Home Hardware Review Gigabyte Z170X-SOC FORCE

A Gigabyte é uma marca mundialmente reconhecida pelas suas motherboards e gráficas que conta ainda com uma grande variedade de produtos na gama dos periféricos, entre outros.
A marca tem vindo a apostar nas gráficas, porém, o seu ponto mais forte continua a ser as suas motherboards que, para OC (overclock), são as melhores que se encontram no mercado. Para os utilizadores mais afeiçoados a OC e que querem fazer Overclock Extremo, trazemos hoje a Gigabyte Z170X-SOC FORCE.

Características

CaracterísticasFornecidas no exterior da embalagem da Gigabyte Z170X-SOC FORCE e no site da Gigabyte.

CPU Support 6th Gen Intel Core Processors
CPU Socket LGA 1151
Chipset Intel Z170 Chipset
Graphics Interface 2*PCIe 3.0 x16 + 2*PCIe 3.0 x8
Display Interface HDMI, DVI-D, Mini DisplayPort
Memory Type 2 Channel DDR4
Memory DIMM 4*DDR4
Expansion Slots 3*PCIe 3.0 x1
SATA Connectors 3*SATA Express*/8*SATA 3, 3*M.2
SARA RAID RAID 0,1,5,10
USB 2*USB 3.1 (1*USB Type-C)+9*USB 3.0+8*USB 2.0
Audio/LAN 8-channel HD/Intel GbE LAN
Form Factor(mm) E-ATX(305×264)

Embalagem e Conteúdo

As primeiras coisas que saltam à vista na embalada da Gigabyte Z170X-SOC FORCE são as suas cores e um carro de formula 1 na frente. Esta motherboard pode ser considerada uma motherboard de F1 para overclock extremo. Na frente da embalagem encontramos o nome e marca bem como algumas informações como, por exemplo, uma motherboard para overclock com socket LGA 1151, o chipset, o tipo de memórias que usa e realçar ainda a Ultra Durabilidade da motherboard.
Na traseira da embalagem encontramos em destaque uma imagem da Gigabyte Z170X-SOC FORCE e informação relevante sobre a motherboard como, por exemplo, o seu exclusivo OC Touch com shielding de metal, entre muitos outros pontos fortes.
z170z-soc-force
No interior da embalagem encontramos a Gigabyte Z170X-SOC FORCE muito bem acomodada, acompanhada por 4x cabo SATA, 1x bridge, 1x way NVIDIA SLI, 1x 4 way SLI com uma armação metálica. Contém ainda uma caixa preta com o logo da Gigabyte na frente e, no seu interior, o espelho com luzes da motherboard, o manual, o guia de instalação e o CD com as drivers e as suas aplicações.

Em detalhe

A Gigabyte Z170X-SOC FORCE é uma motherboard com o formato E-ATX, que segue o tema preto e laranja com um pouco de branco da embalagem. O que mais sobressai a qualquer overclocker é o seu exclusivo OC Touch com o intuito de facilitar o overclock, não esquecendo que estamos a falar de uma motherboard de overclock extremo.
gigabyte z170x-soc force
O OC Touch encontra-se muito bem situado e conta com 9 botões que, além do já habitual botão para ligar, podemos encontrar também o botão OC Turbo, OC Tag, OC Gear, entre outros, sendo um dos botões mais importantes o OC Ignition que mantém a alimentação da motherboard e componentes ligados enquanto o sistema está desligado. Isto significa que as ventoinhas do sistema vão continuar a criar fluxo de ar em situações de cold bug, enquanto os utilizares de i-ram não vão perder os dados no disco. O OC Ignition também permite aos utilizadores testar previamente sistemas de refrigeração a água e permite demonstrações de modificações de caixas sem ter de ligar o PC.
Podemos ainda encontrar mais botões e switches para outras opções da motherboard.
A Z170X-SOC FORCE vem preparada para refrigeração a água com conectores roscados G1/4, que se encontram nas pontas do heatsink, facilitando a integração de qualquer sistema deste tipo.
Na parte dos slots de expansão, a Z170X-SOC FORCE da Gigabyte conta com três conectores M.2 PCIe de 3ª geração x4 de quatro possíveis, que pode chegar até 32Gb/s de velocidade de transferência de dados por conector.
Esta motherboard conta ainda com o suporte para configurações multi-GPU com Crossfire de até 4 placas gráficas que, no caso de ser um crossfit de 4 placas gráficas, pode usar um suporte metálico que ajuda a estabilizar as gráficas e ainda assegura a sua conectividade ao sistema.
gigabyte z170x-soc force
Nesta motherboard, a Gigabyte optou por uma configuração com 3 portas SATA Express de 16GB/s acompanhadas de 8 portas SATA de 6 GB/s. Não faltam portas para adicionar hardware de armazenamento de dados, o que não tem grande utilidade numa motherboard para overclock extremo.
gigabyte z170x-soc force
O painel traseiro da Z170X-SOC FORCE da Gigabyte tem duas saídas de vídeo, uma DVI-V e uma HDMI, uma porta USB Type-C com suporte para USB 3.1, 4 portas USB 3.0/2.0, 2 portas USB 2.0/1.1 com alimentação independente e ainda uma porta USB 3.1 type-A. Em termos de ligações de rede tem apenas uma porta RJ-45 e depois tem as habituais saídas de áudio 5.1 e ainda S/PDIF out. Conta ainda com uma porta PS/2 para quem utiliza periféricos antigos.

Software

O Extreme Tuning Utility é o software que acompanha a Gigabyte Z170X-SOC FORCE e que nos permite controlar e monitorizar todo o seu sistema de forma simples e rápida. O aspeto é menos apelativo do que em prévios softwares, por exemplo, o software que vem com a Gigabyte Z97X-UD5H, contudo tem um layout muito simples, que facilita o seu uso a fazer Overclock ou para apenas ver informações do sistema.

Conclusão

A Z170X-SOC FORCE da Gigabyte é uma motherboard perfeita para Overclock Extremo, cheia de características essenciais para OC e contém ainda muitas outras características que tornam esta motherboard uma F1 das motherboards.
Todo o hardware nesta motherboard grita Overclock, que com o seu exclusivo OC Touch torna todo o seu uso muita mais fácil e friendly user.
Contém portas USB para todos os gostos e necessidades, incluindo as USB 3.0 normais e portas USB com DAC up com melhor sinal e alimentação independente.
No que toca a entradas para armazenamento, temos três portas SATA Express de 16Gb/s, um standard que não é muito utilizado, e oito portas SATA tradicionais de 6GB/s.

A Z170X-SOC FORCE vem preparada para refrigeração a água, com dois conectores roscados G1/4 no heatsink, que ajuda a combater eficientemente as altas temperaturas em áreas cruciais da motherboard, como a zona do CPU VRM.
O seu aspeto não é nada mau, com um tema preto e laranja, com uns traços brancos e conta ainda com o logotipo de OC, o que apesar de ser uma motherboard para overclock, a Gigabyte conseguiu manter a Z170X-SOC FORCE com um aspeto apelativo, que fica muito bem em qualquer sistema com o tema desta.
Em termos de capacidade, a Z170X-SOC FORCE da Gigabyte, suporta configurações em crossfire com 4 placas gráficas e também configurações em SLI.
O desempenho é, como já se esperava numa motherboard para OC, excelente no que toca a performance do CPU, não ficando atrás em termos de performance gráfica comparando com outras motherboards do mesmo patamar.
Com um custo em Portugal a rondar os 466€, esta motherboard justifica muito bem o seu custo pelas características e performance que conseguimos obter da Z170X-SOC FORCE da Gigabyte.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos