Home Periféricos Headphones Review Corsair VOID Surround Red

Pontuação
Construção e design - 8.5
Qualidade de som - 8.5
Conforto - 7
Software - 7
Preço - 8

Os novos Corsair VOID Surround foram apresentados esta segunda-feira, 22 de Fevereiro, sem grande aparato. Chegaram algum tempo antes do seu lançamento e desde então que tiveram direito a uma utilização intensiva nas mais diversas atividades, especialmente em jogos. Este artigo é resultado dessa utilização e experiência com outros headphones gaming e outros vocacionados para audiófilos ou aspirantes.

A Corsair tem colocado no mercado vários produtos da sua linha gaming, ultimamente com grande foco na parte de áudio com uma cada vez mais vasta linha de auscultadores com opções para todos e gostos e algumas carteiras.

A família VOID tem auscultadores wireless, USB e stereo com jack 3.5mm. Têm também diversas combinações de cores que permitem diferenciar entre as diversas categorias.

Os novos Corsair VOID Surround Red são híbridos, a junção da versão stereo com a versão USB com Dolby 7.1. Assim, além de funcionar no PC também pode ser utilizado nas consolas, smartphones e outros dispositivos.

corsair void surround red

Especificações

Auscultadores
Áudio: Dolby 7.1
Resposta de frequência: 20Hz – 20 kHz
Impedância: 32k Ohms @ 1 kHz
Drivers: 50mm neodímio
Connector: jack 3.5mm + adaptador USB Dolby 7.1 (USB 2.0 ou superior)
Cabo: 1.8m
Peso: 388g

Microfone
Unidirecional com cancelamento de ruído
Impedância: 2.2k Ohms
Resposta de frequência: 100Hz to 10kHz
Sensibilidade: -37dB (+/-3dB)

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

A embalagem é simples mas tem um aspeto sofisticado. O jogo de cores é o caraterístico da Corsair Gaming, preto e amarelo.

Na frontal tem o logotipo da Corsair, uma imagem dos headphones, nome do modelo dando mais destaque à linha em que está inserido e algumas caraterísticas em destaque.

corsair void surround red

Na parte de trás da embalagem aquelas letrinhas pequeninas com informação em várias línguas sobre alguns pontos de venda e especificações. Quem só souber português escusa de olhar para esta parte.

corsair void surround red

As embalagens Corsair Gaming trazem o material tão bem acomodado que se tornam difíceis de abrir e impossíveis de voltar a fechar com tudo no sítio.

Além dos auscultadores e do adaptador USB só traz papelada, o que faz deste um bundle muito magro.

corsair void surround red 

Em Detalhe

Os Corsair VOID Surround são baseados nos restantes modelos da gama VOID. A este modelo calhou a cor vermelha a contrastar com a base em preto matte. O seu aspeto será certamente um dos fatores diferenciadores.

Devido à sua forma algo futurística, os headphones com o passar do tempo tendem a escorregar para a frente, colocando alguma pressão na parte de trás das orelhas, o que não é muito confortável.

Tem alguns elementos metálicos na estrutura mas também tem muito plástico. Esta combinação resulta num equipamento com um peso reduzido, pronto para ser utilizado durante horas a fio.

corsair void surround red

As earcups apresentam ligeira capacidade de inclinação o que permite encostar os auscultadores na zona por baixo das orelhas. No entanto como são revestidas com microfibras proporcionam um ambiente sonoro aberto mas quase nenhum isolamento sonoro para ruídos exteriores.

Além disso também rodam cerca de 90º para facilitar a sua arrumação e transporte. Há quem goste de encostar os auscultadores no peito quando não estão a ser utilizados e isso também é uma opção.

corsair void surround red

Em termos de controlos no headset tem apenas dois e ambos na earcup esquerda. Um deles serve para fazer mute ao microfone e outro é para ajustar o volume de som.

corsair void surround red

O microfone é um boom mic com captação unidirecional e cancelamento de ruído. Permite ajuste em altura com vários patamares. É praticamente todo em borracha com as mesmas cores que caraterizam os headphones e tem uma zona na ponta onde é flexível para permitir ajustar a distância à boca. É tão rígido que inicialmente pensei que não fosse possível ajustar, tal como mencionei no unboxing dos Corsair VOID RGB Wireless SE Yellow Jacket.

A qualidade de som da transmissão é boa e o cancelamento de ruído funciona, embora torne a voz ligeiramente robotizada. É suposto a funcionalidade sidetone transmitir a voz do utilizador diretamente para os auscultadores mas parece ter dificuldade em apanhar a voz, no entanto funciona se se soprar diretamente para o microfone.

corsair void surround red

A banda da cabeça é almofadada e permite um ajuste em altura com vários patamares para se adaptar ao tamanho da cabeça de cada um. Tem também o nome da marca impresso a branco na parte superior.

corsair void surround red

Apesar de terem o logotipo da Corsair na lateral, não têm iluminação RGB ou outra, que tem sido um grande ponto de venda em tudo o que é periféricos gaming, mas em auscultadores não faz qualquer sentido.

corsair void surround red

O cabo é revestido a borracha e em ambas as extremidades a Corsair pensou em prevenir que o cabo fique vincado, conferindo-lhe mais durabilidade em dois pontos sensíveis. No entanto tem apenas 1.8m de comprimento, o que acaba por ser ligeiramente curto em algumas situações.

Dolby 7.1 é porreiro e dá ideia de um ambiente muito maior, mais imersivo e faz esquecer que estamos na cave dos pais. Para ter acesso a esta funcionalidade basta utilizar o adaptador USB incluído com os headphones.

O conector 3.5mm será apreciado por muitos, principalmente quem for utilizador de outras plataformas como é o caso da Xbox One mas também no PC quem tiver uma placa de som dedicada.

corsair void surround red

Software

O software CUE é uma das caraterísticas de destaque dos produtos da Corsair em geral e dos VOID Surround em particular. É bastante completo, no caso dos VOID Surround até demais pois tem várias opções que não fazem sentido como é o caso do separador dedicado à iluminação.

corsair void surround red

Tem quatro separadores, perfis, ações, iluminação e definições. Para estes headphones interessa apenas o primeiro, que permite definir até cinco perfis com diferentes opções de equalizador. Tem também alguns por defeito com títulos sugestivos que melhoram bastante o desempenho dos headphones.

Dá para associar diferentes perfis a diferentes aplicações, o que se revelou uma funcionalidade bastante útil visto que não é possível controlar através dos próprios auscultadores.

corsair void surround red

O separador ações permite configurar todo o tipo de macros mas não é aplicável neste produto portanto nem se percebe o motivo de estar visível.

O separador seguinte também pouco ou nada interessa pois é sobre iluminação e o modelo Corsair VOID Surround Red não tem nenhum tipo de iluminação.

corsair void surround red

Às vezes o software não reconhece os headphones. Desligar e voltar a conectar os headphones não resolve, reiniciar o PC não resvolve mas reiniciar a aplicação sim.

Considerações Finais

Os Corsair VOID Surround têm um formato fora do normal nas earcups e também assentam na cabeça de forma ligeiramente diferente de outros auscultadores. Em termos de conforto são espetaculares durante curtos períodos de tempo. Para sessões mais prolongadas vai ser preciso estar sempre a ajustar a posição ou começam a fazer pressão na parte de trás das orelhas.

Embora não seja o maior fã deste tipo de revestimento, as almofadas são confortáveis e adaptam-se bem aos contornos da cabeça sem fazer grande pressão.

A qualidade de construção é bastante boa principalmente pela estrutura metálica e o design é diferente, arrojado e portanto visualmente apelativo embora isso seja subjetivo.

O cabo tem as extremidades com borracha para prevenir que dobre totalmente nestas zonas particulares mas tem apenas 1.8m e o adaptador USB, que podia facilmente ser uma extensão, adiciona apenas alguns centímetros ao comprimento total.

corsair void surround red

Relativamente à qualidade de som em geral não se destaca de outros produtos gaming pela positiva ou pela negativa. É mais um headset com demasiado ênfase nos baixos e pouca clareza nas outras gamas. A possibilidade de utilizar diferentes definições de equalizador e ter até alguns pré-definidos atenua um pouco esta limitação.

Opção de Dolby 7.1 é apreciada e útil para ver filmes e consumir formatos de entretenimento mas em jogos mais competitivos e até conversação, a simulação 7.1 através de software está longe de perfeita.

Também é no software CUE que se fazem outras alterações como ligar e desligar o Dolby 7.1, uma solução pouco cómoda. O software também começou a dar problemas ao fim de algum tempo.

O microfone é uma parte importante para quem procura este tipo de produtos, este em particular tem um bom desempenho em termos de transmissão e cancelamento de ruído mas o ajuste da sua posição é grande coisa e o sidetone não funciona para voz.

O preço recomendado pelo fabricante é $79,99USD e por esse valor será uma forte opção a considerar, principalmente porque a versão VOID Stereo atualmente se encontra por esse valor em Portugal.

selo 7.8
Pontos Fortes:
+ Versátil
+ Qualidade de som
+ Dolby 7.1

Pontos Fracos:
– Microfone
– Cabo

 

 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre os Corsair VOID Surround Red.

Pontuação
Construção e design - 8.5
Qualidade de som - 8.5
Conforto - 7
Software - 7
Preço - 8
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos