Home Periféricos Review Razer Mamba Chroma

Pontuação
Construção - 9.7
Desempenho - 10
Personalização - 9.5
Preço - 7

razer

A Razer é , para muitos, a empresa que melhores produtos gaming produz, com artigos de uma qualidade extrema, cheios de novas e revolucionárias tecnologias, que não só facilitam o nosso dia-a-dia, como também embelezam o nosso setup. Fanatismos à parte, trazemo-vos hoje esta nova edição deste que é o top de linha, na gama dos ratos, da Razer- O Razer Mamba Chroma.

Especificações

  • Sensor laser 5G de 16.000 DPI
  • Até 210 polegadas por segundo/50 G de aceleração
  • Tecnologia Adjustable Click Force
  • Tecnologia sem fio para jogos
  • Ultrapolling de 1000 Hz/tempo de resposta de 1 ms
  • Ajuste de sensibilidade em tempo real
  • Design ergonómico para destros, com empunhaduras laterais emborrachadas
  • Iluminação Chroma com 16,8 milhões de opções personalizáveis de cor
  • Sincronização de cor entre dispositivos
  • Nove botões independentemente programáveis
  • Roda de rolagem com clique inclinado
  • Suporte de carregamento
  • Habilitado pelo Razer Synapse
  • Cabo de carregamento USB, de fibra trançada, com 2,1 m
  • Tamanho aproximado: 128 mm (comprimento) x 70 mm (largura) x 42,5 mm (altura)
  • Peso aproximado: 125 g
  • Duração da bateria: aproximadamente 20 horas (jogo contínuo)

 

Embalagem e Conteúdo

O Razer Mamba Chroma chegou até nós dentro de uma embalagem de tamanho grande e com as normais linhas já utilizadas pela fabricante. Esta embalagem dá-nos logo a percepção, à primeira vista, de que se trata de um produto premium!

razer-mamba-1

Na parte frontal da embalagem temos em destaque uma imagem numa perspectiva superior, dando-nos a conhecer as maravilhosas linhas do Razer Mamba , com um destaque para a Chroma. É possível também conhecer as principais funcionalidades deste rato em inglês, bem como os dois logotipos que caracterizam este produto , o da Razer (como não podia deixar de ser) e o da Razer Chroma.

razer-mamba-2

Na parte traseira podemos visualizar novamente uma imagem do Razer Mamba mas desta vez acompanhado pelo seu suporte de carregamento, com indentificação e explicitação de todas as componentes deste conjunto. Mais abaixo é possivel encontrar a lista completa de especificações nas quatro principais linguas (Inglês, Português, Françês e Espanhol). No rodapé podemos observar o slogan da Razer (“For Gamers. By Gamers“), bem como uma frase descritiva deste novo rato -“The World’s most advanced gaming mouse”.

Nas laterais podemos encontrar um breve resumo de todas as potencialidades e novidades que este rato nos traz, com uns pequenos logotipos/imagens identificativos (lateral direita), e uma descrição extensiva das 3 principais caracteristicas do Razer Mamba: 16.000 DPI, Tecnologia Adjustable Click Force e a possibilidade de utilização em modo com e sem fio  .

Na parte inferior observamos uma breve explicação dos principais passos para activar o Razer Synapse, algumas especificações no que toca às grandezas de medida do rato, requisitos minimos de sistema e , por fim, uma descrição de produto registado e direitos de autor.

razer-mamba-3

Mal abrimos a embalagem, deparamo-nos com uma imagem artistica lateral do Razer Mamba, acompanhada de um texto descritivo da iluminação Chroma que incorpora este produto, presente em duas linguas- Inglês e Françês. Temos também, dentro desta embalagem, uma caixa num metal polido, cravado com o logotipo da Razer onde, aqui sim, todo o nosso bundle vem muito bem acondicionado.

razer-mamba-4

O conteúdo desta caixa metálica nada mais é do que uma pequena carta onde Min-Liang Tan , CEO da Razer , nos dirige algumas palavras a felicitar-nos pela nossa compra, um pequeno bloco com informações do produto e um guia rápido de configuração , uma pequena chave para apertar ou desapertar os botões (Adjustable Click Force) , o cabo USB entrançado , a base de carregamento e, o mais improtante, o nosso novo Razer Mamba.

Em Detalhe

Focando-nos agora no Razer Mamba , as suas linhas bem definidas são muito apelativas visualmente e são mais uma prova de que este rato se trata realmente de um produto premium da fabricante.

razer-mamba-10

O formato é ergonómico e moderno, onde as duas faixas luminosas (Chroma) ,em conjunto com as do botão de scroll, dão um ar requintado e prendem a atenção do utilizador.

Nas laterais temos uma superficie em borracha para uma maior aderência e manuseamento do rato, bem como dois botões totalmente programáveis (lateral esquerda).

razer-mamba-9

Na parte superior do rato temos dois botões de ajuste de DPI (botões on-the-fly) bem como o logotipo da razer. Aqui a Razer ficou a dever no facto de este logotipo ser apenas impresso, o que permite que este seja facilmente camuflado, dado que é da mesma cor do que toda a superficie do rato. A inclusão da iluminação Chroma no logotipo tornaria o Razer Mamba num rato muito mais moderno e visualmente agradável.

O seu corpo tem como principal material um plástico rigido e de boa qualidade , onde não terá que ter receio de o marcar ou sujar, uma vez que este plástico é totalmente resistente a dedadas. Já pode emprestar descansado o seu rato aos amigos sem medo de que o transformem numa poça de lama (apesar de que , se fosse eu, não o emprestaria a ninguem, claro!).

razer-mamba-14

Na parte inferior do rato temos duas zonas de ajuste dos botões , nova tecnologia criada e introduzida pela Razer (Adjustable Click Force), bem como um botão de ON/OFF que activa ou desactiva o modo Wireless do Razer Mamba. Há tambem a presença de dois conectores e uma pequena abertura, que permitem com que este rato encaixe na perfeição no suporte de carregamento.

razer-mamba-15

A sua base de carregamento é simples e leve e , em conjunto com o rato, formam um sistema harmonioso e digno de um expositor num museu. A sua banda luminosa (Chroma) presente na parte inferior, dá um ar magnifico a todo este conjunto, expecialmente se tiver configurado o seu rato para ter as mesas cores e transições em ambos os componentes.

razer-mamba-7

Software

O Razer Mamba é totalmente (re)configurado pelo nosso tão conhecido Razer Synapse que permite gerir “todos” os dispositivos produzidos para Razer , numa única e comum plataforma, com o possibilidade de guardar todas as suas suas definições na nuvem, poupando-lhe muito tempo quando faz um upgrade à sua máquina.

1

Na primeira aba poderá fazer a gestão dos seus perfis, bem como atribuir programas que os giram e alternem conforme a sua vontade.

2

Na segunda aba poderá criar e alterar perfis no que toca à performance do rato, desde ajuste de DPI, Pooling Rate, Aceleração e até mesmo diferenciação nos eixos X e Y.

3

No que toca à aba de iluminação, poderá ligar, desligar ou escolher seletivamente zonas e efeitos de iluminação para além daqueles que acompanham por defeito este rato. Pode ainda ter acesso a uma interface especifica da iluminação Chroma, onde poderá configurar de inúmeras maneiras o rato ao seu gosto.

7

4

Se estiver a utilizar o seu Razer Mamba no modo com fio, poderá calibrar de uma forma mais eficiente o seu rato de modo a que vá ao encontro da superfície onde ele desliza .

5

Já no caso da utilização em modo sem fios, pode alterar as definições que dizem respeito á bateria e ao gasto que lhe faz, de modo a ter uma maior durabilidade. Está presente também, em todas as abas, um pequeno ícone indicativo da percentagem de bateria remanescente .

6

No que toca a Macros, tem disponível todo um conjunto de opções que permitem ajustar o Razer Mamba exactamente à sua forma de utilização. Use e abuse desta regalia!

8

Por fim , pode ter acesso a uma interface que lhe dá todas as estatísticas da utilização do rato em modo jogo, para que possa fazer uma avaliação posterior e quem sabe adaptar ou modificar a sua forma de jogar.

Utilização

Como sempre, o nosso produto foi sujeito às mais variadas utilizações, com o fim de avaliar a sua prestação no geral.
No que toca ao teste de utilização em modo jogo, o Razer Mamba saiu-se optimamente bem, com uma resposta super rápida, tanto em modo Wireless como por ligação com fio, sendo que as diferenças em termos de tempo de resposta entre ambas são extremamente baixas, invisiveis a olho nu. A facil pega do rato e as inumeras combinações de macros, possibilitadas pelos seus 9 botões totalmente programáveis , facilitam em muito a jogabilidade em geral.

razer-mamba-11

Relativamente aos testes numa utilização dita normal, acompanham os resultados obtidos na componente do jogo, sendo um rato muito ergonómio e cómodo, mesmo em longos periodos de utiização, e fazendo com que seja multifacetado, uma vez que, apesar de ter sido pensado para os jogadores mais exigentes, pode inteiramente ser adquirido para outros fins , ainda que haja soluções mais económicas para esses tipos de utilização.

A Razer deu a possiblidade ao utilizador de escolher qual o modo que prefere ou se adequa melhor ao momento, sendo portanto possivel utilizar o Razer Mamba em modo Wireless ou por cabo USB. Vários testes foram feitos de ambas as formas para determinar os atrasos de resposta, principalmente no modo Wireless, mas tal como a Razer prometia (e as especificações afirmavam  – 1,000 Hz Ultrapolling / 1 ms resposta em ambos os casos) as diferenças são nulas em termos práticos e, como tal, em 70% do tempo, o Razer Mamba foi utilizado em modo Wireless.

146214_a84eb8f902f74f15ead98b11d4ec8992

A Tecnologia Adjustable ClickForce (prestes a ser patenteada pela Razer) permite ao utilizador ajustar a quantidade de força necessária para acionar um botão (um click).Esta teconologia é controlada por um mecanismo de parafuso analógico, que é capaz de transformar-se a 504 °. Encontrado na parte inferior do Razer Mamba, os ajustadores são independentes para os botões esquerdo e direito do rato e, através da utilização da chave incluída, poderá facilmente transformar o mecanismo para escolher entre 15 diferentes estados. Com um intervalo compreendido entre os 45 g e 95 g de atuação, o rato pode ser personalizado para se adequar ao seu jogo, com  cliques rápidos para controlar um batalhão inteiro ou controlo extra para controlar as suas reações antecipadas quando mira um headshot.

razer-mamba-6

Em termos de bateria, a Razer prometia uma duração de 20h em modo de jogo continuo, que estão um tanto ao quanto longe da realidade, uma vez que após todos os testes feitos, a bateria durou , em média, 22h, em que aproximadamente 15h foram numa utilização normal/trabalho, e 7h foram em modo jogo. Já o tempo de carregamento foi de , em média, 3 horas. Destaque negativo para o facto de a unica fonte de energia ser o computador (através do cabo USB) e portanto, se pretender carregar o seu rato, terá que necessariamente deixar o computador ligado.

Considerações Finais

O Razer Mamba é O rato premium da Razer, onde toda a melhor e mais recente tecnologia está presente . É de esperar que, com tanta qualidade e tratando-se de um produto premium, o seu preço seja também elevado (mas não tanto) .

Apesar da experiência que este rato proporciona ser das melhores já alguma vez experimentada, e da tecnologia utilizada ser de se tirar o chapéu, o preço pedido por ele é ainda assim alto quando comparado com os top de linha de marcas concorrentes. Já internamente, a comparação entre o Razer Mamba e o Razer DeathAdder é varias vezes feita. Ainda que se tratem de ratos um pouco diferentes (principalmente pela diferença no ano de criação produção), a aceitação e a utilização do DeathAdder foi fenomenal e, sejamos sinceros, em termos práticos e de utilização, ambos podem ser comparados , conseguindo portanto ter um rato perto do mesmo nivel, que custa aproximadamente menos 100€.

razer-mamba-8

Relativamente ao design, o conjunto Suporte de Carregamento + Razer Mamba são um plus, especialmente pelo facto da iluminação Chroma, e ambos formam um conjunto muito harmonioso e visualmente agradável.

Apesar de tudo, se o seu interesse é ter um rato para o acompanhar nas suas viagens , este poderá nao ser a opção ideal (a menos que tencione utilizá-lo sempre com Cabo USB), uma vez que terá que transportar não só o próprio rato, como também o suporte de carregamento e o cabo, que ainda ocupam algum espaço na sua mala. Este suporte de carregamento poderia ser complementado com um pequeno transformador que o permitisse ligar à corrente elétrica e, deste modo, carregar o seu rato sem o recurso a um computador.

Pontos Fortes

  • Qualidade de Construção
  • Rapidez de Resposta
  • Personalização
  • Design
  • Modo Wireless
  • Razer Synapse

Pontos Fracos

  • Preço
1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos