Home Periféricos Headphones SteelSeries Flux In-Ear Pro

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_17

Introdução

Recentemente temos visto um interesse crescente das nossas marcas habituais em criar equipamentos mais práticos como headsets in-ear, provavelmente devido ao número crescente de dispositivos de gaming móveis. Nesta review vamos falar dos SteelSeries Flux In-Ear Pro, o topo de gama atual da marca para headsets in-ear.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_16

A SteelSeries entrou neste segmento de auscultadores com duas versões, os Flux In-Ear e os Flux In-Ear Pro, mas aparte do nome são dois modelos inconfundíveis.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_02

Características

Auscultadores

  • Frequência de resposta: 15 – 22000 Hz
  • Impedância: 26 Ohm
  • Sensibilidade: 105dB @ 1 Khz
  • Comprimento do cabo: 1.2 m
  • Pontas de silicone (3 tamanhos) e ponta Comply

Microfone

  • Frequência de resposta: 100 – 10000 Hz
  • Padrão de captura: Omni-direcional
  • Sensibilidade: -38 dB

Embalagem e Conteúdo

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_03

A embalagem dos Flux In-Ear Pro tem um aspeto muito limpo e põe em grande destaque os auscultadores na parte da frente.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_04

A traseira apresenta alguma informação mais técnica e alguns dos extras a que temos direito, que como vamos ver á frente são bastantes.

Sendo este um produto premium, dentro desta embalagem temos outra caixa que aumenta bastante a proteção dos Flux e de todo o material incluído. Nesta segunda caixa temos dois compartimentos, num deles podemos ver a bolsa de transporte a que temos direito e no outro os habituais manuais sem esquecer o autocolante da SteelSeries.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_05

Como podemos ver na imagem seguinte temos todo o material que se poderia desejar, num headset que promete ser dos equipamentos mais versáteis que já passaram pelo Lilireviews. Sem entrar em grandes detalhes para já, temos 4 sets de pontas para os auscultadores, 2 tipos de fichas, bolsa de transporte e apoios para passar o fio por cima da orelha.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_06

Depois de muitas camadas de proteção, no interior da bolsa de transporte podemos ver pela primeira vez os SteelSeries Flux In-Ear Pro. Estes têm um aspeto imponente para uns auscultadores in-ear e um formato que só por si parece distingui-los de muitos outros auscultadores deste tipo.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_07

Como não podia deixar de ser num equipamento deste nível, o cabo é espalmado de maneira a prevenir nós no fio, aumentando também a sua resistência. Mais perto dos auriculares este divide-se e temos uma peça que nos deixa ajustar a que altura queremos que os dois fios se separem. Para os utilizadores que pretenderem usar estes auscultadores num desktop terão de ter algum cuidado, já que o cabo de 1.2 metros poderá não ser suficiente.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_09

De maneira a tornar o headsets compatível tanto com computadores como com dispositivos móveis é possível trocar as fichas, ambas de 3.5 mm, mas uma com pontas separadas para auscultadores e microfone, e outra única para os dois.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_08

Mais perto dos auriculares temos um pequeno comando onde se encontra o microfone e um botão que permite interagir com os equipamentos compatíveis com este sistema, podendo ser usado para atender chamadas.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_10

Chegando aos auscultadores podemos ver que estes têm um desenho bastante diferente do modelo inferior, Flux In-Ear. Dado que os Flux In-Ear Pro são bastante mais complexos que auscultadores in-ear comuns, estes tiveram de ser desenhados de forma diferente para que tudo coubesse no ouvido de forma confortável e discreta, e sem dúvida conseguiram atingir estes dois objetivos.

Os acabamentos em todo o equipamento são bastante bons e transmitem uma boa confiança. A SteelSeries conseguiu ainda colocar o seu logótipo de forma discreta no exterior dos auscultadores.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_13

Outro grande trunfo dos Flux In-Ear Pro é a sua compatibilidade com as pontas Comply, á semelhança de alguns auscultadores in-ear de alta performance. Estas são pontas formadas por uma espuma com memória, o que quer dizer que se adaptam a qualquer canal auditivo e que quando não estão em uso retornam á sua forma original.

Existe uma grande escolha de pontas Comply, embora com os SteelSeries apenas venha incluído um par, mas através do site podem encomendar mais a um preço aceitável, isto porque devido ao material de que são feitas estas pontas têm tendência a deteriorarem-se rapidamente, sendo aconselhável troca-las ao fim de alguns meses de uso regular. As pontas restantes são compostas por silicone  de boa qualidade.

Utilização

Como já tinha referido em testes com outros modelos in-ear, a performance deste tipo de auscultadores depende muito do seu encaixe correto no ouvido, e infelizmente para mim que tenho ouvidos pequenos, torna-se mais complicado encaixá-los do que com modelos com um desenho mais simples.

Os Flux In-Ear Pro são altamente versáteis, digo isto pelos 4 tipos de pontas que fornece, inclusão de um microfone, mas também por serem compatíveis com uma posição em que o fio tanto pode passar por cima da orelha como por baixo. Devido à sua forma peculiar, a primeira tentativa de inserir os Flux In-Ear Pro no ouvido foi algo frustrante, e que realmente não é tão “simples” como outros auscultadores mais pequenos. Isto é algo que a SteelSeries reconhece e portanto criou ilustrações que demonstram a posição correta para ambos os tipos de utilização, assim como uma advertência que quando estes forem usados com o fio para baixo, os lados marcados pelas letras em cada auricular devem ser invertidos.

É notório o investimento que a SteelSeries fez no formato dos Flux In-Ear Pro já que estes acompanham e aproveitam todo o espaço disponível na curva do ouvido. Felizmente os auscultadores podem ser usados de duas maneiras, a convencional com o fio para baixo, ou a alternativa com o fio a passar por detrás da orelha.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_01

É importante referir que mesmo não conseguindo um encaixe fácil quando usados na posição convencional, num teste contínuo de 2 horas não senti nenhuma pressão ou mau estar, durante ou depois de os tirar.

Passando então para a análise à qualidade de som posso dizer seguramente que os SteelSeries Flux In-Ear Pro são dos melhores auscultadores in-ear que já me passaram pelos ouvidos! Até agora não temos tido muitas oportunidades de testar headsets deste tipo mas isto é algo que parece estar a mudar à medida que as marcas apostam mais nos in-ear. Mesmo não tendo ainda muitos termos de comparação, parece-me que a SteelSeries vai ter um lugar cimeiro nesta categoria por algum tempo.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_14

O som deste headsets é altamente detalhado, com uma boa definição, e com bom destaque para os agudos, diria que até demais. Os graves marcam bem a sua presença, mas como os médios ficam um pouco aquém do resto, um aumento das frequências baixas no equalizador têm um efeito bastante positivo.

O palco de som de auscultadores in-ear dificilmente bate a abertura de auscultadores maiores, mas dado que os Flux In-Ear Pro possuem um som tão detalhado, torna mais fácil o processo de distinção de sons mais discretos como passos ou outros sons igualmente importantes se nos queremos manter vivos em FPS.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_12

A grande definição de som dos Flux é algo essencial em jogos onde as pistas sonoras são importantes, mas temos de ter em conta que este é um headsets de tamanho extremamente reduzido e portanto a envolvência que proporcionam em jogos e filmes é mais limitada que em modelos maiores, no entanto batem todos os headsets in-ear que já testamos aqui. Já na reprodução de música têm uma performance muito boa.

As pontas Comply são algo de fantástico em termos de bloqueio do som exterior e altamente confortáveis, no entanto notei que estas reduzem um pouco os sons mais graves quando comparadas com as pontas de silicone, provavelmente devido á sua constituição. As pontas restantes são compostas por silicone de boa qualidade e estão disponíveis em 3 tamanhos diferentes para garantir um bom encaixe em qualquer ouvido.

memory_foam_tips

Para aqueles que não dispensam uns auscultadores que abafem todo o som do exterior, os Flux conseguem cumprir, até de forma perigosa. De facto não me atrevo a experimentá-los no máximo, já que por volta dos 60% de volume já se tornam algo insuportável de ouvir, e sem nenhum tipo de distorção.

O microfone localizado perto no fio esquerdo é capaz de captar som de forma omnidirecional, com uma qualidade suficiente, e da maneira que se esperaria de uma peça reduzida que quase passa despercebida no conjunto. Foi necessário aumentar um pouco os decibéis de captura com o Mic Boost para que me conseguissem ouvir sem necessitar de falar muito alto.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_11

Conclusão

Nesta review tivemos o prazer de testar os Flux In-Ear Pro, o headset in-ear topo de gama da SteelSeries. Já por aqui tinham passado outros auscultadores da série Flux, uma gama que se caracteriza pela sua versatilidade e acima de tudo qualidade.

Este headsets da SteelSeries eleva a marca a novos patamares onde neste momento poucas marcas de gaming conseguem chegar.

SteelSeries_Flux_InEar_Pro_15

O investimento feito nos Flux deu lugar a um headset in-ear com um aspeto e qualidade profissional, e que oferece uma boa experiência em jogos, música ou filmes.

O preço de cerca de 147€ poderá parecer descabido para um headsets deste tipo mas a verdade é que para encontrarmos competição à altura destes auscultadores temos de sair do mercado de gaming e passar para o da música profissional, e aí já encontramos valores deste nível.

Mais do que em qualquer outro headsets que testámos, o comprador terá de pensar bem se quer realmente um headset in-ear para todas as suas tarefas diárias, já que por este preço é possível adquirir outros headsets bem maiores, ainda que muito menos práticos ou até versáteis, mas que devido ao seu tamanho têm a vida mais facilitada em algumas capacidades como o palco de som.

É verdade que estes auscultadores não são totalmente desprovidos de pequenas falhas, mas o que fazem, fazem realmente bem e portanto a pontuação máxima parece-me merecida. Clareza de som, bloqueio de ruído e conforto são características garantidas pelos SteelSeries Flux In-Ear Pro.

selo-10

O Bom:

  • Qualidade de som
  • Conforto
  • Isolamento de som
  • Extras

O Mau:


Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos