Home Hardware Review Razer Leviathan Mini

Pontuação
Construção e Design - 9
Qualidade de Som - 9
Autonomia - 8
Preço - 6.5

A Razer Leviathan Mini é uma coluna bluetooth portátil com som stereo e funcionalidade de alta-voz colocada num patamar onde só nadam tubarões desta área de som, segundo o seu preço e de desempenho anunciado.

Num mundo cada vez mais móvel e com cada vez menos vontade para carregar equipamentos de grandes dimensões, as colunas bluetooth portáteis têm vindo a ganhar espaço e vão surgindo mais modelos para agradar às necessidades, gostos e carteiras de cada um.

A Razer começou com uma barra de som de grandes dimensões e 5.1 que foi muito bem recebida pelos entendidos, mas que obviamente vinha com algumas limitações de usabilidade.

razer leviathan mini

Vídeo de unboxing e vista geral da coluna Razer Leviathan Mini

Especificações

Bateria:
Tipo da bateria: bateria recarregável de íon de lítio (2600 mAH)
Autonomia da bateria: até 10 horas
Tempo de carregamento: 5 horas
Alcance:
Alcance sem fio com Bluetooth: 10 m
Alcance sem fio do Combo Play: 4 m
Altifalantes:
Potência total de saída: 24 W (12 W x 2)
Taxa de resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz
Drivers: imãs de neodímio (2 x 45 mm)
Radiadores passivos: 2 x 40 mm x 70 mm
Impedância: 4 Ω
Microfone:
Microfone omnidirecional com tecnologia Clear Voice Capture
Tamanho: 4 mm
Áudio:
Dispositivos que suportam perfil Bluetooth de áudio sem fio [Advanced Audio Distribution Profile (A2DP)]
Conector de áudio de 3,5 mm
Chamadas:
Dispositivos que suportam perfil Bluetooth de viva-voz (HFP1.5)
Dimensões e Peso:
Dimensões: 54 mm (C) x 185 mm (L) x 55 mm (A)
Peso: 538 g

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

A frontal da embalagem tem uma imagem da coluna em tamanho real, o nome do modelo e algumas caraterísticas bem como uma versão reduzida da lista de compatibilidade.

razer leviathan mini

Na traseira da embalagem faz referência a mais algumas caraterísticas, menciona a bolsa de transporte e tem também uma lista com pontos chave em várias línguas.

razer leviathan mini

No interior vem a coluna, guias e autocolantes da marca, o transformador, adaptadores para diferentes países, um cabo de áudio 3.5mm, um cabo micro-USB para carregamento e a bolsa de transporte.

razer leviathan mini

Em Detalhe

Pode ser ligada pelo cabo de 3.5mm mas a ideia principal será utilizar por wireless, NFC ou Bluetooth, em que o último tem um alcance de dez metros utiliza um codec especial, o aptX, para não perder qualidade de som com a largura de banda reduzida disponível por Bluetooth. Outra vantagem do aptX é a questão da latência mínima que permite manter a sincronização entre o áudio e imagem, para quem não quiser associar o áudio desta pequena coluna a uma qualquer transmissão com imagem.

Esta pequena coluna inclui uma bateria de 2600 mAh que dá uma autonomia anunciada de 10 horas de reprodução mas que na realidade só chegou até pouco depois das 8 horas e demora cerca de 4 horas a carregar. Na sua base tem uma zona em borracha para evitar que escorregue

razer leviathan mini

Ela tem som stereo com dois drivers de 45 mm de diâmetro e 12 W de potência cada um. Depois tem mais dois radiadores passivos de 40 mm na parte de trás. Embora não seja fantástica em frequência de resposta, e pior nos baixos, ao experimentar a coluna o som é encorpado e com bom desempenho em baixos médios e agudos. A única coisa chata é um ruído de fundo que fica mesmo quando não há nada a reproduzir, mas que entretanto se cala.

razer leviathan mini

A Levianthan mini também tem a capacidade de ser emparelhada com outra igual e usar em diferentes modos mas isso já é um investimento para ligas mais avançadas e não sei até que ponto faz sentido.

Além de servir para ouvir música a altos berros, também pode ser utilizado como um aparelho topo de gama de alta voz para fazer e receber chamadas. A própria coluna tem microfone omnidirecional e os controlos necessários.

Esses controlos estão no topo da coluna e servem para aumentar e diminuir o volume e consegue atender a chamada e fazer pause em algumas aplicações.

Numa das laterais tem o botão para ligar e desligar que também serve como indicador de bateria, tem o botão para ligar o Bluetooth e emparelhar. Em termos de ligações tem uma ligação 3.5mm e um conector micro-USB.

razer leviathan mini

Considerações Finais

A Razer Leviathan Mini revelou-se uma boa surpresa, logo a começar pelas suas dimensões realmente mini. Além de servir de coluna, também pode ser utilizada como dispositivo de alta-voz. Os controlos integrados permitem controlar ambas as situações. O facto de ter NFC é um pequeno ponto a favor, uma vez que a ligação por Bluetooth normal também é bastante simples e nunca deu problemas.

A qualidade de som, conhecendo quase todos os produtos de áudio da Razer, surpreendeu pela positiva. Tem um bom bass para a sua dimensão e as gamas de médios e agudos também são bem definidas. O volume que tem um nível suficiente, tanto que em algumas situações é possível notar a distorção a chegar. A Razer parou no sítio certo. Dá perfeitamente para animar um grupo de amigos em diversos ambientes, neste verão azul, pelo menos para alguns.

O facto de incluir uma bolsa de transporte é muito importante, tendo em conta a utilização pretendida. A bolsa tem as dimensões quase mínimas para a coluna portanto não dá para levar mais nada.

Razer leviathan mini

A autonomia ficou aquém do que era esperado uma vez que passava ligeiramente da marca das 8 horas de utilização contínua mas continua a ser um valor suficiente para tempo bem passado. Se utilizarem como companheira de fitness no ginásio caseiro, certamente muita caloria vai ser queimada com uma única carga de bateria.

O preço de 170 euros é difícil de engolir. É um investimento considerável! Para estes valores, das duas três: ou a coluna soava muito melhor ou tinha de adicionar algo mais, como por exemplo um design à prova de água ou de impacto. À falta dessas caraterísticas a qualidade de construção é bastante boa e nota-se a sua robustez.

razer leviathan mini
Pontos Fortes:
+ Desempenho de áudio
+ Funcionalidade
+ Dimensões
+ Bolsa de transporte

Pontos Fracos:
– Preço

 

 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre a Razer Leviathan Mini.

Pontuação
Construção e Design - 9
Qualidade de Som - 9
Autonomia - 8
Preço - 6.5
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos