Home Periféricos Zowie AM

Introdução

A Zowie Gear é uma marca de periféricos exclusivamente dedicada ao mundo dos jogos. Fundada em 2008, dedicou-se ao desenvolvimento dos periféricos mais competitivos do mercado. Não têm como objectivo tornarem-se os maiores fabricantes de periféricos, “apenas” querem ser os melhores e dar aos utilizadores ferramentas que lhes permitam ser melhores, nem que isso signifique ser apenas uma diferença de 1%.

A Zowie tem desenvolvido os seus produtos em parceria com alguns jogadores profissionais e tem resultado em alguns produtos bastante bons. Um desses produtos é o Zowie AM, o seu mais recente rato óptico, que hoje vai ser analisado.

Embalagem, Conteúdo e Especificações

A embalagem é bastante simples mas permite um primeiro contacto com o produto. O facto de se poder sentir o formato do rato é um ponto positivo pois o utilizador pode ter uma primeira experiência com a posição de utilização. Pode ser apenas uma particularidade mas é muito útil quando se escolhe um rato numa loja. Na frente temos algumas informações relativamente ao sensor óptico do rato.

Na parte de trás encontramos uma lista completa das características do rato em diversas línguas. Infelizmente, a língua portuguesa escapou. Numa das laterais continua esta lista em mais duas línguas, enquanto que na outra aparecem as instruções para ajustar o USB report rate. Apesar da marca anunciar um máximo de 1000 Hz, foram atingidos os 1392 Hz de máximo durante a utilização.

O conteúdo da embalagem é bastante diminuto. A acompanhar o rato, a Zowie decidiu incluir apenas um autocolante da marca e um conjunto de skates extra, para o caso de ser necessário substituir os que já estão montados.

Estas são as características técnicas:

  • DPI (Dots Per Inch): 450/1150/2300
  • Connector: USB
  • Buttons: 5
  • Length of cable: 2m
  • Ambidextrous mouse developed by legendary CS-player Abdisamad ‘SpawN’ Mohamed
  • Optical encoder mouse wheel system for increased durability
  • Adjustable USB report rate 125 / 500 / 1000 Hz
  • ZOWIE custom-designed lens for a very low lift-off distance = 1.5 ~ 1.8mm

Em Detalhe

O AM é um rato muito simples, desenvolvido de modo a que qualquer pessoa, canhota ou não, possa tirar o maior partido do mesmo. Os materiais usados neste rato são bastante robustos e confortáveis. A Zowie criou outra versão deste modelo que apenas difere no tipo de materiais, o AM GS. O jogo de cores que a marca criou aqui é muito interessante e sóbria, sem recorrer a LEDs.

Do lado esquerdo do rato existem dois botões que têm as habituais funções definidas de acordo com as aplicações que estão a ser corridas no momento. Quando num browser, retroceder, quando num jogo, por exemplo um FPS, reload.

O corpo do rato é suficientemente alto para ser confortável. No entanto, o seu formato não foi desenhado para se ajustar naturalmente à mão. Este tipo de problema é compreensível em ratos ambidextros, uma vez que, para ser anatomicamente correcto para a mão direita, é impossível ser para a mão esquerda. De qualquer modo, para um rato de uso diário acaba por não ser muito cansativo.

Do lado direito do rato existem outros dois botões que têm as mesmas funcionalidades dos existentes no lado esquerdo. A diferença é que estes botões estão desactivados quando o rato está definido para uma utilização com a mão direita. Para activar estes botões basta definir o rato para uma utilização com a mão esquerda. Para isso deve-se ligar o rato a uma porta USB ao mesmo tempo que se carrega no botão direito do rato e no botão da roda. Este é um modo simples mas eficaz que a marca desenvolveu para eliminar o recurso a software.

Seja de um lado ou do outro, o facto do rato ter sido desenhado a pensar na ambiguidade de utilizadores não permite que os dedos anelar e mindinho fiquem numa posição realmente confortável, acabando sempre por arrastar pela superfície, seja ela uma base de rato, uma mesa ou outra qualquer.

A roda do scroll é feita em borracha vermelha, com uns sulcos horizontais, de modo a aderir bem aos dedos. Como este é um rato muito dado à simplicidade de utilização, não encontramos aqui outro tipo de movimentos extra, ou seja, não existem deslocamentos horizontais.

A parte inferior do AM apresenta uma base vermelha, de acordo com as cores usadas no resto do rato. Toda a superfície está protegida por uma película plástica para evitar riscos ou outros danos durante o transporte.

Há a realçar três aspectos na base: os skates, o sensor óptico e o botão de ajustamento dos DPIs. Os skates deslizam bastante bem no entanto, uma vez que a superfície de contacto é bastante grande, ao longo do tempo poderá notar-se um maior atrito e consequente decréscimo de rendimento. Nessa altura substituem-se pelo par extra que a marca incluiu. Esta tarefa é facilitada pelas ranhuras que se encontram nas extremidades dos skates. O sensor óptico é de elevado nível e tem sido utilizado pela marca nos seus diversos produtos, com provas dadas da sua qualidade. O botão de ajustamento dos DPIs permite rapidamente alternar entre os três níveis de sensibilidade, ao qual está associada uma cor representada por um LED.

O conector dourado assegura o máximo desempenho na comunicação ao computador, para que não se perca o rendimento.

E por falar em cabo, a Zowie equipou o AM com um cabo de dois metros revestido com borracha.

Utilização

Após largas horas de utilização devo confessar que fiquei surpreendido com este equipamento. Já uso um rato com sensor laser à vários anos depois de ter passado por alguns ratos ópticos. Obviamente que os anos passam e as tecnologias evoluem mas sempre que ouço falar em rato com sensor óptico, torço o nariz. Quando liguei o Zowie AM, esperava que o sensor começasse a falhar e não fosse preciso. Porém a experiência foi bem diferente.

De início até correu mal porque a superfície que habitualmente uso, a secretária branca, não estava a ser reconhecida pelo equipamento. Meti-lhe uma base e lá se resolveu o assunto. Ou seja, nem todas as superfícies são boas.

Apesar do contratempo, o deslizamento é bastante bom, quer seja em superfícies de pano, como em superfícies de plástico. No entanto, a estrela foi sem dúvida o sensor óptico. Teve um comportamento excelente, sempre muito preciso e rápido, sem falhar nenhuma vez, um desempenho habitual nos sensores laser.

A experiência de jogo foi impressionante. Em termos de desempenho do sensor, não notei muita diferença entre o Zowie AM e o meu fiel Ozone Smog. Em termos de deslizamento já não se pode dizer o mesmo devido às características particulares do Smog…

Os botões são um pouco duros ao carregar, o que poderá não ser do agrado de todos mas nada que um pouco de habituação não resolva. Tanto o botão da roda como o próprio scroll são também um pouco mais duros que o normal. A robustez do rato leva a crer que está preparado para levar pancada séria.

Conclusão

A Zowie apresentou-nos um produto simples mas que se mantém fiel às características que os jogadores profissionais mais apreciam. Apesar de não ser um rato dotado de características técnicas de encher o olho, é uma excelente opção para todos os que quiserem elevar o seu modo de jogo um pouco mais.

O AM encontra-se num patamar de mercado onde existem diversas propostas e as armas com que se equipa para a batalha poderão ser escassas. Apesar de ser um rato desenhado com os jogos em mente, faltam-lhe características que a concorrência exibe. Se por um lado tem um sensor óptico fabuloso, por outro faltam-lhe opções de personalização como pesos, ajustamento dos DPIs mais detalhado, configuração dos botões, etc.

O Zowie AM está longe de ser uma má opção de compra, no entanto, também lhe faltam algumas características para o fazer destacar da concorrência. Este é o rato ideal para quem quer uma opção sem compromissos.

Resta-nos agradecer à Zowie por nos ter cedido este exemplar.

0 Comentários a este artigo
  1. Parece me um bom rato para aqueles que querem algo simples e eficaz, mas nao dava 60 € por um rato assim, mas isto sou eu que prefiro extras e funções que tiram cafés se for preciso 😛

    A parte de funcionar bem sem qualquer tipo de software é muito boa.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos