Home Periféricos Headphones Review ROCCAT Kave XTD Stereo

2

A Lilireviews apresenta hoje mais um produto da Roccat para os gamers com destaque pelo design robusto mas confortável, a qualidade de som cativa em que os jogadores se possam envolver assim como a experiência sonora nítida e viva. A par de outras análises, irei dar-vos a conhecer os detalhes bons e menos bons do Roccat Kave XTD Stereo assim como os seus pontos fortes e fracos face a outros equipamentos do mercado permitindo avaliar o quanto bem conseguido foram estes headsets.

Lilireviews_front

Características

Headphones

  • Tipo de saída de som: stereo
  • Frequência de resposta: 20~20.000 Hz
  • SPL máximo a 1KHz: 115±2 dB
  • Potência máxima de entrada: 400 mW
  • Impedância: 32 Ω
  • Protecções de auriculares: sim
  • Controlo de volume in-line: sim
  • Tamanho do cabo: 2.5 metros
  • Peso: 335 g

Auriculares

  • Diâmetro: 50 mm
  • Entrada de som: Óptico
  • Formato de almofada: Circumaural (à volta da orelha)
  • Material: Neodymium magnet

Microfone

  • Frequência de resposta: 10~10.000 Hz
  • Diâmetro do driver: 4×1.5 mm
  • Sensibilidade a 1 KHz: -32±2 dB
  • Ratio sinal-ruido a 1kHz: 50 dB
  • Impedância: 2.2 kΩ
  • Directividade: omni-direccional
  • Removível: sim

Embalagem e conteúdo

Este Roccat são uns headsets que basicamente são distribuídos sem grandes surpresas, i.e., quem os compra não vai ter nenhuma surpresa de extras na caixa nem acessórios/adaptadores como outros equipamentos. A embalagem com que são distribuídos espelham a simplicidade do produto.

Lilireviews_boxFront

Na frente da embalagem temos acesso visual directo aos Roccat assim como ao controlo de linha que ocupa um plano central da embalagem. Toda esta apresenta o padrão há conhecido da Roccat com contraste do azul marinho com o preto e branco destacando algumas das melhores funcionalidades como a nitidez de som, conforto e microfone removível. Realça-se ainda o logo da Roccat como já é costume ver assim como o modelo do equipamento e a frase já presente noutras embalagens com alusão à descrição da categoria do equipamento.
Nesta embalagem só existe uma lateral com inscrição de informação onde são feitos destaques físicos a pormenores do headset com uma breve descrição.

Lilireviews_boxBack

Na parte traseira da embalagem nada de novo, a aposta que a maior parte dos fabricantes faz com a presença de imagens do produto, em posições estratégicas para realçar pormenores assim como as principais características dispostas nos vários idiomas que são aposta da marca. Realça-se ainda na embalagem o conteúdo desta e o tipo de conector do equipamento.

Lilireviews_All

Como já referi, estamos perante um equipamento muito simples no que a distribuição se fala, com a própria embalagem a suportar o transporte do equipamento em si e dos manuais de utilização e garantia. Nada de novo é facultado nem é esperado pela constituição da embalagem e suas informações.
Sou um apreciador das cores e branding da Roccat e a forma como eles valorizam os seus produtos mostrando que não é preciso exagerar nem inventar para ter produtos apelativos. Esta embalagem acaba por carecer um pouco de protecção frontal pelo o que é fácil atingir os Kave XTD mas dada à natureza e construção excelente dos mesmos, ficamos algo salvaguardados e menos preocupados.

Detalhes

Estes Roccat estéticamente estão muito bem conseguidos e tem detalhes muito agradáveis, ideias para certas situações.

Lilireviews_side

O primeiro impacto com estes Roccat são de uma qualidade e toque de matérias muito bons com acabamentos distintos que permitem valorizar o empenho aplicado pela marca. Dada à dimensão dos auriculares e da cabeça de cada pessoa a regulação dos mesmos fica facilitada com indicadores de memória da posição para a nossa cabeça. O deslize das peças é suave e robusto o que permite fixar bem na posição pretendida sem que com movimentos exagerados, estas se soltem.

Lilireviews_side3
Lilireviews_side4

Ambas as laterais do Roccat estão personalizadas com as cores de branding da marca que tão bem ficam nos equipamentos de gaming. Numa das laterais, auricular esquerdo, está o microfone removível que além de ter este ponto espetacularmente positivo tem uma estética e robustez muito boa.

Lilireviews_topFront2

As almofadas de cabeça da banda superior são em formato chiclete mas todas numa esponja contínua e única conferindo uma adaptação correcta e agradável à cabeça acomodando não só o topo da cabeça mas também na curvatura da cabeça onde por vezes, começamos a sentir fadiga e falta de apoio no headset.

Lilireviews_plug

O fio destes Roccat é um fio extremamente longo de 2.5 metros de comprimento o que se torna um incómodo caso queiramos usar o headset com outro periférico sem ser o computador. Mas por outro lado, o material de que é feito é de boa qualidade não permitindo maus vícios com o tempo e o uso, quer dizer, não é um fio de corda e com os atributos desse mas, foi uma opção boa para este equipamento e para um fio tão grande e que facilmente se entrelaçaria.
Temos apenas uma ligação de IN/OUT disponível via Jack 3.5 mmm tendo sido deixado de fora o USB ou qualquer tipo de adaptador e modelador de som, como presente no mesmo modelo da Roccat mas na versão 5.1 Digital.

Lilireviews_topBack

Os gigantes auriculares de 50 mm são de admirar e elevam a nossa esperança de conforto e de isolamento do ruído exterior mas neste aspecto, lamentavelmente, estes Roccat carecem de um melhor aconchegamento das orelhas nestes auriculares. As orelhas perdem-se dentro dos auriculares tornando possível ouvir os ruídos em redor sendo de realçar também que o material de cobertura é tecido mas o que não é suficiente para acomodar mais as nossas orelhas. Durante toda a utilização, e sem qualquer queixa da qualidade de som, tive de aumentar o som para evitar ouvir o ruído exterior e tentar arranjar uma posição mais confortável para me sentir mais cómodo a usar-los, por culpa desta desproporcionalidade dos auriculares e das almofadas. Um bom exemplo de como este conforto é possível de se conseguir, é o Steelseries Siberia V2 Multi-plataforma, headset que já analisámos anteriormente e que também tem drivers de 50 mm.

Utilização

Lilireviews_topSide

Como em muitos outros testes a que estamos habituados na Lilireviews, há coisas importantes a destacar numa utilização diária e também mais exigente de equipamentos como este.
A qualidade sonora é boa mas não é impressionante, até porque estamos a falar de um modelo da Roccat que não é destinado a marcar gerações. Jogos, música e filmes são 3 das categorias de testes mais importantes a testar.
No BTF4 os resultados mostraram-se excelentes, com sons nítidos, claros e extremamente notórios: explosões muito fortes e potentes, os passos e recarregar das armas muito bem conseguidos através de sons claros em vários níveis de perfis de sons e o bom ganho existente na comunicação in-game ou via TeamSpeak dos colegas de jogo. A característica técnica “RICH STEREO SOUND” é uma das que está destacada no site do fabricante e pelos resultados valorizo estes headsets pela grande e imensa capacidade de nos proporcionar sons claros e distintos que facilmente conseguimos distinguir e isolar num espaço sonoro.

Lilireviews_topFront

Nos filmes e música continuamos a conseguir bons resultados no mesmo seguimento de resultados. É uma experiência agradável e característica pela modelação imposta nos Kave XTD mas onde o conforto global não permite uma melhor experiência. A estrutura física do equipamento, o conforto das almofadas, o toque suave e agradável dos materiais são de facto muito bons para um equipamento tão leve, mas o tamanho dos drivers causam um desconforto após muitas horas de utilização. Outro destaque assumido no site do fabricante é o “SUPREME COMFORT” que pelos pontos que enumerei tem o seu quê de merecedor mas o tamanho e construção dos drivers face ao seu conforto, não proporcionam a melhor experiência.

Lilireviews_controlLine

A tecnologia investida pela Roccat garante que nenhum som passará despercebido através de um look fabuloso e discreto. Como já falei, a qualidade do som dos outros participantes no jogo é excelente sendo ideal para quem pretende um equipamento para uma utilização muito comunicativa. No que toca ao próprio emissor, poderá se deparar com algumas chatices por as almofadas dos auriculares não permitirem cancelamento de ruído já que o microfone o permite – falamos portanto de um desequilíbrio importante no que toca à concentração do utilizador e abstração do que está em redor. Este é removível e tem uma qualidade boa para conversação online ou nos próprios jogos, algo que hoje em dia é cada vez mais comum de se ter como garantia de qualidade em headsets de gaming, a qualidade do microfone.

Lilireviews_front2

O controlo de linha está inserido num cabo que embora não seja entrelaçado, é agradável e não tem memória o que evita chatices com laços e nós. O controlo de linha é algo transversal a todos os equipamentos que se inserem nesta categoria e este caso, não foge ao conhecido e esperado tendo um controlo do volume e ligação de estado do microfone. Material de grande qualidade, como o resto dos materiais, agradável ao toque e que permite um manuseamento em situações de stress rápido e eficaz com a possibilidade de prender à roupa para evitar que, junto com os metros de fio fornecidos, nos cause algum incomodo por andar solto.

Lilireviews_topBack3

Conclusão

Os Roccat Kave XTD satisfazem e cumprem com os vários pontos de teste a nível de desempenho, estética, construção, funcionalidade e valor.
Em termos de estilo e branding, os Kave XTD são muito agradáveis e desejáveis que respeitam a tendência da Roccat em cada lançamento. A gravação nos auriculares e as cores até no próprio fio, são apelativas e fazem o seu papel.

Lilireviews_topSide2

O desempenho dos Roccat vai de encontro com o que era esperado para este tipo de equipamento, fornecer a melhor qualidade de som possível que um utilizador possa ter acesso. Conseguimos ouvir tudo o que a estamos sujeitos e de uma forma muito boa quer seja filmes, jogos ou música, através de um terminal jack 3.5 mm adaptável a todos os dispositivos de hoje em dia.
Os drivers de 50 mm eram uma boa aposta se tivesse tido em conta isolamento de ruído e um melhor conforto para a utilização do dia-a-dia, pois as orelhas não se adaptam confortavelmente na imensidão de auricular – acaba por prejudicar a experiência. Num lado mais positivo, o microfone ser removível e com um raio de rotação de 360 graus é uma grande aposta e um grande valor de venda.
A Roccat é um grande fabricante com uma imensidão de tecnologia e conhecimento a aplicar em cada ideia para um produto pelo o que é difícil poder fazer comparações entre equipamentos pois eles dão-se ao luxo de fabricar um produto para uma vertente muito especifica como apenas qualidade de som em detrimento.
Estes Kave XTD são um exemplo dessa aposta na qualidade do som, sendo uma grande aposta para os utilizadores que pretendem valorizar a qualidade dos detalhes em várias frentes de som, em materiais com grande qualidade associados a uma estética fabulosa. Pelo preço em causa, recomendo a aquisição caso estejam em dúvida por outras soluções, não só pelo headset em si e a sua versatilidade e funcionalidade na qualidade sonora e experiência nos jogos, mas também pela representação da Roccat e o que a marca representa e vale em produtos.

Lilireviews_front

selo-8_6
Pontos +
– Qualidade dos materiais
– Conforto
– Microfone removível e com cancelamento de ruído
Pontos –
– Mau isolamento
– Fio não acordoado
– Auriculares com pouco aconchegamento

Agradeço à Roccat pelo modelo partilhado.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos