Home Móvel Notícias Vendas de tablets ultrapassam portáteis

No ano passado, foram vendidos no mercado português 548 mil computadores portáteis, o que representa uma quebra de 8,5% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados do Observatório Toshiba. Em contrapartida, as vendas de tablets mais do que duplicaram e ultrapassaram as vendas de portáteis.

Segundo o estudo, a quebra nas vendas de computadores portáteis foi mais acentuada no segmento empresarial (-9%) do que no segmento de consumo (-6%). Para além disso, o mercado ressentiu-se mais nos primeiros nove meses do ano. “O clima de confiança e os indicadores económicos positivos divulgados no final do ano, contribuíram para o aumento, procura reforçada pelo lançamento do Windows 8.1, no segmento consumo, e pela renovação dos parques instalados no sector empresarial”, destaca o Observatório Toshiba.

Best_tablets1-1024x855

Já o mercado dos tablets cresceu 134% em 2013, para 760 mil unidades, ultrapassando, em termos de quantidade, as vendas de computadores portáteis. Porém, a análise das vendas em valor revela que os computadores portáteis representam ainda mais de 70% do total. “O crescimento dos tablets resulta essencialmente do seu baixo preço, tendo um preço médio três vezes inferior aos portáteis”, conclui o Observatório Toshiba.

Quanto ao mercado dos híbridos, isto é, dispositivos que misturam as funcionalidades de tablet e computador portátil, cresceu 42% no ano passado, para 1,3 milhões de unidades. O Observatório Toshiba estima que as vendas destes equipamentos ultrapassem 1,5 milhões de unidades no final de 2014, enquanto as vendas de portáteis “deverão regressar ao crescimento positivo (0 a 3%), mantendo-se a tendência positivo do final de 2013”.

 

Fonte: Marketeer

Artigos relacionados

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos