Home Hardware Fontes de Alimentação Tacens Radix V-750W

Introdução
Uma estreante no nosso espaço, a Tacens é uma marca que, tal como o nome em latim o indica, se foca no silêncio e o assume como objectivo principal na criação de todos os produtos que lança no mercado. A Tacens existe desde 2005 e desde então tem tentado oferecer tecnologia que possa unificar todos os utilizadores conseguindo agradar a todos os bolsos e possibilidades sendo a qualidade-preço o seu maior forte e pelo qual começa a ser conhecida no mundo tecnológico.

A Tacens apresenta-se então com uma fonte de alimentação da gama Radix com 750W de potência tendo como principal característica o silêncio que a marca tanto preza e se apoia para todo o marketing que faz.

Embalagem e Conteúdo
A Tacens Radix vem numa embalagem quadrada em cartão sem grande qualidade, mas parece suficiente para a manter protegida. Tal como já referido, a marca tem também como objectivo manter os preços finais dos produtos acessíveis a todos e é a embalagem a primeira a sofrer as consequências das reduções de custos. Na parte frontal da embalagem, a Tacens exibe o logótipo da marca e o slogan da mesma em prateado sobre o preto da embalagem, sendo que só depois e já a branco é que surge o modelo e a potência da mesma. Um design bastante interessante e de certa forma chamativo.

Na parte superior, a Tacens decidiu colocar uma ilustração da fonte com algumas das características desta bem como a alusão à fan utilizada e os dB que dizem ser capaz de debitar. Na parte traseira podemos contar com uma analise mais detalhada dos conectores e acessórios contidos na embalagem juntamente com a fonte enquanto que em ambas as laterais estão escritas as especificações em várias línguas diferentes.

Ao abrir a embalagem deparamo-nos com a todos os cabos da fonte no topo tendo a fonte como base, estando esta protegida por um plástico com as famosas bolhinhas que tanto gostamos de rebentar. Achamos no entanto que a fonte não se encontra muito bem protegida e facilmente a embalagem poderá chegar danificada ao consumidor dada não só a qualidade do material da mesma mas também o facto da fonte vir em contacto directo com a parte interior da embalagem em questão, aumentando ainda mais as probabilidades de um acidente e da tão indesejada “DoA”.

Já com todo o conteúdo fora da embalagem podemos concluir que, juntamente com a fonte, a Tacens envia também um cabo de alimentação como já é habitual, quatro parafusos e ainda um acessório em borracha que serve para minimizar as vibrações e ruído da fonte.

Em Detalhe
A Tacens Radix V-750 chama à atenção pela vistosa fan que tem na parte superior. A Ventus II é seguramente a mais valia desta fonte de alimentação de tal forma que a marca o evidencia na embalagem e em todo o merchandising em redor deste tipo de produtos. A Ventus é uma fan de concepção Tacens e passará por ela o silêncio que podemos esperar da Radix.

Além da saída de todos os cabos contamos também com a já habitual e obrigatória entrada do cabo de alimentação e respectivo interruptor sendo que numa das laterais, a Tacens colou com fita cola de duas faces um papel com as especificações de corrente e informações legais. É notório que ao longo do tempo, este papel vai acabar por se descolar e danificar devido ao calor do nosso sistema.

Apesar de não ser uma fonte modular, a marca teve em atenção os cabos e a sleevagem está muito bem feita protegendo assim o material de qualquer tipo de danos na montagem. Os conectores são de qualidade mas, fora os cabos, a fonte peca por falta de qualidade de material utilizado na sua construção. A Tacens escolheu muito bem o esquema de cores da fonte, podendo assim contrastar da melhor forma com a fan Ventus II branca que equipa a Radix 750.

Testes
Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação.

No entanto, somos capazes de medir o ruído da Tacens e comprovar, ou não, os 15dB que são anunciados pela marca. Após as medições foram detectados 16dB em idle e 21dB em full load sendo que, deixa a Tacens num patamar muito interessante no que diz respeito ao silêncio. A marca teve realmente em conta a quantidade de ruído e a escolha da Ventus II foi acertada em todos os aspectos.

Conclusão
A Tacens Radix V-750 tem uma relação qualidade/preço muito boa e que consegue aliar a isso um baixo ruído, algo que muitos utilizadores procuram numa fonte de alimentação. Apesar de alguns contras tais como a embalagem, alguma qualidade dos materiais e outros aspectos mínimos, tudo isso passa a pequeno pormenor quando acabamos por saber em quanto nos vai ficar uma fonte de 750W com conectores de qualidade elevada, bem sleevada e muito silenciosa.

Os quase 60€ acabam por ser um factor decisivo para a nota que esta Tacens leva da equipa do LILIREVIEWS, fazendo jus aos objectivos traçados pela marca. A intensa preocupação com o ruído e com o valor final do produto podem conseguir manter a Tacens num patamar elevado do mercado sendo que a crise estará para ficar e é notório que para quem pretende montar um computador de gama média, a Radix 750W é uma boa, silenciosa e barata solução!

Como sempre, despeço-me agradecendo à Tacens por nos ter emprestado este sample para análise.

Até já!

7 Comentários a este artigo
  1. Por acaso comprei duas, uma de 750 e outra de 650, e nada a apontar… impecável !

    Tenho também um amigo que tem uma de 750 e também está super satisfeito. Parece muito bom material, para o preço.

    Tive NOX antes desta e esquece lá isso…. estouraram 3 ! O que vale é que ainda estavam na garantia.

    Abraço a todos.

  2. Olá,

    Tenho uma de 550W há vários meses. Só posso dizer bem da fonte. Muito silenciosa, bons acabamentos, quanto a mim nesta gama de preço é do melhor que se pode encontrar no mercado.
    O unico defeito que aponto é a cor da Fan. Não gosto. Mas como tudo o resto é bastante satisfatório a cor da fan acaba por ter pouco interesse.

    Sinceramente recomendo.

  3. Estas Radix V são boas fontes, muito silenciosas e fiáveis. Valem cada centimos que custam. Mas se alguém estiver a pensar em comprar uma fonte destas eu aconselho vivamente as Radix VI que são a nova geração. Já são single rail e trazem uma ventoínha de 14cm, o que é francamente bom nesta zona de preço.
    Já há lojas em Portugal com estas Radix VI em stock, e vai ser o meu proximo investimento 🙂

  4. Como ainda se pode recomendar uma fonte destas com tanta fonte no mercado de qualidade, com certificados, provas dadas, com reviews a sério, com componentes de 1ª linha e a bons preços?

    Este tipo de produtos não deveria chegar ao consumidor final, não existem fontes de 60€ que consigam debitar 750W com boa eficiência, estabilidade e qualidade.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos