Home Notícias Tally certifica-se que os clientes não saem de uma loja de mãos...

As ruturas de stock são um problema para os consumidores que saíram de casa e não encontraram o que procuravam mas também para os vendedores pois todos os anos perdem-se milhares de euros em “compras não efetuadas”. O Tally pode vir resolver esse problema 🙂

Desenvolvido pela startup Simbe Robotics, Tally é um shelf-scanning robot desenvolvido para garantir que nenhum cliente abandona a loja sem encontrar aquilo que procurava pois circula pelos corredores e regista os produtos que estão em falta. É também mais uma mostra de que a inteligência artificial está a facilitar muito o trabalho dos humanos ao invés de os substituir. Inspecionar prateleiras é um trabalho fácil de realizar mas muito importante para os donos das lojas e extremamente demorado. Podem demorar-se centenas de horas para inspecionar todas as prateleiras de uma grande loja todas as semanas.

Tally utiliza um mapa da loja para se movimentar e consiste numa plataforma com rodas e quatro câmaras que avaliam as prateleiras de ambos os lados desde o chão até uma altura de 2,5 metros. Regista se o produto está esgotado ou fora do lugar e ainda se os preços nas prateleiras estão corretos e seguidamente envia os dados para um servidor onde esses mesmos dados serão processados e se tornam em alertas para o lojista.

Tally Simbe Robotics

Segundo o CEO da empresa Brad Bogolea, o Tally precisa de aproximadamente uma hora para inspecionar todas as prateleiras de uma loja pequena, contudo mais robôs serão necessários para realizarem um trabalho eficiente se estivermos a falar de grandes lojas. Acrescenta também que este robô esta a ser testado por uma grande companhia.

Apesar de todos os testes já efetuados e de todos os que estão em curso, o maior problema que a Simbe Robotics poderá enfrentar será o de fazer o robô trabalhar num ambiente real, com humanos a andar constantemente por vários lados, pois o comportamento demonstrado pelo Tally nos teste beta vai com certeza variar quando este operar num ambiente muito condicionado.

Na página oficial da Simbe Robotics [link no início da notícia] é possível visualizar um vídeo de apresentação do produto.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos