Home Periféricos Review Logitech G502

Pontuação
Look - 9.8
Desempenho - 9.5
Qualidade material - 9.6

Lilireviews-topCover

Hoje temos uma review de mais um rato de gaming lançado no primeiro trimestre em 2014. O Logitech G502 apresenta-se com características de gaming muito interessantes e um design muito forte que não podíamos deixar de ter a oportunidade de o testar. Este é o primeiro rato de gaming da Logitech que apresentamos em detalhe.

Lilirevies-topcover 2

Num primeiro comentário e antes de o experimentar fiquei logo agradado com o seu design e as suas características. Apresenta-se como um dos melhores ratos da Logitech senão o melhor rato de gaming cablado e isto confere curiosidade em experimentá-lo.

Características

  • Sensor DPI: 12.000 DPIs
  • Botões programáveis: 11
  • Regulação real-time DPIs: Sim
  • Memória interna: Sim
  • Taxa de sondagem: 1000HZ
  • Formato dados USB: 16 bits/eixo
  • Resolução: 200 – 12.000 dpis
  • Aceleração máxima: > 40G
  • Velocidade máxima: >300 ips
  • Taxa de resposta ajustável: Sim
  • Cabo: Sim (1.8M)
  • Ambidextro: Não
  • Peso: 121g (rato) e 168 (rato com cabo)
  • Software: Sim (Compatível com: Windows® 8.1/ Windows® 8/ Windows® 7 / Windows Vista®)

Embalagem e conteúdo

Lilireviews_LogitechG502_BoxFront

Todas as embalagens dos produtos da Logitech têm o seu quê de charme e de adequação à geração de tecnologia que eles apresentam. A embalagem do Logitech G502 é tradicional nas cores a que o rato se apresenta, preto e azul.

Num primeiro relance é possível ver uma simples imagem o rato com a ilustração do seu sistema de pesos na sua parte inferior e as distinções claras da marca Logitech, da série G e qual o modelo do rato. Um pormenor interessante e que mereceu destaque foi a caracterização por parte da Logitech que o G502 é um rato personalizável, “Tunable” nas palavras fortes da língua inglesa.

Lilireviews_LogitechG502_BoxBack

Na parte traseira estão as normais características principais do equipamento e uma ilustração que auxilia no destaque de algumas funcionalidades mais notórias. A presença de multi-língua já é comum na Logitech o mercado de interesse é em 6 países.

Alguns produtos deste fabricante permitem uma visualização total ou parcial do produto para convencer o cliente não só pelas informações mas pelo o que realmente interessa. No caso do G502 esta visibilidade não foi contemplada mas o acesso é, por outro lado, mais completo do que os produtos que referi. Basta abrir uma aba da caixa e temos acesso ao rato no seu todo, embora protegido por uma pequena película de plástico impossível de remover sem abrir a caixa mas, a admiração visual já pode ser conseguida. Isto é excelente até porque conseguimos até por a nossa mão por cima do rato e ter uma ideia da sua dimensão.
Nas costas dessa aba estão algumas informações sobre a tecnologia de topo que a Logitech aclama ter conseguido no seu laser e na calibração do mesmo. Mais uma vez uma imagem acompanha as informações textuais.

Lilireviews_LogitechG502_BoxOpen

Nas laterais encontramos mais algumas informações como as resoluções suportadas, durabilidade dos botões, aceleração, garantia entre outros. Aquelas informações que convenhamos que não são surpresa de encontrar num produto a este nível.

Na parte inferior está localizada a compatibilidade do software com os vários sistemas operativos do mercado. Considero que de todas as informações, não querendo comentar sobre quais são necessárias ou não, esta podia ter sido melhor localizada. Cada vez mais o software é um ponto muito importante na compra de hardware de gaming, dada à personalização possível que é fornecida ao utilizador.

Lilireviews_LogitechG502_Package

No interior da embalagem não há surpresas, apenas o G502, os manuais e o estojo de 6 pesos.

Software

Lilireviews_G502_soft6

Cada vez mais a noção de Plug-N-Play tem de ser reconsiderada na minha opinião, pelas vantagens inúmeras de instalar o software controlador do equipamento e que abrem uma outra experiência de utilização do equipamento.

O software do G502 é muito intuitivo permitindo uma configuração rápida e personalizada do rato, com uma resposta de configurações personalizadas boa, para que facilmente nos apercebamos o que foi configurado.

O aspecto do software está associado ao branding todo da Logitech como já verificámos noutros equipamento e que é o correcto até porque nos ajuda a enquadrar o software/equipamento no nosso computador.

Lilireviews_G502_soft8

No ecrã principal temos acesso à imagem ilustrativa do Logitech G502 assim como uma barra de acesso rápido com ícones das vários assistentes para uma fácil e cómoda comutação entre eles. Podemos ir para a página principal, configurar valores de memória como os DPIs, calibrar o sensor, alterar configurações dos 11 botões programáveis assim como também ter acesso a páginas de ajuda do fabricante e manuais de ajuda do equipamento.

Lilireviews_G502_soft1

Por defeito existem configurações base que nos permite usar o G502 mal o ligamos ao PC com níveis de sensibilidade e uma calibração que pode não estar adequada à superfície ou ao nosso gosto. Os DPIs base e que comutáveis no botões programáveis regulam-se através de uma barra slider onde definimos as “metas” ajustadas, i.e., quantos níveis de sensibilidade queremos e qual o valor de cada um. Podemos adicionalmente personalizar o período de comunicação entre PC-G502 (polling rate) entre 4 valores disponíveis (125 – 1000 rps).

Lilireviews_G502_soft7

Como outros equipamentos de gaming, os fabricantes tiveram em atenção a possibilidade de criação de perfis ara os diversos jogos que possamos ser adeptos e então, no software do G502 também está presente esta funcionalidade com a definição de perfis para os jogos que temos instalado conferindo uma comutação muito rápida e fácil antes de iniciar o jogo.

Lilireviews_G502_soft3

A personalização dos botões faz-se de forma muito simples graças à interface simples e intuitiva que o software proporciona. A imagem do rato e a legenda dos botões programáveis com a presença da lista de funcionalidades que podem ser selecionadas ou arrastadas para cima dos botões. A lista de oferta é enorme e garanto-vos que conseguem personalizar o G502 sem qualquer impossibilidade tornando-o numa máquina afinada e muito versátil seja para jogar ou trabalhar.

Lilireviews_G502_soft5

Aqui entram os perfis onde estas configurações são guardadas (na memórias também) e que a qualquer momento podemos redefinir o perfil, criar um novo, apagar ou carregar um do nosso disco. Esta facilidade e manuseamento simples é esplêndido na minha opinião.

Lilireviews_G502_soft10

A Logitech teve em consideração um pormenor sobre o qual já me debruçava em comentários há muito tempo, que é a calibração do sensor. Considero que é difícil criar consenso entre o uso de um tapete para o rato ou não, esta funcionalidade de proporcionar ao utilizador a sua calibração de sensor para uma mesa de madeira, plástico, com tapete ou outra opção considera mais a vontade do utilizador e conquista adeptos garantindo a total operacionalidade do equipamento.

Lilireviews_G502_soft4

A calibração é assistida guiando-nos num processo de executar movimentos em 8 com o rato a uma velocidade que nem pode ser demasiado pequena, nem muito elevada durante um período de tempo estipulado e controlado por uma barra de progresso.

Utilização

Lilireviews_LogitechG502_FrontRight3

A primeira impressão só de olhar para o Logitech G502 é a de um rato com um acabamento excelente e uma ergonomia óptima, proporcionando conforto e prazer de uso para todos as finalidades. Além de que, o seu aspecto não deixa ninguém indiferente, com pormenores distintivos da série G da Logitech. Umas das primeiras coisas que pensei é que é claramente um rato da Logitech e à Logitech.

Lilireviews_LogitechG502_Top4

Uma primeira análise por onde pretendo dar a minha opinião é na dimensão do rato, tratando-se de um equipamento grande, para mãos grandes e cujas as mesmas se abraçam perfeitamente sobre o rato pela ergonomia que já expliquei. O rato anterior que tive da Logitech foi o MX518 e comparativamente, o G502 é ligeiramente maior e mais encorpado.

Lilireviews_LogitechG502_Left

Em ambos os lados do rato existe material anti-derrapante rugoso para permitir um melhor contacto com as nossas mãos e assim garantir uma coesão óptima. Nas várias utilizações que tive oportunidade de lhe dar, passei por momentos diferentes no que a gordura e oleosidade das mãos se trata e nunca tive problemas no manuseamento do rato, tendo ficado muito contente pelo prazer de controlo.

Lilireviews_LogitechG502_Cord

Existem muitos outros pormenores de qualidade importantes de mencionar como o fio encordoado que evita memória do mesmo e que já devia ser base no que os ratos de gaming hoje são.

Lilireviews_LogitechG502_BackRight

A roda de scroll em tons acinzentados contrasta imensamente bem com o preto e azul do rato e o seu material, não plastificado e de formato a uma roda dentada transmite-nos uma sensação muito boa de uso e controlo não parecendo dar a entender que seja um material que acabe por se gastar com o tempo e prejudique o sistema do eixo de rotação do scroll, muitas vezes, por excesso de uso ou pressão. Comparativamente, o MX518 nunca sofreu problemas de quebra de peças mas o desgaste decorrido tantos anos, já se torna evidente no grip lateral e no scroll, pela natureza diferente dos materiais.

Lilireviews_LogitechG502_Back

O corpo do rato é todo ele muito aguerrido e fresco com linhas agressivas e ângulos incertos que lhe conferem uma beleza agradável e nada excessiva. É uma categoria de rato em termos de aspecto muito diferentes dos da Ozone e da Steelseries mas neste campo, joga-se o valor do gosto e apenas isso pode influenciar a compra de um rato de gaming. Os botões 1 e 2 são muito alongado para a frente com uma grande área de clique o que é bom e que numa perspectiva de visualização na retaguarda escondem o terminal de conexão do cabo deixando de fora algumas possibilidades de incómodo que pudesse causar caso o Logitech G502 fosse mais “caixa”. O logótipo da série G cravado no palm-rest do rato e com retro-iluminação marcam uma posição de marca igual à já assumida por outros fabricantes como a Steelseries e a Ozone. Além do aspecto “good-looking” é uma arma de marketing que permite uma fácil e cómoda divulgação do rato em questão mas principalmente da marca.

Lilireviews_LogitechG502_Under

Ainda na questão de imagem, o contraste do preto liso, com o azul “céu” e o preto plastificado aclamam ainda mais o estatuto de rato de gaming da Logitech. Na parte inferior do mesmo existe uma tampa removível que permite acesso ao compartimento dos pesos, i.e., da regulação do peso do rato para o uso que pretendemos.

Lilireviews_LogitechG502_Weight

A Logitech, como vimos anteriormente, fornece com o G502 uma caixa de 6 pesos de 3,6g cada, onde podemos distribuir os mesmos pelos lugares disponíveis regulando o peso total do rato. Foi uma tentativa do fabricante para agradar a um maior número de jogadores, especialmente aqueles que gostam de personalizar o peso do próprio rato além das macros dos botões como nos primórdios era utilizado pelos ratos da marca Creative Fatal1ty, rato que usei e gostava bastante.

Lilireviews_LogitechG502_TopFront

Personalizar as macros do G502 é muito fácil graças ao software intuitivo e prático que já abordámos anteriormente e neste aspecto, o jogador tem acesso a 7 botões directos de controlo sobre o rato mais os 3 principais (Mouse 1, 2 e 3) e mais scroll esquerda e direita – total de 11 botões programáveis (excluí-se o Mouse 1 e Mouse 2). Ao contrário de outros equipamentos, não existe nenhum botão do lado direito do rato. Curiosa a decisão de sobrecarregar apenas um dos lados mas acaba por ser mais prático e fácil de usar, dado à ergonomia existente do G502. Ainda mais curioso de saber era se os botões foram pensados à posteriori da imagem do rato.

Lilireviews_LogitechG502_Front

Funcionalmente não tive nenhum problema com o rato, destacando apenas coisas boas da experiência que tive como já tive oportunidade de vos contar. Considero que a calibração do laser funciona bem para os tipos de superfície comuns como mesas de madeira, mouse-pads, toalhas, etc e nisso o software trabalha muito bem. Na parte superior do rato temos dois botões especiais que permitem, um, alterar o modo de funcionamento do scroll, podendo ser livre ou em passo e dois, para alterar a sensibilidade do rato entre os dpis definidos em memória. A questão do scroll livre é excelente para o uso laboral do rato, onde podemos com bem mais facilidade navegar num documento grande sem termos que passar por aquele sofrimento de “roda, roda, roda”. Fica assim um movimento multiplicado de boa aceitação.

Lilireviews_LogitechG502_FrontRight3

Temos disponíveis 3 botões de regulação de sensibilidade, dois (G7 e G8) que permitem subir ou baixar respectivamente o nível de sensibilidade entre 5 níveis de DPIs e por último o G9 que permite selecionar um perfil gravado de entre 3 níveis (sensibilidade baixa, alta e uso standard de rato). É interessante haver estas 3 opções pois concordam com o software na questão de personalização. Basicamente ou navegamos entre os 3 perfis que definimos em software ou por cada um dos 5 níveis permitidos em hardware pelo G502. Para jogadores entusiastas de várias sequelas isto é impecável pois podem, juntamente com perfis de jogos, transitar e ter tudo configurado para cada aventura.

Lilireviews_LogitechG502_Light

Existe ainda o Logitech Shift, localizado a jeito do polegar (G6) que permite simplesmente fazer combos de macros duplicando o número de macros. Por exemplo, os botões G1, G2 e G3, estando programados para certas operações, podem ter outras atribuídas por combinação do botão de shift, o G9. Assim o G1 passaria a ser o shift-G1 quando o G9 estivesse pressionado. Isto é uma característica de personalização que se vê em teclados e que fazem muita falta nos ratos seja para que finalidade for.

Lilireviews_LogitechG502_Under

Um pormenor que considero poder ser problemático é o material circundante do laser na parte de baixo do rato que com o uso acredito que pode acabar por se estragar se abusarmos da calibração do rato para várias superfícies pois ficamos a considerar o uso amplo nelas mas o material não deve ser capaz de aguentar tanta fricção diferente. Um pouco de pesquisa pela Internet encontrei reportado problemas de durabilidade deste material em concreto. Estou para ver se com o tempo também irei ter tais problemas. Outras questões com que me deparei foi a resistência oferecida pelo scroll no clique e alguma vibração do Mouse 2.

Lilireviews_LogitechG502_Top

Nos dias que corre não vejo limitação aos DPIs pelo crescimento rápido dos monitores de alta resolução 4k e 5k e por aí adiante, mas para um setup adequado para uma secretária (considerando um portátil também) tantos DPIs como o Logitech G502 oferece chega a ser um pouco exagerado e fora da usabilidade de um jogador, p.e., 12 000 DPIs. Considero ser bom ter esta oferta mas a Logitech podia ter sido mais adequada ao mercado que existe e não querer ir à frente das possibilidades de compra de monitores que permitem tal jogabilidade.

Conclusão

Lilireviews_LogitechG502_BackRight

Pouco há a dizer acerca do G502 sem ser a qualidade que nele está subjacente e a sua versatilidade com os 11 botões programáveis, os vários níveis de DPIs e a qualidade do material a que a Logitech já habituou os seus fieis. O seu design aliado com a presença da Logitech vocacionam fortemente este rato para um patamar de qualidade de inveja e que é uma meta a cumprir a todos os fabricantes que se predispõem a fabricar um rato para gaming.

Lilireviews_LogitechG502_TopFront

Os resultados que obtive no uso diário regular, nos diversos tipos de jogos e claro, a habituação fácil ao rato e software permitindo comutar sem dificuldades entre os meus momentos diários conquistaram me como fã do G502 revelando um pouco de mim nele, em características que gosto em ratos e que muitas vezes vemos divididas por vários equipamentos onde questionamos “Quem me dera que houvesse um rato com aquilo tudo”. Para mim foi um grande gosto ter experimentado este Logitech onde sem comparação possível o vi suprimir a concorrência sem grandes dificuldades. O preço ronda os 80€ o que é muito aceitável para esta qualidade de equipamento. Recomendo vivamente este rato aos entusiastas, a quem quer qualidade de material e de fabricante, e a quem quer principalmente um rato para tudo.
Podem encontrar no Logitech G502 esse rato.

selo-9_6
Pontos +
– Fio encordoado
– Qualidade material
– Software
– Look muito apelativo
– Personalização de peso
– 11 botões programáveis + Shift
Pontos –
– Material circundante ao laser
– Resistência do scroll ao clique

Agradeço à Logitech pelo modelo partilhado.

Pontuação
Look - 9.8
Desempenho - 9.5
Qualidade material - 9.6
1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos