Home Periféricos Review Roccat Ryos TKL Pro

Pontuação
Qualidade de construção - 9.5
Funcionalidade - 7.5
Software - 8.5
Desempenho - 10
Preço - 8

O mercado gaming começa a ter uma grande oferta de teclados mecânicos o que obriga as diferentes marcas a procurarem novos modos de cativar os utilizadores. Actualmente, ser um teclado mecânico já não é o principal factor diferenciador. Como podemos ver pelos teclados já testado no Lilireviews, as marcas começam a apelar a outro tipo de extras para tornar o seu produto mais exclusivo.

O Roccat Ryos TKL Pro que hoje aqui testamos também apresenta uma conjunto de características que pretendem separá-lo da competição, atingindo o patamar da exclusividade para apelar ao utilizador que pretenda a melhor opção para si. Este teclado mecânico, tal como todos os produtos da Roccat, foi concebido apenas com o segmento gaming em mente e as suas características assim o ditam. Vamos então aos detalhes.

Características

Estas são as características técnicas de acordo com o site:

  • Lighting engine 2.0-powered per-key illuminated mechanical keyboard
  • Advanced anti-ghosting with N-key rollover
  • Choice of four CHERRY MX key switches
  • 3 programmable thumbster keys
  • 91 other programmable keys
  • 1000Hz polling rate
  • 1ms response time
  • 1.8m braided USB cable

Embalagem e Conteúdo

Os olhos também comem e as primeiras impressões de qualquer produto contam muito, principalmente se este produto estiver exposto numa prateleira juntamente com outros semelhantes. Assim sendo, a embalagem pode ser muito fundamental na altura da decisão de compra.

Roccat Ryos TKL Pro 01

Desde que a Roccat começou em 2007, o design das embalagens pouco ou nada alterou, com uma ou outra excepção muito rara. Mas isso não é forçosamente mau, pois os utilizadores conseguem mais facilmente identificar os produtos da marca. A embalagem do Roccat Ryos TKL Pro segue a mesma linha, com tons de azul e preto característicos da marca. Na frente encontramos várias referências a diferentes características do teclado, o tipo de switch mecânico presente (neste caso BROWN) e o tipo de layout (neste caso US). Este foi o modelo que nos chegou para testar mas a marca apresenta 19 tipos de layout, entre os quais o português.

Roccat Ryos TKL Pro 02

Na traseira da embalagem encontramos muita informação técnica sobre o teclado em diversas línguas e as principais características do mesmo. Nada mais a assinalar.

Roccat Ryos TKL Pro 03

Dentro da embalagem, a Roccat decidiu colocar uma caixa para arrumar o teclado. Esta caixa é toda preta apenas com um apontamento da marca e série do teclado, para não haver dúvidas caso tenham diversos teclados espalhados por casa…

Roccat Ryos TKL Pro 04

No interior encontramos, finalmente, o teclado. Este faz-se acompanhar de um manual guia de instalação rápida. Mais nenhum conteúdo extra.

O teclado

A Roccat decidiu fazer o Ryos TKL Pro um modelo mais pequeno, sem o teclado numérico, o que o torna mais portátil, mais leve e mais focado para aquilo que é essencial: gaming. Mas com isso limita também a sua utilização para o consumidor comum.

Roccat Ryos TKL Pro 05

A primeira impressão que se tem do Roccat Ryos TKL Pro pode não ser a mais interessante. Não tem um design muito agressivo mas também não é tão monótono como por exemplo o Steelseries 7G. Não tem nenhumas teclas multimédia dedicadas, porém, todas as teclas F têm uma função adicional através da tecla FN. As teclas são muito sólidas, excepto os três botões por baixo da tecla de espaço. Esses botões parecem fora do contexto. Exigem muita pressão para funcionarem (devido ao seu posicionamento, é compreensível isto para evitar carregar acidentalmente).

Este teclado não tem mais nenhuma porta USB nem portas de audio, algo que já é muito comum encontrar a este nível de produto.

Roccat Ryos TKL Pro 06

O Roccat Ryos TKL Pro tem uma altura considerável, mesmo sem as patilhas de regulação de altura na posição mais elevada. A qualidade de construção é muito elevada e o pormenor das arestas nas laterais do teclados estarem chanfradas para aumentar o conforto realçam a filosofia da Roccat, com o utilizador sempre em primeiro lugar.

Roccat Ryos TKL Pro 07

Por baixo do teclado existe uma série de “canais” por onde se podem encaminhar diversos cabos, como por exemplo dos headphones. Os pés de borracha nos cantos e na parte central em baixo asseguram que o equipamento não saia do sítio durante uma sessão de jogo mais intensa.

Roccat Ryos TKL Pro 08

O conector USB é personalizado mas infelizmente não é banhado a ouro, algo que é muito comum encontrar no segmento gaming. O cabo é revestido a nylon entrelaçado, o que evita potenciais nós e vincos.

Roccat Ryos TKL Pro 09

O modelo que nos chegou para teste utiliza switch CHERRY MX BROWN, que têm um feedback tactile. A Roccat também disponibiliza este modelo com switch RED, BLACK e BLUE, ou seja, opções para todos os gostos. Cada tecla tem um LED individual, embora seja só na cor azul, característico da Roccat.

Roccat Ryos TKL Pro 10

Existem vários níveis de intensidade luminosa, controlável tanto por software como por hardware. O nível mais elevado é bastante intenso. MESMO INTENSO!!!

Roccat Ryos TKL Pro 11

A Roccat dá muita importância ao aspecto da iluminação do teclado, tanto que o software fornecido tem imensas opções nesse sentido. Por outro lado, este é um teclado claramente gaming e isso nota-se no layout de iluminação padrão, WASD e setas direccionais… Este é o nível de intensidade luminosa mais baixo sem estar desligado…

Roccat Ryos TKL Pro 12

…e este o mais elevado. Mesmo de dia a iluminação é bastante visível.

Roccat Ryos TKL Pro 13

Existe uma série de efeitos luminosos quando se pressionam as teclas. Um dos exemplos é quando se carrega na tecla FN que só ilumina as teclas F.

Software

A Roccat sempre teve um software muito bom a acompanhar os seus produtos e este também não foge à regra. É muito semelhante ao do Roccat Ryos MK Glow já aqui analisado.

Roccat Ryos TKL Pro 14

Basicamente, todas as opções estão divididas por 5 separadores. No primeiro separador, Main Control, temos acesso às configurações gerais do teclado: a função da tecla CapsLock, função da tecla FN, desactivar teclas específicas, intensidade luminosa, tempo até entrar o “screensaver” (do teclado, entenda-se), associar um som a algumas acções, etc.

Roccat Ryos TKL Pro 15

No segundo separador, Key Assignment, podemos alterar a função de todas as teclas. Literalmente a todas as teclas, nenhuma escapa! O botão Easy-Shift[+] também permite fazer isto sem ser necessário ir ao software. Depois é só usar em conjunto com esse mesmo botão.

Roccat Ryos TKL Pro 16

O terceiro separador, Key Illumination, serve para as configurações de iluminação. Aqui podemos alterar a iluminação de todas as teclas. Mais uma vez, literalmente a todas as teclas! Para além disso, podemos também definir os efeitos luminosos para diferentes acções. Devo dizer que encontrei alguns bugs no sistema, como por exemplo: alterava a velocidade dos efeitos de uma tecla, carregava Apply, alterava a velocidade dos efeitos de outra tecla, carregava Apply e a primeira tecla perdia a definição de velocidade que eu tinha definido anteriormente.

Roccat Ryos TKL Pro 17

O quarto separador, Roccat R.A.D., diz respeito a uns troféus que a Roccat atribui por número de teclas pressionadas. As estatísticas encontram-se do lado esquerdo. Não desbloqueei nada… ainda.

Roccat Ryos TKL Pro 18

O último separador, Update/Support, é o que o nome indica, actualizações e suporte. Comum a todos os separadores, no fundo estão os diferentes perfis possíveis. Estes perfis podem ser facilmente acedidos através dos três botões por baixo do espaço (Thumb Buttons).

Utilização

O Roccat Ryos TKL Pro é um teclado virado claramente para o segmento gaming. Para além de não ter o teclado numérico, tem uma série de extras virados para esse segmento. No entanto, para uma utilização normal, será que é possível utilizar este teclado? A minha resposta é sim com um grande mas. Sim é possível escrever longos textos de uma tese, de um livro, de um artigo para um determinado site de reviews. Mas a partir do momento em que começam ter de mexer em números e cálculos, a falta do teclado numérico é gigante. E o barulho das teclas é muito elevado. Se trabalharem num escritório com várias pessoas, preparem-se para ouvir comentários.

Mas este é um teclado gaming e nesse aspecto é sem dúvida um teclado excelente. Muito confortável e com uma actuação rápida e fiável. A iluminação ajuda quando se joga no escuro e a opção de configuração das teclas individualmente é um extra muito interessante. Já a complexidade do software não ajuda nada. A ideia dos efeitos visuais é isso mesmo, uma questão visual e que não ajuda nada em jogos. Mas é giro. Só falta ter várias cores e podermos associar às músicas do Spotify…

No fundo, na minha opinião, o software deveria ser revisto para ser mais fácil e intuitivo de se usar. Algumas vezes, menos é mais… A Logitech percebe disso.

Conclusão

O segmento gaming começa a ter imensas soluções em termos de teclados mecânicos e o futuro é prometedor, com as marcas a lançarem produtos cada vez mais apelativos e cheios de características interessante. O Roccat Ryos TKL Pro é um desses produtos que irá agradar a qualquer utilizador que leva os jogos a sério. Todo o seu funcionamento e qualidade são excelentes, algo a que a marca já nos habituou. No entanto, este não é o teclado mais versátil que existe, muito pelo contrário. O Ryos TKL Pro foi desenhado exclusivamente a pensar no segmento gaming, daí a falta do teclado numérico.

A experiência de utilização gaming é muito boa e o facto de haver várias opções de switchs é uma mais valia pois permite que cada utilizador escolha o que melhor se adapta ao seu estilo de utilização. Já o barulho produzido ao teclar é assustador. Recomenda-se a utilização de headphones!

Com um preço recomendado de ~150€ a fazer jus ao produto (apesar de elevado), o Roccat Ryos TKL Pro não deixa de ser um teclado recomendado pelo Lilireviews. Porém, não deixem de avaliar bem as alternativas que existem no mercado.

Resta-nos agradecer à Roccat por nos ter cedido este exemplar.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos