Home Periféricos Review Krom Koban

Pontuação
Desempenho - 9
Qualidade - 9
Design - 7.5
Software - 8
Valor - 8

Krom-Koban-Oficial

Características

Sensor DPI: 4.000 DPIs
Resolução: 250-4000 DPIs
Botões programáveis: 7
Perfis: 5
Macros: 40
Memória interna: 128 kb
Taxa de sondagem: 125-500-100
Aceleração máxima: 20G
Cabo: 1.8m
Interface: USB
Ambidextro: Sim
Peso: 141 gr
Software: Sim (Compatível com: Windows® 8/Windows® 7/Windows® Vista)

Embalagem e conteúdo

imagem1
Quando se procura por um artigo, qualquer que seja o artigo, a embalagem deve ser a primeira a captar a atenção, e a NOX não deixou este princípio pelas ruas da amargura.
A embalagem cinge-se ao tema adotado pela marca, aproveitando da melhor forma as cores laranja e preto, captando a atenção do cliente, mas mantendo uma linha simples e discreta com um fundo escuro.

A parte da frente da embalagem funciona como tampa devido a um fecho de velcro, um toque cada vez mais comum que permite um olhar crítico mais próximo do rato sem, no entanto, o tirar da caixa. Traz uma foto do rato visto de cima, impressa num papel refletor que já por si só chama a atenção, mas realçado ainda mais por um fundo de cores alaranjadas que envolvem o rato e destacam os seus pormenores em laranja, sem ficar exagerado. Deparamo-nos também, de imediato, com a marca e o modelo do rato, KROM KOBAN, e com o principal público alvo deste periférico, “pro gaming mouse”.

Na parte de trás da embalagem encontra-se um desenho mais detalhado do rato com legenda, um resumo das principais características e uma tabela das suas especificações em 6 línguas diferentes.
Na lateral direita temos uma referência à particularidade deste rato ter um design ambidestro, à sua memória interna de 128kb e ao seu sensor ótico AVAGO A3050.

Ao abrir a caixa deparamo-nos logo com uma visão do KROM KOBAN devidamente acomodado com o seu cabo de 180cm e um guia de instalação rápido. Na parte de dentro da tampa temos uma imagem de perfil do rato e uma pequena introdução àquele que nos promete ser “a new weapon to rule them all”.

Em Detalhe


Concentrando no design do rato, podemos ver um acabamento em preto mate que combina com a iluminação laranja, simples e sem falhas, porém ficando facilmente marcado com impressões digitais. Facilmente conseguimos notar na qualidade do material utilizado, que não desapontará o utilizador.
krom-koban-12
As laterais do Krom Koban são de plástico rígido com reentrâncias, em preto reflector, ajudando a mão do utilizador a melhor se enquadrar com o rato. Tendo a lateral esquerda dois botões de fácil e rápido acesso.
krom-koban-6
Trazendo um cabo com o comprimento de 180cm (1,8m), dando ao utilizador uma margem para o ligar ao computador.
Na parte inferior do rato encontra-se um switch que permite escolher a frequência de pooling entre 125Hz-500Hz-1000Hz.

Software

Apesar do Krom Koban ser Plug-N-Play, para podermos tirar partido de todas as suas potencialidades, a instalação do software é indispensável para configurar o rato, podendo, após ter sido feita a configuração, ligar em qualquer computador e fazer uso do perfil definido, graças a sua memória interna de 128kb.
O software em causa encontra-se no site da NOX, de onde terá de ser feito o download, com um tamanho a rondar os 7MB.
software1
É possível salvaguardar até 5 perfis, onde podemos configurar todos os 7 botões do rato, a luminosidade, sensibilidade nos eixos e ainda 4 níveis de DPI, que após concluída a configuração permite alternar entre eles em tempo real, utilizando os DPI Switch por definição, localizados mesmo por baixo do scroll.
software3
No que toca à luminosidade, é possível desligar a luz laranja, mantê-la acesa ou a piscar a uma determinada frequência escolhida pelo utilizador. Pode-se ainda adicionar uma macro em qualquer tecla até a um limite de 40, ou mesmo atribuir uma função desejada a qualquer um dos 7 botões.
software4

Desempenho

Sendo orientado para gaming, o Krom Koban da NOX foi testado em vários jogos conhecidos como CS:GO, LOL, Diablo 3, entre outros títulos. O seu desempenho foi melhor do que esperado, tendo peso e dimensões bons. Os dois botões no seu lado direito têm o tamanho perfeito para que, sem quase nenhum esforço, os premir.
krom-koban-11
O seu desempenho foi muito bom, fácil de usar e muito responsivo. Tem 4 níveis configuráveis que variam entre os 500 e os 4000 dpis, inclusivamente um switch que permite o utilizador de configurar a frequência de leitura do rato.
Sendo orientado para gaming, concluiu-se que o seu desempenho é muito bom, realizando a sua função de forma correta, limpa e precisa, sendo também simples utilizá-lo nas tarefas menos exigentes do dia-a-dia.
Após varias horas seguidas de uso, manteve-se confortável mesmo tendo laterais de plástico, que ficariam muito melhor se fosse de borracha.

Conclusão

Em todos os usos dados, o Krom Koban comportou-se maravilhosamente, não tendo mostrado nenhuma falha, com muito boa precisão e conforto.

O fio encordoado previne possíveis problemas de torções e nós, tem de comprimento 1.8m que é mais do que suficiente para qualquer uso.

Com o preço de 25€ é um rato competitivo para a gama de jogadores que querem um rato eficiente a um bom preço, satisfazendo qualquer utilizador com a sua boa qualidade e robustez.
O seu desempenho que para espanto é muito melhor do que esperado, permite-nos tirar assim partido do seu desempenho e fiabilidade espantosa.

Sendo a Krom pouco conhecida, este rato mostra o caminho que a empresa está a seguir, face ao desempenho acima do esperado que o rato demonstrou. Ficando ansioso por ver novos produtos, espero que a Krom continue a apostar na qualidade e na fiabilidade para atingir o derradeiro rato gaming, com as melhores especificações e funcionalidades.

selo-8_3

Pontos fortes

  • Qualidade materiais
  • Fio encordoado
  • Ergonomia
  • Laser bem calibrado
  • Software
  • Preço

Pontos fracos

  • Laterais poderiam ser melhor, em borracha
18 Comentários a este artigo
  1. Ao pensar que estava adquirir um produto sob vossa review estramamente positiva no campo da precisao, aqui fica a minha conclusao, o sensor é péssimo, e péssimo é pouco, com swipe mais rápido ele baralha-se todo, nao recomendo de todo para gamers, é péssimo em fps, impossivel de se ser consistente com um sensor constantemente a falhar, já entendi que as vossas reviews afinal sao bastante superficiais e um pouco enganadoras para o consumidor minimamente atento. Cumprimentos

  2. Desde já agradeço a critica construtiva . Sendo que fui eu que testei o Krom Koban posso afirmar que durante o período que foi testado, o seu sensor teve uma precisão muito boa, tendo em atenção a qualidade/preço que lhe compete.
    No que toca a frequências, notei que ao mexer no switch da frequência de pooling não mantinha o mesmo nível de performance, por isso a review foi feita com a frequência de pooling pré-definida.
    Mantenho a minha review.
    Cumprimentos.

  3. 5 estrelas, com 500Hz extremamente fluido…. e mesmo com 1000, “sensor constantemente a falhar???”, manda para traz, o meu nunca falhou, tenho a cerca de 1més…
    Muito boa review, bastante fidedigna…

    Continua com o bom trabalho… ABC

    • Olá, o software não funciona em IOS, visto que nem existe instalador para OSX. Mais alguma dúvida não hesites em perguntar. Boas Festas 🙂

  4. Eu comprei o rato, já o configurei à minha maneira, mas não sei como colocar macros se soubesse como colocar agradecia!

    • Desculpa a demora João Mateus, após instalares o software tens nas opções dos botões o “Assign Macro”, e depois “Macro Manager”, onde irás criar a tua macro, depois terás de voltar ao “Assign Macro” e seleccionar a macro que queres. Espero ter ajudado e peço desculpa pela demora mais uma vez

  5. Eu comprei o rato a pensar nos macros mas ao que parece ele não grava movimentos nem clicks do rato, só do teclado. Não sei se me está a falhar alguma coisa para gravar macros do rato. Na minha opinião é um rato extremamente caro visto não funcionar, foram 25 euros para o lixo.

  6. Boa tarde,
    Bem sei que não existe software deste rato para Mac (certo?), mas é possível utilizar o rato no Mac sem instalar o software ?

  7. Como ponho 400 dpi no rato?? Não consigo alterar manualmente,só da 250 500 750 1000 e por ai até 4000 mas eu queria dpi intermediário.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos