Home Notícias Samsung e Oppo são processadas por excesso de bloatware nos seus equipamentos

Sempre que ligamos pela primeira vez o nosso recém adquirido Smartphone, somos deparados com dezenas de aplicações pré instaladas sem qualquer utilidade, sendo que algumas são no mínimo incómodas . Ora, para além de consumirem espaço de armazenamento, estas aplicações acabam por estar a ser executas em segundo plano e a consumir a memória RAM do nosso equipamento, deixando-o cada vez mais lento e com menos espaço.

bloatware

Há marcas onde esta situação é mais recorrente do que outras , no entanto parece que tanto a Samsung como a Oppo exageram na quantidade de bloatware que os seus equipamentos trazem instalado.

Na China, um processo está a decorrer sobre estas duas marcas exactamente por este motivo. É pouco usual surgirem este tipo de conflitos na China, no entanto uma agência de direitos do consumidor avaliou mais de 20 equipamentos e deparou-se com uma quantidade absurda de aplicações indesejadas em dois modelos, sendo eles o Samsung Galaxy Note 3 e o Oppo Find 7.

No caso do dispositivo da Samsung, 40 aplicações foram encontradas, enquanto que no da Oppo foram encontradas 70 aplicações deste género.

Este processo foi instaurado depois da agência ter recebido dezenas de queixas de consumidores, sendo que a entidade reguladora quer agora obrigar a que as fabricantes indiquem nas embalagens dos seus equipamentos o numero de aplicações instaladas e o espaço ocupado pelas mesmas.

Foi dada uma semana a cada uma das marcas para que preparem e apresentem a sua defesa e mais tarde serão marcados os julgamentos.

O mais grave de toda esta situação é que a maioria destas aplicações nada mais faziam do que a recolha de dados do utilizador constituindo um perigo para os mesmos , uma vez que a sua privacidade estaria comprometida durante a utilização do terminal.

Apesar desta situação não ser exclusiva dos equipamentos Android, é neste que se verificam com mais expressão e esperemos que algo seja feito no sentido de contrariar esta tendência para que a utilização dos terminais seja cada vez mais limpa e fluída.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos