Home Móvel Review Motorola Moto X

Pontuação
Design - 10
Qualidade - 10
Câmara - 7.5
Interface - 9.5
Preço - 7.5

estagio-motorola

A Motorola nasceu como um gigante de telecomunicações e foi deixando a sua marca ao longo dos anos, embora este gigante tenha tropeçado voltou a erguer-se e rapidamente nos voltou a elevar as expectativas em relação aos seus produtos.

O Moto X é mais um passo em frente da Motorola para manter este status quo. A 2º geração deste telemóvel herda o sucesso do seu predecessor, chega a nós com mais recursos e com a versão 5.1 do Android.

Este produto já não é novidade pelo que seremos muito breves com a descrição, servirá para aliciar a curiosidade para a próxima geração do Moto X.

Características

Principais:

  • Redes : GSM/GPRS/EDGE, UMTS/HSPA+, 4G LTE
  • Sistema operativo : Android 5.0 Lollipop, com atualização para 5.1
  • Processador : 2.5GHz Qualcomm Snapdrago 801, Adreno 330 @ 578 MHz GPU
  • SIM Card : Nano Sim
  • Dimensões : 140.8*72.4*3.8-9.9 mm
  • Peso : 144g (com bateria)
  • Bateria : 2300 mAh (até 24h de uso médio)
  • Memória ROM (capacidade de armazenamento) : 16 GB/32 GB/64GB
  • Memória RAM : 2 GB

Ecrã:

  • Tamanho : 5.2”
  • Tipo : Corning Gorilla® Glass 3
  • Cor : 16 milhões
  • Resolução : 1080p FULL HD 1920×1080 423 ppi

Conectividade:

  • Wi-Fi : 802.11a/g/b/n/ac
  • Saida de Audio : 3.5mm jack
  • Bluetooth: 4.0 LE
  • NFC: Sim

Foto e Video:

  • Câmara Principal : 13 Megapixels
  • Flash : Sim
  • Camara Frontal : 2 megapíxeis
  • Zoom digital : 4x
  • Gravador de video : 1080p 30 fps

Isto resume algumas das principais características, para algo mais pormenorizado aconselhamos a consulta da plataforma gsmarena.

Embalagem e Conteúdo

 A embalagem é simples e bastante sólida, feita de um cartão bastante sólido.

IMG_1376

No seu interior encontramos os essenciais, o telemóvel, instruções, carregador, cabo usb e um pino para abrir o slot do sim.

Detalhes

É possível personalizar o telemóvel no site da motorola e adquirir um aparelho com a parte de trás em bambo ou pele, a que testámos é composta pelo tradicional plástico e faz parte da verão base.

O design do smartphone recebeu uma ligeira curva que torna o seu aspeto harmonioso e lhe confere ergonomia.

IMG_1391

No que toca a botões apenas existem dois, que na realidade são três, botão para ligar e desligar e o do volume, mais e menos.

IMG_1388

Na parte superior do telemóvel temos a interface de áudio e o slot para o cartão da operadora, no lado oposto existe apenas a porta USB.

IMG_1387

Na parte de trás existe também harmonia criando dois aneís, um envolvendo a câmara e a incorporar o flash e outro a envolver o logo da motorola, que quase nos dá a ilusão que este logo é interativo e que tem alguma função.

IMG_1392

Na frontal do aparelho temos os nossos sensores, a câmara frontal e os altifalantes, estes são ligeiramente elevados em relação à superfície do ecrã.

Utilização

Embora seja um telemóvel com  5.2 polegadas o seu desenho permite a utilização só com uma mão, embora este seja um fator dependente do tamanho da mão do operador. Não nos incomoda no bolso nem cria qualquer tipo de desconforto relacionado com o tamanho.

O android que acompanha o Moto X é quase puro, muito semelhante ao de um Nexus, há muitas poucas modificações em relação à base do sistema operativo, consumindo menos espaço e menos recursos.

O CPU e GPU deste dispositivo desempenham-se de um forma fantástica, não tendo sido observar atrasados nas mais diversas aplicações e jogos, mesmo em situações de multitasking alternar entre tarefas sempre se manteve um processo fluído.

Gostariamos de falar do software de interação por voz da motorola mas este infelizmente está preso à linguagem que se define para o dispositivo e o suporte de linguagem é um bocado limitado, contempla o Inglês e Português do Brasil que deverá ser suficiente para umas brincadeiras mas que no dia a dia se pode tornar ligeiramente desconfortável.

A parte frontal tem três sensores infravermelhos, este sensores fazem magia, eles detetam qualquer movimento perto do dispositivo e tornam possível acordar o telemóvel e ignorar chamadas e despertadores, para tal basta passar a mão sobre o telemóvel e problema resolvido.

O telemóvel não oferece led de notificações mas este problema resolveu-se de uma forma muito pragmática, o ecrã liga e desliga mostrando que existe uma notificação pendente, não de uma forma berrante, usando apenas os pixeis necessários para mostrar o relógio e a notificação.

IMG_1385

A câmara do Moto X já era um problema na edição anterior, a motorola melhorou a câmara e agora os 13 Mega pixeis conseguem produzir imagens boas em condições ideais de luz. Mas em locais com pouca luminosidade o problema mantém-se. A acompanhar este problema foi possível reparar em alguma dificuldade na hora da focagem.

IMG_20150609_175457215 IMG_20150623_165406278 IMG_20150623_165423374 IMG_20150623_165518741

O calcanhar de aquiles dos smartphones continua a ser a bateria, de tal forma que o bom é ser normal, e o normal é carregar o telemóvel numa base quase diária. É o caso com o Moto X, uma carga que sofra uma utilização média alta, com isto estamos a falar de 4G, jogos, wi-fi, etc, tem uma duração de cerca de 20 horas.

Conclusão

O Moto X 2014 melhorou bastante em relação ao seu predecessor, melhorias que fazem a diferença e nos mostram que a motorola está concentrada em criar produtos de qualidade capazes de competir com os rivais.

A Motorola deu-nos a oportunidade de testar este telemóvel que tem um desempenho fantástico e extremamente fluído, o seu design é fantástico e sem dúvida que se pode tornar numa peça que acompanhe o estilo do utilizador.

Infelizmente nem tudo é um mar de rosas e o Moto X tem os seus rochedos, estes ergueram-se bem alto sempre que a câmara foi chamada a trabalhar, criando alguma “dor” ao utilizador, ora porque não foca o que é suposto focar ora porque a fotografia sai desfocada ou desilude.

Em tudo o resto é uma ótima plataforma, o seu sucessor deve estar para breve, pelo que 390€ por esta máquina talvez o tornem numa compra ligeiramente precipitada, mas no caso de se consumar, será uma compra que não deixará o utilizador desiludido.

O Motorola Moto X está disponível na loja online da Orange.

Artigos relacionados

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos