Home Hardware Fontes de Alimentação Seasonic M12 II 500W

Teste de performance, ruído e temperatura

Como é costume para o teste de performance utilizei um multímetro Fluke de alta precisão calibrado pelo IEP, para medir as linhas +5V e +12V, as tensões mínimas, máximas e médias registadas pelo mesmo, sendo assim algo mais abrangente quanto à regulação de tensão das linhas.

No quadro aparece o PFC, a potência AC, ou seja a potência que a fonte estava a puxar à rede e não a que a fonte estava a entregar ao PC, e a temperatura interior da fonte medida com um termómetro digital a laser para maior precisão também.

Foi também tida em conta a temperatura ambiente, pois as fontes nem sempre são testadas à mesmta temperatura, fazendo com que aqueçam mais ou menos, por isso sempre quiser comprar temperaturas tenha em atenção a temperatura ambiente.

Os testes consistiram em fazer as medições em três estados, dois deles com o PC sob stress.

Idle: Neste teste, e por ser o primeiro ligou-se o PC e deixou-se aquecer em banho-maria durante cerca de 30minutos para que a fonte chegasse ao seu ponto de temperatura estável.
Full1: Neste teste, as medições foram feitas correndo o 3Dmark06 logo a meio do primeiro teste (Return to proxycon).
Full2: Exactamente o mesmo processo do Full1, à excepção de que no background estavam a correr dois Orthos ao mesmo tempo, um a correr “Large, in-place FFTs – stress some RAM” e outro a correr “Small FFTs – stress CPU

Sistema usado para teste:
Processador: C2D E6400 @ 3200MHz 1.6Vcore
Memórias: GSkilL HK 800MHZ 2.2V
Placa Gráfica: ATi X1950pro stock clocks
Arrefecimento: 5 Ventoinhas a 12V (2 noiseblocker XL1 e duas XL2, sendo a 3º uma thermaltak blue leds).
Gravador/leitor: Plextor PX-760SA
Motherboard: Asus P5W DH Deluxe, Chipset voltage 1.85V.
Disco Rígido: 2x Hitachi 80GB em RAID0.

Quadro dos resultados obtidos:

Gráfico dos +12VDC:

Gráfico dos +5VDC:

A nível da regulação das tensões esta fonte não desilude, quase que não oscila quando exposta a carga, apenas de notar que as tensões estão um pouco acima do standard, isto no caso dos 12V, porque no caso dos 5V, está um pouco abaixo, mas nenhuma dessas variações é preocupante.

Quando se efectuava a mudança de estados, ou seja de IDLE para FULL completo, não se verificou uma oscilação muito grande nas linhas, oscilação essa, que muitas das vezes é a causa de instabilidade no PC, visto este não ser uma carga estática para a fonte, variando muitas vezes ao longo do tempo.

Quanto ao factor de potência, este esteve longe dos 99% anunciados, mas já 91% é um valor muito bom.

Quanto à temperatura interior da fonte, não se portou mal, visto estar uma temperatura ambiente um pouco elevada, no entanto para termos estes valores satisfatórios a ventoinha teve de produzir algum ruído, nada de alarmante, mas se tivermos um PC muito silencioso, quase passivo, pode ouvir-se o circular do ar dentro da fonte e não a ventoinha em si.

Páginas: 1 2 3 4 5

0 Comentários a este artigo
  1. tens muito jeito para isto, é que o post está mesmo muito bom .p

    mesmo muito bm o review .. se eu quiser também posso publicar uma review ?

  2. Encontra o meu mail aqui no site e envia-me a review. Se tiver qualidade, porque não? 🙂

    Terei todo o gosto em publicar o trabalho dos utilizadores e lançá-los neste mundo! Entrem em contacto comigo e mostrem o vosso trabalho.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos