Home Notícias Xiaomi pensa descartar carregadores

A gigante chinesa Xiaomi veio publicamente defender que os novos smartphones não deveriam trazer um carregador, isto porque no mercado já há tantos smartphones que este acessório torna-se um excedente e desnecessário, nos dias de hoje.
Visa uma preocupação com o sofrimento da natureza, face ao excesso de electrónica que se acumula como lixo.

lilireviews-xiaomi-1

Dentro da caixa do smartphone encontramos normalmente o carregador e vários outros acessórios, até porque o smartphone não traz a carga completa e o carregador, estejamos onde estivermos, ajuda logo a carregar a bateria. Mas há quem tenha uma ideia bem diferente face ao consumo arbitrário da modernidade.
Segundo o CEO da Xiaomi o deixar de fornecer este acessório junto com o smartphone, traria um benefício para ambos os lados, quer para o fabricante, quer para o consumidor.

lilireviews-xiaomi-2

Os responsáveis não deram a conhecer uma alternativa nem uma solução de carregamento mas por exemplo, os carregadores podiam ser compatíveis com a tecnologia Quick Charge, que já vemos bastante no mercado, principalmente nos concorrentes da Xiaomi, mas mesmo assim começa a haver muita fragmentação também neste tipo de acessório o que pode deitar por terra esta “ideia” do CEO da empresa asiática.

lilireviews-xiaomi-3

Trata-se de uma uniformização do sistema de carregamento de vários dispositivos que usam o mesmo tipo de carregador, mas isso não poderá ser aplicado a todo o mercado pois estão sempre a surgir novas tecnologias e mais desafios mesmo no campo dos carregadores.

Num segmento de entrada de gama, até poderá fazer sentido, mas isso já vemos que, cada vez mais, os acessórios são nalgumas marcas bastante rudimentares, noutras fazem a diferença e claro, para a Xiaomi que vende aos milhões, se remover da oferta 60 milhões de carregadores, o encaixe financeiro é grande, sem dúvida… e o ambiente, sim, que as preocupações são ambientais. O ambiente também agradece.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos