Home Periféricos Review Logitech G810 Orion Spectrum

Pontuação
Aspeto - 9
Qualidade de construção - 8.5
Desempenho - 8.5
Software - 9
Preço - 6

logitech g810

A tendência dos teclados mecânicos para jogos já não é propriamente nova e certamente veio para ficar. Depois de experimentar a definição do clique e velocidade, é difícil voltar aos teclados de membrana. A este tipo de teclados e até outros produtos com o mesmo público alvo estão associadas linhas muito próprias em termos de design muito robotizados, com grandes coberturas plásticas com vários relevos e depressões, teclas dedicadas e até LCDs. Um exemplo marcante deste estereotipo é o Logitech G910.

Também da Logitech chega este novíssimo Logitech G810 Orion Spectrum, uma solução mais elegante e discreta, com um design limpo, mantendo muitas caraterísticas importantes para jogos, sendo a mais importante os switches mecânicos, que neste caso são os Romer-G desenvolvidos pela própria Logitech, ao contrário das outras soluções que recorrem a switches Cherry ou Kailh.

Vídeo de unboxing e vista geral do teclado Logitech G810 Orion Spectrum

Especificações

Anti-ghosting 26 teclas
Switches mecânicos Romer-G
Iluminação RGB personalizável
Teclas multimédia dedicadas
Altura ajustável
Cabo 1.8 m

Dimensões:
Altura: 153 mm
Largura: 443.5 mm
Profundidade: 343 mm
Peso (sem cabo): 1180 g

Página Oficial
Compra na PCDiga

Embalagem e Conteúdo

O Logitech G810 vem numa embalagem simples, que na frontal tem uma imagem do teclado, a indicação de que utiliza os switches Romer-G e que, neste caso em particular, tem layout em Inglês US.

logitech g810

Na traseira da embalagem são apresentadas breves descrições sobre três dos principais destaques e pouco mais.

logitech g810

No interior vem mais uma caixa e o teclado ainda vem protegido num plástico. Em termos de acessórios não traz nada além de um manual e informações de garantia. No entanto, na compra do teclado é oferecida uma chave para o jogo Tom Clancy’s The Division mas só até ao fim do mês de Março.

Em Detalhe

logitech g810

Apesar de ser um teclado completo (com numpad), tem um formato compacto com 44cm x 15cm ideal para quem não quer ou não pode ocupar tanto espaço de secretária só com o teclado. As teclas ficam muito perto dos limites do teclado e não tem qualquer apoio de pulso.

Em termos de aspeto geral é bastante profissional mas também fica bem num sistema mais para jogos. O revestimento é preto matte, glossy apenas no contorno em altura.

logitech g810

Na parte traseira tem 5 pads em borracha para evitar que o teclado deslize na mesa. Além disso, tem dois pés em plástico que podem dar alguma inclinação ao teclado para melhor conforto, com possibilidade de escolher entre inclinação de 4 e 8 graus.

logitech g810

No canto superior direito tem teclas multimédia dedicadas. O clique destas não é tão satisfatório como o resto do teclado mas serve para a função que desempenha. O dial de volume é pesado e funciona perfeitamente bem.

Tem também uma tecla que liga e desliga a iluminação e ao lado a tecla gaming, que desativa as teclas windows ou outras já que isso pode ser configurado. As indicações de estado aparecem depois com rectângulos iluminados e com uma pequena inscrição sobre a correspondência. No canto superior esquerdo tem o novo logotipo da Logitech, também iluminado com todas as opções de cor.

logitech g810

Não tem teclas macro dedicadas mas as teclas de função de F1 a F12 podem ser configuradas para executar diversas macros, gravadas através do software.

Esta unidade tem layout US mas a Logitech costuma ter layout PT disponível. As keycaps são ligeiramente côncavas e confortáveis para utilizar durante longos períodos de tempo. Para quem tiver muitos dedos ou se ainda encontrar bons jogos com multiplayer offline, este teclado tem anti-ghosting até 26 teclas que, não sendo o máximo no mercado, é mais do que suficiente.

O cabo tem 1.8m comprimento e é revestido a nylon. Na ligação ao teclado tem um grande bloco de borracha e a ligação USB tem um conector quadrado de grandes dimensões que pode causar alguns problemas ao ligar se não existir muito espaço entre portas.

logitech g810

Os switches mecânicos utilizados são desenvolvidos pela Logitech e chamam-se Romer-G. Na equipa Cherry MX, os mais parecidos são os Cherry MX Brown. Nesta versão têm 45g de força de atuação e 3mm de viagem até ao fundo. Pode parecer bastante mas o ponto de atuação é aos 1.5mm, tornando-o bastante rápido quando se conseguir utilizar tirando partido de todo o potencial. Tem som de reverberação das teclas estilo mola metálica, que pode ser especialmente incomodativo para quem carrega na tecla até ao fundo. Esta parte foi uma surpresa pela negativa.

logitech g810

Estes switches têm uma base quadrada, que dá mais estabilidade as teclas. A iluminação também acaba por funcionar muito melhor nesta situação pois tem a luz no centro apontada diretamente para as keycaps. De facto, a reprodução de cores em termos de fidelidade e brilho é espetacular, principalmente se se perder alguns minutos no software.

Software

O software Logitech Gaming é fantástico e junta os novos produtos com os antigos, num layout simples e intuitivo dividido em 2 separadores mais importantes, no caso do Logitech G810.

logitech g810

No primeiro separador dá para criar perfis, associar a diferentes jogos e aproveitar as teclas de função para determinadas ações de cada jogo.

logitech g810

Da mesma forma no separador seguinte, trata-se da iluminação. Permite escolher vários modos e uma quase infinidade de cores, aproveitar a lista com mais de 500 jogos para ter diferentes iluminações e algumas interativas. Por exemplo no GTA V ao ser perseguido pela polícia, o teclado brilha a azul e vermelho ou no Counter-Strike as teclas utilizadas combinam com a cor da equipa e quando o jogador está a soro o teclado fica vermelho.

É possível também escolher diferente iluminação para cada tecla ou conjunto de teclas à escolha, com diferentes tons e brilho, com excelente paleta de cores que realmente funcionam visualmente.

logitech g810

O separador seguinte serve para configurar o game mode, ou seja, escolher as teclas que ficam desativadas quando se ativar esse modo.

No seguinte aparece a funcionalidade de mapear as teclas utilizadas, para saber quais as teclas mais pressionadas durante um determinado período de tempo.

A Logitech lança firmwares novos que são automaticamente detetados e trazem alguma atualização que seja necessário fazer ao teclado

Considerações Finais

Tem um design sóbrio, minimalista e fica tão bem numa configuração para jogos como num PC de trabalho mais sério, desde que com a iluminação correta. Com a comunidade gamer a chegar a idades mais avançadas, certamente que este tipo de aspeto é apreciado.

É um teclado compacto e talvez por isso perca alguns pontos no conforto. Os pés com duas opções de inclinação podem ajudar ligeiramente mas não resolvem o problema do pulso ficar sem apoio.

Os Switches mecânicos da Logitech requerem um período de habituação mais longo do que habitual. Mas depois de se perceber como funciona este sistema é muito agradável e rápido teclar, conseguindo ser mais silencioso do que as outras ofertas em teclados mecânicos, embora não tenha um feedback tátil tão pronunciado.

Em termos de retro-iluminação é talvez a melhor solução disponível no mercado, em termos de fidelidade de cores, dispersão de luz e também pelas quase infinitas combinações que é possível utilizar, tudo configurável através do software Logitech Gaming.

logitech g810

Esse mesmo software também é um dos pontos de destaque por ser bastante simples e intuitivo para toda a configuração e também por não ter falhada uma única vez ao longo do período de testes.

Os botões multimédia podem ser úteis mas sobressaem pela negativa pelo seu design e clique que contrastam com o resto do teclado.

A compra deste teclado tem associada uma chave do jogo The Division com o valor anunciado é de 185 euros. Com esta promoção é um valor aceitável, sem o jogo incluído é um preço demasiado elevado para o que oferece.

logitech g810Pontos Fortes:
+ Aspeto
+ Iluminação
+ Desempenho
+ Software

Pontos Fracos:
– Preço

 
 
 

Terei todo o gosto em responder a qualquer dúvida sobre o Logitech G810 Orion Spectrum e se quiseres comprar um, compra na PCDiga.

Pontuação
Aspeto - 9
Qualidade de construção - 8.5
Desempenho - 8.5
Software - 9
Preço - 6
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos