Home Hardware Dissipadores Thermalright IFX-14

Embalagem e conteúdo

O ifx-14 vem embalado numa caixa de cartão tradicional da thermalright. É uma embalagem de grandes dimensões mas de poucas cores… O modelo vem escrito a preto num dos cantos inferiores da caixa.

thermalrightifx14_1
thermalrightifx14_2

A acompanhar o dissipador principal (ifx-14) e o backplate cooler (ifx-10) vêm todas as peças e acessórios necessários para os montar nas diferentes plataformas compatíveis.

thermalrightifx14_3
thermalrightifx14_14

Vista geral

Falando um pouco do ifx-10 (blackplate cooler) e um dissipador pequeno que tem como função arrefecer a parte de trás da board na zona do socket para ajudar na durabilidade, estabilidade da motherboard e fazer com que esta opere a temperaturas mais baixas. A base do ifx-10 é muito fina e através de dois heatpipes espalmados o calor é levado até ao pequeno conjunto de alhetas. Como havia o risco de curto-circuito se os heatpipes estivessem em contacto directo com a board, a thermalright envolveu-os em plástico para evitar o perigo.

thermalrightifx14_13
thermalrightifx14_12

Relativamente ao ifx-14, em termos de estrutura principal não e muito diferente do que estamos habituados nos dissipadores em forma de torre. A diferença mais visível e estar dividido ao meio em dois monstruosos conjuntos de alhetas que em conjunto oferecem quase o dobro da área de dissipação do ultra 120.

thermalrightifx14_11

Esta divisão além de oferecer maior área de dissipação também abre várias opções em termos de montagem que abordaremos mais a frente.
Para fazer o transporte do calor desde a base ate as alhetas é utilizado o conhecido e eficiente sistema de heatpipes mas neste caso particular estes são de grande diâmetro para uma eficiência máxima. Ao todo são quatro em forma de U e percorrem todo o caminho desde um conjunto de alhetas ate ao outro passando pela base do dissipador.

thermalrightifx14_9
thermalrightifx14_10

Cada uma das aéreas principais de dissipação de calor tem perto de 60 alhetas. O peso total do dissipador sem ventoinha é de 8000g que apesar de ser suportável pela motherboard, muito graças ao sistema de retenção da marca, é recomendada alguma prudência nas viagens atribuladas para não danificar a motherboard ou o dissipador.
A base do dissipador é espelhada nem sequer é plana como mostramos através da imagem com a régua. Alguns acreditam que isto se deve ao facto dos heatpipes serem soldados depois da base já ter sido maquinada.

thermalrightifx14_8

Páginas: 1 2 3 4 5

0 Comentários a este artigo
  1. ando a pensar comprar um ..

    se o preço baixar, ainda compro um :p

    bom dissipador para CPU

    A Thermalright tmbém esta a ter muitas saidas, pelo menos foi o que vi numa noticia ..

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos