Home Periféricos Review Krom Kratos

Pontuação
Qualidade de Construção - 8.8
Performance - 9.5
Preço - 8.5
Software - 7

Krom_logo

A Nox Xtreme já era nossa conhecida pelo fabrico produtos tais como, fontes de alimentação, caixas(torres), sistemas de refrigeração, entre mais alguns acessórios. Para além destes produtos a Nox decidiu criar uma vertente gaming para produção de ratos, teclados, headsets, entre outros periféricos. Esta nova vertente surge com o nome de Krom. Hoje vamos apresentar nada mais nada menos que o teclado mecânico Krom Kratos.

Especificações Técnicas

➤ Tipo: Mecânico

➤ Total de Teclas: 109

➤ Teclas Multimédia:8

➤ Teclas Macro: 6

➤ Memória interna: 128kb

➤ Dimensões 473 x 166 x 37 mm

➤ Peso: 1,310 Kg

➤ Cabo: entrançado com 1.80m

➤ Conexão: USB Banhada a Ouro + HD Audio

➤ Compatibilidade: Windows 2000 / XP / Vista / 7 / 8/10

Embalagem e Conteúdo

O nosso Krom Kratos vêm dentro de uma embalagem de cartão forte, apresenta ainda duas tonalidades a roçar o laranja e o preto, como já é habitual da Krom. Sendo que em todas as faces da caixa podemos ler o nome do próprio teclado.

Na parte da frente da embalagem podemos observar uma imagem frontal do nosso teclado. É também possível visualizar a sua própria marca (Krom), bem como o seu modelo (Kratos). Encontramos também um pequeno selo na parte superior direita que nos dá a indicação que o teclado se encontra construído com base num layout PT (português). Ainda podemos encontrar escrito a letras um pouco pequenas, a indicação de que o nosso teclado é mecânico e retro iluminado.

Caixa Krom Kratos (parte frontal)

Caixa Krom Kratos (parte frontal)

Na parte de trás podemos visualizar novamente a marca, o modelo e ainda a indicação que é mecânico e retro iluminado, para além destes, podemos encontrar uma imagem que faz a legendas das funções mais importantes das teclas. Por de baixo desta imagem/esquema, podemos observar ainda mais 3 pequenas imagens que fazem referencia, à retro iluminação das teclas, às conexões oferecidas pelo teclado e às teclas macros. No zona central, podemos observar algumas linhas com características importantes sobre produto, sendo estas traduzidas em 6 línguas distintas. Por baixo destas podemos então ver as especificações técnicas, também elas apresentadas em 6 diferentes línguas. No canto inferior direito podemos ver um pequeno autocolante que nos indica que o nosso teclado vem equipado com o (red switch), uma vez que o Kratos, terá versões com (blue switch) e (brown switch).

Caixa Krom Kratos (parte traseira)

Caixa Krom Kratos (parte traseira)

 

Nas laterais da caixa é possível observarmos a marca bem como o próprio modelo, a indicação que se trata de um teclado mecânico e retro iluminado, e ainda podemos reparar que na lateral de abertura da caixa encontramos seis pequenas imagens com a sua respectiva legenda, que nos são a indicação das suas características principais (switch mecânico, modo gaming, anti ghosting, software de configuração, retro iluminação e ainda memória interna de 128kb).

No interior podemos encontrar o nosso Krom Kratos muito bem acondicionado, junto de um pequeno manual de instruções. O interior da própria caixa também se destaca sendo que apresenta um design com bastantes linhas rectas (algo que também podemos encontrar no design do teclado) e tonalidades a roçar no laranja/vermelho. É possível também ler-se uma frase com a seguinte mensagem ” Get Ready To  Fight!”.

Unboxing do Krom Kratos:

Em Detalhe

Passando agora mais concretamente ao aspecto exterior, podemos notar que o Krom Kratos é um teclado com uma dimensão média sendo que esta não será certamente a melhor opção em termos de mobilidade/transporte, no que toca ao seu peso este ronda mais ou menos 1,300kg.

kratos-1

Como já sabemos as suas teclas são retro iluminadas com uma tonalidade a roçar o cor de laranja. No canto superior direito estão presentes 4 pontos de iluminação que nos dão a informação relativa ao gaming mode e ainda às já habituais três zonas de iluminação correspondentes ao (Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock). Para além disso nesta parte superior direita do teclado podemos  ainda encontrar 4 teclas extra correspondentes à ativação/desactivação do Gaming Mode, aumento/diminuição de intensidade de brilho das teclas (A,W,S,D,← ,↑ ,→ ,↓ e ainda das laterais), temos outra tecla para controlar a intensidade de brilho das restantes teclas e ainda outra tecla para mudar de perfil, incluindo os já pré defendidos pela Krom.

A sua estrutura tem como principal material um plástico preto bastante sólido que apresenta ainda uma textura bastante bonita e simples que quase passa despercebida. A base onde as teclas assentam é  também ela pintada de cor de laranja. É de mencionar que o Kratos implementa um switch mecânico versão RED da marca kailh.

kratos-3

As teclas tem um acabamento em preto mate o que ainda realça mais o laranja da retro-iluminação. A estampagem das letras apresenta uma fonte bastante diferente das usadas vulgarmente, no entanto é de notar que todas as teclas de função, foram estampadas de maneira a deixar passar a luz das lâmpadas LED apenas no carácter principal. Este pormenor passa despercebido em locais com boa iluminação, no entanto a história muda quando se tratam de lugares mais escuros, fazendo com que não se note a segunda funcionalidade(caracter) impresso na própria tecla.

O Kratos conta com um design simples baseado em linhas rectas e bastante agradável aos olhos. Podemos reparar que para além da retro-iluminação das teclas, este teclado ainda tem as suas laterais iluminadas com uma banda de iluminação LED nas mesmas tonalidades que as teclas. Na tecla “barra de espaço” podemos encontrar escrito a palavra “KROM” bem como o logótipo da mesma na tecla de modo gaming. Por baixo das teclas “CRLT” e “ALT” podemos ainda observar a frase “Get Ready To Fight”, esta frase na minha opinião foi muito bem implementada no teclado uma vez que é bastante discreta e afinal de contas é mais um detalhe que Krom Kratos inclui.

kratos-4

O Krom Kratos integra uma porta USB e duas ligações jack de 3,5mm que podem ser encontradas na parte traseira. No entanto para usufruir das entradas jack disposta no teclado, será necessário ligar as entradas de jack 3.5 presentes na extremidade do cabo do Kratos, ou seja, estas entradas de audio pode dizer-se que funcionam como uma simples extensão para os seus headsets. Para utilizar a porta USB extra basta ligar de maneira normal o Krom Kratos ao seu computador .

kratos-5

Na parte de trás do teclado podemos observar algumas ranhuras através das quais se pode passar alguns fios inclusive dos headset ou rato evitando assim fios soltos pela secretária. O teclado assenta em quatro pequenos pés de borracha que permitem o não deslizamento enquanto este é utilizado, por fim conta ainda com 2 pequenos suportes que permitem dar inclinação ao teclado. Relativamente ao cabo do teclado, este tem um revestimento entrançado e conta com um bom comprimento. Como já tínhamos referido a sua extremidade é composta por três ligações uma de USB (banhado a liga metálica), uma para MIC e outra para Audio. É de salientar no entanto que o cabo é pouco maleável.

kratos-2

Software

O software do Kratos  permite fazer a gestão e configuração deste periférico, sendo que este software pode transferido directamente através da pagina oficial da NOX. Este encontra-se divido em 4 janelas principais sendo a quarta uma janela de apoio ao utilizador com algumas informações sobre actualizações ,vamos por isso conhecer melhor cada um dos 3 painéis restantes:

soft-1

  • Main Setting: Aqui é possível visualizar graficamente algumas das possíveis definições tais como a possibilidade de atribuir um caracter diferente do pré definido a qualquer umas das teclas(individualmente) acima exibidas, permite ainda criar e gerir perfis de acordo com o seu utilizador.

soft-2

  • Macro Setting: Aqui é possível criar e fazer a gestão das suas macros, o próprio Kratos disponibiliza já 6 teclas pré definidas para este efeito. Uma vez que o menu inferior não se altera em nenhum dos 4 painéis principais, podemos continuar a criar e gerir perfis em todos eles.

soft-3

  • Backlight: Este painel encontra-se dividido em mais 3, nesta subdivisão chamada de Brightness podemos controlar essencialmente a intensidade da iluminação, este controlo é dividido em 2 grupos, sendo eles o grupo das teclas (a,w,s,d e as teclas de direção) e por fim o grupo das restante teclas. Esta aba permite-nos ainda a possibilidade de escolher o efeito de breathing individualmente para cada um dos grupos de teclas.

soft-4

  • Backlight: Esta segunda subdivisão chamada de Marquee, serve para nada mais nada menos do que aplicar um efeito pré definido do estilo “snake” sendo passível de aumento/diminuição de rapidez do mesmo.

soft-5

 

  • Backlight: Nesta ultima subdivisão, como podemos ver pelo nome, permite criar os nossos próprios padrões/escolhas de teclas iluminadas individualmente no teclado.

Utilização

No que diz respeito aos testes efectuados ao Krom Kratos, de um modo geral podemos afirmar que este se portou muito bem. Em modo de jogo o Kratos surpreendeu-nos, conseguindo obter uma resposta bastante rápida comparando devidamente com qualquer outro teclado do tipo membrana. Relativamente aos testes ligados ao dia-a-dia, este apresenta um resultado semelhante ao apresentado no modo de jogo, o Kratos revela-se ser um teclado com uma taxa de resposta alta o que permite uma maior capacidade de  digitação para momentos em que o tempo é mais curto.

 

kromkratos-2

 

 

Relativamente ao seu ruído, pode-se dizer que comprado devidamente com outros teclados mecânicos, o Krom Kratos está a cima da média, conseguindo manter um perfil ruído razoavelmente baixo relativamente à gama actual de teclados mecânicos.

Como já referido anteriormente este apresenta um aspeto negativo no que toca a sua utilização num ambiente mais escuro, uma vez que todos os desenhos de funcionalidades segundarias impressos nas teclas, não deixam passar a luz da retro-iluminação, tornando um pouco difícil a utilização destes caracteres secundários.

Considerações finais

O Krom Kratos sem sombra de duvida que é um teclado que marca bem a sua presença no mercado, para além de um design bastante simples e bonito conta com um ar muito robusto e sólido. Este teclado encontra-se equipado com switch mecânicos versão RED da já conhecida Kailh. Juntando o útil ao agradável podemos ainda notar que cada tecla é iluminada individualmente permitindo assim através do Kratos software personalizar o nosso periférico a gosto. Destacamos que apesar de tudo, este conta com uma retro-iluminação unicolor baseada no laranja vivo, sendo que existe já uma nova versão que permite obter um leque maior de cores o Krom Kratos RGB.

Quanto ao seu preço este pode ser encontrado a partir de 79 euros em lojas nacionais. É de destacar também que este teclado conta com um layout PT-PT, factor este que poderá ser decisivo na compra de um periférico deste género.

 

kromkratos-1

 

 

No entanto nem tudo se destaca pela positiva, e como pontos menos positivos temos o cabo do teclado que apesar de ter um acabamento entrançado e ligações banhadas a liga metálica, acaba por pecar no que toca ao seu  manuseamento um vez que este é pouco maleável. Destacamos ainda o software utilizado por este periférico, o software encontra-se com alguns problemas em termos de carregamento de estrutura, apesar de ser simples de manusear apresenta um ar um pouco confuso e pouco profissional o que pode afugentar alguns futuros clientes.

Resumindo, podemos concluir que numa vertente qualidade/preço o Krom Kratos é um teclado que pode vir a ser muito promissor, tendo todos os aspectos fundamentais para vingar no mercado quer seja para uma vertente gaming ou simplesmente para trabalhar/lazer.

 

selo-8_5

Pontos Positivos:

➤Retro-Iluminação
➤Layout PT
➤Rapidez de Resposta
➤Design

Pontos Negativos:

➤Cabo pouco maleável

 

Pontuação
Qualidade de Construção - 8.8
Performance - 9.5
Preço - 8.5
Software - 7

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos