Home Periféricos Headphones Review Corsair VOID RGB Wireless

Pontuação
Construção e Design - 9.5
Qualidade de Som - 10
Conforto - 9.5
Software - 9
Preço - 7

corsair-cases-1200x520

Os periféricos RGB são sem duvida cada vez mais, e praticamente todas as marcas já aderiram a esta nova “moda”, dando diferentes nomes para o mesmo conceito, como é o caso de Chroma para a Razer. No caso da Corsair esta sua linha de produtos tem o nome sugestivo de RGB, sendo os Corsair VOID RGB mais um exemplo dum destes artigos, mais especificamente, nesta nossa review, a versão Yellow Jacket.

Especificações

Fones de Ouvido

Resposta de frequência: 20Hz – 20 kHz
Impedância: 32k Ohms @ 1 kHz
Drivers: 50mm
Conector:Receptor Wireless USB

Microfone

Tipo: Cancelamento de Ruido Unidirecional
Impedância: 2.2k Ohms
Resposta de frequência: 100Hz to 10kHz
Sensibilidade: -37dB (+/-3dB)

 

Embalagem e Conteúdo

A embalagem do Corsair Void RGB segue as habituais linhas utilizadas pela fabricante, com especial atenção nas cores amarela e preta, características da maioria dos produtos lançados ultimamente pela Corsair.

corsair-void-rgb-wireless-1

Na parte frontal da embalagem temos em destaque uma imagem numa perspectiva lateral dos headsets, mostrando-nos todos os pequenos e grandes detalhes deste magnifico produto, em conjunto com alguns identificativos das principais funcionalidades e tecnologias utilizadas, como Wireless, Dolby Pro Logic, InfoMic, e muitos outros.  A empresa resolveu também dar algum destaque ao facto desta ser a versão especial Yellow Jacket , trazendo uma base USB própria para ligar o conector .

corsair-void-rgb-wireless-3

Na parte traseira podemos visualizar a mesma imagem da parte frontal, acompanhada de uma breve descrição de algumas funcionalidades que a fabricante achou por bem salientar, em 6 línguas diferentes.  No rodapé temos , novamente nas 6 diferentes línguas, uma descrição exaustiva das especificações do microfone e fones de ouvido que compõem estes headsets. No canto superior direito há também uma frase que a Corsair usou constantemente na caracterização deste produto, fazendo alusão às tecnologias Wireless e de Som utilizadas – “7.1 Channels . 0.0 Wires”.

A lateral esquerda é dedicada à enunciação de mais algumas características dos Corsair VOID que a fabricante considerou importantes, sendo todas elas apresentadas nas 6 línguas já utilizadas anteriormente.

Já a lateral direita tem uma breve descrição dos indicativos usados na capa da embalagem, de modo a clarificar e dar a conhecer as funcionalidades e tecnologias utilizadas na construção do Corsair VOID.

 

corsair-void-rgb-wireless-2

Abrindo a parte frontal, mais uma explicação exaustiva relativa à tecnologia InfoMic, CUE Control e à Base USB , para que tire total partido destes headsets.

Poderá também observar a parte esquerda dos headsets por meio de uma pequena janela, acompanhada da indicação de mais algumas funcionalidades.

corsair-void-rgb-wireless-10

Como a versão Yellow Jacket é Wireless, está incluída uma pequena base USB, com as cores a acompanhar as dos headsets, onde poderá conectar o seu Adaptador para poder usufruir deste magnifico produto. Destaque negativo para o facto da Corsair não ter incluído iluminação no seu logótipo que está impresso nesta base.

Dentro da embalagem estão então os nossos headsets e respectiva Base USB , acompanhados de um documento relativo à garantia e um relativo à segurança e manuseamento, um guia completo de utilização e descrição do produto (muito bem idealizado) e um cabo USB para que possa carregar a bateria dos seus headsets.

 

Em Detalhe

A versão Yellow Jacket dos Corsair VOID surge sem dúvida como continuação do design utilizado nos produtos mais recentemente lançados pela marca, como é o caso do Corsair Scimitar, tentando construir desta forma uma linha própria, caracterizada pela cor amarela e preta que teve uma adesão muito positiva por parte dos utilizadores.

corsair-void-rgb-wireless-13

A Corsair optou também por fugir um pouco à regra no que toca ao formato dos auriculares, tendo estes um molde intitulado como “forma verdadeira”, que tem como intuito ser menos incomodativo e mais eficaz, dado que as nossas orelhas não são redondas. Os auriculares dos Corsair VOID são rodeados por uma almofada de neodímio de 50 mm com memória que proporcionam bem estar e, no caso de uma maratona prolongada de jogos, reduzem o cansaço físico e desconforto. Conseguirá ainda retirar ambas as almofadas para lavá-las e deixar sempre os seus headsets impecáveis. É possivel também rodar a 90 graus os auriculares, para uma melhor arrumação ou posição enquanto não tem os Corsair VOID na cabeça.

corsair-void-rgb-wireless-8

A parte exterior dos auriculares foi bem trabalhada por parte da Corsair, tendo no seu símbolo uma zona iluminada RGB acompanhada de dois botões de acesso rápido , no auricular esquerdo, sendo um deles para desligar os headsets , sendo preciso premi-lo por alguns segundos, e outro para fazer mute ao microfone. Está ainda presente uma pequena roda , que surge como a tecnologia “CUE Control” e que lhe permite facilmente aumentar ou diminuir o volume (rodando) ou alterar as configurações de EQ e Dolby (pressionando). Junto a esta roda está também a entrada micro USB onde poderá ligar o cabo para carregar a bateria dos seus Corsair VOID.

A banda é construída com base em dois materiais : uma liga metálica leve com acabamento brilhante, junto aos auriculares e de cor amarela mais próximo da zona da nuca, e um plástico resistente na zona superior , com algumas marcações em ambos os lados para que ajuste sempre da mesma forma os headsets à sua cabeça. Esta zona superior é forrada internamente com o mesmo material das almofadas dos auriculares, para que não sinta qualquer tipo de desconforto na sua utilização.

corsair-void-rgb-wireless-9
O Microfone foi uma das partes mais trabalhadas por parte da fabricante , tendo sido introduzida uma nova tecnologia intitulada de InfoMic que lhe permite uma “atenção” instantânea para tudo que precisa saber sobre o áudio no jogo: Configurações de EQ, Dolby, status de mute do microfone e vida da bateria – tudo comunicado visualmente através dos indicadores de LED perto do microfone. No que toca a gravação, este microfone conta ainda com um sistema de cancelamento de ruído , que coloca a sua voz clara como a água.

Software

O Corsair Utility Engine, software de  gestão e controlo dos produtos desta fabricante surge, à imagem do Razer Synapse , como um software universal capaz de tomar conta de todos os dispositivos desta marca numa só interface.

Na aba “Perfis” terá acesso a duas das funcionalidades mais importantes destes Corsair VOID:

1

  • Configurações de “Áudio”, onde poderá regular níveis de volume dos auscultadores e do microfone, activar ou desactivar o Digital Surround e escolher qual o EQ que mais se adequa ao momento ou se preferir, criar um próprio. Todas as configurações desta aba podem ser rapidamente alteradas com recurso à tecnologia CUE Control , com a roda do auricular esquerdo.

2

  • “Iluminação” que, como o nome indica, possibilitará que configure a iluminação dos seus headsets conforme o seu estilo ou a ocasião no que toca às zonas RGB presentes nos auscultadores. Pode ainda configurar a claridade e intervalos de tempo relativos aos avisos da tecnologia InfoMic, que lhe dão informação sobre o estado da bateria e mute do microfone.

3

Já na aba “Acções” conseguirá adicionar e alterar Macros, Tempos de resposta, Atalhos, Timers e muito mais . É possível ainda importar ou exportar as suas configurações para reposição fácil e rápida em caso de troca de máquina ou formatação.

4

Na aba da “Iluminação” poderá ligar, desligar ou escolher seletivamente zonas e efeitos de iluminação para além daqueles que acompanham por defeito estes headsets (acessíveis na aba Perfis), com a possibilidade de aplicar estas configurações a todas as zonas luminosas ou apenas a uma isolada.

5

Na aba “Definições” terá acesso a algumas configurações relativas ao software e a forma como ele é executado sobre o seu Sistema Operativo, bem como a algumas ligações importantes, manual de utilizador e fóruns de discussão. Pode ainda realizar actualizações do Firmware e ver a percentagem (aproximada) de carga da sua bateria.

Utilização

Como é habitual, este produto foi submetido às mais variadas utilizações com vista a avaliar a sua prestação num cenário geral.

No que toca a um ambiente de jogo, acompanhado de conversação através de Skype ou TeamSpeak , os resultados foram positivos relativamente a auscultadores e microfone. O som emitido pelos Corsair VOID é sem duvida de grande qualidade , permitindo que consiga distinguir facilmente o som do jogo do da conversação, aspecto muito importante quando se trata de jogos competitivos. Já a qualidade do microfone é muito satisfatória, ainda que se consiga notar um pouco de ruído de fundo nas conversações, mesmo que a Corsair alegue que o microfone está equipado com Redução de Ruídos.

corsair-void-rgb-wireless-6

O facto desta versão dos Corsair VOID ser Wireless facilita em muito a vida de um jogador  , porque para além de não ter o habitual cabo a estorvar-lhe os movimentos , poderá retirar-se por momentos da frente do seu computador sem perder nenhum detalhe no que toca a novas rondas ou notificações.

Já num contexto de lazer ou trabalho, a portabilidade destes headsets ainda se coloca mais em destaque , porque é aqui que mais nos movimentamos e onde mais necessitamos de espaço. O som acompanha os resultados obtidos na componente gaming, proporcionando audio claro e de qualidade. A potência de som é também de louvar, sendo que o volume médio em todos os testes não passou dos 50-60, assistindo aqui a uma imersão muito satisfatória.

Há ainda que fazer um destaque no que toca à visualização de filmes ou séries onde os Corsair VOID são ideais. Para além do factor da inexistência de fios, que lhe permite que possa facilmente sentar-se no seu cómodo sofá sem que se preocupe com cabos, a tecnologia Dolby Surround é sem duvida também algo muito positivo, pois coloca-o dentro de uma sala de cinema, tornando o filme muito mais interessante e imersivo.

corsair-void-rgb-wireless-5

Os propósitos da tecnologia InfoMic são realmente interessantes e fazem com que consiga controlar o estado dos seus headsets com um simples olhar, ou pelo menos era suposto. Isto porque os Leds de Informação, apesar de realmente estarem no microfone, estão fora do ângulo de visão, sendo que terá que rodar um pouco o microfone para que tenha acesso a eles, tarefa um pouco difícil, visto que o microfone não é flexível.

No que toca à tecnologia CUE Control, facilita em muito a rápida (re)configuração das suas definições, podendo alterar de cenário facilmente no que toca ao EQ (de um jogo para um filme, por exemplo) e aumentar ou diminuir o volume com recurso a um simples rodar ou pressionar de uma roda presente no auricular esquerdo. Neste auricular pode ainda encontrar dois botões, sendo um deles para desligar os headsets e outro para dar mute ao microfone. Ainda que a localização tenha sido estratégica, terá que andar um pouco às “apalpadelas” se quiser aceder a algum destes botões enquanto tiver os headsets na cabeça, já que eles estão numa das extremidades do auricular e estão muito próximos um do outro, tornando muito difícil distinguir em qual dos dois está a tocar.

corsair-void-rgb-wireless-4

As 2 zonas iluminadas permitem que o Corsair VOID consiga ser alterado de forma a se adaptar a si, dando-lhe a possibilidade de fazer infinitas combinações e podendo ainda sincronizar as cores com outros dispositivos iluminados que tenha no seu setup.

Considerações Finais

Os Corsair VOID são mais um exemplo dos produtos de qualidade que esta empresa é capaz de criar, apresentando novas e modernas tecnologias aquando da saída de um novo produto. Exemplo disso são o CUE Control e InfoMic, que facilitam em muito a reconfiguração das suas definições de áudio e gravação, para que possa alternar entre cenários de uma forma rápida , ainda que a interação headsets-humano necessite de ser um pouco mais trabalhada, para que a sua utilização seja mais cómoda e eficaz.

O facto de serem Wireless é sem duvida um dos pontos fortes destes headsets, permitindo que possa sair por alguns instantes da frente do seu computador sem perder nada e, melhor que isso, sem ter mais um fio a dificultar os seus movimentos.

corsair-void-rgb-wireless-7

A bateria dos Corsair VOID é suficientemente duradoura para que possa fazer uma maratona de jogos sem se preocupar com carregamentos. Nos testes que fizemos a média de tempo de descarregamento (dos 100% aos 0%) andou à volta das 14 horas, sendo que o máximo que conseguimos com uma boa gestão a nível de utilização, foram 16 horas. No caso de ser necessário carregar os seus headsets vai ter que recorrer a duas portas USB, uma para a base USB (que já estava a utilizar), e outra para ligar o cabo USB que conecta com os seus headsets. O tempo de carregamento é um pouco elevado, tendo que permanecer com os Corsair VOID ligados por meio de um cabo por mais de 2 horas , isto se não os estiver a utilizar, porque se este for o caso então o tempo facilmente aumentará para o dobro.

A tecnologia Dolby Surround 7.1 permite-lhe usufruir de um som magnifico e uma imersão total, para que possa assistir o seu filme ou série favorita como se estivesse num cinema. Esta funcionalidade concede-lhe também , num cenário de jogo, uma maior precisão na detecção da posição do inimigo, para que o elimine fácil e rapidamente.

No que toca ao Microfone, não terá grandes entraves à comunicação , sendo que este tem um grande uma capacidade de isolamento do som, focando-se apenas na sua voz. Por vezes é possivel notar pequenas quantidades de ruído de fundo enquanto fala, dependendo um pouco do ambiente onde esteja. Um ponto negativo relativamente ao Microfone é o facto de este não ser flexível.

corsair-void-rgb-wireless-12

O conforto proporcionado pelos Corsair VOID permite com que consiga fazer maratonas de jogo ou trabalho sem que a sua cabeça comece a ficar pesada ou cansada na zona da nuca, graças ao material leve usado na construção destes headsets e às almofadas com memória cobertas com microfibra.

O Corsair Utility Engine permite com que faça o trabalho no backstage de uma forma rápida e intuitiva, para que quando for necessário, consiga iterar sobre estas configurações através da tecnologia CUE Control facilmente. Pode ainda configurar a sua iluminação para que estes headsets acompanhem o seu estilo e o do seu setup.

No que toca a valores monetários, tudo depende da versão dos Corsair VOID que desejar, sendo que o intervalo de preço vai dos 80 Euros para a versão mais baixa (com cabo, sem sistema Dolby Surround 7.1 e sem alguns pormenores estéticos e técnicos), até aos 160 Euros, para esta versão que estamos a apresentar , sendo esta a mais completa.

Pontos Fortes

  • Wireless
  • Iluminação RGB
  • Conforto
  • Qualidade de Som

Pontos Fracos

  • Preço
  • Elevado tempo de carregamento

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos