Home Periféricos Ratos Review Roccat Tyon

Pontuação
Material - 9
Desempenho laser - 9
Ergonomia - 9
Personalização - 9
Robustez - 9

roccat_header

A Roccat é uma marca de marketing forte e de plausível preocupação pela imagem dos seus produtos. Hoje a Lilireviews apresenta um dos melhores ratos e mais apetrechados para gaming com uma capacidade de personalização de topo e características espetaculares.
Foi mais que um mimar por parte da Roccat, foi um pormenor de atenção para aqueles que sempre quiseram ter no rato o poder quase total de um jogo.

Embalagem e Conteúdo

A embalagem do Tyon é mais um exemplo de uma embalagem com muita riqueza visual, forte nas suas cores assim com muito informativa.
Numa primeira impressão, oferece a resistência e segurança necessária ao transporte do rato. O seu esquema prático é em tudo igual a outra embalagens existentes, com a aba exterior mais resistente e a oferecer maior protecção ao rato, possível de vislumbrar após a abrir.
É costume destacar-se os prémios e nomeações na frente da embalagem. O Tyon foi desenvolvido essencialmente para os gamer de jogos de guerra, tipo Battlefield. É por esta ambição, que assim foi considerado o rato de eleição para esse efeito, onde o badge re reconhecimento é muito visível. Ou convencem os jogadores por conhecerem o rato, ou por terem a ama perfeita para o jogo que jogam.

lilireviews_tyon_box_front

A acessibilidade visual ao rato é todo possível graças aos adesivos que unem a folha exterior e o resto da embalagem. São vários os elementos decorativos como a marca Roccat e informativos como os DPIs, os botões programáveis, a gama das cores do LED, a ergonomia, o fio encordoado entre outros…

lilireviews_tyon_box_open

Abrindo a aba temos o rato em grande plano, bem protegido aconchegado. A Roccat investiu claramente na informação sobre o que o rato é capaz de fazer. A descrição dos inúmeros botões, a funcionalidade associada e o quanto cada um deles melhora a qualidade de jogo estão presentes em grande destaque, de forma muito organizada e apelativa.

lilireviews_tyon_box_back

Na parte de trás, como esperado, as informações técnicas e legais em várias línguas, incluíndo Portugês PT.
É uma embalagem à Roccat claramente. É uma embalagem rica, bem conseguida e distinta de outras marcas, com um estilo próprio deste fabricante.

lilireviews_tyon_accessories

No interior da caixa temos acesso ao mínimo de coisas necessárias, rato e manual. É um conteúdo minimalista. O software de personalização do Tyon encontra-se disponível no site do fabricante, apenas para Linux e Windows.

Características técnicas

  • Cabo: 1.8 m (encordoado)
  • DPis: 200 até 8200 dpis (reguláveis)
  • Frame rate: 12000 fps
  • Processador: 32 bits a 72 MHz
  • Polling rate: 1000 Hz
  • Aceleração 3G: Sim
  • Memória interna: Sim, 576KB
  • Software: Sim (Linux e Windows)
  • Quantidade de botões: 16 (31 funcionalidades no total)
  • Dimensões: 1.57×9.07×5.32 (LxCxA)
  • Led: Sim (espectro de cores à disposição)
  • Sensor: Laser (3mm profundidade)
  • Giroscópio: Não
  • Scroll: 2 sentidos
  • Ergonomia: Apenas para mão direita
  • Outros aspectos: X-Celerator

Software

A Roccat é conhecida por fornecer um software à medida para os seus equipamentos, para que se posa tirar o máximo de proveito.
O software para o Tyon apresenta o mesmo layout gráfico que para os outros equipamentos do fabricante, preservando-se assim uma identidade e familiaridade para quem tem mais que um equipamento da Roccat.
No arranque do aplicativo é feita uma verificação do firmware e se este se encontra atualizado.

lilireviews_software_5

É um software muito completo com várias abas de personalização como Controlo principal, Atribuição de botões, Controlo avançado, Controlo da cor, Unidade de estatísticas e troféus e Atualizações de software.
Quando o software abre deparamos-nos com imensas personalizações que nos leva a perder algum tempo até termos percebido tudo e termos tudo configurado.
No fundo preserva-se entre abas, os perfis de jogo (5 no máximo) distinguíveis com uma cor.

lilireviews_software_1

Os 16 botões que o Tyon tem são personalizáveis na aba de Atribuição de botões onde temos acesso à listagem e legenda dos mesmos assim como a função programada de origem.
Aqui é ainda possível considerar a funcionalidade Easy-Shift para fazer combos de teclas para mais funcionalidades.

lilireviews_software_7

O Tyon concede ainda a definição de macros, a partir da aba anteriormente vista.
É um assistente muito simples, com a possibilidade de selecção da macro e edição assim como a criação de uma nova.

lilireviews_software_2

Como já referido, existe uma gama de cores imensa para personalizar os LEDs – 16 milhões de cores. Damos conta do luxo de software que temos em mãos quando ao usar este, podemos escolher a cor do LED do scroll e da base, independentemente. Podemos ainda definir qual o comportamento que desejamos a nível de efeito de luz, de efeito de fluxo da cor e velocidade do efeito.
O software é explicativo por si só e muito intuitivo.

rsz_lilireviews_software_3

Outra característica interessante é o assistente de registo de cliques com um sistema de troféus, onde se atribuem troféus ao jogador pelo registo de operações que fazemos com o rato, como os metros percorridos.

lilireviews_software_6

O software fornece aquilo que é esperado mas de uma forma muito granular. Os jogadores podem programar 5 perfis e corresponder a cada um, até 3 jogos/programas. o Tyon consegue detectar a configuração da superfície e auto-optimizar-se.
O aspecto menos positivo é a lentidão principalmente aquando da abertura e da gravação das alterações.

Desempenho

lilireviews_tyon_front_left_top

A primeira impressão quando agarramos no rato é a sua grande dimensão e a qualidade do acabamento. O toque suave que é oferecido assim como a aderência que proporciona são fantásticas e dá um grande conforto no manuseamento intensivo. Mesmo com os inúmeros botões à disposição, o seu manuseamento é limpo, perfeito.

lilireviews_tyon_front_left

Outro aspecto que salta de relance é o estilo do Tyon. Numa carapaça arredondada, sem recortes agressivos foram adicionados todos os botões que vemos e que no geral, se traduz num aspecto agressivo, artilhado, muito característico para jogos de guerra. Num relance passa despercebido o rato de guerra e o poder que temos nas nossas mãos.

lilireviews_tyon_cord

Como especificado nas características e destacado na própria embalagem, este Tyon vem com fio encordoado preto para evitar que este ganhe vícios e se contorce todo após algum tempo de utilização. Algo que todos os jogadores percebem e que com o passar dos tempos tem vindo a ser uma preocupação dos fabricantes.

lilireviews_tyon_front_led_yellow

Um pormenor visual muito interessante e que considero ser um ponto positivo, é além da personalização da cor do LED, a linha de brilho que temos circundante ao corpo do rato e na zona do scroll. Confere uma estética maravilhosa de forma muito súbtil.

lilireviews_tyon_front_led_red

Sendo uma linha discreta, e o comportamento do LED personalizável, o gamer vê-se com um rato muito próprio sem rivalidade neste aspecto.

lilireviews_tyon_left

O grip, existente em ambos os lados do Tyon, é do mesmo material que o resto do rato. O fabricante apostou na igualdade destes materiais e foi bem conseguido por um lado, a aderência garantida e o conforto durante muitas horas de uso, são vantagens significativas.
Existe uma simetria perfeita em todo o rato.

lilireviews_tyon_top_right

Embora a experiência de uso seja bastante boa e de um conforto bom, a opção por um material de borracha ou pelo menos, com alguma constituição deste material tinha sido uma excelente aposta. Iria aumenta a aderência da mão, sem prejudicar a estética.
Este género de acabamento já encontrámos noutros equipamentos e num ponto de indecisão, acreditamos que se ganha mais na qualidade geral.

lilireviews_tyon_top_front

Do lado esquerdo do Tyon temos acesso a 4 botões. Na base o botão de Easy shift, dois botões de oposição como se encontra em quase todos os ratos (web forward and backwards) e um botão vertical com duplo sentido, denominado de X-Celerator. Para um melhor entendimento, este botão permite controlar por exemplo, os veículos como helicópteros (subir e descer), tanques (direcção do canhão), entre outros. É um substituto perfeito de muitas teclas do teclado.

lilireviews_tyon_top_right2

Do lado direito não temos qualquer botão à disposição. A Roccat optou pela fácil accessibilidade do que pela distribuição uniforme dos botões. Como se trata de um rato para destros, concordo com esta decisão pois apruma a nossa excelência de jogo.

lilireviews_tyon_front_top

Na parte superior temos “à mão” o scroll e mais 5 botões.
Os dois botões colocados ao lado do Mouse1 permitem a regulação dos DPIs enquanto os outros 2 simulam o Ctrl e o Alt esquerdos.
O quinto botão é um botão de deslocamento lateral, semelhante ao que temos na lateral esquerda. Este permite fazer Tilt nos dois sentidos.
Com o Easy-shift[+], todos estes botões tornam-se botões de accessibilidade na web e documentos como também, permite que os botões de seleção dos DPIs (botões no Mouse1) permitam escolher os perfis.

lilireviews_tyon_front

O scroll tem grip e é detalhado, i.e., não é no seu todo borracha mas tem plástico e recortes no grip para minimizar o grande desgaste a que possa estar sujeito. É deveras confortável mesmo com imensas horas de uso. Não permite cliques laterais, apenas o convencional Mouse3.
A acompanhar o scroll em ambos os lados existe umas das faixas de LED passíveis de personalizar.

lilireviews_tyon_bellow

As bases de aderência são grandes e colocadas no topo e que garantem um comportamento estável e suave nas mais variadas superfícies. A este pormenor junta-se a qualidade do sensor a laser que apresentou-se sempre com um precisão excelente.

lilireviews_tyon_back_center

O Easy Shift é excelente para atribuir botões, mudar de perfis ou simplesmente adicionar mais funções como atirar um kit médico no BF4. Em questões de produtividade também é excelente como para atribuir atalhos em programas como Photoshop.
O X-Celerator por outro lado não se mostrou tão prestável. Além de estar limitado a certas aplicações como um dispositivo analógico (só dá para usar como um conjunto de botões adicionais), é também um bocado esquisito de o usar eficazmente especialmente se usarmos grip de dedo – torna-se mesmo necessário que a mão esteja bem colocada sobre o rato para ter um movimento eficaz.

lilireviews_tyon_back_right

Pondo em testes mais exigente, em jogos como WatchDogs, Batman AO, Team Fortress 2, o Tyon comportou-se sem falhas, e os botões “alavanca” provaram-se muito úteis, ajudando em imensas ocasiões evitando que, noutras situações, tivesse que usar um combo do teclado e assim perder qualidade de jogo.
Apesar destes botões e os outros serem uma adição benéfica e uma relação apenas de vantagens, o Easy-Shift mostrou-se como uma mistura de benefício e distração. O seu posicionamento é tal que é fácil pressionarmos e acidentalmente. Por outro lado, pode não ser muito fácil para muitos jogadores usar os restantes botões em combinação com este. A situação é completamente outra se usarmos um teclado com a mesma funcionalidade, sendo bem mais ágil o combo. Neste caso estaríamos a voltar um pouco ao que é o panorama dos outros fabricantes, com os pombos teclado+rato – perdíamos a vantagem de ter tudo só sobre o rato.

Conclusão

lilireviews_tyon_front_led_blue

No uso variado que lhe foi dado, o Tyon comportou-se lindamente e revelou-se como uma ferramenta de diversão e trabalho versátil e eficaz aumentado o nosso índice de produtividade.
Oferece uma boa ergonomia, um desempenho de alto-nível e um conjunto enorme de funcionalidades. Além disso tem um estilo e design muito bons.
Mesmo em caso de dúvida na sua aquisição e para que queremos tantas funcionalidades, isto não deve ser entrave. Quando menos esperar-mos estaremos a dar uso a mais funcionalidades de cada vez.

lilireviews_tyon_back_left_top

Por um preço de 90 euros é um rato que se coloca num patamar de preços pouco acessível para a maior parte dos interessados e quando, custa quase do dobro face a outros ratos de desempenho médio.

lilireviews_tyon_top_front

Boa ergonomia, boa estética e imensas funcionalidades tornam o Tyon num rato “must-have”. É caro de facto o que leva a ponderar se iremos dar uso a tantas personalizações no dia-a-dia que compensem o investimento.
Uma coisa é certa, a Roccat vem solidificar a sua presença entre os grandes fabricantes de ratos de gaming abrilhantando a sua coleção com esta arma poderosa, muito própria e destinada a um grupo especifico de jogadores apaixonados por simuladores de guerra.

Agradecemos à Roccat pelo modelo partilhado.

Avaliação

selo-9_0

Pontos fortes

  • Personalização
  • Fio encordoado
  • Ergonomia
  • Botões extra
  • Iluminação
  • Calibração do laser

Pontos fracos

  • Ausência de software para Mac OS
  • Software lento
  • Preço

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos