Home Móvel Review Wiko Ridge 4G

Pontuação
Design - 9
Qualidade Construção - 9
Qualidade Comunicação - 8
Câmara - 7
Interface - 7.5
Preço - 8

A marca francesa Wiko ganha cada vez mais espaço no mercado português e é cada vez mais associada a dispositivos bons com preços acessíveis. O Wiko Ridge 4G oferece-nos exactamente isso, um terminal com um desempenho acima de satisfatório por um preço capaz de fazer frente à concorrência.

2

Esta análise procura ir de encontro a um uso mais quotidiano do telemóvel e da maioria dos utilizadores, pelo que teve por base um período de experimentação alongado para que o terminal deixasse de ser um brinquedo e se tornasse na ferramenta que realmente é.

Características

Principais:

  • Redes : 4G LTE,  H+/3G+/3G, GSM/GPRS/EDGE
  • Sistema operativo : Android™4.4.4 (KitKat)
  • Processador : Snapdragon 410 MSM8916 Quad Core 1.2 GHz, Cortex-A53
  • SIM Card : 1 Micro SIM + 1 Nano SIM / 1 SD card (até 64GB)
  • Dimensões : 143*72*7.5 mm
  • Peso : 125g (com bateria)
  • Bateria : 2420 mAh Li-Po (Autonomia em Stand By : Até 247h; Autonomia em conversação : Até 17h (2G), Até 14,66h (3G))
  • Memória ROM (capacidade de armazenamento) : 16 GB
  • Memória RAM : 2 GB
  • SAR : Cabeça: 0.291 W/kg, Corpo: 0.575 W/kg

Ecrã:

  • Tamanho : 5”
  • Tipo : IPS Technology, Full Lamination, Corning Gorilla® Glass 3
  • Cor : 16 milhões
  • Resolução : HD (1280×720 pixéis), densidade: 295 PPI
  • Multitáctil : Sim, dez pontos

Conectividade:

  • Navegador HTML Internet : Navegador Android
  • Wi-Fi : 802.11 b/g/n
  • Conexão partilhada de internet : USB, Bluetooth, ponto de acesso Wi-Fi
  • USB™ OTG : Não
  • Porta USB™ : 2.0
  • Sincronização com PC : Sim
  • Saida de Audio : 3.5mm jack

Foto e Video:

  • Câmara Principal : 13 Megapixels
  • Flash : Sim
  • Camara Frontal : 5 megapíxeis
  • Zoom digital : 4x
  • Auto Focus : Sim
  • Editor de imagens : Sim
  • Gravador de video : 1080p 30 frame

Um dispositivo como um telemóvel tem uma lista infindável de características, foram destacadas algumas mais relevantes mas restantes são também merecedoras de atenção, estando todas disponíveis e bem detalhas no gsmarena.

Embalagem e Conteúdo

A embalagem é bastante apelativa, simples mas chamativa, a frontal oferece um sneak peek do aparelho enquanto nos sussurra o nome do mesmo aos ouvidos, tudo aliciado com uma promessa de uma viragem de jogo no slogan adoptado pela marca.

wiko-ridge-4g-1

As laterais salientam algumas características mais sedutoras tais como: o peso reduzido, o ecrã de Gorilla Glass, processador quad core, etc.

A traseira faz o mesmo e ainda nos apresenta as diversas cores em que está disponível o aparelho.

wiko-ridge-4g-2

No interior da embalagem vamos encontrar um telemóvel muito bem acondicionado e acessórios surpreendente bem camuflados, tendo inclusive o transformador escapado à sessão fotográfica.

O conteúdo da embalagem, além do telemóvel em si, é  em tudo semelhante ao conteúdo oferecido em outros aparelhos da marca, no caso do Darkmoon iremos obter o mesmo cabo de dados e phones, ambos com o cabo achatado para impedir nós, o tradicional manual, adaptadores de cartões e o transformador.

wiko-ridge-4g-3

Detalhes

A Wiko orgulhava-se bastante do Darkmoon anunciando-o sempre como sendo o seu dispositivo mais leve e mais fino, o Ridge não destrona o Darkmoon no peso mas sem dúvida que o faz na espessura, ainda assim o seu peso é bastante reduzido, apenas mais 10 gramas que o Darkmoon totalizando umas fantásticas 125g.
A primeira impressão que obtemos quando o seguramos é que é realmente leve e fino, podendo haver alguma perda de noção do que se tem no bolso e/ou nas mãos. A esta sensação acresce o toque, a traseira do telemóvel possui uma textura que talvez seja difícil de descrever mas que se assemelhará ao veludo, esta textura confere-lhe alguma aderência extra na mão, lembrando um bocado o OnePlusOne.

wiko-ridge-4g-5
A lateral do telemóvel tem um rebordo metálico e elegante onde se encontram os botões de power e de volume, localizados perfeitamente para operar o dispositivo apenas com uma mão.

wiko-ridge-4g-6
A frontal é muito simples, conta com a camarão frontal, o speaker e o logo da marca visíveis, o sensor de proximidade e luminosidade passam despercebidos, não vamos encontrar mais nada nesta face do dispositivo uma vez que os botões que tradicionalmente encontraríamos se encontram integrados no interface do telemóvel, com a utilização do mesmo torna-se perceptível a existência de um tímido led de notificação.

wiko-ridge-4g-9
O coração treme um bocado a remover a tampa do telemóvel, parece extremamente frágil, com uma espessura semelhante a uma folha de papel, tirando este aspecto é um telemóvel com uma construção sólida e bastante firme.

wiko-ridge-4g-4
Quando o ecrã se acende pela primeira vez ficamos maravilhados pelas cores vivas e intensas que este ecrã nos oferece, e um ecrã bastante luminoso capaz de resistir ao sol intenso, infelizmente isto acarreta um incomodo, de noite, mesmo com o brilho no mínimo a intensidade do ecrã ofusca.

wiko-ridge-4g-10

Utilização

A utilização diária do dispositivo permite experimentar a câmara, capacidade da bateria, desempenho, qualidade de áudio entre outras, mas serão estes os pontos de foco que iremos abordar.
A câmara do Ridge 4G não é fantástica mas também não é má, possuindo alguns defeitos. O maior destes defeitos é o tempo de processamento da imagem, demora cerca de 1,5 segundos o que pode stressar o utilizador e causa bastante incómodo quando se quer capturar momentos efémeros.
A esta câmara fica também a faltar o modo panorama, facilmente se dispensava o modo “cara bonita” em troca do modo panorama, este modo “cara bonita”, já usual nos wiko, oferece-nos uma maquilhagem digital, para selfies sem imperfeições.

1
Em condições de boa luminosidade a câmara comporta-se de uma forma invejável, as fotografias captam bons detalhes e não sofrem com ruído, em locais com pouca luminosidade os resultados não são tão bons, ocorrendo um pouco de grão e o resultado fica muito dependente do ponto de foco da fotografia. Os vários teste podem ser consultados aqui.

2
Há pouco a dizer em relação à bateria, para quem dá um uso mais intensivo ao telemóvel e não despende da reprodução de media a bateria irá durar aproximadamente 24 horas, para o utilizador mais tradicional deverá conseguir alcançar mais algumas horas.
No que toca ao consumo de bateria, o grande inimigo do utilizador é um ao qual não é possível escapar, estamos a falar do luminoso ecrã de 5 polegadas do dispositivo, mesmo mantendo as definições de luminosidade o consumo de energia deste nunca irá fugir aos 50% do consumo total.
Em termos de performance o Ridge deveria prometer bastante, conta com um Snapdragon 410 da Qualcomm e 2GB de RAM. Estes processadores são conhecidos pela sua performance. Este dispositivo enfrentou corajosamente qualquer aplicação, apenas perde alguma fluidez em jogos que exijam mais do dispositivo, mas em aplicações do dia não se engasga em aplicação nenhuma.
Relativamente à interface é um bocado diferente a outros dispositivos com a mesma versão do Android, e vão aparecer alguns erros de tradução, muito frequentes na marca, mas após habituação a interface é intuitiva a fácil de utilizar, levando tempo a entrusarmo-nos com os botões no ecrã e a ausência do botão de menu.
wiko-ridge-4g-12
Além destes elementos pareceu haver uma “indecisão” no ajuste automático da luminosidade do ecrã sendo notória a variação constante da luminosidade em algumas situações.

Conclusão

Em suma o Wiko Ridge 4G é um terminal muito bom para o valor no qual está avaliado, peca por alguns erros e falhas, nomeadamente de português.
Com a sua construção sólida é sem dúvida um telemóvel para ter em mente quando se sondar o mercado, é ainda bastante elegante.
Cabe assim ao consumidor pesar se consegue viver com os dois ou três aspectos menos apelativos e deixar-se maravilhar por tudo o resto.

 

Pontuação
Design - 9
Qualidade Construção - 9
Qualidade Comunicação - 8
Câmara - 7
Interface - 7.5
Preço - 8
Artigos relacionados

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos