Home Periféricos Headphones Review Razer Kraken 7.1 Chroma

Pontuação
Design - 9
Qualidade de Som - 9.5
Microfone - 7
Preço - 6.5

Hoje em dia, e cada vez mais, além da qualidade de som, os utilizadores de headphones dão também uma grande importância ao design do equipamento. Consciente disso, a Razer tem evoluído constantemente os seus periféricos de maneira a ir ao encontro dos mais exigentes. Mas, serão estes Chroma 7.1 com iluminação de 16.8 milhões de cores, um atrativo suficientemente forte ?

CARACTERÍSTICAS

Headphones

  • Drivers: 40mm com Neodímio
  • Frequencia resposta: 20Hz – 20kHz
  • Impedância: 32Ohm
  • Sensibilidade: 112dB a 1kHz
  • Alimentação: 30mW
  • Conector: USB banhado a ouro
  • Comprimento cabo: 2 metros
  • Peso: 340g

Microfone

  • Frequência resposta: 100Hz – 12kHz
  • Sensibilidade: -40dB +/- 4dB a 1kHz
  • Relação sinal – ruído: 63dB
  • Unidireccional

EMBALAGEM E CONTEÚDO

A embalagem é maioritariamente preta, com uma imagem da lateral dos headphones na parte frontal e com a descrição de alguns dos pontos fortes do equipamento.
razer-kraken-71-chroma-1

Na traseira vem ilustrada uma imagem mais abrangente do equipamento, assim como as características do mesmo. Neste modelo não temos direito a uma visão raio-x do interior da caixa.
razer-kraken-71-chroma-2

No interior, dão-nos as boas vindas ao culto Razer, com os headphones, autocolantes, manual e um guia de ofertas exclusivas Razer.

razer-kraken-71-chroma-3

EM DETALHE

O equipamento tem um aspeto geral simples e prático e o design é um tanto ou quanto semelhante, ao design dos Razer Kraken Xbox

razer-kraken-71-chroma-6

São feitos de plástico sólido e estão revestidos por almofadas, tanto no braço do auscultador, como na zona auricular. O braço é maleável e tem ainda o logótipo da Razer pintado a verde.

razer-kraken-71-chroma-9
A zona auricular, tem um tamanho suficientemente grande para se adpatar a qualquer tipo de orelha e isolar qualquer ruído-extra que possa perturbar as nossas horas de jogo. São ainda ajustáveis em altura, até 13 posições. Apesar de grandes, estes headphones são leves, com um peso bem distribuído e abas dobráveis na vertical, facilitando assim o seu transporte.
A nível de conforto, só após algumas horas seguidas de utilização, é que se começa a fazer sentir algum desconforto na cartilagem das orelhas.razer-kraken-71-chroma-7

É no exterior das earcups que o efeito chroma se faz sentir, com um espectro de 16.8 milhões de cores.

razer-kraken-71-chroma-5

 

 

O cabo é revestido a nylon, com uma entrada USB banhada a ouro, o que o torna também compatível com a PS4, mas restringe a sua utilização a outros equipamentos. Quanto ao cabo, tenho que deixar aqui um reparo. A maioria dos cabos de headphones são revestidos de plástico e nesses não acontece, mas com este cabo revestido a nylon, se estivermos com os headphones na cabeça e tocarmos com o cabo numa peça de roupa, por exemplo, ouvimos um barulho parasita no auricular esquerdo. É como que se o barulho fosse transportado pelo cabo, até à earcup. Lembram-se de quando eram pequenos e faziam um telefone com dois copos de iogurte e um fio? A sensação é igual.

razer-kraken-71-chroma-4

Na earcup esquerda, está também localizado o microfone. Este, é retráctil e maleável e contém um botão mute embutido no microfone. Assim que clicamos no botão, este muda de cor para vermelho, indicando que a opção mute foi ativada. No entanto, este botão é de tão difícil acesso, que acabamos por apertar em todo o lado, menos no próprio botão.

razer-kraken-71-chroma-8

SOFTWARE

Tal como já fizemos referência noutras reviews da Razer, os Chroma 7.1 usam também eles o Razer Synapse 2.0 para gerir todas as suas especificações.

O Razer Synapse é uma ferramenta fundamental para desbloquear o sistema sonoro dos Kraken 7.1 Chroma. Sem o auxílio do software, o equipamento comporta-se como uma opção stereo.

Já quando o programa é instalado e devidamente configurado, entra em ação o sistema de surround 7.1 virtual do fabricante. Embora a solução não seja tão completa quanto aquela oferecida por um Home Theater, é mais do que suficiente para oferecer uma experiência envolvente.

No menu Calibration, calibramos os nossos headphones de maneira a tirarmos o melhor proveito do sistema 7.1 Surround.

calibration

Somos levados através de uma configuração step-by-step em que temos que indicar a localização correta de cada som, para a calibração ficar concluída.

audio Mic

No menu lighting, podemos escolher:

cores
Static – escolhemos a cor que queremos que fique constantemente ligada

Breathing – escolhemos a cor que queremos e a luz liga e desliga, dando um “efeito de respiração”.

Spectrum Cycling – o próprio equipamento percorre, aleatoriamente, todo o espectro de 16.8 milhões de cores disponíveis, efeito que pode ser sincronizado entre diferentes produtos da linha Chroma.

Podemos ainda desativar qualquer um destes efeitos e deixar os headphones sem qualquer luz.

Não deixa de ser curioso, e aqui tenho de fazer mais um reparo, que aquele que é considerado um dos pontos mais fortes de venda deste equipamento, seja também ele um problema. Com qualquer uma destas três opções ativadas, sempre que a luz acende ouve-se um ruído parasita no auricular direito. Isto em ambiente de jogo não se nota, mas se estivermos com eles postos sem qualquer ruído de fundo, é algo que não mata, mas mói. Procurei por este problema na internet e não encontrei grande coisa, portanto fiquei sem saber se são todos assim, ou se este equipamento que a Razer nos facultou trouxe algum tipo de defeito. Se estás a ler isto e tens uns iguais, deixa o teu comentário para nos elucidar melhor sobre este ponto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

razer-kraken-71-chroma-11

A nível de som, não deixa dúvidas que os 7.1 Chroma são um dos melhores modelos da linha Kraken. No entanto, independentemente das configurações que lhe façam, este equipamento tende a priorizar os sons graves, o que pode vir a ser um problema para algumas pessoas. Embora seja um equipamento com uma grande inclinação para a vertente gaming, é também utilizado por muitos de nós para ouvir musica, por exemplo, e é aqui que alguns sons agudos e médios se perdem e passam despercebidos nas nossas músicas favoritas.

Já quando chega a altura de jogar, o facto destes headphones priorizarem os sons graves, torna-se num grande aliado na detecção exacta dos passos dados pelo inimigo, em jogos do género FPS. Além disso, o seu sistema surround virtual é capaz de fornecer uma maior envolvência, em jogos que tenham bandas sonoras empolgantes, como é o caso de StarCraft II: Legacy of the Void.
A nível de conforto, o primeiro contacto é agradável, mas assim que as horas começam a passar, começamos a sentir algum desconforto na zona da cartilagem. Ainda assim, e para quem usa óculos, são mais confortáveis que a generalidade.

O microfone vem atenuar um pouco a má fama que a Razer tem tido nos últimos tempos, neste campo. O desempenho mostrou-se bom, com um som mais nítido que o habitual, mas a falta de um filtro faz com que seja demasiado sensível a ruídos externos, o que o torna uma opção pouco válida para quem desejar gravar gameplays, ou fazer livestreams. A integração de um botão mute, no próprio microfone foi uma boa ideia, mas não passou disso. É quase impossível acertarmos com o botão, sem olhar para o microfone, o que nos faz andar a carregar em tudo, menos no próprio botão.
Um dos fatores que mais me desiludiu, foi a interferência que o efeito Chroma, produz nos auriculares. Durante o jogo, música ou filmes, essa interferência não se faz notar, mas assim que o barulho acaba, os sons parasíta provocados pelo efeito Chroma tornam-se incomodativos.

Posto isto, e para conlcuir, caso pretendam um equipamento esteticamente apetecível, com um sistema de som fantástico e em que o microfone não seja importante, esta é uma excelente opção de compra, por 99,99€

Se por outro lado, a estética não é o que vos preocupa mais, se precisam de um bom microfone para gravarem as vossos gameplays e não precisam propriamente de um sistema surround 7.1, há alternativas melhores e mais baratas, como por exemplo os Medusa 5.1.

                                                Pontos fortes:

selo-8_0– Qualidade de som

– Portabilidade

– Estética

Pontos fracos:

– Ruídos parasita

– Microfone

– Preço

– Qualidade do cabo

3 Comentários a este artigo
  1. Vc’s q testaram o produto podem me responder, eu comprei um Chroma só q tem uma coisa me incomodando e muito, o cabo dele e de nylon transado e em tudo q ele encosta da para ouvir no fone esquerdo, quando passo a mao ou encosta na roupa/mesa qualquer coisa gera barulho no fone, isso e normal dele? Já tive o Pro o cabo era revestido de plastico e nao acontecia isso.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos