Home Periféricos Headphones Review Logitech G230

logitech-g-logo-white

A Lilireviews apresenta hoje mais um produto da Logitech para os gamers com destaque pelo design robusto e confortável aliado à qualidade de stereo na experiência de video-jogos. A par de outras análises, irei dar-vos a conhecer os detalhes bons e menos bons do G230 assim como os seus pontos fortes e fracos face a outros equipamentos do mercado permitindo avaliar o quanto bem conseguido foram estes headsets.

Lilireviews_LogitechG230_overview

Características

Headphones

  • Tipo de saída de som: stereo
  • Frequência de resposta: 20Hz-20 KHz
  • Sensibilidade: 90dB SPL/Mw
  • Impedância: 32 Ω
  • Protecções de auriculares: sim
  • Controlo de volume in-line: sim
  • Tamanho do cabo: 2.30 metros
  • Peso: 265 g

Auriculares

  • Diâmetro: 40 mm
  • Entrada de som: Óptico
  • Formato de almofada: Circumaural (à volta da orelha)

Microfone

  • Frequência de resposta: 50-20 Hz
  • Sensibilidade a 1 KHz: -40 dB
  • Impedância: 2.2 kΩ
  • Directividade: omni-direccional
  • Condições de teste: 3.0V, 2.2K Ohm
  • Tipo: PGEC (Pressure Gradient Electret Condenser)
  • Removível: sim
  • Cancelamento de ruído: sim

Detalhes

Lilireviews_boxFront

Os G230 apresentam-se numa embalagem semelhante às de outros modelos de headsets da Logitech com pequenas alterações de informação e cores, mas com um realçe bastante atractivo graças à embalagem semi-transparente com uma grande janela de visualização do equipamento.
Na parte frontal da caixa não temos muita informação significativa, apenas a distinção do modelo.

Lilireviews_boxBack

Na parte traseira da embalagem temos as habituais informações do equipamento em vários idiomas caracterizando as capas removíveis dos auriculares, os conectores 3.5mm, os 90 graus de rotação dos auriculares, cancelamento de ruído do microfone e o controlo de linha para o som geral e o microfone.
Em termos gerais não há um abuso de informação para com o utilizador, considero que é o essencial e o que realmente destaca com qualidade o G230 e para o qual foi construído.

Lilireviews_wire

Lilireviews_wire2

É uma embalagem com um estilo muito conservador e apelativo ao mesmo tempo o que marca a diferença. Abrindo a caixa notamos que o G230 vem protegido por um molde de plástico da sua estrutura garantindo que ele não anda solto dentro da embalagem. Os manuais e o cabo vêm bem acondicionados permitindo uma fácil arrumação do conteúdo da mesma.
Como de esperar para um equipamento com esta finalidade e desta ordem de preços, nenhuma surpresa no que aos acessórios me refiro, sendo apenas fornecido o headset e os manuais.

Utilização

Lilireviews_top

As primeiras impressões são muito boas, além do bom aspecto dos G230 o toque dos materiais e o facto de ser leve, traduzem-se numa construção boa e suficiente mesmo tendo muito plástico. Apesar do cabo de audio e do microfone não serem removíveis gostei de pormenores como o conforto das almofadas e estas serem removíveis, o facto de estas não possuem memória o que é excelente e requisito na minha opinião e a qualidade de som stereo. Para melhor avaliar o comportamento dos G230 correram-se vários testes sobre vários jogos como o Battlefield 4, Metro Last Light, TitanFall e Metro 2033 para benchmark.

Lilireviews_front3

O desempenho de um headset está relacionado principalmente com a forma como ele se comporta, i.e., a qualidade de som que ele proporciona. Os testes que foram levado a cabo foram realizados numa placa de som on-board e o resultado é muito bom, os G230 produzem uma qualidade de com muito boa. Com isto quero dizer que são uns headsets bons all-around, bons para um uso transversal mas com maior qualidade em jogos.

Lilireviews_rightSide3

Lilireviews_rightSide

O bass está muito bom assim como os médios, que também apresentam qualidade satisfatória, ao contrário do que acontece com outros equipamentos onde estes são mais fracos. O treble alto-baixo não é tão bom como esperado provocando situações menos gostosas como o som dos tiros no Battlefield 4, onde não é tão estridente como se espera.
Nota-se também uma pequena apatia no som, que embora não seja audível com facilidade, consegue-se sentir a sua presença. No geral é um bom headset mas não é competitivo o suficiente para outros superiores a ele.

Lilireviews_front2

Lilireviews_sponge2

Em termos de conforto é um equipamento muito bom graças à ligeira força de compressão que é exercida quando os temos na cabeça e ao seu peso extremamente leve. Tem um nível de ajustamento espectacular e grande o que garante que cabe em praticamente todas as cabeças. O material das almofadas dos auriculares, tecnologia Logitech (Performance-Sport), embora tenha os furozinhos que apresenta e seja bom sem dúvida para manter as orelhas frescas, é um pouco áspero e o facto de ter os buracos piora a situação ainda mais. Pode-se tornar um pouco irritante em sessões longas de jogo onde um material mais macio permitia um conforto esperado, mas atenção que não é nada impeditivo e que impeça a utilização dos headsets.

Lilireviews_sponge_top

Estou a ser crítico nos detalhes por o headset ter sido construído assim mas pode haver jogadores que preferem assim.

Lilireviews_micro

Lilireviews_rightSide3

O microfone que equipa os G230 e o cancelamento de ruído provaram ter um desempenho mais do que satisfatório, com bons resultados em aplicações VOIP. A sua configuração é muito simples e no Windows, foi preciso apenas um ajusto de 20+dB para alcançar o “pick-up” correcto. In-game a experiência de uso do microfone revelou-se boa sem problemas a relatar.
O controlador de linha mostrou-se ser eficaz na regulação do volume e do silenciador do microfone.

Uma característica que está ausente neste equipamento é a capacidade de isolar ruído exterior o que provoca uma má experiência de uso em ambientes ruidosos, sendo tão funcionais como uns earbuds.

Conclusão

Lilireviews_front

Eu gostei de testar os G230 mesmo não sendo os melhores headsets que tive oportunidade de usar, mas o que ele faz, faz muito bem. Os plásticos são bons e resistentes que contrastam com a leveza geral! O G230 veio bem condicionado numa embalagem com um estilo já muito próprio da Logitech trazendo muito pouca coisa na caixa, apenas o essencial e nenhuma surpresa como outros fabricantes de headsets de topo o fazem, como a Beats. Num visionamento de maior acessibilidade no que ao preço falamos, é cada vez mais normal termos apenas o próprio headphone e os manuais na embalagem e nenhum extra.

Lilireviews_front2

De um ponto de vista de desempenho (e considerando o custo) o Logitech G230 tem um bom desempenho, com um bom nível de graves especialmente para os graves. Por outro lado, os agudos parecem carecer de um pouco de brilho o que é estranho pois, normalmente com apenas um driver 40 milímetros é provável que seja o baixo que sofre. Senti também que para o som geral falta um pouco de empatia, vibração por assim dizer. O microfone, com cancelamento de ruído, traz muito valor a este headset garantindo uma qualidade in-game sem falhas.

Lilireviews_overall

O G230 é muito bom a nível do conforto graças à força de aperto e à sua leveza. É uma pena apenas que o material da almofada dos auriculares não seja tão confortável como poderia ser – este material (pano próprio da Logitech – Performance-Sport) é um pouco áspero prejudicando os rasgos de respiração do mesmo. No geral possui um design arejado, o que significa que os ouvidos não são susceptíveis de ficar demasiado quentes, mas durante sessões mais longas podemos sentir as orelhas um pouco arranhadas.

É claro que não nos podemos esquecer do custo. Por aproximadamente 60€, não há dúvida de que o G230 está bem valorizado e compensa o investimento para algumas finalidades mas claro, o mercado está repleto de outras soluções que na balança, podem ser mais vantajosas por aproximadamente o mesmo dinheiro.

selo-8_4
Pontos +
– Stereo nos jogos
– Conforto
– Auriculares giratórios
– Almofadas dos auriculares removíveis
Pontos –
– Não ideal para filmes e música
– Fio não acordoado
– Auriculares com pouco aconchegamento e áspero
– Sem cancelamento ruído

Agradeço à Logitech pelo modelo partilhado.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos