Home Periféricos Headphones Review Speedlink Medusa 5.1 True Surround

Pontuação
Muito Bom - 9

A SPEEDLINK é uma das marcas de periféricos em constante crescimento, por toda a Europa. Os seus produtos combinam as novas tecnologias, com excelente design e funcionalidade excepcional.
Hoje temos para análise, os Medusa 5.1 True Surround.  

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-02

CARACTERÍSTICAS

Headphones:
Concha auricular fechada para máximo conforto
Almofadas dobráveis ​​/ rotativas (acolchoado)
Frequência de resposta:Subwoofer 20Hz – 200Hz | Front/Rear/Center 20 – 20.000 Hz
Impedância: Subwoofer 82 Ω | Front/Rear/Center 32 Ω
Sensibilidade: Subwoofer 82 ± 4 dB | Front/Rear/Center 109 ± 3dB
Peso: 320g
Comprimento do cabo: 4.4m

Microfone
Frequência de resposta: 100 – 10.000 Hz
Relação sinal-ruído: 50 dB
Impedância:2.2kΩ a 1kHz
Sensibilidade:-54dB ± 3dB a 1kHz
Padrão de captação: omnidirecional

EMBALAGEM E CONTEÚDO

A embalagem tem como cores predominantes, o preto e o vermelho. Estas são as mesmas cores que incorporam os headphones.

A frontal inclui uma ilustração do equipamento, as principais características que o identificam e permite ver uma earcup.

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-01

Na traseira temos as especificações mais detalhadas dos auscultadores, em várias línguas. Infelizmente, o português não foi um dos felizes contemplados.
No canto superior direito há ainda uma referência ao sistema 5.1 Surround.

No interior, os componentes vêm um pouco mal acondicionados, sem qualquer tipo de esponja protetora, apenas protegidos por plástico
SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-03
Além do habitual conteúdo, traz também um par de almofadas extra, vermelhas.

EM DETALHE

A primeira impressão que temos, além da estética ser bastante simples, é que estes headphones foram feitos de maneira a durarem muito tempo. O material tem um aspeto duradouro e confortável.
São inteiramente construídos em plástico resistente e apenas dobram o essencial.

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-11

A headband tem um enchimento suficientemente razoável para não se tornar desconfortável, quando pousados na cabeça por longos períodos de tempo. Além disso, é também revestida por uma pele sintética, com o nome da marca gravada na parte superior.
SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-09
As hastes são reguláveis em altura e permitem a rotação das cups 90º para trás e para dentro, dando uma maior sensação de conforto e adaptabilidade a cada utilizador.

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-10

As earcups não apresentam qualquer botão e são bastante simples. Aqui, o revestimento é exatamente igual ao da headband, em pele sintética.

Embora tenham um toque confortável ao início, com o passar das horas é notório o desconforto que se vai sentindo nas orelhas. Como as cups não são muito almofadadas, após algum tempo de utilização vamos começando a sentir o plástico que cobre as drivers de som.

A qualidade de som é de facto muito boa e é aqui que o 5.1 Surround faz toda a diferença. Durante o jogo, é impossível não conseguir associar cada som, a uma direcção, sem qualquer tipo de ruído parasita ou distorção, mesmo quando aumentamos o volume.

Quanto ao isolamento, é semi-aberto. Deixa passar algum som para o exterior, mas isola-nos completamente do que mundo que nos rodeia, permitindo uma maior concentração na tarefa que estivermos a efetuar.

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-07

O microfone situa-se do lado esquerdo, como é normal na maioria dos headphones. É maleável e com aspeto resistente, o que para muitas pessoas poderá ser uma mais valia. No entanto, não traz a opção de mute quando o rodamos para a posição inicial.

A qualidade do microfone é muito boa, sendo um dos pontos mais fortes do equipamento. Graças à tecnologia de cancelamento/redução de ruído, a voz é transmitida na perfeição e sem qualquer tipo de distorção ou ruído de fundo.

Os headphones trazem uma placa de controlo, com uma superfície rugosa capaz de impedir qualquer tipo de deslizes, mantendo-a fixa no local onde a colocamos. Esta placa é ligada ao computador através de USB e tem quatro jacks 3,5mm. Um para o microfone e os restantes para o som.

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-05

A placa tem um botão mute, que permite desligar as comunicações através do microfone, com um simples deslize para cima. No entanto, sou da opinião que este botão faria mais sentido se estivesse instalado numa das earcups, de maneira a possibilitar um acesso mais fácil e rápido.

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-04

Além deste botão, tem também mais quatro botões, onde podemos regular independentemente o volume de som que queremos, para cada canal (Subwoofer,Center,Rear,Front), de maneira a experienciarmos uma verdadeira aventura em 5.1 Surround.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se é verdade que a SPEEDLINK não caprichou no design do equipamento, deixando-o bastante simples, há que reconhecer, por outro lado, a aposta na qualidade de material que o constitui. Os auscultadores são bastante resistentes ao toque, dando uma sensação de durabilidade incrível. No entanto, peca ligeiramente a nível de conforto, principalmente se passarmos largas horas com eles na cabeça.

Após várias horas a fio em jogos, filmes, músicas e Skype, posso garantir que a qualidade de som é realmente fantástica.
O facto de ter quatro colunas em cada orelha e poder ajustar o volume de cada uma delas, faz com que tenhamos um equalizador embutido nos headphones, o que por sua vez nos proporciona a sensação de estarmos dentro do próprio jogo, ou a incorporar a personagem do nosso filme favorito.

O microfone cumpriu na integra o que prometia na embalagem, transmitindo uma voz clara e nítida e é, também por isso, um dos pontos fortes destes auscultadores.

Tendo em conta o seu preço, 69,99€, e aliando a excelente qualidade de som e do microfone, à durabilidade do material, esta é sem dúvida uma opção bastante válida e a ter em conta, na hora de escolherem uns headphones.

SPEEDLINK-MEDUSA-5-1-06

1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos