Home Hardware Discos Transcend SSD 128Gb MLC

Introdução

Depois da review do modelo 32 GB SLC, eis que tenho mais um SSD Transcend para testar, desta vez uma nova geração, que promete ser até 5x mais rápido que a geração anterior aqui testada.

transcendssd128gbmlc_01

Os SSD serão o futuro no que toca ao armazenamento em massa. SSD quer dizer Solid State Drive ou Solid State Disk. Estes discos utilizam a mesma tecnologia das pens drivers e cartões de memórias, recorrendo ao armazenamento em memórias FLASH, mas em capacidades superiores e utilizando o form factor e interfaces utilizada pelos discos mecânicos. Existem vários tipos e tamanhos de SSD:
* 3,5″, o mesmo tamanho de discos de desktop standart, mas muito raro. O volume extra não tráz nenhuma vantagem, a não ser mais custos de produção, peso e volume e nem em preços. A única vantagem é compatibilidade.
* 2,5″, o mais comum em SSD, que é o tamanho típico dos portáteis. Existem em interfaces IDE ou SATA. Este form factor vai se tornar o standart mesmo para desktops, porque o tamanho/volume não tem quase nenhuma importância, ao contrário de discos magnéticos de 3,5″ vs 2,5″. Vai permitir não só utilizar mais discos dentro da caixa, como permitir poupança de espaço.
* 1,8″, utilizado em ultra portáteis e alguns dispositivos móveis, como certos PDA’s e leitores mp3.
* 1,0″, para “netbooks”, UMPC’s, pequenos leitores mp3, telemóveis e afins.
* Expresscard, para uso em slots presente em todos os portáteis modernos. Isso permite de uma maneira simples adicionar um 2º disco ao portátil
* Pequenas placas SATA/IDE que se encaixam directamente na motherboard, com quantidades pequenas de armazenamento (1-4 gb). Úteis para ou montagem de slim desktops ou poder utilizar para pagefile.
* Placas mini-PCI-E utilizado em muitos netbooks e podendo utilizar em notebooks com slot mini pci-e livre (se bem que a maioria só tem 1 slot e ocupado pelo adaptador wi-fi)

Os SSD, genericamente apresentam as seguintes vantagens:

* Latências IMBATÍVEIS!, geralmente menor que 1 ms. Relembro que discos de 7200 rpm de 3,5″ fazem de 10 a 15 ms, 10000 rpm ficam-se pelos 6-8ms e mesmo os SCSI e SAS de topo de 15 e 20k rpm ficam-se pelos 3 ms.
* Velocidade de leitura/escrita constante ao longo do disco, ou seja o disco escreve e lê a mesma velocidade, de ponta a ponta! Ao contrário de um disco mecânico que varia. O mesmo se aplica para a latência.
* Velocidades de escrita/leitura muito elevadas, mas isso nem sempre é verdade, como foi o caso do 1º SSD que testei, o transcend 32 GB, Mas podemos contar com SSD’s mainstream MLC entre 100 a 200 MB/s, com os SLC de topo já a esgotar o limite do SATA 2, atingindo os 250 MB/s leitura
* Resistência a choques, por não ter partes mecânicas
* Maior durabilidade geral
* menor aquecimento e consumo de energia.

Como desvantagens

* Preço elevado, mas com tendência a cair, sendo que hoje em dia já tem propostas já interessantes
* Capacidades baixas, embora mais que suficiente para instalação de sistemas operativos e software. Não é viável o uso de SSD para storage, já que as vantagens de velocidade e latência são pouco importantes, mas sim importa a capacidade e durabilidade
* Tempo de vida por célula muito baixo, embora no global sejam elevados e as drivers tem algoritmos de escrita para uniformizar o uso das células.
{mospagebreak}
E por fim, e não menos importante, existe 2 tipos de SSD.

* MLC ou Multi Level Cell, que são utilizado flash com células que armazenam vários bits, são mais baratos e tem maior densidade de dados, mas geralmente mais lentos e com menor duração.
O disco testado é um modelo MLC.
* SLC ou Single Level Cell, na qual 1 célula = 1 bit. São as memórias mais resistentes e duráveis
e geralmente as mais rápidas, sendo que para instalação de sistemas operativos é recomendado o uso de SSD com células SLC. O problema que tem menor capacidade e custos mais elevados.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

0 Comentários a este artigo
  1. bela tecnologia!

    muito nice este review

    belos discos 🙂

    o preço é bom e então a tecnologia uhuhuh .o

    SSD muito bom mesmo .p
    AMEI o review 😀 D

    mais fotos, era fixe abraços (;

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos