Home Periféricos Review Mionix Castor

Pontuação
Desempenho - 8.5
Construção - 7.5
Personalização - 9.5
Design - 8.5

mionix_logo

 

A Mionix foi fundada na Suécia, em 2007, com a missão de competir no mercado do material gaming, criando os produtos com melhor desempenho e mais ergonómicos que alguma vez já viu.

Actualmente conta com um número considerável de produtos que vão desde ratos, teclados , headsets e até tapetes de rato.

Talvez nunca tenha ouvido falar nesta fabricante, mas é sem duvida uma marca para manter debaixo de vista!

 

Especificações

Especificações Técnicas

  • Processador ARM de 32bit a 32Mhz
  • 6 botões totalmente programáveis
  • 10000 DPI com Sensor óptico ADNS-3310
  • Ajuste de DPI em 3 cliques
  • 2 LEDs com 2 zonas de cor
  • 16,8 milhões de opções de cor
  • Variados efeitos de iluminação LED
  • Memória de 128kb
  • Revestimento em Borracha

Especificações do Sensor

  • PMW – 3310 com sensor óptico IR-LED
  • Até 10000 DPI
  • Velocidade máxima de análise de pelo menos 5.45m/s (215 IPS)
  • Sem aceleração de hardware positiva ou negativa

Embalagem e Conteúdo

 

Já verificámos que a Mionix quer “atacar” o mercado de uma forma distinta, criando produtos diferentes do que estamos habituados a ver. Isso verifica-se imediatamente quando pegamos na embalagem do Mionix Castor: totalmente diferente das demais , com uma arquitectura e uma elegância muito acima do normal.

Apesar de simplista, a embalagem mostra-nos exactamente o que é necessário, não ocupando espaço com pormenores obsoletos ou desinteressantes.

mionix-castor-1

Na parte frontal da embalagem temos apenas duas coisas: O nome do produto e uma fotografia sua – nada mais é necessário, uma vez que é o Mionix Castor que queremos comprar, e não toda a gama de ratos , como é o caso de outras marcas que enchem a sua embalagem com outros produtos. Na parte superior da caixa, como forma de suporte , ao invés de um simples pedaço de plástico, a Mionix resolveu colocar um pouco de fio, igual ao que reveste todo o cabo do rato.

mionix-castor-2

Na parte traseira temos em grande plano o Website da Mionix , seguido das especificações técnicas do produto em 18 línguas, mostrando desta forma que a Mionix esforça-se em produzir segmentos que possam ser utilizados em todo o mundo, por todas as sociedades e etnias. Numa parte mais abaixo, com uma letra de menor tamanho encontramos uma descrição do conteúdo da embalagem,  nas principais línguas, bem como uma observação dizendo que o produto foi projectado e desenvolvido na Suécia , apesar de ter sido montado na Republica Popular da China. Isto é mais uma prova do patriotismo por parte da Mionix e da forma como quer deixar bem vincada a sua origem e dos seus produtos.

11383305_731241807021220_225161524_n (1)

Nas laterais podemos observar, do lado direito , um grande plano do nome da fabricante, bem como um slogan muito utilizado pela Mionix nos seus produtos – “It’s all about the craftsmanship” o que demonstra o profissionalismo e a perfeição com o qual desenham e executam os seus produtos. Do lado esquerdo temos uma fotografia num plano lateral do Mionix Castor, bem como uma breve descrição das suas principais funcionalidades.

mionix-castor-3

A parte interior da embalagem é sem duvida a que mais espanta. Tudo é construído de forma harmónica e elegante, fazendo com que o interior da embalagem não só proteja o produto mas também “encha o olho” a quem o compra. Na parte central podemos ler uma pequena mensagem do CEO da Mionix, Carl Silbersky, felicitando-nos por termos comprado, e passo a citar , “a fine piece of craftsmanship“.

Não há melhor forma de provocar um impacto positivo no cliente do que fazer com que ele se delicie sem sequer ainda ter tocado no verdadeiro produto.

Em Detalhe

mionix-castor-5

Focando-nos agora no Mionix Castor , a sua leveza é realmente notória, apesar de ter sido pensado para utilizadores destros, sendo que os esquerdinos , apesar de conseguirem igualmente utilizar o rato, não vão ter tanta comodidade no seu uso.

O design é simplista, sendo que a Mionix focou-se em construir um produto com linhas muito bem definidas o que dá um impacto muito positivo no produto. O seu acabamento em preto mate faz que seja compatível com a maioria dos setups dos utilizadores , de modo a não destoar, permitindo ainda que o utilizador tenha duas áreas do rato (o botão de scroll e o logótipo da Mionix) que são iluminadas por LEDs onde é possível escolher entre 16,8 milhões de cores.

Está igualmente presente na parte superior do rato, logo abaixo do botão de scroll, um botão de troca rápida de DPI, sendo possível alterar entre 3 valores (configuráveis através do Software).

mionix-castor-9

Na parte lateral esquerda está presente uma superfície em borracha, um pouco abaixo dos dois botões laterais, que permite um maior controlo do rato, dando a possibilidade dos utilizadores segurarem o rato em várias posições ( palm grip, fingertip grip, etc).

mionix-castor-6

O cabo do Mionix Castor é resistente, feito de um material robusto e agradável à vista e ao toque. O conector USB é banhado a ouro para proporcionar uma mais velocidade de resposta.

Um dos poucos pontos negativos deste rato prende-se exactamente na sua construção. Ainda que tenha linhas bonitas e a sua simplicidade seja cativante, não é possível deixar de verificar que tudo “sabe muito a plástico”, sendo que a sua robusteza está um pouco comprometida, bem como a existência de alguns barulhos um pouco desagradáveis, como é o caso do botão do Scroll, onde nos parece que o botão está-se a partir ou até mal encaixado.

Software

Este é sem duvida dos pontos mais fortes do Mionix Castor. Ainda que o Software seja “pouco profissional” na forma como que chega ao utilizador (trata-se de um ficheiro .zip com alguns ficheiros executáveis lá dentro, sem informações, e que nem sequer ficam instalados no nosso computador), permite com que este rato seja 99% customizável, sendo que a única coisa que não pode alterar é a forma e cor sólida do rato, como é de esperar.
O Mionix Castor Software pode ser transferido directamente do site da fabricante e é constituído por 5 abas com a possibilidade de guardar 5 profiles em cada uma delas , dando total liberdade de personalização ao utilizador:
1

  • Mouse Settings (Definições do Rato) : Aqui é possível associar utilizações específicas aos botões do rato , bem como criar Macros (ainda que haja uma aba dedicada a este assunto), alterar a taxa de pooling e alterar as velocidades do Duplo Clique e do Scroll e a aceleração do Ponteiro

2

  • Sensor Performance (Desempenho do Sensor): Nesta aba é-nos permitido alterar basicamente tudo a que ao Sensor diga respeito, sendo que podemos escolher, através de sintonia fina , um valor para o DPI, compreendidos num intervalo de 50 a 10000, com a possibilidade de diferenciar os eixos e escolher um valor de DPI diferente para cada um. É-nos permitido igualmente fazer ajustes no que toca a ângulos, velocidade do ponteiro e distância de reconhecimento , quando o rato não está assente na superfície. Há inclusive um teste de qualidade da superfície, que o ajuda a identificar problemas e melhorar o local onde o seu rato desliza.

3

  • Color Settings (Definições de Cor): Nesta secção poderá ligar, desligar ou escolher seletivamente qual a zona de LED que quer ter ligada , sendo que tem duas zonas disponíveis- o logótipo da Mionix e o botão de Scroll. Poderá também escolher qual o efeito de LED que quer utilizar, tendo à disposição quatro efeitos : cor Sólida, Piscar, Pulsar e Respirar. Por fim tem um menu de escolha de cores onde é possível escolher , de uma forma mais rápida, 20 cores pré definidas , escolher uma cor através do seu código RGB ou alterar consecutivamente entre cores.

4

  • Macro Settings (Definições de Macro): Aqui pode associar aos seus 6 botões totalmente programáveis, qualquer macro que quer. Jogando com botões e temporizações pode transformar o seu Mionix Castor num autêntico rato de batalha.

5

  • Support (Suporte): Nesta aba estão disponíveis informações importantes e contactos para quando tiver algum problema ou duvida no que toca ao seu produto.

 

Utilização

 mionix-castor-17
Foram feitos vários testes de modo a perceber o comportamento do Mionix Castor aquando de colocado à prova.
No que toca ao teste num jogo do tipo FPS, foram feitas várias rondas com os DPI a variar e o resultado foi o esperado, sendo que correspondeu positivamente nas horas em que a precisão foi fundamental. Os seus botões laterais de fácil acesso permitem que o utilizador se esforce muito pouco para desencadear acções mais complexas, e o seu botão de alteração rápida de DPI também ajuda muito durante o jogo.
Foi igualmente testado em jogos do tipo RPG e MMORPG e o resultado foi, como no caso dos FPS, muito satisfatório.

mionix-castor-19
Numa utilização dita normal (navegação na Internet, etc) o rato também correspondeu bem, contudo os seus dois botões laterais são de tal modo de fácil acesso que por vezes atrapalham um pouco, uma vez que , por predefinição, vêm configurados para funcionar como Retroceder e Avançar, causando por vezes alguns “estragos” na hora da navegação e por este motivo é aconselhável alterar as funções destes dois botões para quando não estiver a jogar.

Considerações Finais

mionix-castor-7

É frequente dizermos que “os olhos também comem”. Pelos vistos a Mionix levou esta expressão muito a peito e começou logo por conquistar o utilizador pela embalagem, que é muito diferente de tudo o que viu neste segmento. O Mionix Castor é igualmente elegante e a possibilidade de escolher entre 16,8 milhões de cores faz com que consiga combiná-lo com as cores do seu restante setup facilmente.

O seu Software faz dele um rato altamente personalizável , sendo que o pode deixar exactamente ao seu gosto.Com a possibilidade de ter 5 Profiles distintos pode ainda afinar pormenorizadamente cada detalhe para cada Jogo ou Utilização.

As suas características técnicas , como os 10000 DPI, a memória interna e o Processador ARM de 32 bits a 32MHZ fazem do Mionix Castor um rato muito poderoso e pronto para qualquer função .

mionix-castor-16

O único ponto negativo deste rato prende-se no facto de ser muito “plástico” , não tendo a robustez desejada para um rato deste tipo e permitindo a existência de alguns (poucos) barulhos estranhos durante a utilização do rato.

Pontos Fortesselo-8_5

  • Personalização
  • Iluminação
  • Embalagem
  • Cabo Resistente

Pontos Fracos

  • Construção um pouco aquém do esperado

 

1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos