Home Periféricos Review Corsair Strafe

Pontuação
Qualidade de Construção - 8
Desempenho - 10
Software - 8.5
Preço - 8

02131805861l

Há algum tempo atrás, um produto da Corsair Gaming chegou-me às mãos para análise e a primeira pergunta que fiz foi “A Corsair também está no mercado gaming?“. Pois bem, esta ignorância da minha parte fez-me querer conhecer mais o que esta fabricante produz e descobrir toda a panóplia de produtos que nos oferece. O que pude concluir é que realmente a Corsair está a afirmar-se com uma das principais fabricantes de periféricos gaming, com produtos de muita qualidade e apreciados por toda a comunidade gaming.

O Corsair Strafe é mais uma prova do que a Corsair é capaz de fazer, recheado de modernas tecnologias e com um design moderno e visualmente apelativo.

 

Especificações

  • Teclas Cherry® MX
  • Processador ARM 32 bits
  • Teclas iluminadas individualmente com LED vermelho(possibilidade de aplicação de variados efeitos)
  • Dimensões: 448mm x 170mm x 40mm
  • Taxa de resposta : Possibilidade de optar por 8ms, 4ms, 2ms, 1ms e modo BIOS
  • Conectividade: USB

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

O Corsair Strafe chegou até nós dentro de uma embalagem forte e com as normais linhas já utilizadas pela fabricante, com os tons de amarelo e preto como cor principal. Todas as faces da embalagem foram bem aproveitadas, sendo que cada uma delas nos apresenta aspectos diferenciados e importantes sobre o produto que contém.

Na parte frontal da embalagem temos em destaque uma imagem numa perspectiva superior, dando-nos a conhecer toda a beleza do Corsair Strafe. É possível também conhecer as principais funcionalidades deste teclado em inglês e também francês, bem como alguns logotipos , como é o caso da Corsair Gaming (como não poderia deixar de ser) e também do Mx Cherry (tecnologia utilizada nas teclas do Corsair Strafe)

corsair-strafe-1

Na parte traseira podemos visualizar novamente uma imagem do Corsair Strafe, mas desta vez com uma explicitação exaustiva de todas as funcionalidades que este teclado nos oferece, bem como uma breve introdução ao seu software de controlo e alguns elementos geográficos e de produção.

corsair-strafe-2

Nas laterais é possível ficar a conhecer todas as especificações técnicas do produto nas principais línguas bem como um foco especial nas tecnologias e funcionalidades das próprias teclas.

Na parte interior é possível encontrar o Corsair Strafe relativamente bem protegido , acompanhado por um guia rápido de utilização , alguns documentos relacionados com a garantia do produto e também dois kits de teclas que tornam o seu teclado ainda mais gaming.

Em Detalhe

Focando-nos agora no Corsair Strafe , o seu peso é realmente notório. Se pretende ter um teclado para o acompanhar nas suas viagens ou nas suas participações em torneios ou campeonatos , talvez esta não seja a opção mais amiga da sua coluna vertebral.

corsair-strafe-8

O design é elegante e moderno, sendo o principal diferencial o facto de todas as teclas serem salientes, isto é, todas elas estão visíveis da base do teclado para cima.

No topo superior esquerdo podemos ver o logo num tom metálico, com especial atenção para a Corsair ter optado por utilizar o antigo logótipo, uma vez que os seus utilizadores estariam-se a queixar de que o novo logótipo era um pouco “foleiro”.

corsair-strafe-5

No topo superior direito estão presentes 3 zonas iluminadas que nos dão a informação de quando as teclas de bloqueio estão activas (Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock), bem como um botão para alteração rápida da intensidade da luminosidade e um botão de bloqueio do teclado.

O seu corpo tem como principal material um plástico de boa qualidade, com grande rigidez e visualmente agradável. A parte superior é ligeiramente texturizada, no entanto as suas laterais são brilhantes e ligeiramente espelhadas. Foram instaladas tiras de iluminação LED em ambos os lados do teclado, no espaço entre as laterais e a o topo do teclado.

A superfície das teclas é lisa e agradável ao toque , sendo que há a possibilidade de substituir algumas das teclas por dois tipos de kits: O kit FPS, que permite alterar as teclas W,A,S,D por umas teclas acinzentadas e com relevo e o Kit MOBA, com as teclas Q,W,E,R,D,F com as mesmas características das do kit FPS. A tecla de espaço é diferente de todas as outras, misturando as qualidades das teclas do Kit com as normais, sendo preta e com relevo, dada a sua elevada utilização tanto na componente gaming, como numa utilização normal.

corsair-strafe-12

O Corsair Strafe apresenta ainda uma funcionalidade pouco encontrada neste tipo de produtos – uma porta USB, que pode ser encontrada na parte traseira e que lhe facilita a utilização de dispositivos deste tipo, principalmente se tem um Computador de Secretária, uma vez que não necessita de se baixar para que consiga conectar o dispositivo. É claro que , para usufruir desta porta USB, é necessário ligar as duas saídas do cabo do teclado ao seu computador, sendo que esta nova entrada não funciona nada mais nada menos do que uma ponte.

corsair strafe

O cabo do teclado é o seu pior componente, por ser um pouco grosso e muito pouco amovível, sendo que vai atrapalhar muito todas as suas ligações e todo o seu setup, ainda que possa ser mais resistente. As extremidades das fichas USB são perfeitamente normais, não sendo sequer banhadas a qualquer liga metálica que incremente a qualidade do sinal.

corsair strafe

Software

O Corsair Utility Engine , software de gestão e controlo do Corsair Strafe pode ser transferido através do site oficial da fabricante e é simples e fácil de utilizar. Está divido em 4 principais abas, sendo elas:

1

  • Perfis: Aqui é possível visualizar graficamente algumas definições do seu teclado referentes a efeitos de iluminação, nomenclaturas internas do software para a gestão de cada tecla em especifico, e algumas configurações a nível de performance do teclado (Marcros, entre outros).

2

  • Acções: Nesta aba é-nos permitido alterar basicamente tudo a que ás teclas diga respeito. É possível adicionar e alterar Macros, tempos de resposta das teclas, DPI e muito mais. Tudo o que se mexa no teclado pode realmente ser configurado nesta aba. É possível inclusive importar ou exportar as suas configurações para utilização noutra máquina ou até mesmo noutro teclado que seja compatível com este software.

3

  • Iluminação: Nesta secção poderá ligar, desligar ou escolher seletivamente zonas e efeitos de iluminação para além daqueles que acompanham por defeito este teclado (acessíveis na aba Perfis). Pode aplicar estes efeitos ao teclado completo ou apenas a teclas isoladas.

4

  • Definições: Aqui pode alterar algumas configurações relativas ao software e forma como ele trabalha sobre o seu Sistema Operativo. É possível também, através de algumas ligações aqui presentes, aceder directamente ao manual de utilizador ou a fóruns de discussão onde poderá colocar as suas duvidas sobre o produto. Por fim, pode também realizar actualizações do Firmware do teclado, quando necessário.

Utilização

 
Foram feitos vários testes de modo a perceber o comportamento do Corsair Strafe aquando de colocado à prova.
No que toca ao teste de utilização em modo jogo o Corsair Strafe saiu-se muito bem, com uma resposta super rápida e controlo de personagem mais facilitado quando comparado com um outro qualquer teclado de membrana. A textura das teclas de ambos os kits facilitam ainda mais a precisão de movimentos, dando a sensação que o teclado é parte integra dos seus dedos, uma vez que a pressão necessária para activar uma tecla é mínima, graças à tecnologia MX Cherry Red.

corsair-strafe-15

Relativamente aos testes numa utilização dita normal, acompanham os resultados na parte de jogo, com uma taxa de resposta muito alta e proporcionando uma digitação muito suave . De notar que este teclado permite uma mais rápida digitação, isto é , a rapidez com que uma palavra é escrita no Corsair Strafe relativamente a um outro qualquer teclado de membrana é muito maior, sendo portanto muito útil quando necessita de criar documentos extensos.

Como nem tudo é um mar de rosas, o Corsair Strafe é também (infelizmente) composto por alguns aspectos menos positoivos no que toca à sua utilização, sendo uma delas o ruído produzido pelas teclas Cherry MX . Se pretende fazer aquele jogo nocturno às escondidas da sua esposa ou dos seus pais, este não será de todo o produto mais ideal para si. No caso de ficar afk (longe do teclado) durante alguns minutos, quando voltar os LEDs vermelhos do Corsair Strafe irão provocar-lhe uns momentos de atordoamento que, apesar de serem rápidos a passar, não são de todo uma boa sensação.

corsair-strafe-6

Considerações Finais

O Corsair Strafe é sem dúvida daqueles produtos que todos nós gostaríamos de ter no nosso setup. O seu design moderno e os seus LEDs vermelhos individuais dão-lhe um ar de “peso pesado” dos teclados, que é depois fortificado pelos seus 1,27 Kg. Pode parecer que é pouco, mas depois de andar com ele na mão ou na mochila por alguns minutos, vai desejar chegar ao seu destino o mais rápido possível.

Com a capacidade 100% Anti-Ghosting conseguirá premir todas as teclas do Corsair Strafe ao mesmo tempo com sucesso (ainda que isso seja fisicamente impossível para uma só pessoa) e as teclas Cherry MX Red mecânicas proporcionarão movimentos rápidos e precisos. Se não está a par do que falamos aqui, poderá ler o nosso artigo onde, entre muitos, falamos também sobre este tipo de teclas.

corsair-strafe-11

O Corsair Utility Engine dá uma grande liberdade ao seu utilizador, permitindo-lhe que consiga ter o mundo nas suas mãos, uma vez que consegue programar todas as teclas para desencadearem uma acção por si definida. A configuração dos efeitos de iluminação, ainda que muito (mas mesmo muito) agradáveis à vista são, a meu ver, inúteis, uma vez que duvido que haja alguém que consiga estar a jogar e as teclas consecutivamente a desligarem-se e ligarem-se ou a efectuarem uma onda. Falta , portanto, um pouco de trabalho da Corsair no sentido unir o bonito ao útil e funcional.

corsair-strafe-9

O ruído produzido pelo bater das Cherry MX Red chega a ,por vezes , ser incomodativo tanto para quem usa como para quem nos ouve usar, e impossibilitando a sua utilização durante períodos muito longos. O cabo USB que liga o teclado ao computador é também um autentico “estrovilho” à sua secretaria, sendo extremamente difícil moldá-lo como deseja.

Algo que também o incomodará na altura da utilização será o facto do Corsair Strafe ter layout US, sendo que não conseguirá escrever alguns caracteres ou estarão em diferentes localizações relativamente às impressas nas teclas.

Pontselo-8_6os Fortes

  • Retro-iluminado
  • Rapidez de Resposta
  • Facilidade de Digitação
  • Personalização
  • Design

Pontos Fracos

  • Cabo pouco amovível
  • Layout US
2 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos