Home Periféricos Review Razer Diamondback Chroma

Pontuação
Construção - 8
Desempenho - 8.5
Software - 9.5
Preço - 7.5

A Razer é uma empresa americana produtora de  periféricos gaming,  reconhecida pela qualidade e elegância dos seus produtos revolucionários. Hoje trazemo-vos  mais um produto desta  gigante marca de periféricos, nada mais nada menos, que o Razer DiamondBack Chroma

 

Especificações Técnicas

➤ Design ambidestro, com laterais em borrachada.

➤  Sensor laser de 16,000 DPI 5G

➤ Ultrapolling de 1000 Hz/tempo de resposta de 1 ms

➤ Iluminação Chroma com 16,8 milhões de opções personalizáveis de cor

➤ Compatível com o Razer Synapse

➤ Sete botões de resposta rápida programáveis

➤ Sincronização de cor entre dispositivos

➤ Tamanho aproximado: 125 mm (comprimento) 60 mm (largura) x 30 mm (altura)

➤ Peso aproximado: 89gr (sem cabo)

➤ Cabo de entrançado com 2,1 m

➤ Ajuste de sensibilidade em tempo real

➤ Aceleração de 50G

 

Embalagem e Conteúdo

 

O nosso Razer Diamondback Chroma chegou-nos dentro de uma caixa de tamanho médio feita de cartão. Esta caixa apresenta a meu ver um ar um pouco frágil, mas vamos analisa-la um pouco melhor.

Frontal da Caixa

Frontal da Caixa

Na frontal da embalagem podemos observar em destaque uma imagem do nosso diamondback, numa perspectiva superficial. Podemos encontrar também no canto superior direito o logótipo da Razer e no seu lado oposto uma pequena imagem a informar que se trata de um produto com iluminação chroma. Para além disso, como não poderia de deixar de ser, conseguimos também ver o nome do próprio produto a letras prateadas com uma espécie de efeito chroma, e ainda existe uma referencia às principais características deste modelo em inglês.

Parte de trás da Caixa

Parte de trás da Caixa

Na parte de trás da nossa embalagem podemos visualizar novamente uma imagem do nosso produto só que desta vez acompanhada de alguns pontos chave com identificação e explicação respectiva de cada um deles. Por baixo desta é possível encontrar uma lista com as principais especificações traduzida em 6 diferentes línguas (Inglês, Português, Polaco, Francês, Espanhol, Alemão e ainda Russo). No canto inferior direito observamos uma resumida explicação dos principais passos a seguir para a activação do Razer Synapse. No rodapé da caixa ainda se pode ler o slogan da Razer “For Gamers. By Gamers“, e ainda a seguinte frase “Return of the legend”, frase esta que diz respeito ao próprio Diamondback Chroma

Nas lateral esquerda podemos encontrar um pequeno texto resumo de todas as novidades e especificações principais, conta ainda com 6 pequenas imagens com as suas respectivas legendas que dizem respeito a algumas das características presentes no periférico, na lateral direita encontramos 3 resumidos textos das principais características do Razer Diamondback Chroma: Design ambidestro, 16.000 DPI, e Iluminação chroma.

Abertura da Caixa

Abertura da Caixa

Abrindo agora a aba frontal da nossa caixa, podemos encontrar escrito na parte de trás desta, uma pequena carta que nos profere algumas palavras de felicitação por termos optado por um produto razer bem como um autografo do CEO da Razer, Min-Liang Tan. Passando agora à parte mais esperada, após a abertura e leitura da aba, podemos ter a nossa primeira impressão sobre o Diamondback Chroma. Devo dizer que o pormenor do interior da caixa está muito apelativo, para alem de dar uma sensação de profundidade, o nosso produto envolve-se de uma maneira bastante suave e harmoniosa sobre o famoso verde da Razer, escolhido como fundo do interior da sua caixa.

Unboxing da Caixa

Unboxing da Caixa

Passando agora à abertura propriamente dita da caixa, podemos encontrar o nosso razer diamondback chroma, acompanhado de um guia com informações sobre o produto e ainda conta com os já habituais autocolantes da Razer.

Unboxing do Razer Diamondback Chroma:

Em Detalhe

 

Olhando agora para o  Razer Diamondback Chroma , podemos perceber que as suas linhas são idênticas ao Diamondback original, este produto apresenta umas linhas bem definidas que recaem mais sobre o comprimento, uma vez que o comprimento deste rato se destaca mais que a sua altura. No que diz respeito a largura, o Diamondback Chroma está dentro dos padrões normais. Na realidade ele até tem uma altura bastante normal, sendo que o seu design faz o parecer um pouco “espalmado”, atributo este que na minha opinião o torna especial.

Diamondback Chroma

Diamondback Chroma

O formato deste produto não é muito ergonómico no entanto é um periférico ambidestro, podemos contar ainda com um faixa luminosa (Chroma) em torno no nosso diamondback , faixa essa que em conjunto com as do botão de scroll e com a que está presente no logótipo da Razer, tornam o próprio rato, muito mais personalizável e elegante, sendo este um detalhe que na minha opinião não passa despercebido e cria um ar de satisfação no seu utilizador bem como torna o seu setup um pouco mais requintado.

diamondback Chroma

Diamondback Chroma

Nas laterais podemos encontrar duas superficies em borracha que oferecem uma maior aderência e conforto na hora de utilização do rato, bem como 4 botões de resposta rápida totalmente programáveis através do Razer Synapse. Este 4 botões encontram-se dois do lado direito e os outros dois do lado esquerdo.

Diamondback Chroma

Diamondback Chroma

Na parte superior do nosso Razer Diamondback Chroma temos os típicos dois botões (esquerdo e direito), temos também o botão de scroll e ainda logótipo da Razer, sendo que estes dois últimos mencionados, contam com iluminação Chroma o que o torna muito apelativo. Na minha opinião penso que a Razer poderia ter acrescentado dois botões perto da zona de scroll, para proceder ao respectivo aumento e diminuição dos dpi.

A estrutura do nosso produto é feito a partir de um plástico de qualidade com alguma dureza, o que o torna resistente, esta estrutura apresenta uma textura bastante suave e tem um acabamento em preto mate, o que faz com que não se note algumas sujidades tais como dedadas,  tendo ainda a capacidade de não reflectir muito a luz. Destacamos ainda que a textura dos botões direito e esquerdo é um pouco diferente, apresentando uma ligeira resistência aos dedos, o que permite uma maior precisão durante a sua utilização.

Diamondback Chroma

Diamondback Chroma

Na parte inferior do produto temos localizado o nosso sensor laser 5G de 16,000 DPI, e temos ainda 3 skates muito bem localizados, o que se traduz em velocidade de movimento (deslize) e precisão.

 

 

Software

 

O nosso Razer Diamondback Chroma é todo ele personalizável, contanto com o auxilio do famoso Razer Synapse, ferramenta gestora dos periféricos  produzidos pela Razer. O Synapse reúne a possibilidade de configurar e guardar todas a configurações de todos os produtos Razer (compatíveis com o mesmo) numa numa única plataforma, acompanhada de uma interface bastante simples e fácil de se trabalhar.

Software

Software

O Razer Synapse divide-se em 3 grupos principais ( mouse, macros e stats). Vamos analisar individualmente cada um deles e perceber ao que dizem respeito. Na primeira aba (mouse) podemos notar que esta se divide em mais 4 subgrupos sendo eles (customize, performance, lighting, calibration).

Na interface Customize poderá programar todas as teclas existentes no rato, à excepção do “left click”, e ainda tem a possibilidade de criar/apagar perfis, perfis estes onde poderá guardar todas as alterações feitas anteriormente.

Software

Software

Na interface Performance poderá configurar tudo o que diz respeito à sensibilidade, à aceleração e ainda ao polling rate, sendo que ainda é possível criar/apagar perfis de igual modo como na interface anterior.

Software

Software

Na interface Lighting poderá escolher o tipo de efeito de iluminação que quer para o seu periférico, bem como a intensidade do brilho do mesmo. Dentro desta interface temos ainda um subcategoria chamada Chroma Configurator, vamos ver melhor.

Software

Software

Dentro desta subcategoria pertencente à interface Lighting  poderá escolher 3 zonas individualmente onde tem a opção de ligar/desligar os efeitos de iluminação para além dos efeitos padrão que vem por defeito com este produto. Sendo assim esta interface permite-lhe personalizar o seu periférico de uma maneira única e ao seu gosto, será possível utilizar a seguinte interface para aceder aos 16,8 milhões de cores possíveis de implementar nas 3 zonas iluminadas do Diamondback Chroma.

Software

Software

Na interface Calibration ultima subcategoria de (Mouse) poderá calibrar o seu rato, consoante a superfície do tapete onde ele se encontra. O Synapse vem equipado com as a calibrações referentes a cada modelo de tapete da Razer, se o seu tapete for de outra marca, basta escolher a segunda opção e seguir os passos que são indicados, de modo a calibrar o Diamondback Chroma.

Software-6

Na interface Macros poderá criar/apagar um leque variado de possíveis combinações. Este tipo de software é ideal por exemplo para criar um tap-fire de 3 hits no caso de se tratar de um fps.

Software

Software

Por ultimo tem acesso a uma interface que lhe apresenta todas as estatísticas da utilização do seu periférico em modo de jogo, este tipo de dados pode ser consultado individualmente para cada jogo, permitindo assim analisar o seu desempenho e quem sabe, fazer algumas mudanças.

 

Utilização

O nosso periférico foi testado de modo a avaliar a sua performance. No que diz respeito à sua utilização, o Dimondback Chroma  comportou-se muito bem, para além de contar com um deslize excepcional e muito suave, este tem um tempo de resposta bastante rápido e conta ainda com um monstruoso sensor a laser 5G de 16,000 DPI que garante muita rapidez e precisão nos movimentos.

Razer Diamondback Chroma

Razer Diamondback Chroma

No que toca ao seu manuseamento, o Razer Diamondback Chroma, pode gerar inicialmente algum desconforto, sendo que o seu formato é um pouco rebaixado e simétrico uma vez que este é um periférico ambidestro. Relativamente aos seus quatro botões laterais, será um dor de cabeça nas primeiras vezes de uso, sendo que estes são muito sensíveis e será quase uma missão impossível não lhes carregar acidentalmente. Ao fim de quatro a cinco dias de uso, estes pontos mencionados anteriormente já não o incomodarão mais, uma vez que por esta altura já estará habituado ao formato do Diamondback. As laterais emborrachadas transmitem bastante conforto durante o seu manuseamento, permitem também uma pega mais precisa fazendo com que tenha o controlo total do seu produto.

Diamondback Chroma

Diamondback Chroma

Relativamente ao periférico num ambiente gaming, este portou-se muito bem sendo que a personalização de macros é uma vantagem enorme,  a incontável possibilidade de personalização neste tipo de parâmetro, permite que este produto se estenda a um leque muito extenso de jogos, desde FPS a MMROPG, sendo que no que toca a este ultimo tipo, existem melhores possibilidades no mercado.

Considerações Finais

Por fim podemos considerar que o Diamondback Chroma, é mais um excelente produto com qualidade Razer. Sendo o periférico de formato ambidestro, podemos concluir é bom saber que as grandes fabricantes ainda se preocupam no que diz respeito aos seus clientes esquerdinos. No entanto existem no mercado atual opções mais confortáveis quer para esquerdinos quer para destros. Na nossa opinião o conforto ficou muito desfavorecido neste produto. Relativamente ao software não temos nada a apontar de negativo, o razer synapse é uma ferramenta que sem duvida trás a este periférico outra dimensão. Desde macros até à iluminação, o synapse permite que o Diamondback Chroma seja totalmente personalizado.

Na nossa opinião achamos que nesta edição a Razer poderia ter incluído na parte de cima do rato, 2 botões de mudança rápida de dpi, o que seria bastante melhor do que ter de programar dois dos botões extra para fazer esta mudança. Quanto ao preço, achamos que este poderá ser um bocadinho elevado relativamente ao periférico em questão, este pode ser adquirido em Portugal por um preço de 94,90€.

Diamondback Chroma

Diamondback Chroma

Concluindo o Razer Diamondback Chroma é sem duvida um rato com design muito simples e apelativo, conta ainda com iluminação chroma, e com um sensor a laser 5G com 16.000 DPI. Sendo que os únicos pontos menos positivos encontrados foram o seu preço bem como o seu formato, mas é um rato que sem duvida fica bem em qualquer setup,  seja pelo seu design seja pela sua performance.

selo-8_4

Pontos Fortes

  • Rapidez de Resposta/Precisão
  • Personalização/Razer Synapse
  • Design
  • Ambidextro

Pontos Fracos

  • Preço
    • Formato ( Não é muito ergonómico)

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos