Home Periféricos Headphones Review Logitech G930

Pontuação
Muito Bom - 9.0

A Logitech é uma marca com grande tradição e habitualmente tem bons produtos para todo o tipo de requisitos. A sua linha gaming tem vindo a receber novidades em teclados, ratos e headphones. No entanto, o modelo de headphones wireless Logitech G930 tem-se mantido ao longo do tempo.

logitech g930

Interessa saber se este headset ainda bate o pé aos modelos mais recentes da concorrência e se a tecnologia wireless ainda é uma desvantagem para quem pretende jogar mas gosta pouco da confusão dos fios e também dá valor a alguma versatilidade e conforto.

A linha de headphones está bastante completa e em termos de preço os G930 são os mais caros que a marca oferece. Para saber mais sobre a versão semelhante mas com fios, basta consultar a review dos Logitech G35. Os dois modelos restantes são os Logitech G430 e Logitech G230.

Especificações

Headphone:
Altifalante: 40mm
Frequência de resposta: 20Hz-20KHz
Impedância: 32 Ohms
Sensibilidade: 90dB SPL/mW

Microfone:
Padrão de captura: Cardióide (Unidirecional)
Tipo: Condensador eletreto de gradiente de pressão
Frequência de resposta: 50-20KHz
Sensibilidade: -40dBV/Pa re: 0dB = 1 Pa, 1KHz
Condições do teste: 3.0V, 2.2K Ohm

Embalagem e Conteúdo

A embalagem dos G930 segue o mesmo modelo das restantes embalagens de headphones da linha gaming da Logitech. A frontal da embalagem inclui uma imagem do modelo com raio-x de metade dos headphones. Além disso também permite ver uma earcup, microfone e o receptor wireless dos próprios headphones.

logitech g930

Na parte traseira como é habitual, tem as características mais importantes em várias línguas e a sua localização nos headphones e tem também uma breve descrição em português, onde se destacam os 3 anos de garantia do fabricante.

logitech g930

O conteúdo não vai além do essencial: os G930, receptor wireless, base para recarregar a bateria e os documentos habituais. Esperava-se um pouco mais para este patamar de preço.

logitech g930

Em Detalhe

Como headphones para gaming que se prezem, os G930 são circum-aurais com revestimento em couro sintético, bastante confortáveis. No interior das earcups a estrutura plástica não está protegida e se estiver em contacto com a orelha pode ser desagradável.

logitech g930

Embora confortáveis desde o primeiro momento, só passado algum tempo é que as almofadas obtiveram a forma ideal, melhorando o conforto a cada utilização.

logitech g930

A tecnologia wireless utilizada tem transmissão na frequência dos 2.4GHz. Não apresentou interferência ou ruído no ambiente de teste mas a marca avisa sempre para alguma precaução se houver outros dispositivos wireless por perto. Ocasionalmente e sem razão aparente a ligação ficava fraca mas passado alguns minutos voltava ao normal.

O alcance wireless dos headphones é de cerca de 10 metros, medido por baixo, graças a duas antenas internas. Suficiente para a maioria das situações e permite uma utilização confortável para quem joga na sala ou quer fazer alguma tarefa por perto sem sair do TeamSpeak ou chamada Skype.

A banda da cabeça também conta com uma zona almofada para máximo conforto. É extensível para se adaptar à cabeça de cada um, bem como para comportar os mais variados cortes de cabelo e acessórios de moda que se usam na cabeça por estes dias.

logitech g930

As earcups podem rodar mais de 90 graus. Isto também proporciona melhor conforto e supostamente permite encostar as earcups ao peito quando se pretende descansar ou fazer algo em que não seja ideal ter os headphones na cabeça. No entanto, o microfone limita bastante este aspecto, magoando os mais aventureiros.

logitech g930

O microfone é ajustável e o padrão de captura é unidirecional. Funciona de forma intuitiva já que se estiver para cima fica automaticamente em mute, acendendo um pequeno LED vermelho na ponta. Ao rodar para baixo, o microfone fica ativo. O microfone só por si filtra alguns dos ruídos para uma transmissão de voz mais clara. Um problema dos headphones circum-aurais com grande isolamento é que não nos conseguimos ouvir enquanto falamos. Estes G930 permitem ouvir a nossa própria voz para eliminar esse problema e o seu ajuste é feito na opção “Retorno de voz”.

A earcup esquerda é a mais complexa, com microfone e vários botões. Um desses botões permite dar mute ao microfone e a roda ao lado regula o volume do som. Mais em cima os três botões G1, G2 e G3 aos quais podem ser atribuídas funções de acordo com as necessidades de cada um. Por defeito estão configurados para funções multimédia. Na parte de trás encontra-se o botão para ligar e desligar os headphones e também para ativar ou desativar a tecnologia Dolby Surround 7.1. Para finalizar, em baixo, a ligação para carregar os headphones.

logitech g930

A bateria chega para não chega para jogar um dia, quando digo um dia, podem ser mais de de 12 horas sem descanso. A marca anuncia 10 horas mas diria que só em condições muito específicas. Neste caso, dura cerca de 7 horas sem problema. Demora mais de 3 horas a carregar a 100% mas isso praticamente não representa uma limitação em termos de uso, basta ligar um cabo e continuar a jogar.

A base de carregamento serve também de ligação para o receptor wireless. Os dois cabos desenrolam-se para sentidos opostos e um serve para ligar a base ao PC e o outro para ligar a base aos headphones. Os cabos têm 1,20 metros e 1,80 metros, respetivamente. Não era pior se tivesse um sistema retrátil para se arrumarem sozinhos.

logitech g930

Os Logitech G930 são stereo, equipados com altifalantes de 40mm e que utilizam a tecnologia Dolby Digital para criar um palco virtual 5.1 para quem procura uma experiência mais imersiva, útil e agradável para algumas ocasiões.

Funcionam bastante bem mesmo em plug&play, tanto em PC como MAC, no modo stereo e sem algumas funcionalidades. Quando se desliga o PC, os headphones desligam-se. Quando se liga o PC, os headphones não se ligam automaticamente. É sempre necessário ligar manualmente no botão.

O software que permite desbloquear o máximo potencial dos G930 pode ser descarregado no site da Logitech e revelou-se uma agradável surpresa. Os botões personalizáveis são mesmo muito fáceis de configurar. Todas as funções estão devidamente explicadas e claro, permite ajustar as definições de equalizador de 10 canais, segundo predefinições ou manualmente. O mesmo acontece para o microfone que também inclui avatares de voz do Screaming Bee para uma ou outra brincadeira.

Logitech g930

Os Logitech G930 são stereo, equipados com altifalantes de 40mm e que utilizam a tecnologia Dolby Surround para criar um palco virtual 7.1 para quem procura uma experiência mais imersiva, útil e agradável para algumas ocasiões.

A qualidade de som é o que se espera num produto desenvolvido para os entusiastas de jogos. Uns baixos fortes e profundos como os jogadores gostam, talvez ligeiramente exagerados por defeito, acompanhados de médios e agudos bem definidos.

Considerações Finais

Os headphones Logitech G930 são a única solução sem fios que a marca tem especificamente para o mercado dos aficionados por jogos. Os maiores obstáculos para periféricos com esta tecnologia para gaming será sempre a velocidade de transmissão, interferência e bateria.

Em termos de velocidade de transmissão não se notou qualquer problema nos mais variados jogos e outras aplicações. Mesmo em FPS rápidos em que o som é uma componente vital como o CS:GO ou Battlefield e jogos de outra natureza onde a audição é chave para o sucesso como o ARMA 3. Talvez ao nível dos jogadores profissionais a conversa seja outra…

logitech g930

Ruídos parasitas e interferências também não foram observadas durante praticamente todo o teste, mesmo com outros equipamentos wireless por perto. No entanto, em ocasiões pontuais, tinha um ruído de fundo impossível de ignorar e sem razão aparente a ligação ficava muito fraca.

A bateria foi uma das surpresas com bastante durabilidade e que vai avisando com sinais sonoros quando é necessário carregar. A comodidade de carregar e continuar a jogar sem sequer grande confusão de fios ou adaptadores é uma grande vantagem. O headset recebe sempre sinal através de wireless.

Em termos de conforto, embora as almofadas não tenham grande volume, tornaram-se surpreendentemente mais confortáveis ao longo do tempo, moldando-se na perfeição ao utilizador. A questão do peso pode ser vista por dois prismas, um dos quais é que quanto mais leve mais confortável e o outro em que leve habitualmente é sinónimo de componentes de menor qualidade. Os G930 não são particularmente leves e assim sendo, requerem uns momentos para descansar mas a qualidade de som é bastante boa.

logitech g930

Quem procura uns headphones wireless para gaming, à partida dá bastante importância ao conforto e versatilidade. Os G930 são uma opção válida e com resultados dados.

O preço é de 179€, certamente não será para todas as carteiras mas está adequado ao tipo de produto que a Logitech apresenta na forma destes G930. Além disso oferecem a confiança de um apoio pós-venda incrível como é o desta marca.

selo-9_0Prós:
Tecnologia Wireless
Permite carregar e jogar ao mesmo tempo
Conforto
Alcance
Garantia

Contras:
Peso
Quebras de sinal sem explicação

8 Comentários a este artigo
  1. Esse fone é bom, tenho a 4 anos, é fantástico o áudio dele, tanto o 7.1 quanto o microfone.
    Porém possui muitas partes moveis, podendo danificar o fio que transpassa o áudio de um fone para o outro, causando perca de som no lado direito.
    Após um tempo de uso a bateria não consegue mais se manter e causa muito problema com o software, fazendo também o fone reiniciar frequentemente, trocando a bateria soluciona o problema, porém não se encontra a venda em lugar algum no Brasil.
    Para agravar o problema da bateria, o micro USB dele usado para a recarga tende a dar problemas de mal contato sendo necessário ressoldar na placa.

  2. Ótimo review Marco André, sou um proprietário do Logitech G930 e muito desapontado com os problemas apresentados por esse headset, sendo que é um headset que já foi vendido na faixa dos R$ 700,00 aqui no Brasil. Achei que os problemas de quebras de sinal fossem por o adaptador estar meio longe, mas não, pode estar a 50 cm de distância que vai continuar essas quebras de sinal, e o fato da construção extremamente fraca do conector para carregar a bateria é ridículo, essa semana terei que levar pela mais uma vez para soldar o conector na placa, e isso é muito triste. Indico até a diminuírem a nota desse Headset para que novos compradores saibam o que estarão comprando.

    • Obrigado pelo comentário Luiz! Esses dois problemas realmente são muito chatos para um dispositivo deste preço. Não podemos diminuir a nota porque já foi utilizada em publicações oficiais mas posso dizer que a longo prazo não é um headset de nota 9.

  3. Ótimo review!
    O meu, depois de 2 anos de uso começou a aparecer os defeitos citados acima:
    desligando e religando sozinho, sem causa aparente.
    E acontecendo isso, com uma frequência cada vez maior, tornando insuportável o defeito. Sem contar o problema no usb…
    E outro defeito gravíssimo que aconteceu comigo e com um amigo são os drivers ruins da logitech.
    Desde quando migrei para o Win 10, foi só dor de cabeça com os drivers da empresa….

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos