Home Periféricos Roccat Savu

Introdução
Finalmente o Savu. Desde a última vez que o vimos na CeBIT, a Roccat prometeu apresentar este produto o mais breve possível mas só agora é que o mercado pode tentar absorver este último trabalho da marca no que diz respeito aos ratos. A Roccat promete o melhor sensor ótico do mercado aliado a uma série de inovações em que a marca tem estado a trabalhar desde então. Este Savu, apesar de parecer um rato simples, pode trazer muito a quem não procura mais do que 5 botões num rato e valoriza o conforto e a precisão.

Embalagem e Conteúdo
A embalagem do Savu trata-se de uma caixa em cartão normalíssima sem as habituais janelas para que possamos ver o material. No entanto, na parte frontal temos uma ilustração à escala real do Savu indicando toda a tecnologia que o acompanha, o modelo e marca juntamente com o espectro das 16 milhões de cores que podemos atribuir ao LED da parte traseira do rato.

Na parte traseira, uma montagem do Savu com indicadores de todas as suas características especiais, todas as features do rato e, em várias línguas, as especificações deste rato para que o comprador saiba ao certo aquilo que está a adquirir apenas olhando para a zona traseira da embalagem.

Já depois de estar fora da embalagem, denota-se que o Savu vem acompanhado apenas por um guia rápido de instalação e pelo já habitual em produtos Roccat cartão de identificação do produto. Este cartão, muito parecido com um cartão de crédito, identificará o nosso produto e será este número que necessitaremos em caso de termos algum problema com o Savu ou outro tipo de material Roccat.

Em Detalhe
O Roccat Savu é um rato que, aparentemente, parece simples e que pouco poderá existir para que se fale muito nele. No entanto, apesar de não ter features muito exuberantes como equipamentos que temos testado ultimamente, este rato tem bastante que se lhe diga tanto a nível de tecnologia utilizada como a nível de inovações no software que o acompanha. Ficam então as especificações para que possam sentir o gostinho inicial a este último lançamento da Roccat.

O Savu é um rato ótico com apenas 5 botões personalizáveis sendo que, tirando os 3 do costume, podemos contar com dois botões de polegar bastante grandes e muito bem posicionados. O facto de serem tão grandes elimina em muito o número de jogadores ao qual os seus polegares possam não se adaptar aos botões laterais incluídos no Savu. Este Roccat é o rato ótico com o sensor mais potente do mercado e a marca não se cansa de o referir em inúmeras campanhas de divulgação do artigo tanto antes como após o seu lançamento.

Além disso, as laterais do Savu foram revestidas num material muito aderente e anti-transpirante que se evidencia (E MUITO) no verão e alturas de maior calor. Na parte traseira, o Savu possui um LED que assume várias cores de um espectro de 16 milhões e ao qual podemos aceder e modificar a partir do software deste que iremos mostrar já de seguida.

O cabo é naturalmente revestido para que possa aguentar mais horas de gaming intenso e os dois skates são grandes o suficiente para garantir um deslizamento suave e preciso.

Apesar de ser muito preciso, o scroll emite um ruído estranho e por vezes incomodativo dando também a impressão de que a qualidade de construção não foi levada em conta nesse aspecto particular. O design deste Savu foi, na nossa opinião, muito bem conseguido pela marca, mantendo um aspecto gaming agressivo mas nunca se esqueceram que a simplicidade também é importante e, num rato desta gama pode muito bem vir a ser um factor muito importante na escolha final.

Para finalizar os aspectos gerais deste produto e, como podemos ver, a marca adicionou o nome desta no mouse 2 do Savu e o modelo do lado esquerdo, ao fundo, o que adiciona ao design simples mas agressivo, alguma identidade que gostamos sempre de ver.

Software
O software do Savu é um dos pontos fortes deste produto devido à novidade, inovação e diversão que nos oferece. Com as normais opções e configurações disponíveis, junta-se o R.A.D., um sistema de achievements e de tracking do nosso rato. Com o R.A.D. vamos ter sempre acesso à distância percorrida pelo Savu, ao número de clicks e scrolls que efectuamos e, com isso, acabamos por ganhar achievements e subimos de nível consoante essas vitórias.

É algo de inovador e divertido pois podemos partilhar no facebook todas as nossas conquistas que, acabam por se revelar impressionantes em muito pouco tempo!!

No primeiro separador contamos com a sensibilidade, o DPI switcher que podemos variar de 400 a 4000 e as já habituais alterações que também podem ser feitas no windows tais como a velocidade do cursor e do click duplo.

O segundo separador é onde podemos alterar as funções de todos os botões e editar macros para os mesmos. Além disso, temos também vários perfis aos quais podemos atribuir configurações distintas podendo estes assumir uma cor diferente dependendo do perfil a ser utilizado. A cor que escolhermos no software será a cor do LED do Savu enquanto o perfil estiver a ser utilizado.

No terceiro separador temos acesso à sensibilidade avançada onde conseguimos atribuir uma sensibilidade diferente para cada eixo de movimentação, feature que pode agradar a alguns. A polling rate pode ser alterada entre valores de 125Hz e 1000Hz, as notificações sonoras da Roccat também podem ser configuradas a partir deste separador sendo que o volume destas e as informações que por elas são dadas podem estar ou não activas. As 16 milhões de cores do LED do Savu podem ser alteradas aqui recorrendo a uma imensa palete que possuímos do lado esquerdo. Além disso, existe um efeito “breathing” que coloca o LED a piscar lentamente podendo, ou não, variar a cor entre “batimentos”. BRUTAL!

No penúltimo separador está o R.A.D., o já falado sistema de achievements da Roccat que se demonstrou bastante impressionante. Aqui podemos aceder a todas as estatísticas de utilização, prémios e experiência ganha com estes.

No último separador temos o suporte online, update do software e ajuda da roccat.

Conclusão
O Savu é um rato que se insere num segmento muito específico por ter sensor ótico. No entanto, a tecnologia deste e o facto de ser incolor, ninguém será capaz de o distinguir face a um rato laser.

A superfície super aderente e anti transpirante é excelente e apesar de estranha ao primeiro toque, acaba por se revelar uma grande mais valia neste produto face a ratos glossy onde a sujidade facilmente se acumula, ao contrário do Savu. O design é excelente e a acessibilidade aos botões também, sendo a tecnologia Easy Shift a responsável pelo possível ponto negativo do rato apenas ter 2 botões extra. Com esta tecnologia, enquanto tivermos um dos dois botões extra pressionados, todos os botões do nosso Savu ganham novas binds e conseguimos então obter 6 botões extra sem comprometer a aparência simples!

O Savu é um rato bastante completo, simples e principalmente divertido e eficaz tendo em conta o seu potente software e todas as cores que podem ser alteradas para conjugar bem em todos os ambientes. Este rato de tamanho médio é uma brilhante surpresa e é, sem dúvida alguma, recomendado pelo LILIREVIEWS!

Despeço-me agradecendo à FJMPC por nos ter cedido este Savu para a análise.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos