Home Periféricos Review Speedlink Rapax

Pontuação
Materiais - 6.2
Personalização - 5
Desempenho - 6.4
Design - 6.2

lilireviews-speedlink

A Speedlink já é uma marca conhecida e que tem à disposição um conjunto de equipamentos a um preço competitivo.
Hoje damos-vos a conhecer mais um desses equipamentos, o teclado de gaming Rapax.

Embalagem e Conteúdo

A embalagem do Rapax não ostenta surpresas em relação a muitas outras que já passaram pela Lilireviews.
É adequada ao tamanho do teclado e com cores pronunciadas do fabricante, numa proporção suficiente.

lilireviews-rapax-box-top

Como todas as outras, são destacados várias funcionalidades na parte da frente como o plug&play, teclado retro-iluminado, compatibilidade com várias versões do Windows, entre outros.

lilireviews-rapax-box-back

Na parte de trás, destacam-se as informações comuns e mais perfis da imagem do Rapax.

speedlink rapax

No seu interior, o teclado vem protegido com cartão, sendo suficiente para o efeito. Além do teclado é enviado um manual de utilizador.

Esta é a imagem de marca da Speedlink em todos os seus produtos.

Podemos ver o unboxing do Rapax no video abaixo com o Marco André

Características

  • Retro-iluminação: Sim (vermelho on/off)
  • Teclas destacáveis: Sim
  • Tipo teclado: Membrana
  • Teclas adicionais: 8 (funcionalidades Windows)
  • Comprimento cabo: 1.8m
  • Compatibilidade: Windows
  • Software: Não (plug&play)

Desempenho

A primeira impressão é a que costuma contar e no caso do Rapax, a primeira avaliação foi positiva e a admiração foi para a dimensão do mesmo.
Mesmo sendo um teclado “full-size” não esperava um formato tão compacto, reduzido essencialmente ao layout físico das teclas.

speedlink rapax

Leve, compacto e subtil são as primeiras valorizações e que constituem vantagens para o preço de venda.

Pelo preço, não esperava teclas mecânicas nem muito menos um comportamento semelhante mas que é muito confortável e agradável escrever no Rapax é. Foi conseguido um desempenho de escrita facilmente adaptável por qualquer pessoa, o que por vezes é uma primeira dificuldade.

As teclas são as de um teclado convencional, como os antigos. São próximas umas das outras, um bocadito ruidosas e com um toque plastificado que escapa à mão.

speedlink rapax

Outro pormenor interessante e que gostei no conceito, é a ligeira curvatura proporcionando um acesso natural às teclas mais próximas e ergonómico às mais distantes.

speedlink rapax

Porém, entre muitas avaliações positivas considero que como outros fabricantes, a Speedlink devia-se ter preocupado em ter desenvolvido um software, visto que a vertente gaming é uma realidade graças a serviços como a Steam e os jogadores querem a possibilidade de personalização. E claro, comprando um teclado de gaming é para jogar na maioria do tempo, logo, a fácil configuração devia de ser rápido acesso. Estar bloqueado a funcionalidades e configurações de Windows é uma critica negativa que aponto.

speedlink rapax

Quando liguei ao computador dei comigo a desanuviar a tensão no cabo no sentido de remover a forma com que estava para não me estorvar. Principalmente porque o conector do cabo ao teclado está situado na extremidade superior estorvando. Podiam ter optado por uma ligação mais discreta.
Numa altura em que cada vez mais se opta por materiais melhores a preços igualmente competitivos, este não foi sem dúvida um momento de satisfação.
Compreendo a ideia e a competividade pretendida mas isso só contribuiu para um material plastificado sem apreço pelos detalhes.

speedlink rapax

O Led vermelho pode ser desligado mas não regulado de todo pelo o que resta-nos apenas a opção de o ligar apenas à noite pelos motivos associados. Mas até neste aspecto, sentimos que ficamos aquém do esperado pois, o led não é potente o suficiente para iluminar as teclas e assim permitir ter as letras bem definidas.

Um aspecto positivo é de o layout do teclado ser US. Faz todo o sentido num teclado deste propósito. Não vejo é vantagem nos layouts gráficos das teclas WASD e nas setas e como estes padrões podem embelezar ou ajudar o utilizador.

speedlink rapax

A colocação dos 8 botões de funcionalidades nas laterais torna o Rapax muito prático dentro do seu estilo compacto, como já referi. Ganhamos 8 funcionalidades extras como controlo de volume, abrir calculadora, go home, entre outros, nas laterais do teclado e acessíveis num instante.

Realço outra vez a necessidade de um software de personalização destes botões, podendo associar outras macros e tornar o Rapax mais versátil inter-sistema-operativo. Ficamos assim limitados a Windows para um desempenho completo, como por exemplo, desligar/ligar o led.

O molde definido no SPACE é uma das características de venda do teclado mas que, sinceramente, após o uso, não senti que tivesse ganho nada em termos de produtividade.
As pessoas não são iguais a escrever em teclados daí que não quer dizer que seja prático escrever com os polegares nas saliências. Prescindia deste detalhe por um palm-rest maior.

Conclusão

O Rapax é teclado de gaming muito acessível e como tal as expectativas não podem de todo ser elevadas.
O facto de ser compacto e apresentar uma curvatura que ajuda na sua utilização são pontos a favor. As 8 teclas pré-definidas podem ajudar a meio de uma batalha mas o facto de não serem personalizáveis constitui mais perda que benefício.

A escrita e utilização no jogo é confortável mas após algum tempo, comecei a ter teclas ruidosas, cuja mola de contato chiava. Isto é um dos problemas, o plástico todo embutido nesta construção mas que é um dos motivos que torna o Rapax tão barato.

lilireviews-rapax-top

Resumindo, é um teclado interessante de conhecer mas que lhe falta carisma, corpo, detalhes. Por pouco mais dinheiro temos outra hipótese mais adequada para gaming dentro da Speedlink, o Parthica.

Vamos aguardar por um sucessor melhor do Rapax.

Agradeço à Speedlink pelo modelo partilhado.

selo-6_0

Pontos fortes

  • Compacto
  • Barato
  • Retro-Iluminado
  • Compatível com todos os Windows

Pontos fracos

  • Sem possibilidade de personalização de macros
  • Toque plastificado
  • Falta de uma palm-rest maior
  • Materiais em plástico

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos