Home Periféricos Review Speedlink Prime Z-DW

Pontuação
Qualidade - 7.5
Características - 7
Utilização - 9
Software - 7.5
Valor - 8

A Speedlink é uma marca que normalmente não está associada ao segmento gaming. O que a Speedlink habitualmente nos traz são produtos para as massas a um custo marcadamente acessível. O que acontece é que este tipo de produto não entra em competição directa com as grandes marcas em termos de qualidade, tendo o seu trunfo no preço.

Mas serão os produtos assim tão inferiores? Hoje testamos o Prime Z-DW, um rato gaming da Speedlink que tem um preço acessível e pretende ser também uma referência do segmento, com algumas características singulares.

Características

Estas são as características de acordo com a marca:

  • Maximum precision 3,200dpi optical sensor
  • Excellent in ergonomics
  • Eight programmable buttons, second, fully configurable scroll wheel plus profile switch
  • Software offers extensive configuration and customisation options
  • Internal memory for profiles and macros
  • Zero-response-time buttons for lag-free operation
  • 64 colours for experience-enhancing scroll wheel illumination
  • Flexible, sheathed 1.8m USB cable

Embalagem e conteúdo

A importância que uma embalagem tem poderá ser um pouco relativa para algumas pessoas mas temos de ter em consideração que para além de ser a primeira interacção que o o utilizador tem com o produto, é também a camada protectora durante o transporte. Este último factor tem um papel de maior relevo quando se compra algo online.

Speedlink Prime Z-DW 01

A primeira impressão que temos da embalagem do Speedlink Prime Z-DW é a de um producto virado para um segmento muito específico. O design da caixa conjuga as cores preto e vermelho e, na frente, apresenta algumas informações sobre o rato assim como uma primeira imagem do mesmo.

Speedlink Prime Z-DW 03

Esta embalagem permite ter uma primeira interacção com o rato uma vez que tem uma “tampa”. Aqui, a Speedlink consegue adicionar mais informações e permite que o utilizador tenha uma primeira experiência com o rato, em termos de ergonomia e sensação na mão. Boa escolha.

Speedlink Prime Z-DW 02

Na parte de trás encontramos as características técnicas em várias línguas.

Speedlink Prime Z-DW 04

Lá dentro, para além do Speedlink Prime Z-DW, a marca acrescentou um manual de instruções e um CD com os drivers.

O rato

Vamos então ver o que a Speedlink preparou para o mercado gaming.

Speedlink Prime Z-DW 06

O rato não é muito grande mas é bastante confortável. A zona do polegar tem um revestimento com uma textura suave mas diferente do resto to rato. Ainda assim é em plástico e não em borracha como costuma acontecer. O polegar tem acesso fácil a três botões configuráveis (o botão mais em baixo é um pouco menos acessível). Existe um pequeno indicador LED para perceber-mos qual o nível de DPI seleccionado.

Speedlink Prime Z-DW 07

A superfície vermelha tem um revestimento muito suave que é extremamente confortável ao toque. O rato parece muito largo mas na realidade adapta-se muito bem à mão. Como se pode perceber, não é um rato para esquerdinos.

Speedlink Prime Z-DW 08

Do lado direito do rato, o Speedlink Prime Z-DW apresenta uma zona de descanso para os dois dedos que menos trabalham durante os jogos. Esta área é bastante confortável mas poderia ser um pouco mais ergonómica. É, no entanto, um característica não muito comum e que é bem-vinda.

Speedlink Prime Z-DW 09

Duas rodas de scroll!?!?!?! Vamos por partes. A primeira roda, que se situa mais na frente, tem uma funcionalidade normal enquanto que a que se encontra mais atrás serve para alterar o volume. Pois… Parece um pouco excessivo adicionar um scroll extra só para alterar o volume mas esta função é a que está pré-definida. É possível configurar o segundo scroll através de software.

Speedlink Prime Z-DW 10

O Speedlink Prime Z-DW tem ainda dois botões adicionais cuja função pode ser configurada através do software. Estes botões estão numa posição de fácil acesso e têm um pressionar rijo, o que evita qualquer toque acidental. O formato dos mesmos permite facilmente identificar qual dos dois pressionar sem ter de olhar.

Speedlink Prime Z-DW 11

Os skates de teflon permitem um deslizar suave apesar do seu tamanho grande. O facto dos skates estarem bem distribuídos pela base também ajuda a estabilizar o rato. O sensor óptico de 3200 dpi está centrado, o que agrada à grande maioria dos jogadores.

Speedlink Prime Z-DW 12

A Speedlink apostou acertadamente no segmento gaming e, como tal, os pormenores também fazem a diferença. Neste caso, o cabo em nylon nos mesmos tons vermelho e preto do rato acrescentam mais valor ao conjunto. O conector USB é banhado a ouro para maximizar a conectividade, algo que nem todas as marcas de referência do segmento gaming fazem.

Speedlink Prime Z-DW 13

É possível configurar 5 perfis diferentes por software. Cada um desses perfis permite escolher entre 64 cores. A cor é visível na roda do scroll principal.

Software

Através do software podemos configurar vários aspectos dos nossos periféricos. Algumas marcas permitem modificar muitas coisas, outras nem por isso. Para o utilizador mais hardcore, quantas mais opções, melhor. Mas nem sempre mais é melhor.

Speedlink Prime Z-DW 14

O software do Speedlink Prime Z-DW é bastante simples. Existem 4 separadores (Buttons, Sensor, Macro Editing e Settings). O primeiro separador apresentado quando se inicia o programa é o dos botões e é sem dúvida onde poderemos passar mais tempo. Aqui podemos configurar não só a função que cada botão tem como o a velocidade de clique. É também aqui que podemos alterar os perfis e as cores dos mesmos.

Speedlink Prime Z-DW 15

No segundo separador temos a opção de configuração do sensor nos seus diferentes níveis. É possível definir a sensibilidade dos eixos X e Y independentemente.

Speedlink Prime Z-DW 16

No terceiro separador, o utilizador pode criar e editar as macros que forem mais práticas para a sua utilização, seja em jogo ou trabalho, por exemplo.

Speedlink Prime Z-DW 17

No último separador existem mais opções que normalmente definidos uma vez e nunca mais se mexe. Também aqui encontramos informações sobre o firmware e versão do driver.

Utilização

O Speedlink Prime Z-DW é um rato virado para o sector gaming e como tal, faz sentido testar jogando. O comportamento do rato é exemplar, tendo em conta que não estamos a falar de marcas de renome. Os skates deslizam muito bem, o sensor é muito preciso, mesmo sendo óptico e é bastante confortável.

O software, apesar de simples, podia ter mais opções de configuração a nível de cores dos LED’s e ter um aspecto visual mais cuidado.

Em termos de ergonomia, o Speedlink Prime Z-DW está no bom caminho para atingir um formato de referência mas para já, o lado direito ainda deixa algo a desejar. O acabamento é muito bom mas os materiais usados deixam um pouco a desejar, principalmente na zona do polegar.

Conclusão

O Speedlink Prime Z-DW é um raot que apresenta algumas características interessantes e que irão apelar a qualquer utilizador. O ergonomia, as cores, os variados botões configuráveis são alguns exemplos de factores diferenciadores. Isto, aliado a um preço capaz de se bater facilmente com as grandes marcas do sector e a Speedlink tem aqui um produto capaz de fazer sucesso.

Por outro lado, este rato ainda não está perfeito e tem muita margem para progredir. Se a marca quiser dedicar-se ao segmento gaming, terá de melhorar os materiais e o software, alguns aspectos do design e permitir mais opões de personalização ao utilizador.

Speedlink Prime Z-DW 05

 

selo-7_8

Pontos fortes

  • Design
  • Barato
  • Conforto
  • Desempenho
  • Detalhes ao nível das melhores marcas

Pontos fracos

  • Qualidade do material no polegar
  • Software com poucas opções

Resta-nos agradecer à Speedlink por nos ter cedido este exemplar.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos