Home Periféricos Review Cougar 700M e Cougar Speed L

Pontuação
Qualidade - 10
Características - 9.5
Utilização - 9
Software - 9.5
Valor - 10

O mercado gaming tem cada vez mais adeptos e quem fica a ganhar é o consumidor, pois ganha mais opções de escolha. Actualmente existem diversas empresas a lançar no mercado produtos muito semelhantes mas também existem outras marcas a tentar ganhar a sua quota de mercado com produtos diferentes. É o caso da Cougar. Muito conhecida pelas suas excelentes fontes de alimentação, a marca decidiu investir também no mercado de periféricos.

Cougar banner

Assim sendo, a marca virou-se para o sector gaming como prioridade e lançou alguns modelos muito interessantes de ratos, teclados e tapetes. Hoje iremos apresentar o rato Cougar 700M e o tapete Cougar Speed-L, uma combinação que a marca pretende que faça sucesso entre todos os consumidores que pretendam as melhores ferramentas para melhorar a sua experiência de jogo.

Características

Estas são as características técnicas de acordo com a marca:

  • Sensor: ADNS-9800 Laser gaming sensor
  • Resolution: 8200 DPI
  • Processor: 32-bit ARM Cortex-M0
  • Game type: FPS / MMORPG / MOBA / RTS
  • Polling rate: 1000Hz / 1ms
  • On-board memory: 512KB
  • Material: Aluminum / Plastic
  • Software: COUGAR UIX™ SYSTEM
  • Programmable buttons: 8
  • Switching: OMRON gaming switch
  • Profile LED backlight: 16.8 million colors
  • Frame rate: 12000 FPS
  • Maximum tracking speed: 150 IPS
  • Maximum acceleration: 30G
  • Interface: Golden-plated USB plug
  • Cable length: 1.8m Braided
  • Dimension: 127(L) x 83(W) x 38(H) mm
  • Weight adjusting: 4pcs x 4.5g
  • Weight: 130g

Embalagem e conteúdo

Os olhos também comem e a apresentação de um produto é um factor determinante no processo de selecção. Temos vindo a reparar que as marcas não arriscam muito no design das embalagens e optam por um design muito sóbrio, talvez até para reduzir custos.

Cougar 700M 01

Isso é uma coisa que não vemos aqui. A embalagem do Cougar 700M é também ela uma peça de design. Marca a diferença pelo aspecto visual mas também pelo funcionamento da mesma. Uma vez que tem uma “janela” bastante grande, conseguimos ver o produto facilmente e praticamente de todos os ângulos. Apesar de ser em cartão, tem uma solidez bastante grande e as cores da marca (preto e laranja) fazem um contraste excelente.

Cougar 700M 02

Há informações sobre o 700M em todas as faces da embalagem. Para a abrir, basta separar as duas metades (após descolar o autocolante que as une). É um procedimento simples. De realçar que o português é uma das línguas que a Cougar apresenta na embalagem.

Cougar 700M 03

No interior, para além do rato em si, a Cougar inclui um conjunto de pesos, um apoio para a palma da mão extra, um conjunto de autocolantes e o manual de utilização.

O rato

O Cougar 700M ganhou um prémio de design em 2014, o IF Product Design Award, o que por si só já é bastante prestigioso. Mas o rato tem tantos pormenores que o tornam único para além do design.

Cougar 700M 04

Existem vários pontos de interesse nos diversos ângulos do rato. Na frente, a Cougar introduciu aquilo a que chama de “Muzzle Breaker SR”, um tubo metálico cujo objectivo é prolongar o tempo de vida do cabo ao proteger de puxões violentos durante sessões de jogos mais intensas. Do lado esquerdo do rato, temos três botões: os dois normais que habitualmente se atribui a funções de navegação no browser e um terceiro em baixo, que neste caso está definido para alterar os DPIs para um valor muito baixo (a Cougar chama a este botão o “45 Sniper Button”).

Cougar 700M 07

A roda de scroll tem um movimento um pouco duro e o próprio clique requer um pouco mais de força do que o habitual, mas a solidez da peça é fenomenal. A estrutura em alumínio, para além de lhe conferir um aspecto agressivo, também lhe dá uma rigidez e equilíbrio acima da média. Existe um LED configurável por baixo da roda. Este LED é praticamente invisível quando em utilização mas permite facilmente identificar os diferentes perfis.

Cougar 700M 06

Do lado direito do rato, apesar de não existir uma zona ergonomicamente definida para os dedos, a textura confere bastante conforto, mesmo após várias horas de utilização. Esta superfície aderente permite agarrar facilmente durante os jogos. A Cougar optou por separar a peça que encosta à palma da mão, criando uma zona de ventilação por baixo da mesma. Isto evita que os utilizadores tenham as mãos suadas.

Cougar 700M 05

A peça da palma da mão é regulável em altura, permitindo que cada utilizador personalize o rato ao seu tipo de utilização. Esta regulação é feita através de um pequeno parafuso dourado que se encontra por baixo da peça. De realçar que a Cougar inclui uma peça alternativa… Na zona do polegar encontramos a mesma textura rugosa e um indicador LED para os diferentes níveis de DPI.

Cougar 700M 08 Top

Todos os botões usam switches OMRON de alta qualidade e são acionados por peças independentes umas das outras. Para além dos tradicionais botões direito e esquerdo, o 700M está também equipado com um outro botão junto ao esquerdo, que a Cougar apelida de “Fire Button”. A função deste botão é efectuar vários cliques muito rapidamente. Mas é completamente configurável através de software.

A meio do rato encontra-se o botão para mudar o nível de DPIs. Apesar de se encontrar junto à roda de scroll, não existe a possibilidade de o pressionarmos por engano, já que requer um pouco de força para actuar. Imediatamente atrás desse botão está o sistema de regulação de pesos.

Cougar 700M 15

O rato não é simétrico e muito menos ambidextro. A actuação dos switches OMRON é fabulosa e os cliques são muito curtos.

Cougar 700M 16

O rato não é muito alto, mas permite personalizar alguns aspectos. A qualidade de construção do 700M é fora de série, um exemplo a seguir por várias marcas.

Pormenores

Existem muitos pormenores que tornam este rato único.

Cougar 700M 09 Bottom

Os skates estão posicionados nas extremidades da base, o que ajuda imenso a estabilizar todo o conjunto. A estrutura de alumínio está bem visível através da base e percebe-se rapidamente todo o conceito da mesma. O sensor laser é o aclamado ADNS-9800 com um máximo de 8200 DPI e um mínimo de 50 DPI. O Cougar 700M usa um processador 32-bit ARM e 512Kb de memória on-board.

Cougar 700M 10

A alteração da posição da peça de descanso da palma da mão é extremamente fácil e muito útil.

Cougar 700M 11

A Cougar até inclui uma segunda peça, mais pequena, para ajudar ainda mais a circulação de ar e com isso reduzir a transpiração da mão. O sistema de substituição desta peça é também muito simples: carrega-se na patilha na frente da peça e desliza-se a mesma para trás. Só isso.

Cougar 700M 12

Os pesos são colocados na vertical, de um lado ou do outro da peça a eles destinada. Este tipo de configuração poderá não agradar aos jogadores mais exigentes, mas é bom saber que existe a opção de regulação. O sistema de colocação dos pesos também é simples: puxa-se a peça para trás e para cima. Depois é só colocar os pesos a gosto.

Cougar 700M 13

Apesar do 700M, no geral ser bastante diferente dos ratos habituais, não é muito ostensivo quanto a iluminação. De facto existe um LED forte que pode ser configurável para apresentar mais de 16 milhões de cores, mas como não está apontado directamente para o utilizador, não chateia. Os LEDs de indicação dos DPIs são muito sóbrios mas facilmente visíveis quando importa.

Cougar 700M 14

O cabo é revestido a nylon entrelaçado sem ser muito rígido. O conector é banhado a ouro e o próprio conector não tem um formato banal, é personalizado com a marca Cougar.

Software

A Cougar faz acompanhar os seus periféricos com um software único que permite configurar cada um deles. Isto evita ter vários programas para cada periférico e ajuda a marca a aliciar os utilizadores para os seus outros produtos. Nesse aspecto, o facto do software ser bom ou mau é extremamente importante para atrair “clientes”.

Cougar 700M 17

Neste caso, a Cougar fez um trabalho muito bom, quase excelente. O software é bastante simples, com a informação separada em poucos separadores. Isto ajuda o utilizador a não se baralhar. No primeiro separador (Performance) encontramos todas as definições relativas ao desempenho, como a configuração dos vários níveis de DPI e a velocidade de deslocação.

Cougar 700M 18

Em todo os separadores temos um menu lateral onde podemos aceder e editar os diferentes perfis. Estes perfis podem ser alterados de diferentes maneiras. Ou através do software, ou através de configuração dos botões do rato. Esta segunda opção ainda pode ser feita de duas maneiras: ou se atribui a um botão a função de “Mode Cycle” (a mesma funçaõ tem de ser atribuída em todos os perfis) ou atribuir a um botão a alteração para um perfil específico. Não seria pior se o rato tivesse um botão só com esta função (pessoalmente é o que prefiro).

Cougar 700M 19

No segundo separador (Key Assignment), temos todas as opções de configuração dos botões. Aqui podemos atribuir as funções que queremos aos botões. Algumas destas funções já estão pré-definidas pela Cougar e basta arrastar para o botão que se pretende. Existe também a opção de criar macros para atribuir aos botões. Todos os botões são configuráveis, até o dos DPIs.

Cougar 700M 20

O último separador está reservado à iluminação (Lighting Control). Aqui podemos escolher a cor de cada perfil e o tipo de efeito que esta tem: intermitente (“Breathing), completamente acesa ou desligada. Por baixo do menu está uma imagem do rato com umas setas na horizontal. Este espaço está destinado à alteração dos periféricos, caso haja mais algum da marca Cougar conectado. Um pormenor interessante: apesar do software utilizado ser em inglês, a Cougar também disponibiliza uma versão em PORTUGUÊS!!!!

Cougar Speed-L

Para além de nos ter chegado o rato, a Cougar juntou também um tapete da gama Speed. A marca tem duas séries de tapetes, a Speed, virada para a velocidade de deslocação do rato, e a série Control, virada para a precisão do rato. Dentro destas séries, existem três tamanhos, o S, o M e o L, sendo que é este último que vamos hoje testar.

Características

Estas são as características técnicas de acordo com a marca:

  • Width (mm/inch): 450 / 17.7
  • Length (mm/inch): 400 / 15.7
  • Thickness (mm/inch): 4 / 0.16
  • Surface Material: Polyester Fabric
  • Surface Color: Black
  • Base Material: Nature Rubber
  • Base Color: COUGAR Orange

Embalagem

Os tapetes de rato podem ser maleáveis ou rígidos. Se forem rígidos, a embalagem seguramente vai ocupar mais espaço. O Speed-L é maleável.

Cougar SpeedL 01

A embalagem do Speed-L é igual a todas as outras porque este é seguramente o modo mais eficaz de o transportar. O design da mesma está em linha com o segmento gaming da Cougar, ostentando as cores preto e laranja. Existe um orifício na embalagem para que o utilizador possa sentir a textura da superfície antes de comprar. Caso compre online, não lhe serve de nada…

O tapete

A primeira impressão: é gigante!

Cougar SpeedL 02

O tapete é constituído por dois materiais: pano de polyester no topo e base de borracha. A base tem a cor da marca, o laranja “Cougar”, e uma altura de 4mm. O facto de ser em borracha permite que o tapete adira melhor a qualquer superfície, evitando deslocações desnecessárias.

Cougar SpeedL 03

O tapete é enorme mesmo. Na frente não temos nada mais do que o símbolo e modelo da marca no canto. De resto, é só superfície de pano bastante suave e resistente a salpicos. O Cougar 700M parece mais pequeno do que é no meio desta superfície toda.

Utilização

Um rato gaming e um tapete a acompanhar. O melhor que se tem a fazer é ir testar com editores de texto, certo? Pois pois… Jogos com eles!

Cougar 700M SpeedL 00

Após várias horas a jogar, quase só encontro aspectos positivos. A precisão do laser é excelente, a actuação dos switchs é irrepreensível, o deslizar é suave e rápida e o rato é mesmo muito leve, o que ajuda muito. A experiência de utilização é fabulosa não só pelas tecnologias de topo que equipam o 700M mas principalmente pela qualidade de construção do rato materiais usados.

O software é de fácil utilização mas pode ser ainda mais aperfeiçoado. Seria interessante haver um botão para alterar os perfis no rato do que propriamente por software.

Conclusão

A Cougar lançou no mercado gaming um caso sério de paradigmas. Se por um lado temos um produto de topo, com uma qualidade de construção elevadíssima e tecnologias bem pensadas por outro temos um preço que não deixa ninguém falido. Neste sentido, é muito difícil encontrar algum modelo para comparar. Se nos virarmos para os Roccat, que andam mais ou menos no mesmo preço, a qualidade de construção, ainda que boa, não chega ao nível da Cougar. Se nos virarmos para a Razer ou Logitech, cuja qualidade de construção está ao mesmo nível, os preços disparam.

E a quantidade de opções que o 700M apresenta torna-o ainda mais apetecível. Porém, existem ainda alguns pontos que podem ser melhorados. Ao fim de algumas horas a jogar, sentia algum desconforto na mão, muito devido ao facto de eu só usar ratos ergonómicos e este não ser. Outro aspecto que me incomodou pessoalmente é o facto de ter mãos grandes e sentir que o rato era demasiado pequeno para o meu estilo de utilização. Efectivamente, para utilizar os botões do polegar, tinha de colocar a mão muito para a frente, o que fazia com que tivesse de mudar a posição dos dedos para um estilo que não era o habitual. Claro que é muito difícil agradar a todos, mas é um desafio que a Cougar pode encarar para um próximo modelo. Ou talvez uma versão 700L para quem tem mãos grandes.

Relativamente ao tapete, não há muito a apontar. Cumpre a função exemplarmente e tem um aspecto fabuloso. É muito fácil de limpar e o preço também é muito convidativo. Ficará bem em conjunto com qualquer tipo de rato. Um dos factores que achei mais interessantes foi o tamanho, tendo em conta que actualmente já se começa a jogar em monitores com resoluções elevadas.

Resta-nos agradecer à Cougar por nos ter cedido estes exemplares.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos