Home Periféricos Headphones Review Plantronics Gamecom 388

Para quem a desconhece, a Plantronics é uma marca já há muito estabelecida do segmento áudio do mercado de periféricos e outros equipamentos multimédia pessoais e/ou empresariais.

Plantronics_logo-2011

Aqui em Portugal é particularmente conhecida pelos budget headsets Plantronics Gamecon 367 e Plantronics 377, que tanto foram recomendados pelo seu bom rácio de preço/qualidade. A qualidade de construção foi uma característica que assolou esses headsets da marca, uma vez que tinham tendência para quebrar na área da headband.

Atualmente, a Plantronics tem bastantes headsets disponíveis no mercado português, espalhados pelos mais variados ranges de preços e por tal razão decidimos analisá-los.

Especificações

  • Drivers: 40mm
  • Frequência de Resposta Auscultadores: 20Hz – 20kHz
  • Frequência de Resposta Microfone: 100Hz – 8kHz
  • Conexão: 2 x Jacks 3.5 mm
  • Comprimento do Cabo: 2 metros
  • Compatibilidade: Windows®/PC

Embalagem e Conteúdo

A caixa do headset é feita de cartão bastante fino, mas não menos resistente que o presente em embalagens de outras marcas. No interior o headset vinha encaixado no seu contra-molde de plástico e preso com alguns arames em certos sítios como na haste, micro e afins. A caixa quando abanado não deixava transparecer qualquer tipo de folgas.

3 4

6

Em Pormenor

Relativamente ao predecessor 367, este headset apresenta uma significativa melhor qualidade de construção. O mesmo já não é constituído pelas grandes quantidades de plástico de não muito boa qualidade. A nível de solidez é palpável a diferença, dado que estes não apresentam a fragilidade que advém de um produto confiar toda a sua flexibilidade à flexibilidade do plástico que lhe serve de estrutura. Ao mexer com o headset, nota-se que não apresenta qualquer tipo de folgas ou qualquer tipo de ruídos.

1

O conforto poderia ter levado nota mais positiva, caso o padding da headband tivesse mais enchimento, mas outros podem não partilhar da mesma opinião e achar que do modo que se encontra já é mais do que satisfatório. Esse mesmo enchimento é consistente e não se movimenta de um lado para o outro consoante a utilização. O tecido que segura tudo isto, tal como nas pads das orelhas é uma espécie de veludo, cujas costuras não se encontram à vista, o que nos leva a prever que pelo menos estas partes do headset resisstem bastante bem ao teste do tempo. Esticamente, este pormenor também dá um toque especial aos Plantronics 388.

Tal como como nos 788, a haste na parte superior é plástica e ostenta o nome da gama “GAMECOM” decalcado, os arames que ligam a junta de rotação à estrutra que alberga as drivers é negra, os botões de mute (slide) e de alteração de volume (rotação) encontram-se do lado esquerdo e o micro não é maleável, mas encontra-se a uma distância ótima da boca.

7

O padding não tapa completamente as orelhas, inclusivé o mesh plástico que cobre as drivers toca nas partes mais esteriores do pavilhão auricular, diminuindo assim o conforto da utilização. O enchimento é igual ao presente na headband.

10

Com isto já podemos comentar o conforto no geral. A clamping force assume valores quase no ponto, mas tal qualidade não é aproveitada ao máximo dado que o padding das orelhas não deixa espaço para o correto acopulamento, o que faz com que os 388, sentados na cabeça, não transmitam a sensação de fazer parte da mesma. O padding da headband não foi de facto a melhor escolha, na minha opinião, o que leva a que no final de um modesto tempo de utilização o headset parecer que se está a cravar na cabeça, iludindo também o utilizador a pensar que o peso do equipamento é demasiado.

2

Ao contrário dos 788 os cabos deste headset em vez do “original” tom laranja, apresentam uma coloração acinzentada, não são estreados, em vez de terminação USB têm 2 jacks de 3,5mm, no entanto apresentam o mesmo comprimento.

Os 388 não requerem qualquer software para funcionarem, contudo isso também significa que não têm o modo Dolby Surround dos 788, modo esse que melhorava marginalmente a qualidade sonora. Respeitante à qualidade sonora, as diferenças face aos 367 são bastantes, não sentimos um som com muita falta de resolução, nem com um bass assolador. os médios estão lá, no entanto é estranho sentir que tanto os graves como os agudos se encontram tímidos, os primeiros sem largura e os últimos sem muita altura. Subjetivamente, sinto que estes headsets cortam o ímpeto a algumas faixas sonoras, especialmente se estivermos habituados a ouvir Rains of Castamere, tanto a versão dos The National como a dos Sigur Rós. Ainda, em relação ao som, diria que o palco precisaria de ser maior, dado que em músicas instrumentais a facilidade em distinguir os próprios instrumentos é um algo reduzida. A jogar CS:GO isto não se fez sentir, tanto que até foi uma experiência bastante agradável, onde conseguia detetar os passos dos oponentes com alguma precisão, mas não com uma bastante acima da média.

9

Por último, resta referir o microfone cuja qualidade em muito se assemelha aos 788. Volume 5* e ruído de fundo a níveis muito baixos. A falta de maleabilidade, francamente não me incomoda e até certo ponto facilita as coisas. A parte mecânica é bastante sólida e suave.

Considerações Finais

Os Plantronics Gamecom 388, tal como todos os headsets deste orçamento apresentam as suas debilidades, especialmente a nível sonoro. Não afastando esse pensamento, é de notar a solidez e qualidade de construção do equipamento, bem como a estética bem apelativa.

8

Por 30€ obtemos um produto com um muito elevado rácio preço/qualidade. É verdade que o som não se destaca, mas tendo em conta headsets em torno dos 30€ esta é indiscutivelmente uma escolha fácil e uma opção que não deixa ninguém descontente a pensar num qualquer outro headset, uma semana depois da conpra.

Os 388 levam um forte vouch da minha parte, quer seja pela sua qualidade intrínseca, quer seja pela evolução do produto desde os primórdios dos 367.

selo-8_4

O bom

  • Solidez
  • Qualidade de construção
  • Estética
  • Preço

O menos bom

 

10 Comentários a este artigo
  1. Eu tenho os 367 não gosto do encosto das orelhas acho um pouco desconfortável e o micro também deixou de funcionar (já fora da garantia) mas tem uma qualidade de som muito agradável para o preço que custaram !
    Depois dessa review estou tentado a adquirir uns !

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos