Home Periféricos Roccat Isku

Não é habitual presentearmos os nossos leitores com análises de produtos Roccat tanto como queríamos mas é um facto que a marca tem evoluído bastante em vários aspectos, tal como ficou demonstrado no artigo da CeBIT onde o stand da Roccat foi por nós visitado e nos foi explicado todas as novidades em que a marca anda a trabalhar. Ficámos espantados com tamanhas inovações que poderão realmente vir a alterar em muito a maneira como encaramos o tempo que passamos a jogar, utilizando toda a tecnologia do quotidiano para nos ajudar a alcançar novos e mais complicados objectivos, seja em que jogo for. Nessa mesma visita ao quartel general da Roccat na CeBIT, foi-nos oferecido um ISKU, teclado que a marca gostaria de ver analisado aqui no LILIREVIEWS. Siga?

Embalagem e Conteúdo
o Isku encontra-se numa embalagem pouco maior que o tamanho do teclado em si. Uma embalagem que possui o esquema de cores da marca que conhecemos tão bem e toda a informação, às vezes até em demasia, espalhada por toda a embalagem. Mais propriamente, na parte frontal da mesma podemos ver uma fotografia do teclado em si numa escala ligeiramente mais pequena com alguns pontos chave focados pela marca que falaremos em seguida. Além do logótipo da marca no canto superior esquerdo e de mais algumas features no canto superior direito, a Roccat também colocou tais features no lado esquerdo da embalagem para que nada possa falhar à vista de um comprador.

Na parte traseira, mais do mesmo, muita informação. Em várias línguas, uma breve descrição acerca do Isku, mais uma pequena imagem do teclado e todo o restante espaço foi ocupado com, mais uma vez, as features que poderão destacar este teclado de todos os outros do mercado.

Procedendo então à abertura da embalagem e retirando todo o seu conteúdo, podemos concluir que além do Isku contamos também com os habituais manuais de instruções que poderemos seguir para aprender a tirar partido de todas as funcionalidades deste Isku, um CD com todo o software necessário ao bom funcionamento e à personalização do Isku e um cartão muito semelhante a um cartão de crédito que possui o código para que possamos registar e comprovar que este equipamento Roccat é efectivamente nosso.

Em Detalhe
O Isku é chamativo derivado a um design agressivo e a um estilo muito gamer que a marca impõe a quase todos os seus produtos. Desta feita, a Roccat criou um teclado bastante apelativo esteticamente que, acrescentando o facto de ser retro iluminado, faz com que o ambiente durante a noite seja ainda mais brilhante.

Antes de passarmos à experiência pessoal, vamos passar por todas as features que este Isku tem para oferecer, podendo mais facilmente falar sobre elas posteriormente e definir se, de facto, trazem algo de realmente inovador ao mercado dos teclados. Além de ser iluminado, como já foi dito previamente, essa iluminação possui 6 níveis diferentes que poderão ser controlados dependendo da preferência do utilizador.

O Isku, através da tecnologia EasyShift permite aos utilizadores obterem diferentes keystrokes utilizando as mesmas teclas, o que oferece um leque muito maior de possibilidades quando nos encontramos a definir as nossas binds em qualquer jogo. Podemos também contar com oito botões média configuráveis e um botão macro live recorder que nos dá a possibilidade de, durante o jogo ou fora dele, definir uma macro temporizada.

Tal botão vem equipado com a tecnologia Voice da Roccat e, para que seja mais prático de utilizar, vamos conseguir ouvir nos nossos headphones/speakers uma voz que nos guiará através do processo Easy Macro Recording. O Isku vem equipado com um apoio para os pulsos com acabamento em plástico com uma textura rugosa, bastante aderente mas permissivo o suficiente para que possamos rapidamente movimentarmos os nossos dedos no teclado. Podemos também mudar os profiles que tenhamos definido previamente utilizando as “thumb keys” ou teclas de polegar que se encontram logo por baixo do espaço. Além dessa utilização, podemos também escolher qual a função de cada uma dessas teclas, conseguindo pela primeira vez utilizar os polegares sem ser para saltar.

No fundo do Isku podemos contar com pés anti derrapantes e com a possibilidade de fazermos o manuseamento dos cabos para aumentar o nível de organização no nosso espaço. Este é um teclado que possui 1000Hz de polling rate para que as comunicações entre o periférico e o nosso sistema seja as mais rápidas e eficazes possíveis, Anti Ghosting para que possamos carregar em quantas teclas em simultâneo desejarmos e a recém tecnologia da Roccat, o Roccat Talk Protocol, que permitirá ao Isku comunicar com o nosso rato, activando assim mais teclas extra no nosso rato, quando pressionadas certos botões do teclado. As teclas do Isku são um misto entre teclas de um portátil e teclas de um teclado mecânico, trazendo este factor algumas vantagens e desvantagens. Quanto a mim, o facto das teclas serem baixas, irá levar-nos a ser mais rápidos na execução de alguns comandos enquanto em jogo, como é óbvio.

Além de praticamente não produzirem qualquer tipo de ruído, estas teclas são de certa forma confortáveis e agradáveis tanto para jogar como para escrever. Mas, tal como tudo, este tipo de teclas também tem as suas desvantagens, sendo uma delas o facto de termos de estar constantemente a limpa-las pois a sujidade acumula-se muito rapidamente nas teclas mais utilizadas! Além disso, o acabamento do teclado e glossy confere-lhe um look muito interessante mas também o deixa muito vulnerável a dedadas e a muita sujidade.

Se optarem pelo Isku, preparem-se para perder muito tempo a configurar este brinquedo que possui milhões de alternativas a todo o tipo de jogador, mas também irão ter de parar de jogar, a certa altura, para o limpar, de forma a podermos regressar ao jogo nas melhores das condições.

Software
Tal como devem saber, o software da Roccat é um dos, senão o melhor software de personalização de teclados existentes até à data de lançamento do Isku, pelo menos.

A vastidão de possibilidades que este software nos oferece é impressionante e leva-nos a tirar partido de certas features do nosso teclado que nunca imaginaríamos ser possível. É natural que para um jogador casual, todas estas opções são nada mais, nada menos, do que um nicho de confusão por onde querem evitar fazer uma paragem.

Por outro lado, para jogadores que levam mais a sério o investimento que fizeram num teclado com tal capacidade de personalização e edição, pode tornar-se a melhor feature de todas, este software dedicado!

Conclusão
Resumindo e concluindo, o Isku da Roccat é um excelente teclado do qual se consegue tirar imenso partido derivado à sua capacidade de personalização através, ou não, do software que o acompanha. No entanto, existem também uns pontos menos fortes neste teclado que devo referir, começando pelo facto da iluminação nem sempre ser muito fiel durante a noite.

Isto é, pelo menos na versão por nós testada, layout Alemão, nem todas as teclas são abrangidas por uma cor azul forte vinda dos LEDs mas, pelo contrário, pode tornar-se muito difícil, mesmo com a iluminação no seu ponto mais elevado, se termos a percepção de qual é a tecla onde estamos a carregar. Além disso, e como já referido, também o acabamento do Isku requer muitos cuidados devido ao facto de se sujar imenso durante a utilização. Achamos que podia ter duas entradas USB que tanto jeito dão por vezes. Tirando estes pontos e o facto de ser um layout no mínimo estranho, com o Z e o Y trocados e todas aquelas teclas estranhas a que não estamos habituados, o Roccat Isku está disponível em Layout PT e é sem sombra de dúvida um teclado a ter em conta pois não se encontra num patamar monetário tão elevado quanto isso.

Despeço-me agradecendo à Roccat a possibilidade que nos deu de testar o Isku.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos