Home Hardware Review Intel i7 5820K (Haswell-E)

Considerações Finais

Mais uma vez, a Intel a não desiludir com a sua plataforma de topo para o mercado de consumo, lançando os Haswell-E repletos de poder e introduzindo finalmente os oito núcleos. Falando apenas do modelo testado, o i7 5820K oferece muita performance e faz sem duvida a diferença para os demais Core i5 e Core i7 de socket 1150, quando se tratam de aplicações e tarefas que fazem bom uso do multi-threading.

Para os jogadores, não será certamente uma decisão fácil, uma vez que, vários títulos não tiram partido das reais capacidades deste CPU, como inclusive pudemos ver nesta análise alguns exemplos. De qualquer forma, quando tiram, as diferenças são logo evidentes, ganhando sem problema 8fps, 9fps ou mais frames a velocidades semelhantes.

Intel Haswell-E

Onde este CPU brilha é claramente em cenários exigentes a nível de multi-thread, e será certamente esse o uso mais correcto para um processador deste calibre. Torna-se complicado recomendar esta plataforma a um jogador de PC, devido ao preço algo elevado, muito por culpa também das memórias DDR4 que estão bastante inflacionadas.

No entanto, colocando as coisas em perspetiva e tendo em conta que este i7 5820K é um CPU de 375€ (apenas 50€ mais caro do que o i7 4790K), pode estar aqui um bom produto para quem procura não só jogar, mas também ter desempenho de topo em tarefas exigentes, como por exemplo edição de vídeo e imagem.

selo-9_0Prós:

  • Desempenho muito elevado.
  • Boa capacidade de overclock (desta unidade).
  • Temperaturas bastante aceitáveis para um hexa-core.

Contras:

  • Suporta apenas 28 linhas PCIe 3.0.

 

NAVEGAÇÃO:
Introdução
Sistema / Metodologia de testes
Em detalhe
FryRender / Cinebench 15 / Passmark / Intel XTU
Desempenho da memória
3DMark 11 / 3DMark 13
Tomb Raider / Hitman Absolution / Batman Arkham Origins
Consumos / Temperaturas
Overclock
Considerações finais

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

3 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos