Home Periféricos Teclados Review Speedlink Parthica

Pontuação
Personalização - 7.8
Desempenho - 8
Qualidade materiais - 7.5
Iluminação - 8

O leque de equipamentos da Speedlink é variado e para todos os gostos e com estilos muito próprios. Hoje a Lilireviews tem o prazer de apresentar mais um equipamento deste fabricante, o teclado de gaming Parthica.

lilireviews-speedlink

Embalagem e Conteúdo

Como na review do Rapax, hoje temos uma embalagem muito característica da Speedlink, com as cores fortes e sólidas.

speedlink-parthica-2

As típicas menções e prémios situam-se na parte da frente com alguns destaques para as funcionalidades mais apelativas.

speedlink-parthica-1

Na parte de trás temos as informações comuns, mais imagens e as habituais considerações de compatibilidade e de utilização do equipamento.

speedlink-parthica-5

No interior surge a surpresa. São fornecidos os drivers para Windows juntamente com o teclado e o manual. Não esperava ter o cd para os drivers visto que já há muitos anos, os fabricantes abandonaram esta solução para evitar extravios e cópias ilegais.
O lado engraçado da questão é que tive que ir fazer o download do software pois não tenho drive óptica.

Podemos ver o unboxing do Rapax no video abaixo com o Marco André

Características

  • Retro-iluminação: Sim, personalizável (Azul, vermelho, Roxo)
  • Teclas destacáveis: Sim
  • Tipo teclado: Membrana
  • Teclas adicionais: 10 (funcionalidades Windows)
  • Macros: Sim, 5
  • Perfis: Sim, 5
  • Comprimento cabo: 1.8m (encordoado)
  • Polling rate: Sim, personalizável até 100Hz
  • Anti-ghosting: Sim
  • Compatibilidade: Windows
  • Software: Sim (plug&play)

Software

A possibilidade de configurar-mos o equipamento à nossa maneira, à nossa produtividade é vital e uma exigência nos dias de hoje.
O software do Parthica é simples, direto e de fácil configuração.

lilireviews-parthica-software1

Só temos uma janela de personalização e todos os atalhos estão nesta janela. A localização de um teclado interativo para seleção das teclas a personalizar é uma grande vantagem e um ponto positivo.

lilireviews-parthica-software3

As teclas pré-programadas para Windows podem ser programadas nesta interface para outras possibilidades, disponíveis em várias categorias.
A cada tecla podemos associar a execução de um programa assim como importar e exportar os perfis que já tenhamos.

As várias “pequenas” funcionalidades tornam-se muito vantajosas principalmente quando temos vários perfis de jogos associados e macros distintas.

lilireviews-parthica-software4

Estas macros são facilmente configuráveis permitindo registar a latência, a repetibilidade e as combinações que despoletam a própria macro em si.

Numa outra perspectiva temos isto tudo para 5 perfis possíveis de personalizar o que é muito bom.

lilireviews-parthica-software2

Existem vários teclado que permitem uma personalização de desempenho mais elaborada que outros. No caso do Parthica temos a possibilidade de escolher o polling-rate que queremos até a um máximo de 1000Hz assim como activar/desactivar a tecla de Windows e escolher o tipo de iluminação. Considero funcionalidades muito boas para a categoria de equipamento onde este Speedlink se enquadra.

Desempenho

speedlink-parthica-3

A qualidade dos materiais é boa, com um toque plastificado mas agradável e de uma dimensão esperada para todas as suas funcionalidades.
A palm-rest não é das maiores para um teclado desta dimensão mas é suficiente e confortável, com um bom grip.

A ergonomia é bastante agradável e a curvatura é também um ponto a favor da sua utilização prolongada.

speedlink-parthica-4

O estilo imposto, com as variadas entradas de luz e o body moldado conferem um aspecto mesmo de gaming, fortalecendo a imagem de marca. O espaço ocupado por estas saliências não incomoda nas nossas mãos embora, considere que seja um estilo exagerado.
A opção por um estilo mais limpo mas igualmente com a presença de algumas destas características podia ter sido melhor hipótese.

speedlink-parthica-8

Ao contrário do Rapax, a gravação das teclas está bem definida. Independentemente do nível de brilho escolhido e da iluminação do ambiente em redor, conseguimos uma excelente visibilidade de cada tecla. A iluminação é excelente e muito confortável de usar durante longos períodos com fraca luz natural.

Existe um destaque visual das teclas mais pretendidas para gaming, para não falar das macro que se destacam pela cor diferente.

speedlink-parthica-6

Na sua utilização diária e continua nos jogos e na escrita convencional provou ser um teclado que cumpre os requisitos de conforto, resposta e funcionalidade.
O primeiro passo importante é a configuração vasta das teclas e dos vários perfis pois a versatilidade que ganhamos é enorme.

speedlink-parthica-7

Em particularidades técnicas, o anti-ghosting não decepcionou e o polling-rate personalizável permitiu um ajuste adequado ao perfil. Isto dá-nos um maior rendimento.
Os 1000 Hz possíveis de uso são, de certa forma, exagerados pois este ajuste é um compromisso entre precisão e tempo de resposta. Estando o “tecto” definido a estes níveis, temos uma maior precisão.
Escrita e gaming exigem configurações diferentes e nisto o software do fabricante, é excelente, um verdadeiro add-on.

Conclusão

O Parthica é sem dúvida um bom teclado, um achado para o seu preço competitivo e para a sua qualidade.
A oferta de um sistema todo personalizável ao nível dos teclados de gama-alta, numa equipamento robusto, completo e versátil tornam-no um marco no seu patamar.

speedlink-parthica-3

Tem de ser considerado uma opção aquando de uma compra para orçamentos destes. O seu desempenho é referência e o compromisso do fabricante está elevado com este equipamento.

Vamos esperar por uma nova versão do Parthica ou um sucessor que denote ainda mais as boas características que encontramos. Mas por um valor que ronda os 40 euros, é um teclado a considerar para os jogadores entusiastas e que procuram um bom balanço entre qualidade, conforto, desempenho e personalização.

Vamos aguardar por uma possível versão do Parthica mas mecânico.

Agradeço à Speedlink pelo modelo partilhado.

selo-7_8
Pontos fortes

  • Desempenho
  • Robustez
  • Retro-Iluminado
  • Cabo entrelaçado
  • Software

Pontos fracos

  • Material ainda plastificado
  • Excesso estilo gaming
  • Sem teclas mecânicas

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos