Home Móvel Review Huawei P8 e Talkband b2

Pontuação
Materiais - 9
Foto e Video - 7
SO - 7.5
Talkband b2 funcionalidades - 7
Preço - 7
Desempenho geral - 8

header p8

O crescimento tecnológico e a rápida e barata produção de electrónica reformoluo o mercado dos smartphones como não se esperava. Samsung e Apple são as protagonistas do mercado atual fabricantes como a HTC, LG, Nokia não desistem de ser líderes mundiais num segmento.

Com toda a produção alocada na China, a Huawei apresentou um crescimento astronómico na última decada, conseguindo equipamentos com caracterisiticas muito interessantes face aos outros rivais.

Hoje a Lilireviews dá a conhecer o Huawei P8, considerado uma referência no seu patamar. Nas várias referências que obtemos para alguns equipamentos o Huawei P8 surge como alternativa. Será merecedor desta citação ? Vamos dar-vos a conhecer.

Como no último ano os wearables tiveram um crescimento espantoso este surge como o momento perfeito para uma análise conjunto entre um bom equipamento da Huawei e a a sua recente Talkband b2.

Características

P8

  • Ecrã: PS-NEO LCD touch, capacitivo, 16M cores (5.2 polegadas: 1080 x 1920 pixels)
  • CPU: Quad-core 2 GHz Cortex-A53 & quad-core 1.5 GHz Cortex-A53
  • GPU: Mali-T628 MP4
  • RAM: 3 GB
  • OS: Android OS, v5.0.2 (Lollipop)
  • Aceleração 3G: Sim
  • Câmara primária: 13 MP, 4160 x 3120 pixels, autofocus, estabilização óptica de imagem, flash dual-LED
  • Câmara secundária: 8 MP, 1080p
  • Vídeo: 1080p@30fps
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
  • Dimensões: 144.9 x 72.1 x 6.4 mm
  • Peso: 144g
  • Bateria: Não-rmeovível, Li-Po 2680 mAh

TALKBAND b2

  • Ecrã: 0.73 polegadas, 128 x 88 PMOLED
  • Bateria: Não-rmeovível, Li-Po 95 mAh
  • Conectividade: Bluetooth 4.1

Embalagem e conteúdo

A primeira impressão é de uma embalagem bem acomodada, com um estilo gráfico muito profissional e que contempla apenas os acessórios essenciais. Ao abrir a embalagem do P8 temos uma capa de plástico com o logo e modelo que permite acomodar corretamente o telemóvel que se encontra de lado. A sua espessura é espetacular e torna-se uma vantagem comercial nestas situações.

A embalagem no seu todo é muito simples e com informações simplistas do equipamento. A sua dimensão dá peso às dimensões do ecrã do Huawei.

huawei-p8-1

Retirando o telemóvel encontramos duas pequenas caixas, uma com os manuais de utilizador e outra com os acessórios: carregador, cabo usb, agulha para as slots e auriculares.

huawei-talkband2-1

A Talkband segue uma linha de imagem tão semelhante ou até, ainda mais requintada. Vem sob-possibilidade de se ver graças à tampa transparente que abre como se fosse uma caixa de um anel.
O wearable em preso a uma esponja do formato do pulso humano e torna tudo tão seguro e conciso no seu lugar.

Não são fornecidos quaisquer cabos com a Talkband. Apenas é necessário o cabo micro-usb standard.

Em termos de qualidade de embalagem e originalidade do fabricante dou a nota de destaque à Huawei porque conseguiu me surpreender positivamente. Não estava à espera de pormenores tão clássicos e simplistas, ao estilo dos melhores do mundo. Quem compra um gadget caro gosta de se sentir exclusivo no que a marca oferece. Neste campo, a Huawei consegue isso.

Huawei P8 – Look and Feel

Um aspecto muito bom no P8 é o seu toque metálico na parte traseira em conjugação com o estilo empresarial que acarreta.
O ecrã de grande dimensão todo espelhado em contornos metálicos dá aquele toque sublime e apelativo.

huawei-p8-9

Isto proporciona um manuseamento incrível e agradável e as suas dimensões são de alguma forma, confortáveis para o usar no bolso no dia-a-dia. A espessura neste aspecto é fabulosa mas podemos vir não ter bolsos para um ecrã tão grande.

huawei-p8-10

Por outro lado o peso é equilibrado. O facto de não ser com uma carcaça de plástico como os equipamentos convencionais torna-o mais robusto mas também mais pesado.

huawei-p8-7

Todos os botões estão localizados do lado direito, pequenos e de pouco relevo, muito ao estilo dos iPhones. Não existe um botão físico no ecrã, apenas os 3 virtuais já conhecidos no Android.

Em suma o P8 está um equipamento de topo para um mercado muito marcado pela elegância da tecnologia como os iPhones, Galaxy S6, LG G4…
Infelizmente o P8 não tem certificação IP para resistência elevada a água e poeiras.

Talkband – Look and Feel

A primeira experiência com este tipo de equipamentos é sempre das mais emocionantes. A primeira surpresa foi o seu peso. Este wearable é extremamente leve e confortável.
O seu aspecto vertical sob a largura do pulso traz as suas vantagens, principalmente de elegância com vestuário.

huawei-talkband2-2

Graças à sua braçadeira de aperto fácil, do género de uma mola, a sua aplicação é fácil e rápida. Este modelo, exclusivamente todo preto, marca-se numa diferença substancial entre o visor e braçadeira. Quero dizer que existe uma diferença de altura grande entre a braçadeira e o visor, o que causa algum impacto visual no pulso.

Um dia de uso é cómodo e a braçadeira aconchega-se bem. Temos à disponibilidade três botões, um de acesso às funcionalidades e outros dois que permitem soltar o auricular bluetooth.
Todo o sistema é muito funcional e prático conseguindo-se bons resultados.

P8 – Desempenho

A elegância é importante mas qual o verdadeiro desempenho desta máquina ?
Como outro smartphone existem imensos critérios de testes que podemos fazer. Vou considerar um comparativo com o LG G3 por ser um equipamento rival e dentro do mesmo patamar e que conheço bem.

Multimédia

No que toca ao assunto musical, o P8 tem as suas colunas na parte inferior dirigindo o som directamente para o utilizador. São duas saídas de som com o conector USB no meio.

huawei-p8-6

A experiência em diversas experiências musicais é excelente produzindo um som profundo, limpo e nítido. Nos jogos, Youtube e outros conteúdos diversos o P8 mostrou grandes resultados superando com distinção os resultados do LG G3.

Ecrã

As grandes dimensões do ecrã tendem a ter que ser aproveitadas e os utilizadores acabam por extrair o máximo de utilização da bateria do telemóvel muitas vezes pelo ecrã. No caso do P8 o ecrã encontra-se num patamar de boa qualidade, isto é, não é dos melhores ecrãs que já usei mas supera-se nos diversos usos. Usando a luminosidade no máximo conseguimos resultados satisfatórios mas ficamos com a sensação que nos falta alguma coisa neste ecrã. Trata-se de um bom ecrã, com bons ângulos de visão em vídeos. Mas na navegação e usabilidade normal entre menus, temos essa sensação de falta de brilho e carisma.

À luz do dia, surge o mesmo problema de sempre, a quebra de visibilidade. A opção por ecrãs “glossy” causa estas discrepâncias funcionais mas o P8 tem um desempenho razoável neste prisma.

huawei p8 contrast ratio

O vidro em si é Gorilla e claro, tem uma resistência a riscos elevada proporcionando um conforto de utilização bom.

huawei-p8-3

Comparativamente com o G3, flagship na qualidade de ecrã, é óbvio que o detentor de melhor qualidade de ecrã vai para a LG, mas a Huawei apresenta-se com um P8 competitivo e com bons resultados. Existe uma diferença significativa de densidade de pixeis (ppi) entre os dois equipamentos assim como na resolução (P8 com 1080 x 1920 px e G3 com 1440 x 2560). São cerca de 100 ppi de diferença para tão pouca diferença de polegadas de ecrã.

Não irão deixar ninguém desiludido nos seus afazeres diários. Reforço que para quem viaja diariamente durante algum tempo ou até, tem alguma disponibilidade em uso no telemóvel, fica com um equipamento de “media” esplendido que produz boas e sólidas cores, vibrantes nos seus maiores fins.

Considero apenas que este ecrã da Huawei, IPS-NEO tem melhoramentos a seguir para se tornar num grande marco de valor. Está quase mas temos que louvar os níveis fabulosos dos pretos.

Bateria

O P8 vem equipado com uma bateria de 2680mAh. Não é removível e é ligeiramente maior que o antecessor P7. Além de ligeiramente maior, apresenta resultados melhores, com melhor gestão de energia e optimizações.
Conseguimos dois dias de vida de bateria para um uso médio. Outra característica melhorada pela Huawei foi o consumo de bateria em navegação web que passou de 7 horas no P7 para as 13 horas e meia no P8. Aqui nota-se o esforço do fabricante.

SO

Tal como a maior parte dos smartphones de marcas mais enaltecidas, o seu sistema operativo vem modificado para suprimir alguns problemas do Android e oferecer aplicações próprias que correspondem a pedidos dos clientes, por vezes.

huawei-p8-5

O Android Lollipop do P8 veio com algumas modificações que oferecem uma grande estabilidade e desempenho soberbo no seu manuseamento. Sem “lixo” facultado e com uma UI característica da Huawei, conseguimos ter um prazer de manuseamento muito muito bom. Agora juntem isto às características técnicas e o seu design.

huawei-p8-4

Um dos exemplos da configuração imposta é para o uso da Talkband, ficando assim com um sistema integrado e comunicativo que funciona muito bem. Quem adquira estes dois equipamentos, só tem mesmo de os emparelhar porque de resto, é tudo feito sem o utilizador se perceber.

Jogos

Cada vez mais deixamos de ter um critério gráfico diferenciador em smartphones a partir de uma certa gama. Observamos uma altura tecnológica de potência gráfica e com jogos optimizados para os vários sistemas operativos Android.
O P8 com o seu octa-core (dois quad-cores Cortex-A53 a 1.0 e 1.5 GHz) e o seu chip gráfico (Mali-T628) não teve nenhum problema de desempenho nos jogos escolhidos, resultados fluídos, sem soluços e com bom rendering constituindo bons FPS de jogabilidade.
Descriminamos alguns resultados de benchmark usando o GeekBench 3, BaseMark OS II e o AnTuTu no sentido de vos mostrar o poder fabuloso do hardware que equipa este P8.

Geekbench3
huawei p8 geekbench3

BaseMark OS II
benchmark P8 basemark os ii

AnTuTu
huawei p8 antutu

Chamadas

A qualidade nas chamadas recebidas e efectuadas é boa, fornecendo clareza e pouco ruído graças à supressão de ruído eficaz A Huawei equipou o P8 com tecnologia de melhoramento de qualidade do sinal especialmente em situações de viagem, como no comboio ou no carro. Garante-se assim uma disponibilidade e qualidade de sinal superior aos outros equipamentos nas condições normais.
Comparativamente com o G3 as diferenças são pouco notórias, excepto quando falamos do altifalante. As chamadas em altifalantes apresentam melhores resultados no P8 devido a uma melhor coluna de som. Faz muita diferença especialmente quando precisamos de vídeo-conferência.

Foto e vídeo

Entre muitas outras funcionalidades interessantes, os resultados da câmara não são nada impressionantes. Esperávamos um desempenho mais rigoroso e aprimorado por parte da Huawei neste P8, devido à fácil acessibilidade à tecnologia.
Falando primeiro na câmara, sentimos falta de uma lente com maior abertura principalmente nas fotos à noite. Apresentam-se muito escuras e com falta de nitidez nos detalhes. Esta falta de nitidez passa despercebida em fotos de dia.

Macro-650-80

O foco é também um pouco lento e esperava encontrar multi-pontos de focagem ao invés de uma área. Torna as fotos menos ricas na sua longitude de detalhes.
O zoom quando aplicado causa muito ruído o que nós não aconselhamos.

dav

dav

mde

dav

No geral os resultados são satisfatórios mas não impressionam.
Em relação ao vídeo, a gravação FullHD proporciona-nos qualidade nas cores e imagens nítidas, bem definidas quando usado com muita luz natural.
O principal problema é a focagem do obturados enquanto gravamos. Existe uma tentativa constante de focagem e quando aplicado zoom, é induzido muito ruído, distorção na gravação o que é péssimo no vídeo produzido.

São resultados pouco agradáveis quando queremos ou temos a necessidade de dar uso a estas funcionalidades. O impacto destas limitações é imediatamente percebida no resultado do nosso trabalho, o que nos obriga a ficarmos reduzidos ao melhor (mínimo) que se tem.

Talkband – Desempenho

A Talkband com o seu estilo desportivo é muito versátil no dia-a-dia e dá-nos acesso a dados importantes, falando em termos de actividade física.
As informações que nos faculta indica-nos o número de passos que demos até ao momento, calorias gastas, tempo de descanso, …, tudo através do emparelhamento com o P8 e a aplicação de saúde.

huawei-talkband2-5

Com uma configuração simples de idade, altura e peso temos o sistema funcional e pronto a utilizar.
O ecrã inicial é personalizável com vários tipos de relógios e calendários. Outras funções encontram-se à disposição através do ecrã touch.

Um problema com que nos deparamos é o sensor que liga o ecrã desbloqueando-o. Foi calibrado para o movimento de pulso de ver as horas mas muitos dos movimentos diários têm este tipo de acção no sensor. Uma solução seria usar um sensor óptico como muitos smartphones actualmente usam.

huawei-talkband2-3

Achamos muito interessante funcionalidades como desbloquear o telemóvel, ajudar a localizar-lo e controlar as horas de repouso mas analisando noutra perspectiva, são irrelevantes e de muito pouca utilidade para a maioria dos consumidores. Por outro lado, controlo da câmara e funcionalidade de pager (vibração à mensagem ou chamada recebida p.e.) já são mais atractivas e motivos de compra consideráveis.

Em termos de chamadas é mesmo muito fácil remover o auricular para o colocar na orelha. Os dois botões que prendem o mesmo, funcionam muito bem e tornam todo o sistema prático que é o que se quer.

huawei-talkband2-4

A nível de “interface” com o telemóvel, i.e, quando recebemos uma chamada ou mensagem ou queremos tirar uma foto, a Talkband funcionada muito bem. Conseguimos tirar um óptimo proveito do sistema. A vibração que sentimos no pulso é suave e de certa forma, audível mas sem incómodo para quem esteja ao nosso lado. É apenas uma vibração mecânica.

Conclusão

huawei-p8-2

O P8 é um óptimo equipamento muito bem apetrechado mas que para satisfazer ainda mais clientes tem de ser melhorado em áreas como a câmara.
O balanço conseguido em todos os restantes testes fazem dele uma referência quer pela sua estética e desempenho nas várias aplicações práticas do dia-a-dia. É um promissor de top-vendas!

A Talkband tem um conceito engraçado e está bem elaborada, desenhada e concebida mas está muito limitada. Falta sem dúvida mais versatilidade. Para o seu preço, os utilizadores preferem perder a vantagem do auricular para ter mais funcionalidades.

O sistema P8+Talkband B2 é bom, design excelente, funcional mas caro e com pouca atenção pelos utilizadores mais curiosos e que exploram muito dos equipamentos. Neste sentido há equipamentos melhor conseguidos e que constituem um global mais agradável.

Agradecemos à Huawei pelos equipamentos partilhados.

Avaliação

selo-8_0

P8 – Pontos fortes

  • Design
  • Corpo em aluminio
  • Qualidade de som
  • Desempenho
  • Iluminação
  • Interface (UI) Emotion

P8 – Pontos fracos

  • Câmara
  • Ecrã com pouco contraste
  • Preço

selo-7_1

Talkband b2 – Pontos fortes

  • Design
  • Usabilidade
  • Conforto

Talkband b2 – Pontos fracos

  • Funcionalidades limitadas
  • Preço
Pontuação
Materiais - 9
Foto e Video - 7
SO - 7.5
Talkband b2 funcionalidades - 7
Preço - 7
Desempenho geral - 8
Artigos relacionados

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos