Home Periféricos Headphones Review Roccat Aluma

Pontuação
Construção e Design - 9.5
Qualidade do Som - 8.5
Microfone - 8
Conforto - 9.5
Preço - 7

A Roccat é uma empresa Alemã produtora de periféricos, que se destaca pela qualidade dos seus produtos bem como pelos seus designs elegantes. Hoje temos o prazer de vos apresentar mais um produto in-ear  headset, nada mais nada menos do que os Roccat Aluma! Venham descobrir mais sobre eles.

Especificações Técnicas

Auriculares:
➤ Frequência de Resposta: 20 – 20000 Hz
➤ Sensibilidade: 98 dB @ 1 KHz
➤ Impedância: 16Ω
➤ Potência de entrada: 5 mW (máx.)
➤ Diâmetro do altifalante: 0.8 mm

Microfone:
➤ Sensibilidade: -40 dB @ 1 KHz
➤ Impedância: ≤1.6kΩ
➤ Diretividade: Omni-direcional

Conexão: 1 x jack 3.5mm (4 polos)

Comprimento do Cabo: 1.2 m

Embalagem e Conteúdo

Os  nossos Aluma vêm numa pequena caixa bastante sólida, onde na parte da frente desta nos é  apresentada uma imagem deste in-ear  headset juntamente com algumas características de maior importância, como a sua construção em alumínio, a sua qualidade perante as situações do dia-a-dia, o microfone embutido no cabo, os seus múltiplos adaptadores, a caixa de protecção para os próprios Aluma, bem como a adaptação perfeita aos ouvidos dos seus utilizadores. Contem ainda o logótipo da própria Roccat bem como o nome do modelo, Aluma.

Caixa Aluma, Frente

 

Na lateral esquerda podemos observar as especificações deste headset, sendo que na direita temos apenas uma pequena fotografia, o nome da marca/produto, o site da Roccat e ainda uma aba magnética que permite a abertura da própria caixa.

Parte-Lateral-Aluma

Na parte de trás  encontramos características muito semelhantes às da parte da frente da caixa, sendo que na parte de trás estas características se encontram traduzidas em dez línguas, incluindo o português e o inglês. Encontramos ainda a seguinte citação de Erik Johan Dale  “The most important thing in communication is to hear what isn’t being said.

Parte-de-Trás-Aluma

Passando agora à abertura da caixa, podemos visualizar finalmente os nossos novos in-ear headsets que se encontram dentro de uma pequena caixa de transporte triangular bastante resistente e ainda 2 papeis com alguma documentação. Dentro da caixa de protecção dos nossos Aluma  podemos ainda encontrar um adaptador  para avião, um adaptador para mac e ainda 5 pares adicionais de ear-caps, entre os quais 3 deles apresentam o canal de audio em tons  azulados, o que completa o design dos próprios in-ear headset. Estas 6 borrachas, apresentam 3  tamanhos diferentes, Pequeno / Medio / Grande, sendo que o futuro utilizador pode escolher qual o tamanho que quer, conseguindo assim proporcionar um maior conforto a quem os usa.

Dentro da Caixa Aluma

Unboxing dos Roccat Aluma:

Em Detalhe

Retirando agora os Aluma da sua caixa, podemos perceber que  estes acompanham as tonalidades azul claro e preto presentes já nas caixas. O cabo dos Aluma também é bastante apelativo, tal como nos Roccat Syva, a Roccat optou por utilizar o cabo em fita azul, este tipo de cabo  permite que o headset se mantenha desemaranhado, o que é bastante útil para quem guarda os seus “auriculares”, por exemplo no bolso, problemas com fios enrolados? Este é então o tipo de cabo ideal para si! Também podemos perceber que a estrutura que envolve as colunas, é feita de alumínio, o que os torna bastante leves e duradouros, contam ainda com uma pequena esfera plástica preta nas suas extremidades, o que, juntamente com a pintura preta metalizada, traduz-se numa combinação bastante agradável.

caixa mais aluma

No centro do cabo do auricular esquerdo podemos encontrar embutido o microfone bem como um botão controlador com função “mudo” e atendedor de chamadas. O microfone embutido permite-nos falar com mais clareza devido à sua maior proximidade com a nossa boca, evitando assim a utilização, por vezes distante, do microfone do aparelho em questão seja ele, um smartphone, tablet, ou até mesmo um computador.

botão de chamada aluma

 

 

 

Na parte final do cabo podemos observar uma entrada jack de 3.5mm bastante resistente, aqui podemos ver que a roccat preocupou-se bastante no que consta em relação a durabilidade reforçando a ligação entre a entrada jack e o próprio cabo dos auriculares.

A meio do cabo podemos ainda encontrar uma espécie de cilindro em alumínio de cor preta metalziada, com uma incrição da Roccat que faz a distribuição quer para o cabo do auricular esquerdo quer para o do direito.

 

reenforço-da-entrada-jack2

Utilização

No que toca ao conforto, este produto na minha opinião portou-se muito bem, a possibilidade de escolher entre um dos três tamanhos, é realmente um passo importante para o conforto, uma vez que se adaptam muito no ouvido, quanto ao isolamento de som, são bastante razoáveis.  Por outro lado, estávamos a espera de uma melhor qualidade no que diz respeito ao próprio som! Comparado com uns auriculares, semelhantes de um telemóvel gama média/alta, mal se notaram diferenças na qualidade de som entre estes dois auriculares. Na nossa opinião, não foi ainda neste produto que a roccat acertou inteiramente na qualidade dos baixos, baixos estes que ficaram aquém das expectativas. Relativamente ao microfone,  tem uma captação de som omni-direcional, incorpora ainda uma tecnologia de cancelamento de ruído bastante razoável, sendo que o único ponto menos positivo será o ligeiro “abafamento” da voz do seu utilizador.

aluma-2

 

Considerações finais

Para concluir, podemos afirmar que os Aluma, foram muito bem conseguidos por parte da roccat no que diz respeito à sua durabilidade, estes in-ear headset tem um acabamento muito elegante bem como resistente, uma vez que as entradas principais foram todas reforçadas. Os Aluma foram testados em 2 vertentes, gaming(fps), onde se portaram bastante bem,  e ainda foram testados na vertente dia-a-dia em que os resultados foram bastante positivos, quer na confortabilidade quer no próprio som em si, relativamente o som destacamos como ponto menos positivo os baixos deste auricular. O microfone deste auriculares tem um bom cancelamento de ruído o que é ideal para falar no ts/skype quando se tem algum ruído em casa. Estes Aluma vem recheados de bastantes acessórios, ear-caps, adaptadores e para além destes, a roccat incluiu ainda uma pequena caixa de transporte para os próprios auriculares, que acompanha as cores e o design dos Aluma. Estes in-ear headset estão disponíveis em Portugal pelo preço de 49,90 €, o que na nossa opinião é um pouco mais do que deveria ser. No geral podemos afirmar que são uns in-ear headset com muita qualidade e conforto, que sem duvida vão servir as necessidades de quem os usa seja para uma vertente gaming ou simplesmente para ouvir as suas musicas enquanto relaxa.

 

selo-8_5

Pontos Positivos:

➤Design Elegante
➤Portabilidade
➤Confortabilidade
➤Compatibilidade com diversos dispositivos

Pontos Negativos:

➤Áudio, Baixos não superaram as expectativas
➤Preço

 

Pontuação
Construção e Design - 9.5
Qualidade do Som - 8.5
Microfone - 8
Conforto - 9.5
Preço - 7

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos