Home Periféricos Headphones Review Plantronics Gamecom 788

Para quem a desconhece, a Plantronics é uma marca já há muito estabelecida do segmento áudio do mercado de periféricos e outros equipamentos multimédia pessoais e/ou empresariais.

Plantronics_logo-2011

Aqui em Portugal é particularmente conhecida pelos budget headsets Plantronics Gamecon 367 e Plantronics 377, que tanto foram recomendados pelo seu bom rácio de preço/qualidade. A qualidade de construção foi uma característica que assolou esses headsets da marca, uma vez que tinham tendência para quebrar na área da headband.

Atualmente, a Plantronics tem bastantes headsets disponíveis no mercado português, espalhados pelos mais variados ranges de preços e por tal razão decidimos analisá-los.

Especificações

  • Som surround: Dolby® Digital tecnologies
  • Controlos no headset: Regulação de audio; Botão de mute
  • Dimensão das colunas: 40 mm
  • Frequência de resposta das colunas: 20H< – 20kHz
  • Frequência de resposta do microfone: 100Hz – 8kHz
  • Comprimento de cabo: 2 m
  • Conexões: USB
  • Compatibilidade: Windows / PC, Mac

Embalagem e Conteúdo

A caixa do headset é feita de cartão bastante fino, mas não menos resistente que o presente em embalagens de outras marcas. No interior o headset vinha encaixado no seu contra-molde de plástico e preso com alguns arames em certos sítios como na haste, micro e afins. A caixa quando abanado não deixava transparecer qualquer tipo de folgas.

plantronics 788plantronics 788

Em Pormenor

Logo à partida, a primeira impressão com que ficamos deste headset é a estética agradável do mesmo, algo que tem a sua quota parte de importância, uma vez que todos nós gostamos (embora alguns o teimem em admitir) de ver um bonito headset em cima da secretária, especialmente se for condizente com os restantes periféricos.

Os Plantronics Gamecon 788 aparentam ter uma boa qualidade de construção, pelo menos a curto prazo.  São sólidos e vergam apenas o necessário.

10

A headband é plástica glossy com os relevos da palavra Gamecom e não desagradável como seria de esperar.  A ligação com o almofadado que assenta na cabeça é bem feito, no entanto nas extremidades há demasiado espaço livre onde se pode alojar todo o tipo de sujidade, nomeadamente pó e migalhas. Os parafusos estão bem escondidos e não estragam a estética nem a solidez do headset.

As junções das hastes permitem a rotação das cups em torno do eixo-Z com uma amplitude a rondar os 90º para cada lado, daí as setas de cor alaranjada para podermos rodar de volta à posição original. Para estes movimentos do headset foi necessária aplicar alguma força numa primeira fase, mas depois em andamento facilmente gira.

Abaixo desse ponto, temos os “arames” metálicos escurecidos que finalizam a ligação da haste/headband e das cups, ligação essas bem compactas. Contudo, até pelas fotos é possível reparar na falta de homogeneidade da camada de cor preta. Nessa mesma zona, passa também o cabo que liga os dois speakers.

7

As cups apesar de idênticas são assimétricas no que toca aos botões. Como em todos os headsets o microfone fica à esquerda, porém aqui, nesta cup, também encontramos 2 teclas adicionais na parte de trás da cup, teclas essas que permitem o ajustamento de volume ou mute. O mute utiliza um sistema normal de slide, no entanto para alterar o volume temos que puxar ou empurrar a tecla e o headset emite um sinal sonoro para nos indicar que o volume está ajustado. Quando deixamos de aplicar pressão, a tecla volta à posição inicial.

4

À frente temos o botão físico que ilumina quando pressionado e faz enable do modo Surround da Dolby. Para isto é preciso ter o software do headset instalado.

 

9

O padding tanto da headband como das cups é de veludo e é portanto um dos tecidos mais agradáveis para a maioria dos utilizadores, apesar de ser um poderoso íman de sujidade.

Em termos de conforto, o headset sai beneficiado em termos de peso e de clamping force, mas peca no reduzido espaço interior das cups, uma vez que a parte exterior das orelhas bate no mesh plástico que cobre as drivers de som, fazendo com que a utilização contínua seja bastante incomodativa.

No que toca ao som, o palco é um algo curto e abafado, os agudos não são bem definidos e tendem a não chegar aos pontos mais altos, os graves são agradáveis e até certo ponto comedidos , porém os médios tendem a sobrepor-se aos agudos. Na prática isto traduz-se num som não muito agradável para multimédia, especialmente para metal e instrumentais de agudos. Em termos de gaming, o palco é de facto reduzido e penalizador até certo ponto, sendo mesmo inferior dos Steelseries Siberia V2.

O modo Dolby Surround funciona de facto, contudo não aumenta o palco até medidas alcançadas por outros headsets/headphones do mesmo preço.

O microfone não é maleável contudo capta bastante bem a voz do utilizador. Quando em deslize, nota-se facilmente algumas folgas.

5

Os cabos laranjas são estreados, sem sleeve, mas bastante resistentes. A terminação USB não é gold.plated e não precisa de o ser.

Considerações Finais

Os Plantronics Gamecom 788 são apenas um bom headset para o seu preço (62€), dado que pelo mesmo valor podemos encontrar algumas alternativas superiores, aqui no mercado português, sendo um deles o Asus Echelon já analisado.

11

Estes 788 conseguiram facilmente ultrapassar os headsets da geração dos 367 quer falemos da robustez em geral, da qualidade dos materiais e até mesmo do design. As cups são mais pequenas que as dos predecessores, porém isso leva a que sejam mais desconfortáveis.

O microfone poderia ser de melhor qualidade, quer em termos sonoros quer em termos de solidez geral, contudo na casa dos 60€ já se apresenta como uma solução bastante aceitável.

O som assume-se bastante mediano, característico deste segmento e portanto nada surpreendente. Conserva alguns dos traços dos seus parentes mais velhos, nomeadamente abusos dos graves e médios e timidez dos agudos.

selo-7_8

 O bom

  • Qualidade de construção
  • Som
  • Estética (subjetivo)
  • Pads de veludo
  • Peso

O menos bom

  • Conforto (orelhas batem no mesh plástico)
  • Microfone ligeiramente folgado

 

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos