Home Periféricos Ratos Review Corsair Scimitar

Pontuação
Construção - 9.8
Desempenho - 10
Personalização - 9.5
Preço - 8

corsair-presenta-l-hydro-series-h5-sf-un-dissipatore-a-liquido-low-profile-per-cpu-v2-245958-1280x720

A Corsair está a cada dia que passa a tornar-se numa marca de referência no mundo Gaming. A qualidade e dedicação que introduz já a alguns anos nos seus componentes para desktops , está sem duvida posto também na componente gaming, tendo sido já distinguida como a Marca do Ano por algumas entidades e sites de avaliações. O Corsair Scimitar é mais um exemplo dos produtos de eximia categoria, criados e fabricados por esta empresa.

Especificações

  • DPI: 100 – 12000 dpi
  • Tipo de Sensor : Óptico
  • Iluminação : 4 Zonas RGB
  • Numero de Botões Programáveis: 17
  • Taxa de resposta : Seleccionável entre 1000Hz/500Hz/250Hz/125Hz
  • Peso: 147 g
  • Dimensões: 119.4mm x 77mm x 48.8mm
  • Cabo: 1,8m em Fibra entrançada
  • Software : Corsair Utility Engine
  • Tipo de Jogo : MOBA, MMO

Embalagem e Conteúdo

A embalagem do Corsair Scimitar segue as habituais linhas utilizadas pela fabricante, continuando a apostar na cor amarela como destaque principal dos seus produtos.

corsair-scimitar-1

Na parte frontal da embalagem temos em destaque uma imagem numa perspectiva superior do rato, mostrando-nos todos os pequenos e grandes detalhes deste magnifico produto, em conjunto com alguns identificativos de tecnologias utilizadas, como o RGB e os 12k DPI . A empresa decidiu também dar algum destaque ao facto de ser possivel deslizar o painel dos 12 botões programáveis com o objectivo de facilitar a sua pega e utilização, através de uma imagem lateral do Scimitar induzindo e este pormenor.

corsair-scimitar-3

Na parte traseira podemos visualizar a mesma imagem da parte frontal mas desta vez com a iluminação activa, e também uma imagem de topo , para que a iuminação RGB seja colocada em evidência. A acompanhar estas duas imagens estão algumas frases descritivas das principais funcionalidades do Scimitar, para que nada fique por dizer. No rodapé temos um testemunho de Jackson “Bajheera” Bliton, jogador profissional de WoW, que relata de uma forma muito sumária todas as potencialidades deste rato.

A lateral esquerda é dedica exclusivamente à descrição do conteúdo da embalagem e aos requisitos do sistema , em quatro línguas diferentes – Inglês, Francês , Espanhol e Português.

Já a lateral direita tem uma breve descrição dos indicativos usados na capa da embalagem, de modo a clarificar e dar a conhecer as tecnologias utilizadas na construção do Corsair Scimitar.

corsair-scimitar-5

O seu cabo é de uma fibra entrançada , de uma qualidade muito satisfatória, terminando na fantástica e própria saída USB, novamente com as cores amarela e preto.

Um facto interessante é que a empresa colocou em todas as faces o seu símbolo com um acabamento espelhado, dando um toque subtil e próprio a todas as faces da embalagem.corsair-scimitar-2

Abrindo a parte frontal, mais uma explicação exaustiva relativa ao painel de 12 botões programáveis, dando-lhe a conhecer todos os pormenores técnicos e de utilização , para que tire total partido desta funcionalidade.

 

corsair-scimitar-4

Dentro da embalagem está então o nosso magnifico Corsair Scimitar , acompanhado de um documento relativo à garantia, um guia completo de utilização e descrição do rato (muito completo e legível) e uma pequena ferramenta para ajuste do painel de botões laterais.

 

 

Em Detalhe

A Corsair resolveu continuar a insistir na utilização da cor amarela. Para alguns este é um impedimento à aquisição do Scimitar pelo simples facto de não combinar com o seu setup, ou simplesmente por achar esta cor um pouco “afemininada”. A verdade é que o contraste entre o amarelo e o preto formam algo estranhamente uniforme e belo que podem ser completados com a correcta manipulação das zonas de cor.

O formato é ergonómico , no entanto o principal publico alvo do Scimitar é sem duvida os destros, uma vez que tudo foi arquitectado para se moldar à mão direita, nomeadamente o painel dos 12 botões programáveis posicionado na lateral esquerda do rato.

O principal material utilizado na construção do Scimitar é um plástico rigido com um acabamento em preto mate, na maior parte da superfície, que não permite facilmente deixar marcas de sujidade ou dos seus dedos, ainda que não seja totalmente impossivel.

corsair-scimitar-11

Na lateral esquerda podemos então encontrar o tão falado painel de 12 botões programáveis , com sistema de controlo patenteado como Key Slider. Estes 12 botões são totalmente mecânicos e foram projectados para darem um feedback táctil ultra-consistente e uma actuação precisa. Este painel é deslocável e iluminado (configurável) e pode ser ajustado da maneira que melhor entender, através de uma pequena ferramenta que acompanha o Scimitar e que permite apertar ou desapertar um pequeno parafuso acessível na parte inferior do rato.

A lateral direita é composta por uma borracha texturizada que facilita uma melhor e mais precisa pega, dando-lhe muito mais controlo sobre os movimentos que executa.

corsair-scimitar-8

Na parte superior do rato temos dois botões de ajuste de DPI (botões on-the-fly) onde cada configuração de DPI tem associada uma cor numa pequena faixa luminosa junto ao painel dos 12 botões, para que possa mais fácil e rapidamente aperceber-se da posição onde se encontra. Mais abaixo, na zona da palma da mão, está presente, como não poderia deixar de ser, o logótipo da Corsair que constitui uma das 4 zonas da iluminação RGB.

corsair-scimitar-10

A parte inferior é constituída pelo já referido orifício para acesso ao parafuso que permite controlar o deslizamento do painel dos 12 botões, e também por 4 skates de uma qualidade muito boa, que são quase imunes à acumulação de resíduos e que podem também ser removidos para uma limpeza mais profunda.

Através da parte frontal é possivel observar 3 pequenas barras e o scroll , duas zonas iluminadas e totalmente configuráveis ao seu gosto, através do Corsair Utility Engine.

 

 

Software

O Corsair Utility Engine, software de  gestão e controlo dos produtos desta fabricante surge, à imagem do Razer Synapse , como um software universal capaz de tomar conta de todos os dispositivos desta marca numa só interface.

1

Na aba “Perfis” poderá visualizar graficamente algumas definições referentes a efeitos de iluminação, nomenclaturas internas de cada tecla em especifico, e algumas configurações a nível de performance , como é o caso de DPI e velocidades.

2

Já na aba “Acções” conseguirá adicionar e alterar Macros, Tempos de resposta, Atalhos, Timers e muito mais . É possível ainda importar ou exportar as suas configurações para reposição fácil e rápida em caso de troca de máquina ou formatação.

3

Na aba da “Iluminação” poderá ligar, desligar ou escolher seletivamente zonas e efeitos de iluminação para além daqueles que acompanham por defeito este rato (acessíveis na aba Perfis), com a possibilidade de aplicar estas configurações a todas as zonas luminosas ou apenas a uma isolada.

4

Na aba “Definições” terá acesso a algumas configurações relativas ao software e a forma como ele é executado sobre o seu Sistema Operativo, bem como a algumas ligações importantes, manual de utilizador e fóruns de discussão. Por fim, pode também realizar actualizações do Firmware , quando disponíveis.

 

 

Utilização

Como é normal, o produto foi submetido às mais variadas utilizações com vista a avaliar a sua prestação num cenário geral.

corsair-scimitar-9

Relativamente ao modo jogo, o Corsair Scimitar ultrapassou sem duvida nenhuma as nossas expectativas, demonstrando ser o rato perfeito para amantes de MOBA e MMO. A sua precisão e tempos de resposta são fantásticos, executando cada movimento com exactidão e efectuando milimetricamente o deslocamento efectuado pelo utilizador. A gama de DPI que este rato lhe oferece permite configurá-lo da maneira que melhor se adapta a si, com o acréscimo dos 17 botões totalmente programáveis que lhe permitem efectuar uma infinidade de configurações diferentes de utilização. Destes 17 botões, 12 deles são mecânicos e encontram-se num painel lateral que facilita em muito a sua utilização. Graças à sua textura é muito fácil e rápido iterar e actuar sobre eles.

Ainda que o publico alvo do Corsair Scimitar seja os jogadores de MOBA e MMO, este rato consegue facilmente ser utilizado noutro tipos de jogos , como é o caso de FPS, onde não notará quaisquer incómodos, mesmo com tantos botões do seu lado esquerdo.

No que toca a uma utilização fora do ambiente de jogo , o Scimitar é o rato ideal para longos períodos de utilização, uma vez que é bastante confortável e encaixa perfeitamente na sua mão. Apesar dos 19 botões programáveis terem sido criados mais para uma utilização em jogo, estes podem ser utilizados para aumentar a sua produtividade criando facilmente atalhos ou realizando acções especificas.

corsair-scimitar-7

As 4 zonas luminosas RGB permitem que o Corsair Scimitar consiga ser alterado de forma a se adaptar a si, dando-lhe a possibilidade de fazer infinitas combinações entre estas, ainda que esteja um tanto ao quanto limitado às cores utilizadas no corpo do rato. Estas zonas podem ainda ser utilizadas com efeitos de iluminação que, apesar de não ser muito prático ou útil, aumenta a beleza do rato.

 

Considerações Finais

O Corsair Scimitar é uma prova de toda a qualidade desta empresa, sendo o melhor rato alguma vez produzido pela Corsair. Recheado de funcionalidades e programabilidade, este rato consegue-se facilmente moldar à sua forma de utilização, bem como ao seu estilo.

O tempo de resposta ultra-rápido de 1 ms garante que cada clique seja executado no exacto momento em que o fez, garantindo precisão e rapidez naquilo que faz com o Scimitar.

O fantástico sensor óptico de 12.000 DPI de alto desempenho aumenta ainda mais a performance deste rato, fazendo com que nada lhe escape nem falte.

corsair-scimitar-6

Através das 4 zonas iluminadas RGB consegue configurar o Scimitar para se adaptar a cada cenário onde se encontre, ou então manter sempre o mesmo estilo. Com recurso a alguns efeitos de luminosidade , pode ainda tornar o seu rato mais impressionante e agradável ao olhar.

Tudo isto pode ser configurado, reconfigurado e programado através do fantástico Corsair Utility Engine, plataforma comum aos produtos da Corsair e que lhe dá total controlo sobre os seus dispositivos, desde a alteração de DPI até à configuração de Macros e Atalhos Multimédia, com a possibilidade de importar ou exportar definições, para que uma formatação ou mudança de máquina se torne mais simples.

corsair-scimitar-9

No que toca a conforto, o Corsair Scimitar não deixa nada nem ninguém desapontado graças ao seu design bem pensado por parte da fabricante, que encaixa como uma luva na sua mão.

Depois de tudo isto dito, é muito difícil apontar algum defeito a este extraordinário rato, sendo que o único aspecto menos positivo é um pouco subjectivo e prende-se no facto da utilização da cor amarela no seu corpo, que para muitos poderá ser um problema.

No que toca a valores monetários, o Corsair Scimitar tem um preço de venda na ordem dos 80 Euros, no entanto em Portugal é , infelizmente , apenas comercializado numa única loja , com um preço de 150 Euros, quase o dobro do preço dos outros mercados.

Pontos Fortes

  • Qualidade de Construção
  • Rapidez de Resposta
  • Numero de Botões Programáveis
  • Iluminação RGB
  • Software

Pontos Fracos

  • Cores Principais
2 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos