Home Periféricos Headphones Review Logitech G430

logitech-g-logo-white

A Lilireviews apresenta hoje mais um produto da Logitech para os gamers com destaque pelo design robusto e confortável aliado à qualidade de som com DolbySound 7.1.
Lilireviews_leftTop2
A par de outras análises, irei dar-vos a conhecer os detalhes bons e menos bons do G430, com comparação com o modelo G230, assim como os seus pontos fortes e fracos face a outros equipamentos do mercado permitindo avaliar o quanto bem conseguido foram estes headsets.

Características

Headphones

  • Tipo de saída de som: surround
  • Frequência de resposta: 20Hz-20 KHz
  • Sensibilidade: 90dB SPL/Mw
  • Impedância: 32 Ω
  • Protecções de auriculares: sim
  • Controlo de volume in-line: sim
  • Dolby Sound 7.1: sim
  • Tamanho do cabo: 2.30 metros
  • Peso: 255 g

Auriculares

  • Diâmetro: 40 mm
  • Entrada de som: Óptico
  • Formato de almofada: Circumaural (à volta da orelha)

Microfone

  • Frequência de resposta: 50-20 Hz
  • Sensibilidade a 1 KHz: -40 dB
  • Impedância: 2.2 kΩ
  • Directividade: uni-direccional (Cardioid)
  • Condições de teste: 3.0V, 2.2K Ohm
  • Tipo: PGEC (Pressure Gradient Electret Condenser)
  • Removível: sim
  • Cancelamento de ruído: sim

Detalhes

Lilireviews_leftTop

Os G430 apresentam-se numa embalagem semelhante às de outros modelos de headsets da Logitech com pequenas alterações de informação e cores, mas com um realçe bastante atractivo graças à embalagem semi-transparente com uma grande janela de visualização do equipamento.

Lilireviews_backFront

Na parte frontal da caixa não temos muita informação significativa, apenas a distinção do modelo.

Lilireviews_backBox

Na parte traseira da embalagem temos as habituais informações do equipamento em vários idiomas caracterizando as capas removíveis dos auriculares, os conectores 3.5mm, os 90 graus de rotação dos auriculares, cancelamento de ruído do microfone e o controlo de linha para o som geral e o microfone.
Em termos gerais não há um abuso de informação para com o utilizador, considero que é o essencial e o que realmente destaca com qualidade o G430 e para o qual foi construído.

Lilireviews_cord

É uma embalagem com um estilo muito conservador e apelativo ao mesmo tempo o que marca a diferença tendo a mesma estrutura de informação e estética que os G230, testados também na Lilireviews. Abrindo a caixa notamos que o G430 vem protegido por um molde de plástico da sua estrutura garantindo que ele não anda solto dentro da embalagem.

Lilireviews_USB_adapter

Os manuais e o cabo vêm bem acondicionados permitindo uma fácil arrumação do conteúdo da mesma.
Como de esperar para um equipamento com esta finalidade e desta ordem de preços, nenhuma surpresa no que aos acessórios me refiro, sendo apenas fornecido o headset, os manuais e o adaptador USB para usufruir do 7.1.

Utilização

Lilireviews_front2

Lilireviews_spongeTop

O G430 é feito de plástico preto com almofadas dos auriculares com tecnologia Logitech (Performance-sport) assim como as almofadas do braço do headset. Como referi na review dos G230 este material perfurado é de grande conforto e permite um respiramento muito bom mas em sessões longas de jogo, torna-se demasiado áspero nas orelhas causando mau estar.

Lilireviews_front1

As almofadas dos auriculares podem ser removidas para lavar por exemplo e só estão disponíveis nesta cor.
O microfone, localizado convencionalmente no auricular esquerdo, tem cancelmaneto de ruído e pode ser ajustado nos dois sentidos verticais para o arrumar caso não esteja a ser usado, mas este afastamento da proximidade da boca não activa o silenciador do mesmo (mute) como acontece no G35. É preciso recorrer ao controlo de linha para o efeito. Cada auricular permite uma rotação independente de 90º para se poder colocar plano numa superfície plana.

Lilireviews_cord

O controlo de linha que permite controlar o volume geral e o silêncio do microfone, tem uma patilha para se poder prender à roupa (muito útil) o que realça os pormenores a que a Logitech tem atenção, como a ajustabilidade dos G430 a vários formatos de cabeça através da regulação muito eficiente. O fio do G430 é encordoado o que é um grande pormenor para evitar as chatices do antigamente.
Embora seja desenhado e pensado para PCs, os G430 podem ser usados em outras plataformas como consolas, smartphones e outros dispositivos com jack de 3.5mm mas, só se conseguirá tirar proveito do surround e da funcionalidade voice-chat no PC usando o adaptador USB fornecido.

Lilireviews_sideRight2

O G430 requer Windows Vista, 7 ou 8 para funcionar e fica disponível logo que ligamos ao PC mas para se poder tirar o maior partido do Dolby Surround 7.1 é preciso descarregar o software de gaming da Logitech que também permite gerir outros dispositivos Logitech conectados.

Lilireviews_g430_soft3

Após os G430 estarem devidamente configurados pelo Sistema Operativo, temos acesso ao controlo de volume geral e do microfone assim como ao equalizador completo para controlo do bass, do treble e de muitos outros parâmetros de som.

Lilireviews_g430_soft2

Lilireviews_g430_soft1

Usou-se o Biosock para testar estes Logitech e o resultado foi impressionante, a nitidez e qualidade de som quer das rajadas de vento, das nossas passadas assim como a intensidade das narrativas que tão inspiradoras e envolventes se mostraram. Noutros testes com o jogo “The Cave”, a um volume mais elevado, foram facilmente perceptíveis e sentidos os sons omni-presentes e assustadores, as gotas de água a cairem no chão de madeira, entre outros.

Lilireviews_leftTop3

Resumindo o stereo dos G430 são afinados e eficazes não havendo qualquer dúvida da proveniência do som e mesmo num cenário de um volume exagerado, para jogar alguns títulos que assim o exigem, o isolamento dos sons para quem está no exterior é muito bom evitando fugas e incómodo a quem está em redor.

Lilireviews_sideMic

Comparativamente com os G230, notamos logo uma diferença na qualidade de som com resultados tremendamente melhores nos G430. Nos G230 os sons dos jogos parecem ser condicionandos com um abafamento no volume máximo. Muitos sons não tiveram o mesmo impacto.
Em sons propriamente falando, temos o microfone com um bom desempenho. Este é fácil de ajustar e permite uma conversa com uma qualidade muito boa muito graças ao cancelamento de ruído que o incorpora.

Lilireviews_top4

Numa situação de teste num ambiente muito ruidoso, apenas a nossa voz foi gravada eliminando maioritariamente o barulho exterior. Afastando um pouco a haste do microfone propositadamente, já captámos um bocado mais de ruído. Comparativamente, mais uma vez, os G230 ficam atrás do G430 com piores resultado no cancelamento de ruído, nas condições ideias de teste.

Lilireviews_drivers

Testando os G430 sem o adaptador USB tornamos este headset num equipamento stereo e que, surpreendentemente, produzem uma qualidade de som tão boa. Acreditem que para ouvir música é preferencialmente melhor ouvir sem o adaptador do que com o mesmo, pelos testes que efectuei. Isto remete para uma das maiores fraquezas do G430, o headset+adaptador. O adaptador precisa de uma maior amplificação base pois em testes com placas de som com amplificador stereo, obtem-se melhores resultados do que com o adaptador e uns tweaks no software.
Outro exemplo da necessidade de uns ajustes é no controlo do microfone e da qualidade de som que melhora significativamente após umas pequenas alterações dos níveis de sensibilidade no software. Aparte com isso, a qualidade base de transmissão do sinal é muito boa.

Conclusão

Lilireviews_top

Imersão é uma das principais características desejadas pelos gamers durante as sessões longas de jogo e neste aspecto, os G430 permitem essa conquista com uma experiência sonora fabulosa por um preço modesto.
Se a cor for uma chatice podem sempre escolher o G230 stereo que além de serem mais baratos e vermelhos, oferecem uma experiência de som boa, idealmente nos jogos.

Lilireviews_sideMic2

Comparando com outros equipamentos 7.1 no mercado como o Turtle Beach DPX 21 e os ASUS Vulcan Pro, os G430 oferecem uma qualidade de som tremenda.
Ao contrário dos headsets de gama alta da Logitech, estes não incluem botões programáveis o que passa indiferente junto dos que não apreciam ter que configurar o equipamento para jogar mas que causa moça junto dos que gostam destas particularidades. O facto de o hardware ser compacto e estar localizado no controlador de linha remove o peso excessivo e doloroso do headset em si tornando-o muito leve e confortável de usar.
Lilireviews_top3
Graças ao software da Logitech é possível melhorar a qualidade de com base por USB, esta que embora seja muito boa pode ser melhorada permitindo melhor experiência de utilização. Esta particularidade podia ter sido tomada em conta oferecendo uma qualidade de com 7.1 acima da qualidade da actual sem que fosse necessário configurar no software – consideremos utilizadores de outros Sistemas Operativos que vão ter problemas em usufruir ao máximo do equipamento.
O G430 tem muito para oferecer aos utilizadores que procuram conforto e qualidade por um preço reduzido.

selo-8_7
Pontos +
– Dolby 7.1 barato mas acessível
– Conforto e leveza
– Software da Logitech
– Preço justo
– Fio encordoado
Pontos –
– Sem atalhos “G” personalizáveis
– Só disponível para PC
– Sem cancelamento de ruído exterior
– Som sem configuração usando USB tem de ser melhorado para melhor experiência

Agradeço à Logitech pelo modelo partilhado.

2 Comentários a este artigo
  1. Em primeiro lugar, parabéns, tirou muitas dúvidas, gostaria de saber se testou em jogos sem colocar o adaptador e como foi a experiência?

    • Olá Welton!

      Obrigado pela crítica positiva.
      Quanto à pergunta, sim realizei testes sem colocar o adaptador e a qualidade de som é boa. Temos uma noção muito boa de todos os sons que nos rodeiam sendo eles nítidos e limpos. Mas o uso do adaptador introduz ganhos no bass e um som mais filtrado, sem ruído e com pitches mais altos. Em jogos de FPS, Stealth e semelhantes a experiência de percepção de sons e proximidade de inimigos é bem melhor. Assim como os sons são mais reais e menos abafados. Para jogos sem dúvida que recomendo o adaptador.
      Mas atenção, reforço que o som sem o mesmo é bom dando nos uma qualidade de jogo, música e filmes acima de muitos outros equipamentos do mesmo segmento que já testámos aqui na Lilireviews. Não estaríamos a falar da Logitech se assim não fosse. =)

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos