Home Periféricos Review Razer BlackWidow TE Chroma V2

Pontuação
Aspeto - 9.5
Qualidade de Construção - 8
Desempenho - 9.5
Software - 9
Preço - 7

razer blackwidow te

A Razer é uma das empresas mais reconhecidas no mercado gaming. O símbolo da serpente com três cabeças está em todo o lado e, recentemente, até apareceu telefones com o Razer Phone e colunas através da linha Nommo. O Razer BlackWidow TE Chroma V2 faz parte da família de teclados, área onde a Razer já tem anos de experiência.

O Razer BlackWidow V2 é um teclado completo e a versão Tournament Edition (TE) é a versão compacta do mesmo teclado, pensado para esports mas que, na realidade, funciona bem em qualquer ambiente.

Atirando o peso da sua marca de um lado para o outro no mercado, a Razer consegue chegar às massas, mesmo sem utilizar os switches mais famosos da Cherry. Em 2014 começou a vender teclados e mais tarde ratos com os seus próprios switches, numa gama de opções que também tem vindo a aumentar. Mesmo que Portugal seja um mercado pequeno, a Razer é uma das poucas que se atreve a fazer teclados com layout pt-PT, o que lhe garante alguns fãs no nosso território.

Especificações

Layout em Português
Switches mecânicos Razer Yellow
Vida útil de 80 milhões de toques
Retroiluminação personalizável Chroma com 16,8 milhões de opções de cor
Compatível com Razer Synapse
Anti-ghosting em até 10 teclas
Teclas totalmente programáveis com gravação de macros em tempo real
Opção de modo de jogo
Polling rate de 1000 Hz
Cabo removível em fibra trançada
Apoio de pulso magnético removível
Dimensões (sem o apoio de pulso): 366mm x 154mm x 39mm Peso: 950g
Dimensões (com o apoio de pulso): 366mm x 219mm x 39mm Peso: 1172g

Switches
Força de Atuação: 45 G
Distância de Viagem: 3.5 mm
Ponto de Atuação: 1.2 mm
Ponto de Atuação vs Reset: 0.0 mm

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

Na frontal da embalagem aparece a imagem do teclado, com iluminação Chroma, acompanhado do novo apoio de pulso ergonómico. No canto inferior direito aparece a indicação dos switches Razer amarelos utilizados.

razer blackwidow te

A traseira dá novamente destaque aos switches, ao formato compacto e à iluminação Chroma. Tem uma tabela de comparação entre switches bem como uma descrição dos pontos chave do teclado em várias línguas.

No interior da embalagem vem o teclado Razer BlackWidow TE Chroma V2 acompanhado do apoio de pulso e do cabo USB. No que toca a papelada, um manual de utilizador, guia e autocolantes Chroma.

Software

Uma parte cada vez mais importante dos produtos gaming, é o software que têm associado. No caso do Razer BlackWidow TE Chroma V2 não há que enganar já que é compatível com o Razer Synapse. O primeiro ecrã permite configurar os diversos perfis e as teclas de acesso.

razer blackwidow te

Segue-se a parte da iluminação e do configurador Chroma para quem tiver mais tempo e interesse em personalizar o teclado até ao mais ínfimo pormenor. Para quem tiver mais dispositivos Chroma basta configurar uma vez e sincronizar. O ecrã seguinte serve para configurar o modo gaming pois é possível desativar diferentes teclas. Quem não gostar de configurar macros diretamente no teclado, pode fazer isso através do software. Aqui as macros são feitas e configuradas com mais pormenor.

Considerações Finais

O novo Razer BlackWidow TE Chroma V2 é mais uma opção entre os teclados mecânicos para o público gamer. O teclado pode ser encontrado na cor preta ou em rosa e tem também três opções de switches disponíveis (verde, laranja e amarelo) para ir de encontro às preferências de cada um. Os switches amarelos presentes neste exemplar são lineares e silenciosos para gamers que gostam do clique distinto dos teclados mecânicos mas vivem melhor sem todo aquele ruído. Mesmo assim é difícil passar despercebido ao teclar com o mínimo entusiasmo.

A Tournament Edition diz-se pensada para eSports já que não inclui o numpad (tenkeyless design), poupando no espaço e peso do teclado. Além disso, tanto o cabo como o apoio de pulso são removíveis para facilitar a arrumação e transporte. É discutível até que ponto quem anda sempre com o teclado às costas prefere ter todas estas peças independentes ou uma única peça que funcione. O design deste modelo não traz grande inovação e isso não deve ser visto como uma coisa má numa época em que muitos tentam vingar com designs gaming agressivos, basta desligar os LEDs deste teclado e ele fica bem num ambiente profissional.

razer blackwidow te

Claro que a iluminação é um dos pontos fortes do teclado, potenciada pela tão famosa iluminação Chroma da Razer com 16.8 milhões de cores. Nem todas elas são reproduzidas de forma fiel mas continua a ser um sistema de luz robusto, com boa dispersão e a integração com jogos e ações adiciona uma dimensão extra que poucos conseguem oferecer.

O novo apoio de pulso almofadado e suave é uma maravilha para os pulsos mas convém encontrar uma posição saudável já que este acaba por ser ligeiramente mais alto do que o normal. Este apoio fica fixo por meio de íman mas é tão fraco que muitas vezes é um desafio manter a posição adequada. Não sei se é intencional mas é uma caraterística encontrada em todos os BlackWidow V2.

O software Razer Synapse é a espinha dorsal que permite tirar mais partido do teclado seja qual for a plataforma ou o periférico. A Razer tem a nova versão Synapse 3 (beta) que acrescenta ainda mais funcionalidades. Mesmo sendo muito completo e permitir um bom nível de personalização, o Synapse continua a ser bastante intuitivo e fácil de utilizar com um design profissional.

Este Razer BlackWidow TE Chroma V2 Tournament Edition está disponível em Portugal por cerca de 140€ e embora já existam teclados com um preço muito mais puxado, continua a ser difícil justificar este preço, a menos que seja alguém na audiência específica para a qual a Razer desenvolveu o teclado.

razer blackwidow tePontos Fortes:
+ Desempenho
+ Conforto
+ Iluminação
+ Compacto
+ Software

Pontos Fracos:
– Preço

 
 
 
 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Razer BlackWidow TE Chroma V2.

Pontuação
Aspeto - 9.5
Qualidade de Construção - 8
Desempenho - 9.5
Software - 9
Preço - 7
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos