Home Periféricos Review Speedlink Kudos Z-9

Pontuação
Qualidade - 7
Caracteristicas - 7
Utilização - 7.5
Software - 8
Valor - 7

Introdução

Durante algum tempo tivemos à nossa disponibilidade o rato Kudos Z-9 da Speedlink, o Kudos Z-9 tem um sensor lazer até 8200DPI, conta com iluminação LED personalizável e um toque suave.

intro

Características

  • Sensor DPI: 8200 DPIs
  • Regulação real-time DPIs: Sim
  • Cabo: Sim (1.8 m)
  • Software: Sim (Windows® 8/ Windows® 7 / Windows Vista® / Windows® XP)
  • Dimensões: 127 x 82 x 47mm
  • Botões programáveis: Sim (9)
  • Peso: 110g (sem cabo)
  • Peso ajustável: Não

Embalagem e Conteúdo

A embalagem do Kudos rege-se pela tradicional disposição e organização de elementos na caixa, a frente oferece um grande plano e um highlight das principais caracteristicas do rato, enquanto que a parte de trás oferece uma descrição mais detalhada e com suporte multilíngua das caracteristicas.
box1
Quando abrimos a aba de cartão, que se encontra presa com velcro, podemos encontrar o Kudos Z-9 em exposição atrás de plástico moldado à sua forma.
box2
Está então na altura de despejar o conteúdo da embalagem em cima da mesa e verificar o que a Speedlink incluí com o seu produto, encontramos o rato, um disco com suporte e drivers e um manual de inicio rápido, unicamente o essencial.
content

Software

O software apresenta vários tabs onde podemos configurar os botões, criar macros, etc.
No primeiro tab podemos criar os vários prefis de uso do rato, e atribuir uma cor a cada perfil e uma configuração diferente de botões, as cores do perfil vão corresponder às cores dos LEDs do rato.

Speedlink-Z9-SW00

No tab seguinte podemos configurar o nivél de sensibilidade de cada um dos quatro níveis que as configurações rápidas nos apresentam.

Speedlink-Z9-SW01

Em Detalhe

A primeira impressão que temos quando pousamos a mão sobre o Kudos Z-9 é um conforto extra e da predisposição que nos dá para relaxar a mão sobre ele. Embora no geral seja confortável, um dos entalhes na parte inferior do rato é demasiado notório e pode ser sentido na palma da mão, junto ao pulso em linha com o polegar, manchando assim o conforto do rato.
top
Outro aspeto importante a referir é a disposição dos botões do rato, esta disposição pode levar a cliques acidentais, em particular os botões de mudança de perfil, esta situação é mais notaria quando estamos a operar o rato e seguramos uma caneta ao mesmo tempo e não acontece enquanto se joga . Infelizmente também os dois botões que se encontram ao lado dos botões de mudança de perfil estão constantemente debaixo do nossos dedos enquanto estes repousam sobre o botão esquerdo e direito do rato, isto cria algum desconforto mas com alguma hábito deixa de ser muito incomodo.
bot
Este rato peca, e perde para a competição, pela falta de personalização do peso, é um rato que nos parece muito leve e para a categoria de valores em que está avaliado seria sem dúvida algo essencial a acrescentar.
De notar que a sua parte inferior parece ter sido deixada um pouco mais descuidada não transmitindo um aspeto tão high end como seria pretendido.

Uma característica louvável é a altura máxima em que ele deteta movimento, esta altura é aproximadamente equivalente à espessura de um CD e raramente nos faz perder o ponteiro do sitio quando estamos a reposicionar o rato.
cable
Aqui encontra-se um pormenor básico, mas que já nenhuma marca pode fugir a ele, o cabo encordoado pensando para aumentar a sua resistência e durabilidade. O encordoado usado neste rato parece não ter tanta memória e como tal os não parece que o cabo fique preso em algum canto obscuro. Um ponto relevante é o banho dourado do conector que com certeza o tornará mais durável.

Conclusão

Em suma estamos perante um rato que tem um aspeto muito gaming e que deverá ser bastatante ergonómico. Gaming ele é, permite-nos definir macros e tem botões extra em sitos essenciais para agilizar a nossa forma de jogar e ser aquele milisegunda mais rápido que o adversário. Ergonómico ele tenta ser, na generalidade é uma função bem atingida mas dois pequenos pormenores, um no acabamento da corcunda dele e outro no posicionamento dos botões no centro do corpo do rato.
Esperava-se mais de um rato com um preço fixado em 60€, oferece sem dúvida um conforto extraordinário, se fecharmos os olhos aos pequeno incómodos acima mencionados, mas apenas isso não chega.
Vinga com as opções de personalização e seguramente que deixará feliz qualquer um que ande à procura de um rato para um tema vermelho.
Acreditamos que a Speedlink melhorará bastante o seu setor gaming uma vez que ainda tem espaço para o fazer e continuaremos atentos aos seus avanços neste setor.

selo-7_3Pontos Fortes

  • Personalização
  • Iluminação
  • Cabo Resistente
  • Ergonomia

Pontos Fracos

  • Construção um pouco aquém do esperado
Pontuação
Qualidade - 7
Caracteristicas - 7
Utilização - 7.5
Software - 8
Valor - 7

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos