Home Periféricos Review Corsair M65 Pro RGB

Pontuação
Desempenho - 9
Ergonomia e Conforto - 8.5
Personalização - 7
Preço - 9

Novo rato gaming da Corsair que afinal não é assim tão novo quanto isso. É apenas uma pequena atualização do M65 RGB que recebeu a designação de Pro. A principal diferença é que o sensor laser foi substituído por um sensor ótico, a escolha preferida de muitos.

É obviamente um rato para jogos, com uma ou outra caraterística que o torna mais adequado para FPS do que para outros tipos de jogos. A Corsair tem uma gama de ratos cada vez maior e tem produtos específicos para cada género.

corsair m65 pro rgb

Vídeo de unboxing e vista geral do rato Corsair M65 Pro RGB

Especificações

DPI: 100 dpi – 12000 dpi
Tipo de sensor: Ótico
Iluminação: RGB 3 zonas
Botões programáveis: 8
Polling rate: 1000Hz/500Hz/250Hz/125Hz
Memória integrada: Sim
Pads: Extra Large em Teflon
Software CUE: Compatível
Tipo de cabo: 1.8m entrançado em fibra
Tipo de jogo: FPS
Dimensões: 118mm x 72mm x 39mm
Peso 135.5g ou 115 sem pesos
Sistema de pesos: (x 3) Parafusos, (x 3) Pesos num total de ajuste de 20.5g

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

Na frontal da embalagem tem uma imagem do rato, nome do modelo e alguns dos pontos de venda mais importantes.

corsair m65 pro rgb

Tem uma aba que permite ter um primeiro contacto com o rato e na outra face tem mais algumas explicações sobre as caraterísticas do novo M65.

Se ainda não estava tudo explicado na traseira da embalagem tem mais alguns destaques sobre as caraterísticas do rato.

corsair m65 pro rgb

Ao abrir embalagens Corsair Gaming dá sempre aquele receio de encontrar um puzzle de cartão bem complicado, mas neste caso foi fácil até porque só traz o rato, um guia de iniciação rápido e papelada sobre a garantia.

corsair m65 pro rgb

Em Detalhe

A nova edição do M65 está disponível nesta versão branca mas também em preto. É uma evolução do M65 original e do M65 RGB. É um dos ratos de topo da Corsair, desenvolvido a pensar em jogos FPS.

O formato distingue-o dos restantes ratos no mercado e em termos de construção tem uma estrutura monobloco em alumínio. É um rato de guerra, pronto para durar.

corsair m65 pro rgb

Esta versão branca tem o topo glossy e escorregadio. Para compensar as laterais são surpreendentemente rugosas e agarram bem os dedos. No entanto, a outra versão de cor preta parece ser uma escolha mais acertada para jogadores.

corsair m65 pro rgb

É um rato algo pesado, 115g no mínimo mas que pode ir até às 135g através de um sistema com 3 pesos, que permite não só alterar o peso do rato mas também o seu centro de gravidade, o que não será ideal na maior parte das vezes.

Para deslizar conta com 5 pads em teflon e para traduzir esses movimentos utiliza um sensor ótico Pixart PMW336x, que é uma das melhores opções atualmente disponíveis e que também não fica mal classificado na corrida de DPIs, neste caso vai dos 100 aos 12.000 DPI.

corsair m65 pro rgb

Tem quatro patamares de polling rate até aos 1000Hz mas não faz sentido utilizar outro valor inferior. O cabo tem 1.80 metros de comprimento e é revestido, mas está colocado mais para a esquerda no rato, portanto não é boa ideia utilizar sem um bungee porque tendo o cabo a arrastar na mesa vai destabilizar o balanço do rato e o movimento.

No total este rato tem 8 botões e são todos programáveis, com Omron switches pelo menos nos cliques esquerdo e direito para máxima durabilidade. O scroll é bastante preciso e bem construído. Por cima tem dois botões para aumentar e diminuir os DPIs, na lateral tem os botões de avançar e retroceder que são bastante pequenos e fáceis de confundir e para terminar um botão sniper mesmo na zona do polegar que pode defeito diminui de forma rápida e drástica a velocidade do rato para movimentos precisos.

corsair m65 pro rgb

Como não podia deixar de ser tem iluminação RGB em três zonas do rato, no scroll que faz um efeito interessante na frente, na parte de cima que funciona como indicação de qual é a configuração de DPI selecionada e no logotipo da Corsair na parte de trás do rato. A primeira e a última zona podem ter alguns efeitos de luz. Esses efeitos, a função de cada botão e outras definições de desempenho como distância de levantamento, calibração da superfície e muito mais podem ser configuradas através do software Corsair Cue.

corsair m65 pro rgb

O tapete MM 300 está disponível em 3 tamanhos diferentes com este padrão de metal riscado. Esta é a versão média e tem 360 por 300 por 3 mm de altura. É um tapete em tecido, superfície normalmente associada com controlo que conta com costura nos contornos para não se começar a desfazer com a utilização normal. É uma excelente superfície e combina muito bem com o M65 Pro RGB e o seu sensor não teve qualquer reclamação que fosse notada no desempenho.

corsair m65 pro rgb

corsair m65 pro rgb

Software

A Corsair tem um software onde concentra todos os seus produtos, chama-se CUE e é uma das grandes dores de cabeça ao testar produtos da marca. É altamente avançado no nível de personalização que permite mas não é nada intuitivo e chega até a ser demasiado complexo mesmo para pequenas alterações. Permite gravar vários perfis para o M65 Pro RGB.

Numa primeira janela é possível configurar os botões, os 8 são programáveis de forma independente.

corsair m65 pro rgb

A janela seguinte é relativa à iluminação frontal e traseira, tem alguns efeitos e permite escolher entre 16.8 milhões de cores, claro que não todas são reproduzidas com grande fidelidade.

corsair m65 pro rgb

A próxima janela tem as opções de desempenho e é possível configurar diversos patamares de DPI e associar a uma cor. Quem preferir pode também ativar a funcionalidade de angle snapping.

corsair m65 pro rgb

É possível importar e exportar configurações de iluminação e na última janela tem as informações sobre o rato, como a versão de firmware que é atualizada com alguma regularidade e também a frequência de polling a utilizar.

corsair m65 pro rgb

Considerações Finais

Mais uma versão do M65, desta vez na versão Pro com iluminação RGB. A qualidade de construção é notável e este é um rato para aguentar muito tempo e muita pancada.

O design mantém-se praticamente inalterado desde a sua versão original. Esta versão com topo branco e glossy não é a minha favorita porque se torna escorregadio. O formato do rato não é mau de todo, mas é invulgar, surpreendentemente confortável para claw grip. A posição e o tamanho dos botões de avançar e retroceder podia ter sido melhor.

Tem algumas funcionalidades extra que podem ser apreciadas como o caso do botão sniper no polegar, sistema de pesos que pode alterar completamente o comportamento do rato e os botões para alterar DPIs em tempo real. A iluminação RGB é simples mas consegue ser diferente daquilo que se vê na maioria dos ratos tirando partido da forma peculiar do M65.

corsair m65 pro rgb

Em termos de desempenho é uma oferta sólida, com um sensor ótico muito semelhante ao que se encontra em ratos Logitech que dominam as vendas. Para jogadores só faz sentido sensores óticos e este vai até aos 12.000 DPI. Ter o cabo descentrado não prejudicou o desempenho mas se estiver a arrastar na mesa é provável que se venha a notar.

Os botões de clique esquerdo e direito utilizam Omron switches e têm um clique muito bem definido e silencioso em comparação com alguns ratos de outras marcas como a Razer, por exemplo.

O Software CUE mantém-se muito poderoso em termos de personalizações mas a pior parte é complexidade associada a qualquer alteração. Não é de todo intuitivo.

No que toca a preços, o rato custa à volta de 70 euros e o tapete à volta dos 18 euros. Sendo o rato o artigo mais importante, o valor é bastante justo e oxalá outras marcas conseguissem colocar os seus modelos topo a estes valores. Sem dúvida uma excelente proposta.

corsair m65 pro rgb
Pontos Fortes:
+ Desempenho
+ Preço
+ Qualidade de construção

Pontos Fracos:
– Software

 
 
 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Corsair M65 Pro RGB.

Pontuação
Desempenho - 9
Ergonomia e Conforto - 8.5
Personalização - 7
Preço - 9
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos