor óptico, depois é o mesmo design do famoso rato da microsoft, que resulta bem para muitos mas já há muitas soluções diferentes e melhores, e tem pormenores que não acho correcto. os skates são enormes o que significa um aumento da superfície de contacto, logo, mais atrito, o botão para mudar os dpi fica numa posição estranha… e o preço é muito elevado. há opções melhores e mais baratas ou melhores ao mesmo preço. o rato poderia ser melhor, sinceramente… 😉

  3. A Zowie esta sempre inovando , os mouse são de otima qualidade um amigo tem um 1.1 do modelo da zowie ele emcaixa direito na mão e é de otima qualidade.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos