Home Periféricos Headphones Review Steelseries Siberia Elite

steelseries-siberia-elite-top

Introdução

Hoje venho-vos apresentar mais uma análise de um periférico da Steelseries, que já nos é bastante conhecida, e da qual recebemos os headsets Elite. Este é um equipamento recheado de características e com pequenos detalhes que agradam a entusiastas de várias áreas não só os gamers.

steelseries-siberia-elite-top2

Irei, como em outras análises de artigos da Steelseries, avaliar diversos pontos fortes a que a marca já nos habituou assim como explorar as novas funcionalidades a que tivemos acesso, dando um ponto de justiça ou crítica face a outros equipamentos semelhantes. Numa observação prévia gostei da estética e iluminação integrada assim como o tamanho dos auriculares e a qualidade dos materiais, o que confere conforto e um estilo personalizável para os vários gostos. São uns headsets visualmente imponentes.

steelseries-siberia-elite-8778 copy

Características

Auscultadores:

  • Impedância: 32 Ohms
  • Frequência de Resposta: 20 Hz … 20 kHz (±3dB)
  • Sensibilidade: 87dB (±3dB)
  • LED: 4 por cada lado
  • Distorção: =3% THD
  • Atenuação ruído passivo: >11 dB
  • Tamanho: 50mm
  • Som: Dolby Pro Logic 7.1 com 10 canais EQ
  • Cores: Branco e preto
  • Outros: Personalização de áudio avançada, controle do volume do microfone, microfone com eliminação de ruído de fundo, ganho automático do microfone, regulação de áudio de microfone e auriculares nos mesmos
  • Iluminação: Novo sistema de iluminação dos drivers com 16.8M cores graças ao Engine3

    Microfone:

  • Directividade: Uni-direccional
  • Sensibilidade: -42 dB (+/- 3 dB)
  • Frequência de Resposta: 100Hz… 10 kHz(±3dB)
  • Impedância: 2200 Ohm
  • LED: 1

    Conexão:

  • 2 x 3.5 mm jack
  • USB (placa audio)
  • Embalagem e conteúdo

    A Steelseries já nos habituou a embalagens sóbrias e muitos detalhadas dos pormenores do equipamento que trás e, esta embalagem, não se diferencia em muito. Mas foi interessante ver detalhes na caixa que nenhum outro equipamento teve direito. Primeiro o próprio cartão da caixa é um cartão mais grosso o que confere mais segurança e protecção e é muito fácil aceder rapidamente ao headset tendo que simplesmente puxar a pega existente no topo da caixa.

    steelseries-siberia-elite-7806

    A parte dianteira da embalagem é do estilo já conhecido por nós com um grande destaque dos Elite com algumas características destacadas como a compatibilidade de sistema operativo, capacidade de som Dolby, e o design apelativo e superior em multi-língua, o que mostra ser o factor distintivo que a Steelseries apostou para destacar este produto.
    As laterias da caixa apresentam sim, detalhes muito próprios das funcionalidades com atenção a pormenores como à iluminação embebida de 16.8M cores com possibilidade de personalização do “look”, isto para os clientes mais atentos a estes elementos visuais. No outro lado da embalagem é destacado o design e o conforto da haste de suporte com uma imagem da gravação da marca no topo do suporte e o seu sistema almofadado em chiclete.

    steelseries-siberia-elite-7808

    Na parte posterior da caixa, à semelhança de todos os equipamentos, é feita uma listagem das características principais em inglês e francês (línguas predominantes) assim como à capacidade que o utilizador tem de personalizar a sua experiência de utilização como cancelamento de ruído do microfone, sistema Dolby e a capacidade de compressão automática do som do microfone. A imagem de fundo vem dar seguimento à apresentada na parte da frente, com a ilustração de 4 ambientes personalizados possíveis neste equipamento, mais propriamente falando, das cores de iluminação. Pode levar ao engano a referência a 16.8M milhões de cores possíveis de usar neste sistema, na imagem da parte lateral, e nesta imagem, com mais especificação técnica, não ter sido dado grande importância a essa funcionalidade mostrando apenas 4 cores.
    Estão ainda disponíveis informações noutros idiomas com uma desriçam muito breve do que os Elite permitem.

    steelseries-siberia-elite-7810

    Removendo a caixa interna pela pega de remoção fácil, deparam nos com uma caixa totalmente preta com o símbolo da Steelseries gravada no seu topo a preto e um autocolante com as características técnicas principais e número de série, país de fabrico, entre outros. Abrindo esta caixa, damos conta do condicionamento bem conseguido do material através de duas partes de plástico endurecido que suportam o headset na sua base e no seu topo e que ficam integradas e bem fixas do interior da caixa. Estes plásticos estão moldados à forma física do Elite o que permite uma boa arrumação a qualquer momento, sem nos termos que lembrar como veio e o que fazer com o cabo.

    steelseries-siberia-elite-7813

    Este modelo a que tivemos acesso foi de cor branca o que confere um destaque muito bonito nos pretos e laranjas da embalagem. De reparar que o cabo vem devidamente acomodado junto do auricular do microfone, num espaço devidamente pronto para a sua colocação, mas o comprimento disponível de cabo (existe um conector para aumentar o tamanho de cabo disponível) obriga a que este seja bem enrolado podendo forçar o seu encaixe no auricular. Para evitar um possível problema neste aspecto, a Steelseries teve cuidado com a flexibilidade do material nesta zona em particular.

    steelseries-siberia-elite-7816

    Retirando os Elite da caixa e levantando o plástico duro por baixo encontramos todos os acessórios facultados que nos permitem usufruir das excelentes características que possui, como o adaptador (placa de som) USB v2 que permite dar suporte à tecnologia Dolby Pro Logic. De notar que apenas é possível o proveito da tecnologia se for usado este adaptador e também só é possível ter acesso às luzes nos auriculares se usada a a porta de ligação USB mini. É ainda fornecido um adaptador para dispositivos mobile através de um jack 3.5mm e de outro adaptador para PC com entrada jack 3.5 de audio e mic que se ligam directamente ao computador ou ao próprio adaptador para poder usufruir das funcionalidades que o software Engine 3 permite. O tamanho do cabo fixo do Elite é suficiente para ligações curtas ao equipamento que pretendemos mas caso queiramos aumentar o tamanho de cabo disponível é fornecido uma extensão do cabo que permite alcançar até 3.5 metros (1.2 + 2). Como outro equipamento da Steelseries é fornecido o manual de utilizador e um autocolante para os aficcionados da marca.
    Até por debaixo deste plástico duro, a Steelseries teve em atenção os pormenores para guardar nas devidas condições os acessórios, tendo uma divisória fechada para guardar os cabos evitando que eles andem soltos dentro da embalagem.

    Utilização

    A primeira impressão quando tendo os Elite na mão é que são pesados pela dimensão dos seus auriculares de 50mm e os componentes electrónicos no seu interior. Nesta versão do modelo, poucos são os detalhes de cor diferente destacando-se a haste do suporte de cabeça e os circuitos de iluminação nos auriculares.

    steelseries-siberia-elite-7818

    Das variadas utilizações dos Elite não consegui notar alguma diferença de conforto das almofadas em chiclete do suporte de cabeça para outros equipamentos que já testámos com apenas uma banda completa em toda a área disponível. Comparativamente o conforto é maior face a headsets que apenas apresentam almofadas no topo da cabeça mas mesmo assim, nesta característica, são muito confortáveis ajustando-se bem ao formato da cabeça.
    Outro ponto que considero menos bom é a capacidade de os Elite se ajustarem a cabeças grandes devido à falta de elasticidade do cabo flexível que percorre o suporte de cabeça e os auriculares. Foi uma situação que me causou problemas por eles me ficarem apertados causando pouco conforto após algumas horas de utilização.

    steelseries-siberia-elite-8746

    Ambos os auriculares apresentam botões (rodas) de controlo que permitem controlar a atividade do microfone, i.e., se está ligado ou desligado, e o volume geral dos auriculares. Esta interacção não é propriamente clara para um utilizador que parta à descoberta sem que tenha por exemplo, uma música a tocar ou o microfone configurado para ver a luz de atividade a desligar após o uso do botão.

    steelseries-siberia-elite-8756

    Em ambos os auriculares existem outras particularidades como o microfone que é extensível e está integrado no auricular esquerdo e um porto de jack 3.5mm que permite partilhar som entre outro Elite igual.

    steelseries-siberia-elite-8763

    Está igual presente no tampo dos auriculares a gravação da marca o que confere um estilo simples e muito apelativo. A maleabilidade permitida nos Elite não é a mais livre a que já tivemos acesso não, o que condiciona os movimentos livres nos auriculares e no suporte da cabeça. Os auriculares apenas possuem uns 5 graus livres de movimento, condicionado pelo encaixe do suporte não deixando que estes se inclinem para o interior. Este aspecto complica a arrumação e acondicionamento em malas de viagem podendo levar a resultados menos desejáveis.

    steelseries-siberia-elite-8768

    steelseries-siberia-elite-8764

    No interior das almofadas dos auriculares existe um tecido fino onde é possível ver as colunas de som e a disposição das mesmas na distribuição do som para os nossos ouvidos. As diferentes colunas de som que se observam permitem transmitir com elevada qualidade sons claros e nítidos entre os agudos e os graves, usando os perfis de modelação de som existentes no Engine3, capacitando o utilizador de uma experiência sonora minuciosa e potenciada por ter controlos de som independentes.

    steelseries-siberia-elite-8765

    No que toca a outros aspectos de conforto, os Elite apresentam umas almofadas dos auriculares muito confortáveis e que se ajustam muito bem a vários tipos de orelhas cobrindo-as perfeitamente, permitindo melhorar a experiência do utilizador na qualidade do som. O material de que são feitas as almofadas é igual ao do suporte de cabeça e que recupera rapidamente a sua forma original depois de estar sob-pressão.
    Como outros aspectos de qualidade que já referi até ao momento, a costura dos tecidos e os acabamentos dos plásticos junto dos tecidos é de elevada qualidade. Além de o toque ser extremamente agradável, a sensação de manuseamento e resposta de pressão do material é muito boa o que transmite confiança para se poder aplicar algum esforço exagerado no material sem estarmos preocupados se a costura se irá rasgar ou sequer partir. Excelente para transportar os Elite em malas de portáteis e para o fim de headset de dispositivo móvel, como a Steelseries também pensou.

    steelseries-siberia-elite-8769

    steelseries-siberia-elite-8770

    O controlo do microfone já foi abordado anteriormente e a própria utilização do mesmo é agradável no que aos materiais e qualidade diz respeito. O microfone é extensível e encaixa muito bem na cavidade para o efeito permitindo-o guardar e segurar sem que com o uso este se solte. A estrutura do cabo é transparente com uma espira metálica coberta de plástico que permite alguma flexibilidade, a suficiente na minha opinião evitando de forma bem conseguida a necessidade de alguns utilizadores, digamos gamers, terem o microfone à frente da boca. A sua extensibilidade máxima apenas permite que este se posicione na lateral da boca mas os vários perfis de modelação existente no software permitem eliminar ruídos do ambiente em redor, manipulando na placa de som da Steelseries, o som do microfone para o uniformizar num som nítido sem falhas. Com algum movimento o cabo tende a recuperar a sua forma original, o que não é propriamente agradável a meio de um torneio.
    O terminal é feito de um plástico duro de boa qualidade que apresenta uma faixa branca luminosa de atividade e dois canais pequenos de reconhecimento de som para a melhor captura da voz. Assim o seu posicionamento lateral e os perfis garantem que o processamento da voz e a transmissão de um sinal final limpo e nítido é bem conseguida – está é uma técnica já vista noutros equipamentos.

    steelseries-siberia-elite-8774

    steelseries-siberia-elite-8775

    Uma característica que é fortemente anunciada pela Steelseries na divulgação dos Elite e a qual já abordámos algumas vezes, é a iluminação que se consegue ter graças às possibilidades de combinar 16.8M de cores a vários perfis de amostragem. O efeito obtido é muito agradável e é possível obter cores vibrantes ao gosto de qualquer utilizador, com uma cor fixa, em resposta ao ritmo do som de saída, em modo shuffle, e em modo de respiração que atua como desvanecimento da cor. Esta modalidade de iluminação reflecte-se em ambos os auriculares.
    Os Elite destacam-se pela dimensão enorme dos seus drivers e que proporcionam uma envolvência de som acima da média, mas os testes de insonorização que efectuei mostraram que a partir de um volume geral, quem estiver no mesmo espaço físico, consegue ouvir o que estamos a ouvir. Relembro que a envolvência proporcionada pelo Dolby foi a melhor que já experimentei e que, a par do tamanho das almofadas dos auriculares, os ruídos exteriores são completamente bloqueados mas, o facto de o som nos Elite parecer “abafado”, leva a que tenhamos que modificar os vários perfis existentes e aumentar o volume para poder ter algum ganho significativo. Este ganho que procuramos é notado por quem estiver ao nosso redor.

    Software

    O software disponível para controlar e configurar os Elite é proprietário da SteelSeries, designado de Engine3. Este software pode ser descarregado directamente do site do fabricante e existe para todas as plataformas o que é excelente nos dias de hoje. Já tinha configurado outros headsets no PC que usei o que me complicou o meu primeiro uso do software com o Elite, tendo que reinstalar novamente para que eles pudessem ser reconhecidos.

    steelseries-elite-sw1

    Com uma instalação bem sucedida os Elite aparecem no ecrã principal do Engine3 onde precisamos de selecionar o produto a configurar. O processo é simples, sendo só necessário selecionar o modelo. O processo de detecção de um equipamento entre outros já instalados anteriormente é que pode levantar alguns problemas.
    Neste mesmo painel são apresentadas informações de atualização do firmware dos headsets, se aplicável e se disponível.

    steelseries-elite-sw2

    No painel principal temos acesso a todas as funcionalidades que nos são permitidas no aplicativo como configurar a cor os perfis de reprodução de audio (já existe uma lista para várias finalidades), ativar o Dolby, ativar o cancelamento de ruído e compressão automática do microfone. Inerente ao microfone é ainda possível controlar o retorno do volume e o seu volume geral, através de dois botões roda com várias posições pré-definindas também.
    O utilizador pode re-configurar as predefinições de volume usando o equalizador para o efeito assim como criar configurações acedendo a um botão de configurações no canto inferior esquerdo que permite guardar uma lista destas. Extremamente útil quando pretendemos dar uso em várias situações ou os Elite são partilhados por vários utilizadores. Os vários modos de música, fps, acção, mmo, imersão, entretenimento entre tantos outros demonstra aquilo que a SteelSeries queria alcançar com este headset, a maior versatilidade e abrangência possíveis.

    steelseries-elite-sw3

    Por fim, a outra opção de configuração disponível é definir o modo de apresentação de iluminação nos auriculares. O utilizador tem acesso rápido à cor actualmente escolhida por informação da cor do LED e sobre o qual, é possível lançar um painel onde se define a cor ou paletes de cor e quais os efeitos de apresentação que pretendemos – firme, respiração, ativador de volume de audio e colorshift.

    Este software é muito potente e permite imensas personalizações no que toca aos Elite contribuindo para que o utilizador possa tirar o maior proveito possível.

    Conclusão

    Os Elite são uns headsets de elevada qualidade, com acabamentos muito bons e com pormenores que deliciam os variados géneros de utilizadores como a personalização avançada de perfis no Steelseries Engine3, a iluminação e os perfis disponíveis para o efeito, a tecnologia Dolby, os auriculares gigantes de 50 mm, entre outros.
    Da utilização nas variadas aplicações e com os diversos perfis já predefinidos, notei que a qualidade de som ficava aquém do esperado por comparação com outros equipamentos que já tive oportunidade de testar. O som era realista, muito nítido e com óptima definição dos agudos e graves assim como a sensação de profundidade mas com perfis selecionados diferentes do tipo de mídia que devia.

    steelseries-siberia-elite-8779

    A costura e o conforto das almofadas foram impressionantemente um ponto muito positivo assim como a regulação do volume e do controlo do microfone que, normalmente, se encontram in-line e não nos próprios auriculares. Foram pormenores muito bem conseguidos e que melhoram a experiência de uso libertando o cabo para soluções de transportabilidade como esta solução que a Steelseries oferece, para portáteis e dispositivos móveis podendo usufruir de conectores seguros, rápidos, universais e modulares, sendo preciso levar apenas o mais necessário.
    Não havendo apenas pontos positivos considero que os Elite não permitem um ajuste correcto e confortável a cabeças relativamente grandes, problema com o qual me deparei, e que causam algum desconforto após muito tempo de utilização. Para variados tipos de aplicações e conteúdos o software corresponde muito positivamente permitindo ter perfis nossos mas as configurações de origem não permitem um som mais livre, abafando-o. Resultado que também obtive com o Dolby activo, não conseguindo ter uma qualidade de som nítida como achava que ia ter, parecendo que existia um controlo electrónico do volume. Mas a experiência sonora de envolvência que o Dolby proporciona foi muito bem conseguida.

    steelseries-siberia-elite-8780

    Pelo preço de 160€ considero que existem alternativas com melhor qualidade de som mas olhando para as características, para a qualidade e para a disponibilidade com que os Elite se apresentam para serem usados em variadas utilizações, considero um bom investimento e que após algum trabalho na configuração de perfis no Engine3, o utilizador terá uns headsets cujo design, qualidade e conforto superior, apela à inveja dos outros.

    selo-8_8
    Pontos +
    – Perfis no Engine3
    – Iluminação
    – Qualidade dos materiais
    – Conforto das almofadas
    – Envolvência e nitidez do som
    – Qualidade e robustez do microfone
    – Controlos nos auriculares
    Pontos –
    – Perfis predefinidos não optimizados
    – Ajuste de cabeça limitativo
    – Dolby com resultados pouco satisfatórios no volume
    – Peso

    Agradeço à SteelSeries pelo modelo partilhado.

    Deixar um comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Outros Artigos