Home Periféricos Review Cougar 550M

Pontuação
Qualidade - 10
Características - 9
Utilização - 9,5
Software - 8,5
Valor - 9

Cougar banner

A Cougar, marca muito conhecida pelas suas excelentes fontes de alimentação, tem estado em destaque no mercado de periféricos e hoje trazemos aqui o Cougar 550M.

Características

  • Sensor: SDNS-3988 Optical gaming sensor
  • Processador: 32-BIT ARM
  • Memória interna: 512 KB
  • DPIs: 50 até 6400 DPIs
  • Botões programáveis: 6
  • Polling rate: 1000Hz
  • Tempo de resposta: 1ms
  • Aceleração máxima:50 G
  • Botões: OMRON gaming
  • Cabo: 1.8m (encordoado)
  • Interface: USB banhado a ouro
  • Peso: 120 gr
  • Software: COUGAR UIX™ SYSTEM
  • Compatibilidade: Windows® XP/Windows® Vista/Windows® 7/Windows® 8/Windows® 8.1

 

Embalagem e conteúdo

A embalagem do Cougar 550M é simples e pequena, contudo repleta de informações sobre o produto.
Na frente da embalagem encontramos uma imagem do rato, quase em tamanho real, e as especificações do Cougar 550M. Temos a informação de que os leds RGB do rato têm 16.8 milhões de cores e o sistema do rato é o Cougar UIX. O Cougar 550M têm duas versões de cores: o Metallic-Blue e o Iron-Grey.

Cougar 550M

Na parte de trás da embalagem encontramos uma imagem do Cougar 550M onde são indicados pontos importantes e especificações deste equipamento em 10 línguas diferentes.

Cougar 550M

Nas laterais da embalagem podemos também encontrar mais algumas informações realçadas como, por exemplo, o polling rate até 1000Hz, os botões OMRON gaming e o botão programável no cento do rato.

No interior temos o Cougar 550M acompanhado de 4 autocolantes da marca e um pequeno manual de utilizador.

Cougar 550M

Para os mais preguiçosos, podem ver o unboxing feito pelo Marco André.

Em Detalhe

A primeira impressão dada pelo Cougar 550M é o seu design esguio, azul metálico, com o logótipo da Cougar na parte superior do mesmo, o scroll, já conhecido em outros modelos da marca, e o botão programável no centro do rato.

Cougar 550M

As laterais do Cougar 550M, apesar de não serem em borracha, tem uma textura em favo de mel de forma a evitar que os dedos escorreguem enquanto este é utilizado e que também contribuem para o design do rato.

Cougar 550M

Na lateral esquerda encontramos 2 botões programáveis, bem posicionados e com a dimensão razoável, seguidos de 3 leds que indicam o nível de DPIs que está selecionado. Relembramos que o Cougar 550M traz 3 perfis, podendo o utilizador criar mais, em que cada perfil têm 3 níveis de DPIs, sendo cada nível completamente configurável de 50 a 6400 DPIs. Cada perfil contém ainda a possibilidade de configurar tantos os leds que indicam o nível de DPI como o led que se encontra abaixo do logotipo da Cougar, dando ao utilizador a possibilidade de alterar as suas cores.

Cougar 550M

O Cougar 550M vem com um cabo encordoado de 1.8 metros que, para além de ter boa qualidade, combina bem com toda a estética do rato e com a saída USB galvanizada (banhada a ouro).

Cougar 550M

Software

O Cougar 550M é suportado pelo software da Cougar, o COUGAR UIX™ SYSTEM. Este programa dá ao utilizador a capacidade de configurar todos periféricos que possua desta marca.
O COUGAR UIX™ SYSTEM é um software bastante simples com todas as informações separadas em pouco separadores e o seu uso é bastante intuitivo.
O primeiro botão que nos aparece é o Game Profile Management que serve para criar, editar ou apagar perfis. O utilizador poderá editar o nome, a imagem e ainda adicionar vários executáveis a cada perfil.

Cougar UIX

No primeiro separador, Performance, encontramos todas as definições relativas ao desempenho, como a configuração dos vários níveis de DPI, o polling rate e a velocidade do ponteiro.

Cougar UIX

O segundo separador, Key Assignment, permite ao utilizador configurar os botões, sendo que a Cougar tem já algumas funções pré-definidas, permitindo ao utilizador usá-las, simplesmente arrastando a função para o botão desejado. Também existem macros que o utilizador pode criar ou importar e agrupar por grupos.

Cougar UIX

No terceiro separador, Lighting Control, como o nome indica, serve para controlar os leds nas 2 zonas distintas. O utilizador terá uma escolha de configuração RGB de 16.8 milhões de cores e as duas zonas são configuradas em separado. Cada zona tem ainda 3 opções de iluminação que são: breathing (intermitentes), fully lighted (ligadas) e off (desligadas).

Cougar UIX

Apesar do software usado na review ser em inglês, a Cougar também disponibiliza uma versão em português!

Conclusão

O Cougar 550M, durante o seu período de testes, portou-se lindamente sendo que o seu desempenho nunca caiu. Apesar de ser um rato com linhas simples é bastante confortável mesmo após muitas horas de uso, devido ao seu design ergonómico para destros.

Cougar 550M

Na embalagem do Cougar 550M temos ainda a informação de que este rato foi testado em jogos de FPS e MMORPG.
Com muitas horas de uso em MMORPG, o Cougar 550M não provaca desgaste físico ao utilizador, permitindo que este perca facilmente a noção do tempo, com um performance que não desaponta.
Com o rato configurado, o utilizador consegue potencializar o seu desempenho devido a componentes como os seus botões OMRON gaming e o seu sensor SDNS-3988 Optical gaming.


Cougar 550M

O Cougar 550M é um rato muito bem desenhado e construído com componentes que não desiludem e que se fazem notar no seu desempenho. Com um preço rondar os 55€, a sua qualidade está acima de muitos ratos que apresentam um valor semelhante no mercado. Os utilizadores que ficaram interessados num rato com estas características e a rondar este preço não conseguirão certamente resistir a dar uma olhada ao seu irmão mais velho, o Cougar 700M.

 

Pontos fortes

  • Qualidade
  • Desempenho
  • Ergonómico

Pontos fracos

  • Software

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos